terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ESPECIAL

Cultura do Brasil e da Turquia em exposição e mostra de cinema

Após uma expedição por 24 cidades, distribuídas em territórios na Turquia e no Brasil, três artistas: Antonio Luiz, Cem Ersavcı e Emrah Kartal – um brasileiro, um turco e um turco residente no Brasil, respectivamente – chegam à Unidade Juazeiro do Norte do Sesc*. Eles trazem o projeto Terreiro de Fronteiras, que aproxima ocidente e oriente com uma Mostra de filmes turcos a e a Exposição Multi-Web-Mídia: Terreiro de Fronteiras.
Os filmes exibidos são: “Era uma vez na Anatolia”, “Distante”, “Vavien”, “Três Macacos”, “Destino” e a “Caixa de Pandora”, todos de origem turca. As sessões acontecem até 24 de janeiro, na Unidade Juazeiro do Sesc, às 15h. E no Memorial Padre Cícero os filmes são exibidos de 18 a 22 de janeiro, às 20h.
Já a exposição “Multi-Web-Mídia: Terreiro de Fronteiras” fica em cartaz até o dia 14 de fevereiro, com registros de imagens sobre aspectos culturais e representativos das localidades por onde os artistas passaram, em exibição na Galeria de Artes da Unidade Juazeiro do Norte do Sesc. O trabalho apresenta o resultado desse encontro Brasil/Turquia e da troca de experiências visuais.
As imagens mostram a diversidade cultural, ressaltando o que há de comum de cada lugar, as pessoas, lugares, ruas, ambientes, situações e artes. Para Pedro Vasquez, curador do projeto, apesar de inúmeras diferenças - como, por exemplo, o idioma - a linguagem fotográfica e a percepção dos fotógrafos proporcionaram o diálogo. “O idioma turco é de difícil compreensão para os brasileiros assim como o português o é para os turcos. Entretanto, “a escrita da luz” [significado etimológico de fotografia] oferece um terreno comum de entendimento”, declarou.
O roteiro dos artistas incluiu a região do Cariri, que foi visitada em julho de 2013. “Os observadores não deixarão de perceber que existem similitudes entre a singular paisagem da Capadócia e a do sertão do Cariri; como existem entre as cidades de Istambul e do Rio de Janeiro”, ressalta Pedro Vasquez, que também é subeditor da Rocco Jovens Leitores e diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói.

SERVIÇO
Projeto Terreiro de Fronteiras
- 1ª Mostra Audiovisual Cinema de Fronteiras
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227)
Período: 21, 22, 23, 24 de janeiro
Horário: 15h
Entrada: Gratuita

Local: Memorial Padre Cícero (Praça do Cinquentenário, s/n)
Período: 18 a 22 de janeiro
Horas: 20h
Entrada: Gratuita

- Exposição Multi-Web-Mídia Terreiro de Fronteiras
Local: Galeria de Artes da Unidade Juazeiro do NorTe do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Visitação: Todos os dias, das 13h às 21h
Período: Até 14 de fevereiro
Entrada: Gratuita
Informações: (88) 3512.3355

Nenhum comentário: