segunda-feira, 1 de junho de 2015

HOT DIVIRTA-CE


Desejo e sexo: os 25 desenhos da exposição “Corpor” de Joana Soares no Salão das Ilusões

Na exposição de estreia da artista-arquiteta, seres anônimos - quase idênticos em sua forma - dançam, se entrelaçam, submergem, se confundem e se reencontram no espaço de absoluta luz e pureza de uma folha em branco


O corpo tem sido associado como templo do profano historicamente, desde o início das civilizações mais remotas. O desejo e o sexo, pulsações do ponto culminante da vida, são ocultados das pessoas pelas pessoas; são tidos como algo permanentemente proibido. E como o sagrado seria a negação do corpo, apenas negar o corpo seria permitido como busca do sagrado. Será?
Na exposição de estreia de Joana Soares, “Corpor”, em cartaz no Salão das Ilusões, seres anônimos - quase idênticos em sua forma - dançam, se entrelaçam, submergem, se confundem e se reencontram no espaço de absoluta luz e pureza de uma folha em branco. Muitos dos personagens vistos nos 25 desenhos expostos estão representados em plena nudez; casais homoafetivos, heterossexuais, gestantes, amantes solitários e homens e mulheres dedicados ao sagrado procuram, através do corpo, o contato com o que os torna sagrados: o amor, o prazer e o transcendental.
Aos 30 anos, Joana Soares é arquiteta por formação - mas, como diz com insistência, "fotógrafa, poetisa e ilustradora amadora há mais de dez anos", bem como "uma amante da história da arte desde os dez anos de idade". "Minhas ilustrações são apenas parte do que consigo expressar do universo em meu redor - e tento fazê-lo das mais variadas formas, ainda que para isso tenha que variar o traço, o tema adotado no desenho. Acredito que não haja nada desimportante para ser representado na arte, que o olhar tem um grande poder e tento devolver isso em todas as obras que produzo. Acredito ainda na arte que comunica para além do belo - muito embora não desgoste do surrealismo ou da arte que explora o interior do artista sem desejar comunicar tanto ao espectador; no entanto, minha obra apresenta, em sua maior parte, o sentido (que vai além da estética pela estética) como força motriz".


 SERVIÇO

Exposição “Corpor”, de Joana Soares
Salão das Ilusões - Rua Coronel Ferraz, 80, Centro
Censura 16 anos
Entrada gratuita

Nenhum comentário: