quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Palestra aborda o encontro do movimento do corpo humano com a imagem

A cineasta Roberta Marques reflete sobre seu projeto "Looking Forward", nesta sexta na Vila das Artes

A cineasta cearense Roberta Marques, em colaboração com o bailarino norte-americano Michael Schumacher ministram, nesta sexta-feira, dia 30, palestra sobre a pesquisa da trilogia do videodança "Looking Forward". A palestra, aberta ao público, acontece a partir das 18h30, no auditório da Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Looking Forward investiga a inversão do movimento e do tempo com o suporte de duas mídias: o vídeo e a dança. A experiência ressignifica o modo como se dá a relação com as noções de "backwards" (para trás) e "forward" (para frente), portanto passado e futuro. Na palestra, a dupla apresentará a pesquisa que deu origem a esta trilogia, tematizando a relação entre o movimento do corpo e a composição da imagem em movimento.

Atualmente, Roberta e Michael realizam o último filme desta trilogia nas praias de Fortaleza. Para a dupla, a idéia de completar uma tríade ganha força com as possibilidades de variações e combinações que podem ser alcançadas quando se mistura três elementos: corpo, imagem e tempo.

Serviço: Palestra com Roberta Marques e Michael Schumacher, dia 30, às 18h30 na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, centro). Informações pelo telefone 3105-1402. Grátis.


Conversa Afinada discute Carnaval

Na foto, desfile na Domingos Olímpio. Tema do encontro será “Construindo um novo carnaval”

Nesta quinta-feira, dia 29, às 19 horas, o Sindbar (r. Joaquim Sá, 545 – Dionísio Torres), espaço cultural do Sindicato dos Jornalistas, reúne profissionais, estudantes de Comunicação e interessados em folia e boa conversa para discutir o tema “Construindo um Novo Carnaval”. Trata-se da primeira edição do Conversa Afinada em 2009, que dessa vez traz para o debate o jornalista Ivonilo Praciano, Márcio Caetano, secretário-executivo da Secultfor, e Calé Alencar, do Maracatu Nação Fortaleza. O jornalista Felipe Araújo irá intermediar a conversa. No encontro, será apresentada ainda a identidade visual do bloco dos jornalistas do Ceará Matou a Pau...ta!, além da programação completa do cortejo do bloco, que sairá no próximo sábado, dia 31, da Praça do BNB (Rua Floriano Peixoto, 741). Ao final dessa edição do Conversa Afinada, os presentes assistirão a um show de música ao vivo, já em ritmo de carnaval. A entrada é gratuita.



Congresso para advogados agita mercado nordestino

O maior evento da América Latina voltado para o setor jurídico terá em 2009, pela primeira vez, a sua versão Nordeste. Trata-se do Congresso e Exposição para Advogados (Fenalaw), que acontecerá nos dias 4 e 5 de junho no Mar Hotel, em Recife (PE).

O congresso vai reunir especialistas em marketing, planejamento, organização de departamentos jurídicos, administração, gerenciamento financeiro e planos de carreira e sucessão para advogados. A Fenalaw Nordeste trará também expositores que apresentarão soluções voltadas para o mercado jurídico. São editoras, firmas de consultoria, fornecedores de softwares e outras empresas voltadas para o setor. O objetivo é discutir as tendências do mercado e apresentar os produtos e serviços voltados para um dos segmentos que mais cresce no País. O Nordeste foi escolhido para abrir a primeira edição regional da Fenalaw por ser a região do País que registrou as maiores taxas de crescimento nos últimos anos e estar atraindo um número cada vez maior de investimentos.

As inscrições poderão ser feita a partir do dia 1º de fevereiro. As vagas são limitadas. Mais informações sobre os seminários, grade de palestras e inscrições podem ser obtidas através do site do evento: www.fenalaw.com.br. Até o final do ano, os organizadores também realizarão eventos similares em Belo Horizonte (Felanaw Sudeste) e em Porto Alegre (Fenalaw Sul).




Curso Fundamentos Antropológicos da Arte: Do Rito ao Espetáculo

13 à 16/01/09 e 20 à 22/01/09
18h 30min às 21h 30min - Teatro Morro do Ouro - anexo TJA



I MÓDULO - COSMOVISÃO POPULAR: bases filosóficas e antropológicas
1º dia - introdução ao mundo quântico
2º dia - as religiões anímicas
3º dia - mito, rito e magia
4º dia - as matrizes culturais brasileiras
5º dia - o brasil contemporâneo

II MÓDULO - AS ARTES
1º dia - história das artes: as artes cênicas
2º dia - o mundo das festas
3º dia - danças, músicas e folguedos
4º dia experiências e recriações
5º dia - referências e releituras



informações: 31012567 ( Ana Marlene / Tito Sousa )

Nenhum comentário: