segunda-feira, 1 de junho de 2015

DANÇA


Mapeamento da Dança // indivíduos, grupos e instituições devem se cadastrar

Desde segunda-feira (8/6), a Vila das Artes realiza, gratuitamente um plantão para tirar dúvidas sobre o cadastramento do Mapeamento da Dança. A iniciativa tem o objetivo de identificar agentes da linguagem (indivíduos, grupos e instituições) que atuem nas áreas de formação e produção artística, e criar um banco de dados. O cadastramento ainda continua até o dia 12 e de 15 a 19 de junho, das 15h às 19h


Iniciada no final de 2014, a pesquisa Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal é uma iniciativa que surgiu no âmbito do Colegiado Setorial de Dança (CNPC/MINC), como uma ação prioritária de diagnóstico da área e, cuja primeira etapa se tornou realidade através da assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a FUNARTE/MINC.
O Mapeamento é uma pesquisa de diagnóstico que identificará atores da dança que desenvolvam ações nas áreas de formação e produção artística. Além de informações cadastrais básicas, serão coletados dados quali-quantitativos, visando à construção de um panorama da dança que abrangerá aspectos de âmbito social, econômico e artístico. A primeira etapa do projeto engloba oito capitais do país: Belém, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Se você atua na área da dança nesses municípios, gostaríamos de contar com a importante contribuição preenchendo este cadastramento como: indivíduo, instituição ou grupo, companhia ou coletivo.  Ele está disponível no endereço: www.mapeamentonacionaldadanca.com.br
Caso autorize, alguns dados de identificação do cadastro serão disponibilizados, posteriormente, em um banco de dados, aberto à consultas públicas na Internet.
Posteriormente, você receberá um e-mail, com o link para o questionário da pesquisa, sem identificação do informante, no qual coletaremos dados referentes à sua atuação no campo da Dança.
De acordo com Ernesto Gadelha, coordenador da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, o Mapeamento da Dança é fruto de uma antiga reivindicação dos profissionais da área. “Sua concretização é resultado de uma intensa mobilização e trata-se de uma oportunidade singular para, finalmente levantarmos dados de ordem quantitativa e qualitativa, relativos ao campo da dança no Brasil. Serão esses dados que nos permitirão estabelecer indicadores e metas consistentes para a elaboração de políticas públicas para a dança. Ademais, irão possibilitar que conheçamos melhor uma série de aspectos que perpassam e configuram nossa área de atuação e que permanecem sem visibilidade tanto para nós como para o poder público”, opina o coordenador.
Ele diz também que a Vila, percebendo a importância do Mapeamento, apóia a iniciativa, somando esforços para que a pesquisa, em Fortaleza, seja realizada da melhor forma possível.
Em Fortaleza, o projeto está sendo realizado pelo Núcleo Fortaleza, constituído por professores/pesquisadores e estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança - Instituto de Cultura e Arte/UFC. A Vila das Artes vai contribuir de forma a ajudar aqueles que quiserem se cadastrar no Mapeamento, dando suporte e orientando em questões relacionadas ao projeto.
Serviço:
O que: Plantão de cadastramento para esclarecimentos e tirar dúvidas sobre o Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal
Onde: Vila das Artes
Quando: 8 a 12 e 15 a 19 de junho, das 15h às 19h
Mapeamento através do site www.mapeamentonacionaldadanca.com.br
Mais informações: (85) 3105.1402 ou através do e-mail contato@mapeamentonacionaldadanca.com.br
Entrada franca


Shopping Parangaba oferece aula gratuita de Zumba
Em parceria com a Greenlife Academias, o Shopping Parangaba oferta neste sábado (13), às 10h, aula gratuita de Zumba. A modalidade do exercício que combina a música latina com a internacional em um sistema de treino divertido e eficaz será realizada na Praça Central (Piso L1).
O incentivo à prática de atividades físicas faz parte do "Parangaba e Saúde", promovido pelo centro comercial. O projeto traz a cada sábado aulas gratuitas de diferentes modalidades de exercícios para o público.
A rede Mixirica, que oferece refeições equilibradas e saudáveis, também participa promovendo a degustação de sucos detox e descontos especiais em alguns itens do cardápio, para aqueles que participarem.

Serviço
“Parangaba e Saúde”

Data: 13/06 – Aula de Zumba
Local: Praça Central – Piso L1 – Shopping Parangaba
Horário: 10h às 11h - Aula Gratuita

Nenhum comentário: