segunda-feira, 1 de junho de 2015

EXPOSIÇÕES

Shopping Benfica realiza exposição em comemoração da Data Magna da Marinha Brasileira

Nos dias 08 e 09/06, o Shopping Benfica sedia exposição em comemoração à Data Magna da Marinha do Brasil. O evento é uma oportunidade para o público conhecer a história dessa que é uma das principais forças militares nacionais e saber como funciona o dia a dia dos oficiais, que estarão presentes para elucidar dúvidas e fazer cadastro para quem quiser ingressar na carreira.

Dia 09/06, a banda da Escola de Aprendizes-Marinheiros realiza apresentação, na Praça de Alimentação (1º piso), às 18h.

A exposição, que acontece anualmente, desde 2012, em parceria com o Shopping Benfica, tem como propósito propiciar ao público atividades e eventos especiais alusivos à Data Magna da Marinha, destacando a importância da data para a história do país e para a sociedade brasileira.

Quem visitar o espaço poderá conhecer réplicas de embarcações, quadro de nós náuticos, brasões, peças navais, maquetes em miniatura de navios, assistir a vídeos institucionais da Marinha, receber folders e livros temáticos. Informações sobre segurança no tráfego aquaviário e ingresso na Marinha também serão disponibilizadas no espaço.

Participam do evento a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE).

Data Magna da Marinha do Brasil

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) - o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no Novo Mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865). A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra. Desmotivou, também, possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios à causa paraguaia.

Evento

Exposição da Marinha
Dias 08 e 09/06/2015
Das 10h às 22h.
Apresentação da banda de música
Dia 09/06, às 18h
Evento gratuito
Mais informações: 3243-1000

Nenhum comentário: