segunda-feira, 1 de junho de 2015

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES


Duetos Escola de Música completa 5 anos de formação musical de qualidade no Ceará

A Duetos Escola de Música completa cinco anos de dedicação e compromisso com a formação de profissionais de excelência no mercado musical. Com metodologia diferenciada, a Duetos possui estrutura para atender alunos desde a infância até a terceira idade, que buscam aprender e se aperfeiçoar técnicas em violão, guitarra, baixo, cavaco, piano, teclado, bateria, canto, percussão, musicalização infantil e home studio. Com isso, a Duetos soma inovação no ensino e em projetos que resultam em celeiros de novos talentos e reconhecimento no mercado musical.

Escola fundada em 2010, pelo casal George Alexandre e Juliana Saraiva, a Duetos começou nas aulas particulares de violão que George lecionava em domicílio e em um pequeno estúdio que mantinha em sua residência. Com o aumento da procura pelo curso, os dois decidiram profissionalizar o negócio alugando um pequeno espaço e contratando mais professores para aulas de violão, canto e teclado.

Estrutura e ensino

Hoje, a Duetos oferece 11 cursos e possui um corpo docente de 16 professores com formação superior e experiência na cena musical, com participações em bandas e orquestras. Com nove salas climatizadas, incluindo uma voltada ao público infantil, e equipadas com instrumentos de ponta, a escola é a única no Ceará e a terceira do Nordeste a utilizar material didático da EM&T (Escola de Música e Tecnologia) de forma licenciada.

As aulas são feitas em turmas, mas os alunos também têm aulas individuais para um estudo mais customizado. Tudo baseado numa didática pensada para desenvolver os quatro pilares mais importantes do ensino musical: técnica, teoria, repertório e percepção. Em meia década, a Duetos já formou mais de 1000 alunos e atualmente tem uma média de 250 matriculados, com faixa etária que vai dos três aos 87 anos.

Além de toda a estrutura de ensino, a escola também oferece serviço de locação de som, com equipamentos de alto nível para cerimônia, palestras e shows em geral; além da disponibilidade de um estúdio para gravações de áudios para as mais diversas ocasiões.

Celeiro de talentos

Eu sua breve história, a Duetos já acumula alunos que hoje se destacam no mercado musical cearense. Já passaram pela escola nomes como Gabriel, da dupla Luís Marcelo & Gabriel; Gil Mendes, vocalista da banda Forró dos Plays; o cantor sertanejo Matheus Fernandes; Aline Fernandes (Canários do Reino); e o garoto prodígio Alexandre Nunes, que é aluno de canto há três anos e foi finalista do concurso de cantores do programa Raul Gil (SBT) em 2014. Outras personalidades que já passaram pela escola foram as blogueiras Edith Gomes, Carla Amaral, Beatriz Feitosa e Scarlett Prado.

Projetos

A Duetos se destaca em ações desenvolvidas nos equipamentos culturais da cidade. É a única escola a realizar eventos oficiais na Livraria Cultura, que já recebeu mais de 30 recitais desde 2013. Antes disso, a escola também promoveu eventos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Neste ano, foi lançada a Duetos Band, formada por um Dream Team (time dos sonhos) de alunos escola. O grupo se apresenta em eventos corporativos e já marcou presença em locais como a boate Pink Elephant, e eventos no Aquiraz Riviera e Harley Davidson.

Na web, a escola mantém o canal Duetos Sessions, que traz clipes gravados pelos alunos. No espaço, é possível conferir o resultado da técnica aprimorada nos mais diversos cursos oferecidos pela Duetos. A primeira temporada do canal pode ser conferida no canal Duetos Escola de Música, no YouTube. Também na internet, a Duetos mantém uma página para cursos online, com acesso gratuito a conteúdos exclusivos da escola e áreas de acesso privativas aos seus clientes ou para terceiros especialmente autorizados.

Até 2016, a Duetos planeja montar um coral de fim de ano e está preparando um musical - o primeiro de uma escola do gênero em Fortaleza. Além dos alunos da escola, o espetáculo "RETALHOS, O MUSICAL" terá participação da Orquestra Sinfônica da UECE; de Sara Sarres, uma das maiores atrizes de Teatro Musical no Brasil; e da atriz, cantora e bailarina Giovana Bezerra. O musical será apresentado no dia 31 de outubro no Teatro Via Sul.

O pensamento social também faz parte do cronograma de ações da escola, que mantém o projeto "Amigos da Duetos ", no qual realiza campanhas musicais para arrecadação de fundos para instituições filantrópicas.

SERVIÇO

DUETOS ESCOLA DE MÚSICA

Endereço: Av. Antonio Sales, 2371 - Lj 101 - Dionísio Torres

Contato: (85) 4141-4909

Email: duetos@duetos.com.br

Site da Escola: www.duetos.com.br

Site de Cursos Online: www.duetosonline.com.br

Instagram: @duetos

Fb: www.facebook.com/duetos

Youtube: youtube.com/escoladuetos








OFICINAS DE BORDADO E CROCHÊ NA VILA DAS ARTES

Estão abertas até 10 de junho as inscrições para a segunda parte do Projeto Artesania, Memória e Criação, que se propõe a capacitar interessados com aulas de Bordado e de Crochê através de intercâmbio com artistas e artesãs dessas artesanias, para que aprendam, aperfeiçoam e/ou insiram as técnicas em suas produções. As inscrições estão sendo realizadas através de uma ficha de inscrição online.

As oficinas acontecerão de 15 a 19 de junho de 2015, sendo a de Crochê das 9h às 12h e Bordado das 14h às 17h, e se dividirão em três momentos: técnicas básicas de cores e desenho, prática de bordado e de crochê. O público-alvo são artesãos de Bordado ou de Crochê, costureiros, figurinistas, modelistas, estilistas, designers de moda, artistas visuais, ou demais pessoas interessadas com habilidades para artesanias e/ou desenho.

A proposta é também resgatar lembranças e valorizar os costumes e tradições através das roupas carregadas de memória através do artesanato cearense como expressão cultural e artística, e de uma Moda que insira no vestuário a nossa identidade cultural.

Na primeira fase do projeto, as proponentes Talita Maciel e Sol Moufer tiveram aulas de Bordado na Escola de Artes e Ofícios Thomás Pompeu Sobrinho com as artesãs Lúcia Ferreira e Maria Rosa e depois aulas de Crochê no ateliê da artesã Amélia Vasques.

A segunda parte será ministrada por Talita Maciel e Sol Moufer, que finalizarão o projeto com duas oficinas na Vila das Artes, uma de Crochê e outra de Bordado.

Cada participante deverá trazer no primeiro dia de cada oficina uma peça de roupa que guarde alguma recordação ou fato inesquecível na memória.

Sobre o Edital de Residências e Intercâmbios

Lançado em setembro de 2013, o Programa da Coordenadoria de Criação e Fomento da Secultfor, foi voltado a artistas, pesquisadores e produtores (indivíduais ou coletivos) de Fortaleza com projetos nas seguintes linguagens: artes visuais, circo, dança, literatura, teatro, música, moda, audiovisual, gastronomia, fotografia e humor. O Edital premiou 22 projetos, dentre 74 inscritos, com R$ 15 mil cada.

As propostas de residências são para um período de três meses, através de ações como intercâmbios artísticos, ocupações, acolhimentos etc., devendo as mesmas acontecerem nos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza (Passeio Público, Vila das Artes, Mercado dos Pinhões, Teatro Antonieta Noronha, Estoril e Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira) ou, ainda, em outros espaços tecnicamente viáveis e indicados pelos proponentes.

Serviço:
Projeto Artesania, memória e criação – Oficina de Bordado e Crochê
Período das inscrições: Até 10 de junho de 2015
Ficha de inscrição Oficina de Crochê: http://inscricaoviladasartes.blogspot.com.br/2015/05/oficina-de-croche.html
Ficha de inscrição Oficina de Bordado: http://inscricaoviladasartes.blogspot.com.br/2015/05/oficina-de-bordado.html
Quando: 15 a 19 de junho de 2015
Oficina de Crochê: 9 às 12h
Oficina de Bordado: 14 às 17h
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Número de participantes: 12 por oficina
Facilitadoras: Talita Maciel e Sol Moufer
Artesãs convidadas: Amélia Vasques e Lúcia Ferreira
Mais informações e entrevistas: artesaniaememoria@gmail.com

Nenhum comentário: