segunda-feira, 1 de junho de 2015

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Cineteatro São Luiz recebeu grande público para peça teatral

Recém reformado, um dos pontos de cultura mais antigos e tradicionais do Ceará está em plena atividade

A Praça do Ferreira ganhou um brilho especial na noite desta sexta-feira, 12/6, com a presença de grande público que veio ao Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult),para um Dia dos Namorados ao ritmo da peça "Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo", com Hedla Lopes e Carlos Simões, direção de Eduardo Miranda. Entre os espectadores, muitos casais e uma atmosfera de romantismo e alegria, para começar muito bem o final de semana. O Cineteatro São Luiz, capaz de receber filmes e espetáculos de dança, teatro, música, performance, humor, entre outras linguagens, demonstrou mais uma vez  toda a sua versatilidade.

Em meio à belíssima decoração do equipamento originalmente inaugurado em 1958, o público que chegava para a peça era só sorrisos para um Dia dos Namorados comemorado com cultura e arte. A apresentação da peça é mais uma atividade da programação de lançamento do novo São Luiz, em que, nas últimas semanas, foram realizadas apresentações do humorista Bené Papudim (em espetáculo exclusivo para os trabalhadores do comércio de Fortaleza), da banda Dona Zefa (na abertura da Feira do Livro Infantil de Fortaleza) e do filme "Últimas Conversas", de Eduardo Coutinho, em sessão especial para os servidores da Secult. Nos dias 18 a 24/6, o Cineteatro São Luiz voltará a receber o maior festival de cinema do Estado, o Cine Ceará. Já no próximo dia 28/6, um domingo, quem sobe ao palco do são Luiz é o premiado grupo teatral cearense Bagaceira, com o espetáculo "Tá Namorando, Tá Namorando".

Nesta sexta, 12/6, quem chegava ao Cineteatro São Luiz se encantava com a decoração do espaço, desde a iluminação da entrada, passando pelo hall conservado com as paredes e escadarias em mármore, com os lustres de cristal e os grandes espelhos, além das bilheterias mantendo as características do histórico espaço da arte e da cultura no Ceará. Ao chegar à sala principal de exibições e espetáculos, o olhar se lança a percorrer as cores, texturas e detalhes que fazem do São Luiz o mais belo cinema de rua do País e um equipamento cultural sofisticado e apto a receber espetáculos teatrais, musicais e de todas as linguagens. Não houve quem resistisse a guardar o momento na lembrança e em uma fotografia.

Conceito: excelência e democratização


Em sintonia com as diretrizes da política cultural do Estado, o Cineteatro São Luiz tem como princípio ser um espaço de referência em difusão cultural e apreciação artística, oferecendo à população uma programação acessível e de qualidade, recontextualizando a história e dando atenção à produção contemporânea.

Entre os objetivos elencados pelo secretário Guilherme Sampaio estão posicionar o São Luiz como equipamento de destaque no roteiro cultural do Centro de Fortaleza, promover e ampliar o contato do povo cearense com experiências artísticas e estéticas, contribuir para a formação de novos públicos para a cultura e para a democratização do acesso à produção cultural e artística cearense, bem como para a difusão permanente e a valorização dos trabalhos de nossos artistas, em variadas linguagens. Além de estimular os sentimentos de reconhecimento e pertença, de valorização da produção local pelo próprio público cearense e de maior exercício dos direitos à cidade e à cultura, inclusive com movimentação de público para além dos horários habituais do comércio.

Outras diretrizes são destacar a memória afetiva e simbólica do Cineteatro e sua qualidade técnica como sala de cinema e casa de espetáculos de referência nacional, oferecer uma programação acessível, consistente e crescente para formar o hábito e o imaginário do espaço, relacionar-se com o entorno (artistas de rua, trabalhadores e frequentadores do Centro e dos bairros próximos) e estabelecer um elo entre gerações, como um espaço para todas as idades.

Equipe e modelo de gestão


Para desenvolver esse conceito do equipamento e a programação inicial, a Secult formou uma equipe dirigida pela produtora cultural e antropóloga Rachel Gadelha, e pelo curador Salomão Santana, dos cinemas do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e pelo coordenador de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar, João Wilson Damasceno. A coordenação técnica está a cargo de Paulo Mingoni. A diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, também participará da elaboração da programação, como diretora do Sistema Estadual de Teatros.

O diálogo permanente da Secult com os fóruns e representantes das diversas linguagens relacionadas ao equipamento – com destaque para audiovisual, música, dança e teatro – também contribuirá para as definições quanto à programação do São Luiz. O Cineteatro terá inicialmente um modelo de gestão compartilhada com o Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

As atividades que acontecem ao longo do mês de junho compõem uma programação de lançamento, com um evento a cada semana, em diferentes linguagens, para calibragem dos equipamentos em funcionamento regular, treinamento da equipe e diálogo com públicos estratégicos para a divulgação do novo conceito do São Luiz. Em julho terá início a programação regular.

Nenhum comentário: