segunda-feira, 1 de junho de 2015

CINEMA NACIONAL

Festival Internacional de Curitiba exibirá em primeira mão filme perdido de Glauber Rocha

Entre as dezenas de clássicos e novidades nacionais e internacionais que serão exibidos no Festival Internacional de Curitiba, chama a atenção um verdadeiro trabalho de arqueologia cinematográfica empreendido pelo próprio Fetival. Trata-se do filme “A Vida é Estranha”, com Glauber Rocha, um registro de viagem que jamais veio a público, e que será mostrado em primeiríssima mão no evento.

Tudo começou quando Cristiano Castilho, jornalista da Gazeta do Povo, entrevistou a cantora e musicista novaiorquina Mossa Bildner, atualmente morando em Curitiba. Na entrevista, Castilho ficou sabendo que Mossa foi namorada de Glauber Rocha nos anos 70, quando ambos viajaram para Marrocos e registraram o passeio na antiga bitola super 8. A produção do Olhar de Cinema, alertada e incentivada por outro jornalista paranaense, Paulo Camargo, fez contato com Mossa, e teve acesso ao material filmado, armazenado numa única fita VHS, há anos esquecido numa prateleira.

A oportunidade era única e imperdível: digitalizar o arquivo e exibi-lo no Olhar de Cinema 2015. Com produção de William Biagioli, Alexandre Rogoski ficou responsável pelo som do filme, finalizado em 5.1. Guilherme Delamuta realizou a correção de cores e a restauração digital, enquanto Pedro Giongo confeccionou, a mão, as novas cartelas que constam no filme, tudo sob a supervisão de Mossa.

O resultado é “A Vida é Estranha”, 39 minutos jamais exibidos em público, trazendo imagens da viagem de Glauber e Mossa pelo Marrocos, mais especificamente pela cidade de Essaouira, no litoral do Atlântico. Há cenas também de Madri, Marrakech e de Casablanca. Entre várias imagens raras, há uma cena onde Glauber apara sua imensa barba num barbeiro marroquino, além de várias tomadas feitas pelo próprio cineasta baiano.

O som do filme é composto por músicos marroquinos, amigos de Mossa, que tocam um estilo de música chamada Gnawa Lila, além de uma poesia de Clarice Lispector musicada pela diretora.

Confira horários e sessões deste e de todos os filmes do Olhar de Cinema 2015 no site WWW.olhar.decinema.com.br

A VIDA É ESTRANHA
Life’s Strange / A vida é estranha
Brasil, 2015, 39′, DCP, Ficção, Experimental. Direção: Mossa Bildner.


SERVIÇO:

Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
De 10 a 18 de junho de 2015.
Realização: Grafo Audiovisual, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Patrocínio Master: BNDES, Correios, Sanepar.
Patrocínio: Fomento Paraná.
Apoio: Shopping Crystal, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba
Promoção: RPCTV e Gazeta do Povo




Nenhum comentário: