terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ESPORTES


SUP Wave ganha força no Ceará


O Ceará ganhou destaque internacional pelos fortes ventos, destacando vários atletas nacionais nas modalidades a vela como Kitesurf e Windsurf. Mas uma nova modalidade vem ganhando adeptos e mostrando que o estado possui boas condições para todas as modalidades de prancha, sendo um verdadeiro parque aquático de esportes radicais.
Estamos falando do SUP Wave,  o Stand Up praticado nas ondas. Essa febre já conquistou o Brasil e no extremo norte da região Nordeste a mania chegou com força. Nessa época do ano  os ventos param no Ceará, e as mesmas ondulações que atingem Fernando de Noronha  chegam ao litoral Cearense,  deixando o mar em condições clássicas para o Stand Up.
Os watermans Ygon Maia e Gustavo Foerster são dois fissurados que estão puxando o nível do esporte na região. Ygon Maia tem sido destaque no Circuito Cearense e  nos dias grandes no Titanzinho. Gustavo, que é atleta profissional de kite da Pena, é top 3 do kitewave nacional e fissurado no Stand Up.  Essa dupla mostra que o SUP pode ser bem divertido mas também extramente radical. É possível executar manobras de alta performance do surf como rabetada, aerial, rasgada, tubos,  entre outras, além de permitir um bom posicionamento no pico, pegando sempre as melhores da série.

Pra quem deseja se jogar na modalidade, aqui vão algumas dicas:

- Se possível, começe com uma prancha grande e com bastante volume pra poder facilitar a remada.
- Procure começar em locais com ondas de linha e canal pra entrar.
- Aprenda a remar deitado com o remo entre o peito e a prancha, essa posição te ajuda a passar
o inside e chegar na parte lisa.
- Nunca largue o remo ! Ele boia e te ajuda a se locomover.
- Mantenha distância de banhistas, surfistas e outras pessoas na água. A prancha de SUP é pesada e maxuca, é sua responsabilidade não envolver ninguém em acidente.
- Ao perceber que a série entrou e não vai da pra passar, pular para longe da prancha segurando o remo.
- Fique atento as correntes, pedras e dificuldades que cada local apresenta. É preciso gerenciar o seu equipamento e ele é grande !
- Assim que puder, diminua o tamanho da prancha para evoluir nas manobras !

O SUP Wave com certeza é a onda do momento.

Por:  Gustavo Foerster
Fotos: Gisa de Paula

Nenhum comentário: