terça-feira, 7 de janeiro de 2014

LUXO

Cearense Claudio Quinderé celebra 20 anos na arte de fazer joias
 
Exposição “Caminhos do Tempo” encerra nesse sábado, na Fundação porto Freire, sorteando peças exclusivas do designer

 Neste sábado, 25, se encerra no Espaço Cultural Porto Freire, no Parque Del Sol, a exposição Caminhos do Tempo – 20 anos em 20 joias, que comemora duas décadas de trabalho do designer de jóias cearense Cláudio Quinderé, hoje um nome reconhecido internacionalmente, sobretudo pela força inventiva em traduzir folhas, flores, pássaros, formas geométricas e crucifixos, e que há muito cruzou as fronteiras do Ceará. Claudio ficou conhecido nacionalmente produzindo peças para artistas da Globo usarem nas novelas da emissora.

A mostra teve início em outubro de 2013. No encerramento, sábado, a Fundação Porto Freire irá sortear jóias do artista aos visitantes que deixaram seus dados na urna que encontra-se no local. Ainda dá tempo participar. A exposição está aberta de 8 às 19 horas até este sábado. O sorteio ocorre em paralelo à primeira edição do Mercado Del Sol - Feira de Arte, Design e Gastronomia, que será instalada a partir das 17h na Praça do Parque, em frente ao Espaço Cultural Porto Freire, onde ocorre a exposição.
 Composta por 20 peças referenciais, a exposição propõe uma retrospectiva de temas, estilos e técnicas desenvolvidos na concepção das jóias que, até hoje, são executadas em processo totalmente artesanal. A curadoria é da Quadraria Coletivo de Ideias e apresenta  peças que mesclam a prata 950 – matéria-prima de Cláudio Quinderé – com elementos regionais, como a renda de labirinto, e naturais, como a seda da palha do buriti, palmeira proveniente do nordeste brasileiro.

A coleção Tramas do Buriti, inclusive, ganha destaque por serem ecologicamente corretas e exclusivas. Essa coleção foi selecionada para duas edições da Bienal Brasileira de Design, em 2010 e 2012, integrando respectivamente as mostras Design, Inovação e Sustentabilidade, e Da Mão à Máquina, que fez uma retrospectiva da produção em design no país a partir do artesanato até a indústria.
Para além do território nacional, Tramas do Buriti foi selecionada para a exposição Joia Brasil em Paris, por ocasião do Ano do Brasil na França, em 2005. Já em 2011/2012, representou o Ceará na exposição itinerante Jewels from Brazil, que percorreu quatro cidades na Inglaterra difundindo o design brasileiro no exterior, sob curadoria da jornalista especializada em design, gestora cultural e escritora Adélia Borges.

SERVIÇO
Exposição Caminhos do Tempo – 20 anos em 20 joias
Espaço Cultural Porto Freire
Rua Joãozito Arruda s/n – Cidade dos Funcionários
Gratuito

Nenhum comentário: