quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

CIÊNCIA - COMPORTAMENTO

A maioria dos adultos considera o acesso à internet essencial para o dia-a-dia na atual situação econômica: pesquisa da Intel

A maioria das mulheres prefere acessar a internet a assistir TV e algumas preferem a internet ao sexo

A maioria dos adultos norte-americanos considera o acesso à internet essencial para o dia-a-dia, na atual conjuntura econômica. Alguns consideram o acesso obrigatório e mais importante do que assistir TV ou fazer sexo, de acordo com a recente pesquisa “A importância da internet na economia atual”, realizada pela Harris Interactive* e patrocinada pela Intel Corporation.

A pesquisa revelou que 65% dos adultos sentem que não podem viver sem acesso à Internet¹ e uma proporção ainda maior, 71%, responderam que é importante ou muito importante possuir dispositivos com acesso à internet, como laptops, netbooks e Dispositivos Móveis para a Internet (MID) que pode oferecer atualizações em tempo real sobre assuntos importantes, incluindo a circunstância da economia. A maioria dos adultos norte-americanos também classifica a internet como uma ferramenta essencial para o gerenciamento das finanças pessoais, para encontrar descontos e os melhores negócios durante compras online. Muitos classificaram o acesso à internet como indispensável em relação a outros itens, como jantar fora, comprar roupas ou utilizar academias.


Principais descobertas da pesquisa


Você escolheria a internet ao invés do sexo? De acordo com a pesquisa, praticamente metade das mulheres, 46%, e 30% dos homens preferem ficar sem sexo por duas semanas, do que ficar sem o acesso à internet durante o mesmo período. Para mulheres entre 18 e 34 anos, o percentual foi de 49%, enquanto para as mulheres entre 35 e 44 anos, foi de 52%. Para homens entre 18 e 34 anos, o percentual foi de 39%.

O acesso à internet é essencial no atual clima econômico: 95% dos adultos acreditam que a conexão é muito importante, importante ou de alguma importância para pessoas que possuem dispositivos que permitam o acesso. A maioria, 82%, concorda que dispositivos com acesso à internet os ajudam a se manter atualizados, em tempo real, e 87% diz que o acesso à internet os ajudou a economizar dinheiro. Desses adultos:

* 84% economizaram dinheiro ao comparar preços online e encontrar as melhores ofertas antes de tomar decisões relacionadas a compras;
* 66% economizaram dinheiro ao realizar compras online;
* 65% disseram que a internet ajudou a economizar dinheiro ao permitir a busca por cupons, descontos ou promoções especiais.

Superando a preferência por academias, a internet é indispensável. Quando pedido para classificar itens supérfluos na escala de 1 (totalmente supérfluos) a 5 (impossível viver sem), o acesso à internet superou todos os itens da lista, com 65% dos adultos norte-americanos respondendo que não podem viver sem¹. Os seguintes itens e atividades ficaram abaixo da importância do acesso à Internet:

* Assinatura da TV a cabo (39%)
* Jantar fora (20%)
* Comprar roupas (18%)
* Utilizar academias (10%)



A internet supera a TV: a maioria, 61%, das mulheres adultas preferem abrir mão de assistir TV por 2 semanas do que deixar de acessar a internet por apenas 1 semana. A maioria dos adultos norte-americanos, 58%, tanto do sexo masculino quanto feminino, concorda. Muitos programas e filmes estão disponíveis online e notebooks com processadores poderosos e eficientes no consumo de energia possibilitam assistir TV – mesmo durante viagens – em praticamente qualquer lugar.

* 67% dos adultos norte-americanos com idades entre 18 e 34 anos, 57% dos adultos norte-americanos com idades entre 35 e 44 anos e 52% dos adultos norte-americanos com idade igual ou superior a 45 anos, preferem ficar 2 semanas sem assistir TV do que ficar sem conectar a internet por uma semana.



A vida é melhor por causa da internet: 9 a cada 10 adultos norte-americanos, 91%, acreditam que a habilidade para acessar a internet melhorou pelo menos em um aspecto de suas vidas. Dentro desse grupo:

* 78% dizem que a capacidade de manter contato com amigos e parentes melhorou.
* 68% dizem que são capazes de comprar com mais eficiência.
* Praticamente metade, 47%, dos entrevistados dizem que são capazes de gerenciar melhor suas finanças devido à internet, por meio de atividades bancárias e do pagamento de contas online.



Essa pesquisa foi realizada online dentro dos Estados Unidos pela Harris Interactive, a pedido da Intel, entre os dias 18 e 20 de novembro com 2119 adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Essa pesquisa online não está baseada em amostras de probabilidade e por isso nenhuma estimativa de erros teóricos pode ser calculada.


Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC), líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portuguese/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.



Todos os produtos e datas são baseados nas expectativas atuais e estão sujeitos a mudanças sem aviso prévio.

Nenhum comentário: