quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

CINEMA CEARÁ

Glória e o glamour dos cinemas de Fortaleza em Percursos Urbanos

Um tour pelas histórias e memórias dos antigos cinemas de rua com Christiano Câmara

Percorrer a memória da cidade através dos antigos cinemas de rua de Fortaleza é o foco da viagem transportada pelo projeto Percursos Urbanos, do coletivo Mediação de Saberes, em parceria com a Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza. O tour será conduzido pelo pesquisador e historiador Christiano Câmara e tem saída marcada para às14h desta sexta-feira, dia 30, da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro).

O projeto é destinado aos alunos do Pontos de Corte, projeto de formação de agentes culturais e exibidores independentes da Escola Pública de Audiovisual da Vila, mas está aberto à comunidade. Interessados em embarcar pela história que alimentou mudanças e transformações devem entrar em contato até esta sexta-feira, pelos telefones 3252-1444, ou 3105-1404. O percurso será realizado por um ônibus de linha e é gratuito. O retorno está marcado para às 17h30.

No roteiro, paradas estratégicas como no Museu do próprio pesquisador Christiano, onde contém mais de 20 mil peças em sua coleção, incluindo discos de vinil, fotografias, revistas e enciclopédias. Outro destino é o Cine São Luíz, localizado na Praça do Ferreira, coração da cidade. As obras do prédio tiveram início em 1939 e foram concluídas em 1958. O ônibus prosseguirá por lugares que no espaço físico ocuparam, no passado, suntuosos prédios "regados" ao glamour das décadas do início do século, como o Cine Majestic e o Cine Moderno. Ainda no roteiro os Cines Nazaré e Seu Vavá. E aos olhos do passado filmes são projetados contando a história de importantes cinemas de Fortaleza marcados pelo tempo e suas transformações.

Serviço: Percursos Urbanos na Era Do Cinema - dia 30, das 14h às 17h30, com Christiano Câmara. Informações na secretaria da Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro ou pelos telefones 3105-1404 ou 3252-1444. Apoio do Bando do Nordeste. Grátis.


Zé Sozinho homenageado

José Raimundo Cavalcante, o Zé Sozinho, ex-lavrador, que dedicou sua vida levando cinema para as cidades do interior do Ceará e faleceu no último domingo (25), será homenageado durante a terceira semana de atividades do Cine Ceará Itinerante, com a exibição do documentário "Cine Zé Sozinho", de Adriano Lima. As exibições da terceira semana têm início amanhã (28), quarta-feira, às 19 horas, na Escola Francisco Andrade Teófilo Girão, no Barroso II, e seguem até domingo (01). O projeto irá percorrer até o dia 8 de fevereiro um total de 15 bairros da periferia de Fortaleza (CE), fazendo a exibição de filmes em curta-metragem, todos premiados em edições anteriores do Cine Ceará. As exibições são gratuitas e realizadas sempre em espaços de circulação pública, como praças, escolas e creches municipais, entre outros.


Chico Anysio no filme “O Auto da Camisinha”

Adaptação da peça de José Mapurunga será filmada em Quixadá


O humorista Chico Anisyo confirmou participação no elenco do filme “O Auto da Camisinha” do diretor cearense Clébio Viriato Ribeiro que começa a ser rodado de 01 a 10 de março na cidade de Quixadá. Chico Anisyo interpretará o Padrinho, um senhor de 80 anos, que ensina Benedito – interpretado pelo ator Brasilino Freitas, a usar a camisinha. O Padrinho representa no filme o poder do conhecimento, da sabedoria, ao mesmo tempo que o poder financeiro, já que o personagem é na verdade tipo fazendeiro rico do interior, aquele que todos recorrem na hora da precisão.

Além de Chico Anisyo, o filme “O Auto da Camisinha”, baseado na peça teatral de José Mapurunga, também conta com o ator cearense Gero Camilo,(Bicho de Sete Cabeças e Carandiru) e André Lucas, filho de Chico Anysio, que na Escolinha do Professor Raimundo interpretou os personagens Bicheiro e Delegado. Os atores Carri Costa e Marcos Amaral, e as atrizes Nádia Aguiar, Ana Marlene e Vanéssia Gomes completam o elenco.

O Auto da Camisinha terá avant-premiére, no mês de setembro, por ocasião do Encontro promovido pela Câmera do Comercio de Portugal reunindo 30 países da Europa, em Fortaleza. Em novembro será exibido em 10 salas de Cinema de Arte na França. A estréia em circuito nacional e internacional acontecerá no dia 1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Adis, em Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, Salvador, Belo Horizonte e em Cabo Verde(África) onde será exibido em cadeia nacional pela TV Nacional de Cabo Verde.


Documentário "O Conto Torto do Olho" é selecionado na Mostra de Cinema de Tiradentes (MG)

Após dois anos de pesquisa nas madrugadas dos terminais de ônibus de Fortaleza, os integrantes do já extinto grupo T.R.E.M.A. (Território de Expressão no Mundo Anônimo) apresentaram à Cidade, em 2008, a revista Cadeira com Rodas e o curta-metragem "O Conto Torto do Olho". Em janeiro de 2009, será a vez de o público da histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, conhecer um dos personagens encontrados nessa imersão. O vídeo, resultado de projeto apoiado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) por meio dos Editais da Cultura 2007, foi selecionado para a 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

O documentário "O Conto Torto do Olho" se concentra na vida de Mônica, que por mais de dez anos passeou pelos terminais na madrugada. Na mostra, o curta vai integrar a programação de curtas digitais, que concorrem ao júri popular. O curta digital vencedor será agraciado com Troféu Barroco (oficial do evento) e 10 fitas MiniDV.

Com foco no cinema brasileiro contemporâneo, a 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada de 23 a 31 de janeiro de 2009 e tem como conceito central nesta edição "O Personagem e Seu Lugar". A proposta é discutir a vertente do cinema nacional que pauta os personagens a partir das experiências de conflito em seus ambientes geográficos, culturais e sociais.

Em outubro de 2008, o documentário, juntamente com a revista Cadeira com Rodas, foi apresentado aos freqüentadores dos terminais de Fortaleza, em eventos realizados a partir da meia-noite. O vídeo também foi exibido durante a programação em referência ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), no Passeio Público.

"O Conto Torto do Olho foi exibido nos sete terminais de ônibus de Fortaleza, cumprindo assim o seu primeiro grande objetivo: ser visto pelas pessoas que utilizam os terminais durante a madrugada. Agora se inicia, com o pé direito, uma nova fase, a de exibição em festivais pelo Brasil afora. A Mostra de Tiradentes foi a primeira no qual inscrevemos o curta e estamos muito felizes por ter dado certo. Agora é a hora de exibir o vídeo e saber o que ele causa nas pessoas", afirma Ramon Cavalcante, um dos diretores.

Mostra de Cinema de Tiradentes
A 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes se propõe a apresentar o maior painel do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão. Serão exibidos mais de 100 filmes brasileiros. A programação também inclui pré-estréias nacionais, homenagens, oficinas, seminário, Mostrinha de Cinema, debates, mesas temáticas, atrações artísticas para um público estimado em mais de 35 mil pessoas. Toda a programação é gratuita. Mais informações no site www.mostratiradentes.com.br.





CINEASTA RODA PARTE DE TRILOGIA INTERNACIONAL EM CENÁRIO CEARENSE



O filme faz parte de uma experiência que une ciência e arte, através da imagem e do movimento





Ainda sem titulação em português, o projeto Looking Forward, da cineasta cearense Roberta Marques faz parte de uma trilogia (Looking Forward – Man; Looking Forward – Man and Woman; Looking Forward – Woman) que investiga a inversão do movimento e do tempo com o suporte de duas mídias: o vídeo e a dança. Apoiada pelo EMPAC (Experimental Media & Performing Arts Center), instituição norte-americana que incentiva o desenvolvimento das artes nas Américas, essa trilogia é produzida pela Latitude Sul Produções, com sede em Fortaleza, em co-produção com a Sambascope Foundation, sediada em Amsterdã (Holanda).



Em 2007, Roberta realizou, em Amsterdã, o primeiro curta do projeto, Looking Forward – Man. Agora, em Fortaleza, Roberta inicia, na próxima semana, os ensaios para as gravações do segundo filme,Looking Forward – Man and Woman, cujas gravações serão realizadas no Porto das Dunas(CE) e contarão com as interpretações dos bailarinos e coreógrafos Michael Schumacher e PiM Boonprakob, acompanhados dos bailarinos cearenses, Márcio Medeiros, Rafael Abreu e Tathiane Paiva.



Schumacher é um premiado artista norte-americano que tem sua obra reconhecida internacionalmente pela premiação do Cisne de Ouro Holandês, entregue no ano passado. Ele já integrou o Ballet de Frankfurt, Twyla Tharp Dance, Feld Ballet e a Pretty Ugly Dance Company.



Boonprakob é uma alemã-tailandesa do mundo. Ela terminou seus estudos em dança muito jovem, o que lhe permitiu um currículo que vai desde o La La La Human Steps (Canadá), passando por Israel, no Batsheva Dance Company, até a Companhia de Dança de Rotterdam, na Holanda. Atualmente ela mora no Rio de Janeiro, onde ministra aulas em três institutos diferentes.



Em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a equipe de Looking Forward - Man and Woman realizará, de 21 a 24 de janeiro, uma oficina na Escola de Dança da Vila das Artes de Fortaleza. Ministrada por Michael Schumacher e Pim Boonprakob, o curso trará exercícios que exploram a relação entre pensamento e movimento. A idéia é despertar a sensorialidade de cada performer/bailarino, através da percepção do funcionamento do próprio corpo.







Programação na Vila das Artes



Oficina de Improvisação e Composição

Com Michael Schumacher e Pim Boonprakob

Datas: 21 a 24 de janeiro de 2009

Horário: 9:00 às 11:00 (oficina) / 11:00 às 13:00 (ensaios)

Local: Escola de Dança - Vila das Artes



Apresentação da pesquisa

Com Roberta Marques e Michael Schumacher

Data: 30 de janeiro de 2009

Horário: 18h30

Local: Escola de Dança - Vila das Artes







Ficha Técnica



Título: Looking Forward - Man and Woman

Ano de lançamento: 2009

Direção e concepção: Roberta Marques

Coreografia e interpretação: Michael Schumacher e Pim Boonprakob

Bailarinos: Márcio Medeiros, Rafael Abreu, Tathiane Paiva

Fotografia: Popy Ribeiro

Som Direto: Danilo Carvalho

Música: Dustan Gallas

Produção: Waléria Américo e Tiago Fontoura

Realização: Latitude Sul e Sambascope Foundation

Apoio: Empac

Oficina de improvisação e composição

com Michael Shumacher e Pim Boonprakob


Sobre Roberta Marques:



Cineasta cearense, estudou na Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza, Sorbonne e na Sociétée Française de Photographie em Paris, na Rietveld Academie de Amsterdã, onde fez também pós-graduação no DasArts em 2005. Exibiu trabalhos em festivais como Première Brasil, Rotterdam International Film Festival, World Wide Video Festival, Springdance, Mix Brasil (Prêmio do Júri), Curta Cinema, Utrecht Film Festival (Prêmio de Melhor Filme), For Rainbow (Prêmios de Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Ator). Seus trabalhos também foram vistos no CCBB (Rio e Brasília), Centro Dragão do Mar (Fortaleza), PS 122 (Nova Iorque), Stadsschouwburg em Amsterdã, dentre outros.





Novos Projetos:

No final de 2008, Roberta Marques teve seu mais novo projeto cinematográfico aprovado pelo Edital de Fomento à Produção da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura. O esboço intitulado Rânia foi um dos cinco títulos aprovados em concurso de qualidade em todo o Brasil. O Projeto foi selecionado na categoria Produção de Obras Audiovisuais Inéditas, de Longa Metragem, do Gênero Ficção, de Baixo Orçamento, com um apoio financeiro de R$ 1 milhão de reais. O produto da cineasta já conquistou espaço internacional. Rânia é um dos sete projetos selecionados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) para participar do Encontro de Produtores Brasil-Alemanha, que ocorre no próximo dia 6 de fevereiro, durante o Festival de Berlim.





Filmografia de Roberta Marques:



* LOOKING FORWARD – MAN – Video-dança ficcão, DV, cor, 8’. 2007.
* DEIXA IR – Documentário, DV, cor, 59min. 2005.
* ACORDA – Ficção, DV, cor, 16min.
* 3 Linhas – Video-Dança ficção, DV, cor, 29min. 2003.
* Do Lado de Lá – Documentário, DV, color, 95min. 2001
* Amá-la – Ficção, 16mm, color, 13min.1997
* Pretexte au Desespoir - video, Preto e Branco, 20min. 1996

· In Bed With Schwuppdiwupp – video-dança, cor/Preto e Branco, 10min. 1995

· Ex-Votos – video-dança, cor,15min. 1994

* O Fantasma do Farol – video-dança 3/4, color, 10 min. 1992
* Liquidific a Dor – video ficção, cor, 13min. 1991
* Ensaios – documentário video-dança, cor, 13 min. 1989

Nenhum comentário: