quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

EXPOSIÇÕES

Exposições Rasgados e Colados no SESC SENAC Iracema

Reconstruções da realidade extraindo do “normal” o inusitado. A exposição “Rasgados e Colados”, do artista plástico Júnior Érre teve início no SESC SENAC Iracema e fica aberta até o dia 31 deste mês com 33 obras de colagens do artista. A colagem viabiliza ao autor unir, misturar, e atribuir novos sentidos a cada um de seus trabalhos provocando sentidos e questionando conceitos.



A exposição tem como característica uma visão panorâmica dos trabalhos desde a década de 60 até obras mais recentes, permitindo ao espectador realizar conexões e sínteses das imagens produzidas neste período. Tem também um caráter didático, pois apresenta ao público e ao artista em formação a possibilidade de estabelecer uma relação entre a pintura e seus processos técnicos de reprodução, entre a peça única e a imagem multiplicada.



Na série “Rasgados e Colados” Júnior Érre retrata todo o contexto social que emoldura a realidade. Ele cria através de recortes e objetos diversos um universo de imagens que retratam a singularidade do cotidiano, as transformações do mundo moderno, a cultura do povo, a beleza, implícita e explícita nas esquinas das cidades, a violência, a natureza e também toda a desigualdade social já tão “comum” aos nossos olhos.



Num mundo fragmentado onde o efêmero se sobressai Júnior Érre propõe exatamente o oposto: fixar através de recortes o aqui e o agora - criado e ressignificado para eternizar no papel as marcas de um tempo novo. É assim, portanto, que ele questiona a falta de espaços nas grandes cidades e a devastação das nossas matas - como em SEM SAÍDA.



É também através da arte que ele propõe uma reflexão sobre o consumismo fácil e os estilos de vida que são impostos à sociedade sem que ninguém possa sentir ou ter domínio sobre eles (Ar Comprimido, Universo On-lixo...). Em SOB TORTURA ele vai mais longe e mostra as várias formas de torturas a que o homem moderno é submetido. O aqui e o agora é também ressaltado no turbilhão de imagens e informações que oferecidos abrindo espaço para outros diálogos com elementos do cotidiano inseridos num todo multifacetado que excita “os sentidos da pós-modernidade” a captar as suas mensagens.



Lançamento da Exposição “Rasgados e Colados”

15 a 31 de janeiro

Local: SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90 C, Praia de Iracema)

Informações: (85) 3252-2215

Nenhum comentário: