segunda-feira, 1 de junho de 2015

CINEMA DE ARTE

Produções brasileira e chilena são destaques do cinema do Shopping Rio Mar

O Cinema de Arte/Cinépolis, mantém, na semana de 04 a 10 de JUNHO, a mesma programação em cartaz: a produção brasileira PERMANENCIA, de Leonardo Lacca; e NOSTALGIA DA LUZ, do chileno Patricio Guzman.
NOSTALGIA DA LUZ estará em debate após a sessão de 10h30 deste sábado, dia 6. Sob o tema As Estrelas e as Pás do Deserto do Atacama, a produção ganhadora de 11 prêmios internacionais será debatida pelo sociólogo Pedro Albuquerque, ex-preso político durante a ditadura militar no Brasil e exilado político no Chile e no Canadá; e Cely Sena, diretora da Be Happy Operadora de Turismo, promotora de excursões turísticas ao deserto do Atacama, no Chile. O filme aborda a relação entre o Observatório Astronômico Europeu, cujos astrônomos vasculham os segredos do universo, e as dezenas de mulheres que, com pequenas pás vasculham as areias do deserto em busca dos corpos de familiares ali enterrados durante a ditadura Pinochet. A filósofa Sandra Helena de Sousa, professora da Universidade de Fortaleza-UNIFOR, será a mediadora. Uma oportunidade única para troca de ideias sobre o homem, a ciência e a sua civilização.
NOSTALGIA DA LUZ é um documentário ganhador de 11 prêmios internacionais, incluindo o Grande Prêmio do Cinema Europeu, festivais de Guadalajara/México, Japão, e o do Rio-2010. Patrício Guzmán, 74, respeitado documentarista, é um cronista crítico da História do Chile com obras como A Batalha do Chile (1970), Em Nombre de Dios (1987), El Caso Pinochet (2011) e Salvador Allen Vive em la Memoria (2004). Seu mais recente longa é El Botón de Nácar (2015).

O cenário é do deserto do Atacama, no Chile. Enquanto astrônomos utilizam o Observatório Europeu do Sul na exploração dos mistérios do universo, na imensidão da areia, dezenas de mulheres, com pequenas pás de jardinagem, buscam fragmentos de ossos, os quais, através de exames de DNA, podem dizer se são de familiares desaparecidos durante a ditadura Pinochet. Ali, os acampamentos dos mineiros de cobre se tornaram cárceres dos quais jamais saíram. O filme registra um pedaço da história do Chile, até então ignorado internacionalmente.
O drama pernambucano PERMANENCIA, do cineasta pernambucano Leonardo Lacca, também continua em cartaz. A produção participou de diversos festivais nacionais e internacionais, tendo recebido os prêmios de melhor Diretor e Ator (Irandhir Santos) no Festival de Cinema da Fronteira (Bagé, RGS); do Público no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal); e 5 troféus no CINE-PE-2015.


Horários do Cinema de Arte
De Segunda a Sexta-Feira > 19h30
Sábados – 10h30
Domingos – 12h

Nenhum comentário: