segunda-feira, 1 de junho de 2015

GRÁTIS

II Mostra Teatro de Expressões e concerto da Orquestra de Câmara são destaques de junho no TU
Para celebrar o 23º aniversário do Grupo Teatro de Expressões e os 12 anos dos grupos Artifício e A Comédia do Drama, a II Mostra Teatro de Expressões chega ao palco do Teatro Universitário (TU) Paschoal Carlos Magno, da UFC, a partir da próxima terça-feira (16). Serão dias dedicados ao fazer teatral em toda sua diversidade de pesquisa, montagem, apresentações e debates sobre o processo de criação e difusão artística, proporcionando visibilidade e inclusão cultural ao talento da chamada terceira idade. Além da Mostra, o TU recebe em junho o espetáculo "Deslegível", montagem de alunos do Curso de Teatro da UFC, e o concerto "Brasilidade nordestina", que a Orquestra de Câmara da UFC fará em homenagem aos 50 anos do TU no próximo dia 23. Confira a seguir detalhes da programação:
A II Mostra Teatro de Expressões tem início terça-feira (16), a partir das 19h30min, com sarau reunindo atores e público em uma ciranda poética. Atores interpretarão poemas autorais e, nos intervalos das apresentações, também cantarão e dançarão junto ao público. No dia 18, às 17h, o Grupo Artifício apresenta o espetáculo "Coisas do Brasil", exercício teatral que nos expõe à miscigenação da sociedade brasileira, com índio, branco e negro revelando a cara da nação, a multiplicidade de um povo e suas contradições.
Também no dia 18, mas às 19h30min, e 30 de junho, às 17h, o Grupo A Comédia do Drama encena o espetáculo "Casamento na Terra da Luz". Na fictícia Terra da Luz, as poderosas Dona Senhora e Bárbara Metralha governam com mãos de ferro sob as benções do inescrupuloso Padre Deu. Enquanto isso, no altar de Santo Antônio, as beatas Zezinha e Cordulina vivem um estranho jogo de gato e rato, entre sinceras trocas de ofensa e conveniente cumplicidade, personificando a hipocrisia e a maledicência de uma sociedade onde nada é o que parece ser.
Encerrando a II Mostra Teatro de Expressões, nos dias 28 (às 17h e às 19h30min) e 30 de junho (somente às 19h30min), o Grupo Artifício apresenta a peça "O casório da Carmélia". No Riacho Fundo, o amor entre os jovens Adamastor Cordeiro e Carmélia Venâncio promete revelar antigos segredos e uma histórica disputada pelo poder entre duas famílias, onde farsas e trapaças dissimulam interesses inconfessáveis.
DESLEGÍVEL – Já nos dias 20, 22, 27 e 29 de junho e de 1º a 4 de julho, sempre às 19h30min, alunos da turma de 2013 do Curso de Teatro da UFC apresenta a montagem "Deslegível". Com adaptação e direção de Pedro Henriques, orientação para canto do Maestro Poty e iluminação de Wallace Rios, o espetáculo apresenta adaptações de contos de Luis Fernando Verissimo e da dramaturgia de Newton Moreno, acompanhadas de células cênicas criadas a partir das experiências vividas pelos alunos nas disciplinas de interpretação e fragmentos de canções. 
ORQUESTRA DE CÂMARA – No próximo dia 23, às 20h, como parte das comemorações de 50 anos do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, a Orquestra de Câmara da UFC realizará o concerto "Brasilidade nordestina". O repertório terá, exclusivamente, obras de compositores nascidos ou radicados no Nordeste brasileiro. Entre os destaques, está a protofonia da ópera nordestina "Moacir das Sete Mortes", do compositor cearense Tarcísio José de Lima. 
Saiba mais lendo a notícia "Orquestra de Câmara da UFC fará concerto pelos 50 anos do Teatro Universitário" (http://bit.ly/1GfbKTZ).
Toda a programação é gratuita. O Teatro Universitário está localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações através do telefone 85 3366 7832.

Nenhum comentário: