quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PELO INTERIOR

Carnaval jazzístico de Guaramiranga chega à 10ª edição com grandes nomes

Há dez anos o carnaval de Guaramiranga tem uma sonoridade diferente. Nas ruas e palcos da pequena cidade serrana do Ceará, ao invés dos ritmos tradicionais que marcam o período em todo o país, cantores, guitarristas e outros tantos músicos brasileiros e estrangeiros pegam a estrada e sobem as curvas do Maciço de Baturité para o Festival Jazz & Blues. São quatro dias de programação na serra e mais três em Fortaleza, depois da pausa na quarta-feira de cinzas.

Com menos de 6 mil habitantes, localizada há pouco mais de 100 Km da capital cearense e a 865 metros de altitude, Guaramiranga é, durante todo o ano, um refúgio para quem quer trocar a praia e o sol do litoral pelo aconchego dos sítios e pousadas, cercadas pela riqueza da mata atlântica preservada, com sua rica flora e banhada de cachoeiras. O clima ameno -é indispensável o uso de um casaco à noite - convida para um bom vinho e para a boa gastronomia alemã, italiana ou francesa dos cafés e os restaurantes locais. Em 2008 a cidade foi eleita pela revista Viagem e Turismo como a segunda mais romântica do país.

É nesse cenário que desde 2000 acontece o Festival Jazz & Blues em pleno período carnavalesco, atraindo um público que triplica a população da cidade. Pelos palcos do festival já passaram importantes nomes da música instrumental, do jazz e do blues respeitados no Brasil e mundo afora.

Quem já esteve no Festival

Entre os que já escreveram um capítulo na história do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga e Fortaleza estão: Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Jean Jacques Milteau, Ivan Lins, Scott Henderson, Stanley Jordan, Pedro Aznar, Paulo e Daniel Jobim, Danilo Caymmi e Paulo Braga, Hélio Delmiro, Duofel, Leny Andrade, Gilson Peranzzetta, Renato Borghetti, Eileina Williams, Badi Assad, Derico & Sindicato do Jazz, Big Time Sarah, Toninho Horta, Flávio Guimarães, André Cristóvam, Nuno Mindelis, Arismar do Espírito Santo, Victor Biglione, Cama de Gato, Nasi, Traditional Jazz Band, Baseado em Blues, Fernando Noronha & Black Soul, Herando do Monte, Sérgio Duarte, Leo Gandelman, Márcio Montarroyos (in memorian), Kenny Brown, JJ Jackson, Frères Guissé, Torcuato Mariano, Hamilton de Holanda e Jefferson Gonçalves.

Do Ceará participaram bandas e instrumentistas como Manassés, Waldonys, Jorge Helder, Irmãos Aniceto, Márcio Resende, Alex Holanda, Arthur Menezes, Marajazz, Fátima Santos, Bob Mesquita, Carlinhos Patriolino, Ítalo e Renno, Felipe Cazaux, Carlinhos Ferreira, Metalira, Rodolf Forte, Blues Label, Luizinho Calixto, Idilva Germano, De Blues em Quando, Marcus Britto, Cristiano Pinho, Lúcio Ricardo, Adriano Azevedo, entre outros.

O Festival Jazz & Blues 2009

Em 2009, de 21 a 24 de fevereiro em Guaramiranga e de 26 a 28 em Fortaleza, o Festival Jazz & Blues chega à décima edição, seguindo com a idéia pioneira e ousada da Via de Comunicação e Cultura de oferecer ao público espetáculos de jazz, blues, ritmos afins e a boa música instrumental durante o carnaval e distante dos grandes centros urbanos. Tudo isso garantiu ao evento um lugar cativo no calendário cultural brasileiro, conquistando credibilidade e um público fiel do Ceará e de vários cantos do país.

As atrações

Este ano o Festival terá entre as atrações o belga Toots Thielemans, reconhecido como um dos maiores gaitistas de jazz do século XX; o pianista, arranjador e compositor César Camargo Mariano, um dos músicos brasileiros mais celebrados e requisitados no mundo; Arthur Maia, considerado pela crítica especializada um dos melhores baixistas do mundo; a cantora e compositora Ana Cañas, que está entre as grandes descobertas recentes da música brasileira; o pianista, compositor e arranjador Benjamin Taubkin; o guitarrista Lanny Gordin, cujo mais recente trabalho, “Lanny - Duos”, traz versões de sucessos feitos entre o guitarrista e artistas como Gal Gosta, Max de Castro, Rodrigo Amarante, Zeca Baleiro, Chico César e Adriana Calcanhoto; e um dos pioneiros do blues no Brasil, o sanfoneiro Dominguinhos, um dos mais conceituados e atuantes sanfoneiros do país, Paulo Meyer, fundador da hoje lendária banda Expresso 2222, que marcou época e influenciou toda uma geração de ‘bluesmen’ paulistanos.

Programação gratuita

Além das apresentações acima em espaço fechados, uma série de atividades gratuitas acontece durante todo o Festival. No início da tarde o público tem a oportunidade de interagir com os músicos durante os ensaios abertos. Grandes nomes conversam com a platéia e dão uma prévia do que vai acontecer no palco à noite. Ao pôr-do-sol, acontecem shows em espaço aberto, democratizando o acesso à programação para todos que escolheram a cidade como refúgio no carnaval. É lá que se apresentam, entre outras atrações, músicos do projeto Novos Talentos, criado pelo Festival para a formação de bandas de jazz e blues em cidades do interior do Estado.

Também durante o dia, moradores, visitantes, músicos profissionais, amadores, crianças ou adultos podem participar também de oficinas de música. Após a meia-noite é tudo festa com as Jam Sessions, onde instrumentistas renomados dividem o palco com jovens músicos, em shows de improvisos de jazz e de blues.

Depois do carnaval

Depois dos quatro dias no Maciço, o Festival desce a Fortaleza na quarta-feira de cinzas para, de quinta a sábado, levar aos palcos parte das atrações que estiveram na serra. Além dos shows à noite, durante o dia, alguns dos importantes instrumentistas convidados passam um pouco de suas experiências e técnicas de instrumento para músicos profissionais e amadores em workshops gratuitos.

Enquanto o Carnaval não chega

Antes mesmo do carnaval a programação do Festival acontece em Fortaleza. Em janeiro, a cidade entra “Na Trilha do Jazz”, projeto que tem o objetivo de dar um gostinho do que vai ser o evento em Guaramiranga. Nas noites de quarta a sábado, grupos cearenses de jazz se apresentam em bares e casas noturnas, interpretando clássicos do gênero de todos os tempos, com espaço para os improvisos e novos arranjos.

Quando chegar fevereiro, o Projeto Novos Talentos acontece em cidades do interior do Estado. Esta é uma ação de responsabilidade social e inclusão do Festival. Oficinas são ministradas para jovens do interior e bandas de jazz e blues são formadas e preparadas para subirem aos palcos em Guaramiranga durante o carnaval.

O Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e promoção do Sistema Verdes Mares.

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2009 – de 21 a 24 de fevereiro em Guaramiranga e de 26 a 28 em Fortaleza. A programação acontecerá em espaços diversos a serem divulgados posteriormente. Informações: (85)3262.7230 e viac@viadecomunicacao.com.

Nenhum comentário: