terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, DECORAÇÃO

Mostra “Difuso” em exposição no Espaço Cultural Correios

Em sua primeira mostra individual, o artista e designer cearense Túlio Paracampos apresenta seus estudos em composições modulares em representações volumétricas e planas


Relevos e formas representam a significação própria da obra. Esses elementos plásticos que falam por si mesmos resultam dos estudos sobre composições modulares realizados pelo artista plástico e designer cearense Túlio Paracampos. Com base nas pesquisas da forma e da cor presentes nas representações concretistas, apresentadas através de uma linguagem mínima e simbólica, ele propõe uma releitura dessa corrente estética na sua primeira mostra individual. A exposição Difuso fica em cartaz até 28 de fevereiro de 2014 no Espaço Cultural Correios, em Fortaleza.
Composta por cerca de 20 obras criadas entre 2007 e 2013, a exposição reúne pinturas, gravuras, esculturas e experimentos que refletem um olhar contemporâneo na busca de complementar o estilo com representações mais leves, embora firmes, no que diz respeito à proposta original orientada pela simplicidade.

A mostra apresenta o estudo de composição que tem origem em módulos. Este elemento essencial é submetido a diversas experiências visuais. “Na sua representação tridimensional, toma partido da forma e tem como meta a resultante gráfica da sua projeção. Já nas representações planas, os módulos se sobrepõem em camadas sucessivas e translúcidas, alcançando, por meio da variação de proporção, cor, intensidade e textura visual, a sua proposta final de representação, isto é, a difusão ou diluição da forma pura”, explica Paracampos.
Essa é a origem do título dado à exposição, que remete ainda à proposta sociocultural. Tendo em vista a difusão da arte e a sua democratização, os Correios, que patrocinam a exposição, irão promover visitas de 400 alunos de escolas públicas à mostra.
O projeto expográfico assinado pela arquiteta Suyenne Lemos já convida a refletir sobre o método do artista ao organizar as composições modulares das mais simples às mais complexas, promovendo maior interação e, consequentemente, maior acessibilidade às artes visuais. “Com as visitas guiadas, oficinas e palestras voltadas aos estudantes, a ideia é ir além da fruição de obras, permitindo o compartilhamento da experiência artística, ampliando o repertório cultural desse público, que muitas vezes não tem acesso à produção artística da cidade”, diz Túlio Paracampos.
Túlio Paracampos é artista plástico desde 1995 e é designer formado pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (2003), além de estudante de Arquitetura e Urbanismo na Fanor – Faculdades Nordeste. Atua no segmento das artes visuais desde 1997, com participação em cinco edições da Casa Cor/CE, Imprima Sobral - Mostra Internacional de Gravura (2012), e Unifor Plástica (2007 e 2011). Atua ainda como designer desde 2003, pelo escritório Faber Co.Criação, a serviço do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Ceará (SEBRAE/CE), Prefeitura Municipal de Fortaleza, Governo do Estado do Maranhão e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
SERVIÇO
Exposição Difuso, de Túlio Paracampos
Local: Espaço Cultural Correios (Rua Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza) Telefone: (85) 3255-7262/E-mail: espacoculturalce@correios.com.br
Visitação: até 28/02/14, das 8h às 17 horas (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábados). Entrada Franca
Visitas monitoradas: (85) 3255-7262
Gratuito

Nenhum comentário: