segunda-feira, 1 de junho de 2015

MÚSICA

São Gonçalo do Amarante realiza solenidade de lançamento da Orquestra Municipal

 No próximo dia 18 de junho, o Município de São Gonçalo do Amarante, realiza a solenidade de lançamento da primeira Orquestra Municipal da região, que pretende despertar um novo olhar para o cenário cultural do município e possibilitar a inclusão social através da arte e da cultura. O evento acontece na Praça Matriz da cidade, às 18h30, com a presença de convidados e autoridades locais, além das apresentações do Quarteto de Trombones, uma das extensões da Banda Municipal Aldenor Barbosa, que também se apresentará nesta noite e contará com participações especiais do cantor local Osmildo e também de Marcos Lessa, Mel Mattos e Lídia Maria
O Projeto da Orquestra Municipal de São Gonçalo é uma realização da Associação das Famílias de Pecém em parceria com a Endesa Fortaleza e Enel, apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante através da  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura e a coprodução da WM Cultural.  Segundo o diretor da WM Cultural e produtor do projeto, William Mendonça, essa ação na macro região de Fortaleza, é importante para fomentar a diversidade de produtos culturais no estado. "Com estas ações socioculturais objetivamos diversificar a oferta cultural local oferecendo produtos aos moradores e contribuir para a melhoria e o bem-estar da cidadania mediante o fomento à fruição artística. Por tratar-se de um projeto democrático, estaremos proporcionando o acesso à comunidade em geral  com seus mais diferentes segmentos e classes", ressalta William. 
Com o intuito de ser um canal de valorização da musicalidade local e tornar-se uma atração musical de referência no estado, a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante, será composta por 60 crianças e jovens a partir 10 anos, das redes públicas de ensino, que terão a oportunidade de se profissionalizar na música e escolher entre os instrumentos: violino com espalateira, viola, violoncelo, contrabaixo, saxofone alto, saxofone tenor, sax barítono, tuba, flauta, piccolo, clarineta, trompa, trombone, pandeiro, conga e bateria. Um dos requisitos para fazer parte da Orquestra é que as crianças e jovens estejam devidamente matriculadas, no caso de jovens e adultos, é necessário que já tenham concluído o ensino médio. As aulas de cordas, com o professor Paulo Cleber, acontecem nas Terças e Quintas, de 14h30 às 16h30, já as aulas de Sopro e Percussão, com o professor Diogo Barbosa, serão realizadas nas Segundas e Quartas, de 18h30 às 20h30.
Essa primeira fase de formação terá duração de 10 meses. O conteúdo programático do projeto faz parte de um Plano Pedagógico composto por: Aulas de Teoria Musical e História da Música, Prática Instrumental (Individual e Coletiva), Ensaios e Apresentações Artística (Fruição e Difusão).  Após a fase de iniciação com os instrumentos e orientação dos professores os alunos passarão a compor oficialmente a Orquestra e poderão se apresentar nos espaços públicos e praças do município, sendo necessários ensaios periódicos com os integrantes, exercitando assim, a prática de conjunto, possibilitando o aprimoramento da escuta e da expressão musical em um contexto coletivo e de troca com a cidade.
O time que compõe a equipe pedagógica do projeto é formado por profissionais como: Maestro Madiel, que assume a Coordenação Pedagógica e a Regência da Orquestra Municipal, assim como,  Maestro Diogo Braga, como professor de sopro e percussão, ambos titulares na regência da Banda Municipal Aldenor Barbosa que atua no município desde 2005. A equipe conta também com a participação do músico fortalezense Paulo Cleber, que tem em seu currículo a Orquestra Cearense de Cordas e a Orquestra Eleazar de Carvalho e traz consigo uma valiosa contribuição para a formação do naipe de cordas da Orquestra Municipal de São Gonçalo. Em sua fase final o projeto beneficiará não só os estudantes através de iniciativa socioeducativa, mas toda população que encontrará em seus espaços de convivência, mais um recurso de entretenimento e inclusão cultural de forma gratuita.
De acordo com Maria Vênus de Andrade Cunha, Secretária de Cultura e Turismo de São Gonçalo do Amarante, apoiar o Projeto da Orquestra Municipal significa oportunizar aos adolescentes e jovens um futuro melhor. “Aprender a tocar um instrumento e participar de uma orquestra tem grande significado na educação e no futuro de qualquer adolescente e jovem. Além de aprender sobre a música, ele desenvolve disciplina, cultura, concentração e senso de equipe, bem como a descoberta de novos talentos, onde todo mundo ganha”, pontua a secretária.
 
SERVIÇO

Lançamento da Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante
(Apresentação do Quarteto de Trombones, com participações especiais do cantor local Osmildo e também de Marcos Lessa, Mel Mattos e Lídia Maria)
Quando: 18 de junho, às 18h30
Local: Praça Matriz de São Gonçalo do Amarante 
Inscrições de alunos
Período: 15 a 19/06 e 22 a 24/06 (8h às 12h/14h às 16h)
Local: Sede da  Secretaria de Cultura e Turismo de São Gonçalo do Amarante- CE

Nenhum comentário: