segunda-feira, 1 de junho de 2015

LUXO

CLAUDIO QUINDERÉ FALA SOBRE CRIAÇÃO AUTORAL
E ARTESANAL DE JOIAS NA DESCONEXO DESIGN

 
O designer Claudio Quinderé promove, na próxima quarta-feira (17/06), um bate papo sobre a criação autoral e artesanal de joias na loja Desconexo Design, a partir das 17h. A ideia é compartilhar a sua experiência em mais de 20 anos de carreira neste segmento, no qual se destaca através da pluralidade de temas e técnicas presentes em sua obra, que combinam elementos regionais e sustentáveis com sua matéria-prima, a prata, na concepção de peças que expressam toda a sua força criadora


Os convidados também conferem as peças de maior relevância em sua trajetória, como a coleção Cores e Traços de Miró. Inspirado na arte do pintor espanhol, que tem suas obras em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza atualmente, o designer utiliza a técnica inlay de pedras para criações multi-coloridas, vibrantes e de formas geométricas. Através dessa técnica, a pedra é quebrada em pequenos pedaços, que são colados manualmente, um a um, numa espécie de mosaico definido pelas formas em prata. São utilizadas pedras de diversas cores, como turquesa, coral e ônix.

Ganha destaque ainda a coleção Tramas de Buriti. Ecologicamente correta e exclusiva, essa coleção foi selecionada para duas edições da Bienal Brasileira de Design, em 2010 e 2012. Para além do território nacional, Tramas do Buriti foi selecionada para a exposição Joia Brasil em Paris, por ocasião do Ano do Brasil na França, em 2005. Já em 2011/2012, representou o Ceará na exposição itinerante Jewels from Brazil, que percorreu quatro cidades na Inglaterra difundindo o design brasileiro no exterior, sob curadoria da jornalista especializada em design, gestora cultural e escritora Adélia Borges.

Sobre Claudio Quinderé - Iniciou sua incursão pelo mundo da arte ainda criança, quando foi morar com sua família no Rio de Janeiro. “Lá eu tive a oportunidade de estudar artes plásticas durante alguns anos no Museu de Arte Moderna com Ivan Serpa, pintor, desenhista, professor e gravador premiado. Enquanto psicanalista lacaniano, fiz um curso de escultura em fibra de vidro e poliuretano e me apaixonei pela arte em três dimensões. Como sempre considerei as joias verdadeiras obras de arte, resolvi procurar uma formação nessa área”, relembra.

Seguiu então para o Canadá para uma imersão criativa e teve a oportunidade de estagiar com o renomado designer Rolf Schmidt. De lá foi para São Paulo, onde estudou ourivesaria, retornando a Fortaleza em 1994 para abrir seu primeiro ateliê.

Ao longo de sua carreira, ganhou destaque participando de eventos como Casa Cor São Paulo e Ceará, Fashion Rio (RJ), Daslu Artes (SP), Bienal Brasileira de Design (2010 e 2012), além das exposições Joia Brasil, na França, e Jewels from Brazil, na Inglaterra. Na televisão, suas peças já foram exibidas em novelas globais como Mulheres Apaixonadas, América, Celebridade, Duas Caras, Caminho das Índias e Ti-Ti-Ti.

Atualmente, investe no e-commerce, através da sua loja virtual (www.claudioquindere.com.br), e ao atendimento personalizado de clientes. Suas peças ainda são comercializadas no Museu de Arte Moderna e no Museu de Arte do Rio (RJ).

SERVIÇO

BATE PAPO SOBRE CRIAÇÃO AUTORAL E EXIBIÇÃO DE JOIAS COM CLAUDIO QUINDERÉ

DATA: 17/06 (Quarta-feira)

Horário: Das 17h às 20h

Local: Desconexo Design (Praça Portugal, 73 A)

Nenhum comentário: