quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

TURISMO

Assentamento Maceió (em Itapipoca) e Comunidade de Caetanos de Cima (em Amontada) associam festejos culturais a experiências de Turismo Sustentável

Mais duas demonstrações de que é possível se fazer turismo no Ceará sem destruir a Natureza ou envolver mega-empreendimentos que nunca revertem os avanços gerados para as comunidades.

Caetanos de Cima: ”Resistir é preciso, lutar é necessário, permanecer na luta é imprescindível”

A comunidade de Caetanos de Cima tem a honra de convidá-lo para a Festa da Terra a ser realizada nos dias 09 e 10 de janeiro de 2009.

Uma festa para celebrar os 20 anos de luta pela terra e muitas conquistas, a criação da Associação dos Pequenos Agricultores e Pescadores Assentados do Imóvel Sabiaguaba – APAPAIS, e encerramento do projeto do Ponto de Cultura com lançamento de CD com músicas da comunidade.

A Festa da Terra significa um momento de reflexão sobre a história e a memória de um povo que continua sendo afetado pela especulação imobiliária. Será uma referência às lutas e aos conflitos, mas permeada pela comemoração diante dos sonhos e das conquistas coletivas.

Nas palavras de Valneide Sousa, liderança de Caetanos de Cima, esta festa “é uma oportunidade para buscarmos, no processo histórico, força e inspiração para continuarmos lutando no enfrentamento contra a especulação imobiliária, o machismo, as diversas formas de exclusão e pelos nossos direitos. Oportunidade que explicita para os que não querem ver os resultados da luta organizada.”

Na ocasião, a comunidade inaugurará a experiência de Turismo Comunitário. Dispõe para hospedagens de uma pousada, chalés, quartos domiciliares na casa do povo e uma pequena área para campping. Reservas: edienlav@yahoo.com.br (Valneide Sousa) ou (85)3226-2476 (Laura).


Programação da Festa da Terra

dia 09/01 (sex)

15h Chegada dos participantes e Credenciamento
18h Jantar
20h Abertura da Festa da Terra
Intercâmbio Cultural dos Assentamentos Parceiros
- Grupo de Dramistas da Lagoa do Mineiro;
- Dança de São Gonçalo;
- Assentamento Maceió;
- Grupo Raízes do Coco - Assentamento Sabiaguaba

dia 10/01 (sáb)

5h Alvorada – saída para Assentamento Maceió
6h Início da Romaria da Terra (Maceió – Sabiaguaba)
9h Acolhida da Romaria da Terra em Caetanos de Cima
12h Almoço
14h Seminário Luta pela terra – celebrar a história para fortalecer a luta
Mesa 1 – Luta pela terra na Zona Costeira do Ceará
Mesa 2 – Direito à terra no diálogo com as políticas públicas – perspectivas de sustentabilidade
Debate
18h Celebração Ecumênica
20h Espetáculo Ecos da Resistência
21h Homenagens Especiais
21h30 Lançamento do CD "Um Canto que sai do Canto", apresentado pelo grupo Brilho do Mar, pelo Drama e pelo Grupo Raízes do Coco de Caetanos de Cima


Festa da Terra
dias 09 e 10 de janeiro
na Comunidade Caetanos de Cima - Amontada/CE (acesso pela Estrada do Sol Poente sentido Itapipoca)
info: (85)9626-6769 e 3226-2476
entrada franca



Reisado e Coco convidam turistas para assentamento em Itapipoca

Assentamento Maceió, em Itapipoca/CE, realiza neste final de semana festejo do Reisado e convida os cearenses para conferir novas possibilidades de Turismo, integrado à identidade cultural dos povos do mar. Será na Comunidade Jacaré, cercado de dunas, lagoas, praias e riachos. Vale Ver!

Neste sábado, 10 de janeiro, o Assentamento Maceió realiza uma grande festa comunitária em referência ao Dia de Reis, comemorado em 06 de Janeiro. A Festa Sustentável do Reisado do Assentamento Maceió é organizada em parceria com o Instituto Janus, uma ONG que atua na região principalmente com resolução de conflitos.

Na ocasião, haverá o divertido cortejo do Reisado, a brincadeira do Coco e a apresentação do Forró Los Manos, grupo local que produz o autêntico forró pé-de-serra, dentre outras atividades educativas e culturais.

A festa será em frente ao Salão Comunitário da Comunidade Jacaré, no coração do Assentamento Maceió (acesso pela Estrada do Solo Poente; mais detalhes abaixo).

Com essa festa, a população pretende reunir as diferentes comunidades do Assentamento e receber visitantes de outras localidades, atraídos pelas belezas naturais e pela gente animada e divertida que caracteriza a região. Iniciativas de Turismo Comunitário garantem estadia limitada aos interessados. Antecipem-se nas reservas!

As comunidades de Jacaré e Maceió estão preparadas para receber os primeiros pioneiros de seu Turismo Comunitário. São poucas vagas: 2 camas de casal e 17 redes. O preço é bem acessível: r$10,00 por pernoite + café da manhã com frutas por r$3,50 por pessoa.

Atividades culturais, lazer, paisagens belíssimas, boa infra-estrutura, práticas sustentáveis de desenvolvimento local: novas perspectivas para suas férias.


Festa Sustentável do Reisado do Assentamento Maceió
dia 10 de Janeiro de 2009 (sáb) a partir das 16h
no Salão Comunitário da Comunidade Jacaré – Assentamento Maceió – Itapipoca/CE
(saindo de Fortaleza: CE-085 – chamada de Estrada do Sol Poente – sentido Praia da Baleia até o girador do Barrento. Segue pela Estrada da Praia da Baleia até onde as dunas tocam o asfalto. Na placa sinalizando “Assentamento Maceió” vira à esquerda e segue 6 km até o local da festa)
entrada franca
info: (85)3091-7877, 8618-7877 ou 9959-7271 (Instituto Janus)
saiba mais: www.janus.org.br

Nenhum comentário: