terça-feira, 7 de janeiro de 2014

PELO INTERIOR

Festival de Dança Litoral Oeste 2014 segue para Trairi
 

O Festival de Dança Litoral Oeste 2014 tem continuidade em Trairi (31.jan a 02.fev) e Paracuru (07 a 09.fev) - toda a programação é gratuita


Depois de três dias de atividades em Itapipoca, o Festival de Dança Litoral Oeste 2014 pega a estrada e segue para Trairi, com espetáculos de dança, música e encontro de sexta-feira (31 de janeiro) a domingo (02 de fevereiro). A programação acontecerá nos dois primeiros dias a partir das 20h, em palco montado no CPTA (Centro de Promoções Turísticas Ambientais), com acesso gratuito. No domingo, haverá o Encontro com artistas da dança no mesmo local, a partir das 9 horas.
São atrações em Trairi: Dia 31 - “Sob Pressão” - Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte), “Corpo Divino” - Cia Arreios (Trairi), “Transeuntes” - Cia Flex (Trairi), “À beira de” - Silvia Moura (Fortaleza). Dia 01 - “Suspiros Del Alma” - Grupo Tablado (Fortaleza), “A invenção do Baião Teimoso” - Cia Balé Baião (Itapipoca),  “Mobilis” - Edisca (Fortaleza) e “Dois Pontos” - Paracuru Cia de Dança (Paracuru). A segunda noite do Festival terá, além de espetáculos, homenagens a três importantes nomes da dança no Ceará. São eles: David Linhares, Silvia Moura e Cláudia Pires.
Depois de Trairi, será a vez de Paracuru, com programação de 07 a 09 de fevereiro encerrando esta edição do Festival de Dança Litoral Oeste. Nas duas cidades haverá show da cantora cearense Lídia Maria, com repertório do CD "Alma Leve", lançado em 2013.
O Festival de Dança Litoral Oeste destaca-se como um evento que prioriza, sobretudo, a dança cearense na sua diversidade, apresentando diversas ações gratuitas em amplo alcance, de caráter artístico e formativo. Os três municípios da região do Vale do Curú e Litoral Oeste do Ceará desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança, no âmbito da formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão. Além de se propor como ação descentralizadora e democrática de circulação da dança, o Festival vem se desenhando como um espaço privilegiado para a confluência de troca de experiências, convívio e celebração dos afetos que articulam esta arte no Ceará.

SERVIÇO
Festival de Dança Litoral Oeste 2014 - Trairi (31.jan a 02.fev) e Paracuru (07 a 09.fev). Informações: (85)3046-2744. Facebook: Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará 2014. GRATUITO.

 

PROGRAMAÇÃO*


TRAIRI
Dia 31.Jan (SEXTA)

A partir das 20h - CPTA:
“Sob Pressão” - Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte)
“Corpo Divino” - Cia Arreios (Trairi)
“Transeuntes” - Cia Flex (Trairi)
“À beira de” - Silvia Moura (Fortaleza)
DJs

Dia 01.Fev (SÁBADO)
A partir das 20h - CPTA:
 “A invenção do Baião Teimoso” - Cia Balé Baião (Itapipoca)
“Mobilis” - Edisca (Fortaleza)
“Dois Pontos” - Paracuru Cia de Dança (Paracuru)
“Suspiros Del Alma” - Grupo Tablado (Fortaleza)
Homenagem  a David Linhares, Silvia Moura e Cláudia Pires
Show de Lidia Maria

Dia 02.Fev (DOMINGO)
9h - CPTA:
Encontro com artistas


PARACURUDia 07.Fev (SEXTA)
A partir das 20h - Escola de Dança de Paracuru:
“Sob pressão” - Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte)
“Corpo Divino” - Cia Arreios (Trairi)
“Dança de Salão” - Poros Pesquisa e Produção (Fortaleza)
“A invenção do Baião Teimoso” - Cia Balé Baião (Itapipoca)

Dia 08.Fev (SÁBADO)
A partir das 20h - Praça de Eventos:
"Instantes Cíclicos" - Acto Cia de Dança (Paracuru)
"Verão" - Ballet Hugo Bianchi (Fortaleza)
"Dança de Rua" - Enchame Break (Paracuru)
“Mobilis” - Edisca (Fortaleza)
“Suspiros Del Alma” - Grupo Tablado (Fortaleza)
Homenagem a Valéria Pinheiro, Hugo Bianchi e Graça Martins
Show de Lidia Maria

Dia 09.Fev (DOMINGO)
9h - Escola de Dança de Paracuru:
Encontro com artistas

ENDEREÇOS:
CPTA - Centro de Promoções Turísticas Ambientais - Avenida Cesar Cals - Trairi
Escola de Dança de Paracuru - Rua Pedro Barroso Meireles, 175 - Boca do Poço - Paracuru
Praça de Eventos - Rua Raimundo Moreira Lima - Centro - Paracuru
* Programação sujeita a alterações

 







XVIII Encontro dos Profetas da Chuva acontece de 10 a 11 de janeiro

Previsões e cantadores de moda nordestina estarão no evento que acontece em Quixadá

Como manda a tradição, a cidade de Quixadá (Ceará) será sede da próxima edição do Encontro dos Profetas da Chuva. De 10 a 11 de janeiro de 2014, estudiosos acadêmicos, políticos, estudantes e profetas da chuva do Sertão Central cearense se reúnem para lançar as previsões do inverno de 2014.
A programação começa na sexta-feira (10) com a sétima edição do festival Encanta Quixadá. A apresentação de violeiros e trovadores vem reunindo, desde o ano de 2007, cantadores da moda nordestina na praça da Fundação Cultural. Na manhã do sábado (11), acontece a abertura oficial do evento, quando cerca de 30 profetas convidados vão expor suas previsões na Associação de Ouvinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE).
Os ‘profetas’ são sertanejos com um conhecimento particular a respeito das manifestações da natureza que emitem sinais sobre os períodos de chuva ou seca no Nordeste brasileiro. Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos. Os interessados nesse conhecimento, ou seja, aqueles que têm um vínculo significativo com a terra, aprendem como construir suas próprias previsões singulares através da convivência, do crescimento, de um entendimento próprio e de um conjunto de sinais – as experiências.
Na cidade de Quixadá, desde 1996, onde se realiza o Encontro Anual dos Profetas da Chuva, eles anunciam publicamente as suas previsões para a próxima estação chuvosa na região. O encontro acontece tradicionalmente no segundo sábado de janeiro, em um local aberto para o público. Aqueles que se identificam como profetas são apresentados por Helder Cortêz, um dos organizadores do encontro, e depois cada um tem sua vez de falar, incluindo a previsão e uma breve descrição dos métodos usados para chegar àquela conclusão.
Na edição de 2013 compareceram cerca de 50 profetas que previram, em sua maioria, um inverno fraco para o Ceará, o que está sendo constatado com o pouco número de chuvas na região e a vivência de uma das piores secas do Nordeste.
O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central  e uma produção da Mungango Produções.

SERVIÇO
XVIII Encontro de Profetas da Chuva, de 10 a 11 de janeiro de 2014, na Associação de Ouvinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE), acesso pela estrada do açude Cedro, KM 3, em Quixadá. Mais informações: (85)3032.3333

Nenhum comentário: