terça-feira, 7 de janeiro de 2014

DANÇA

Edição de férias da Bienal Internacional de Dança

A Praça do Ferreira será palco de apresentações de quarta (29) a sexta (31)

A Praça do Ferreira vai ser palco da programação especial de férias da Bienal Internacional de Dança do Ceará. De quarta-feira (29) a sexta (31) acontece a Bienal Estação Férias 2014, com espetáculos de dança e música a partir das 15 horas.
A Bienal de Dança, que conta com o patrocínio da Petrobras há 7 anos, leva à Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, grupos, artistas e professores da dança local, apresentando a diversidade de propostas que constituem a paisagem coreográfica do Ceará.
Coreógrafos e professores de dança conceituados nacionalmente e no exterior, residentes no Ceará, abrem a programação diária na praça com aulas públicas. No primeiro dia, os professores são Ernesto Gadelha e Paulo Caldas. Na quinta-feira, a aula pública é de Linhares Junior. Quem encerra esta atividade na sexta-feira é Flávio Sampaio.
Na sequência, o público poderá conferir espetáculos que marcaram a programação da última Bienal de Dança, como  “GPS – Grande Percurso Solitário” (Alex Santiago), "Cajuína" (Alysson Amancio Cia. de Dança), "Dois Pontos" e "Parabach" (Paracuru Cia. de Dança), "Duas Estações" (Edisca), “A Invenção do Baião Teimoso" (Cia Balé Baião de Dança Contemporânea), "Mistura - A dança das coisas" (Grupo N∞), “Fonte (Fragmentos)” (Staccato | Paulo Caldas).
O espetáculo “A Cadeirinha e Eu”, da coreógrafa cearense Silvia Moura, terá duas apresentações no dia da abertura: a primeira será a obra original, apresentada pela própria coreógrafa. A outra, com Fauller / Cia Dita, é uma releitura da obra original proposta coma exercício pela Bienal Internacional de Dança do Ceará em 2011.

Companhia Vidança estreia espetáculo

A Companhia Vidança, dirigida por Anália Timbó, estreia “No Jardim dos Girassóis”, espetáculo coreografado por Linhares Junior, que assina também a cenografia e iluminação. Serão duas apresentações: dia 30 às 18h40 e dia 31 às 18h. Linhares Junior iniciou a carreira como bailarino no Brasil e desenvolveu sua arte durante muitos anos na Europa. Na companhia de Frederic Flamand (Plan K) dançou nos mais renomados teatros e festivais da Europa, América do Norte e América Latina. Em 1991 foi convidado por Hans Tuerlings para fundar a companhia RAZ, onde estrelou por mais de 15 anos. Em 2003 recebeu o prestigioso Zwaan Prijs, prêmio de melhor bailarino holandês, da Associação de Diretores de Teatros da Holanda (VSCD).


Edição especial da revista Olho de Peixe
Na noite de abertura será lançado o terceiro número da revista Olho de Peixe, edição especial da IX Bienal Internacional de Dança do Ceará. A edição apresenta "o encontro de duas artes que, para além da técnica, utilizam a sensibilidade, a intuição e os afetos para se comunicar. Uma mais factual e a outra mais perene, que se conversaram em silêncio, ou melhor, em instantes cliques, durante os dias que durou a Bienal de Dança do Ceará", como relataram Assaoka e Celso Oliveira no Editorial da revista. O trabalho teve início antes mesmo da Bienal, na Oficina de Fotografia de Espetáculos, ministrada por Emídio Luisi a 16 fotógrafos do Ceará, e teve continuidade durante toda a Bienal. A revista pode ser conferida na internet: http://issuu.com/revistaolhodepeixe/docs/olho_de_peixe_baixa

Serviço
Bienal Internacional de Dança do Ceará - Estação Férias 2014
Data: De 29 a 31 de janeiro de 2014.
Horário: das 15h às 21h
Local: Praça do Ferreira (Fortaleza-CE).
Mais informações: 85- 3219-1959 ou www.bienaldedanca.com
Acesso gratuito


PROGRAMAÇÃO

29/01 (QUARTA-FEIRA)

15h00 - Aula-Pública com Ernesto Gadelha e Paulo Caldas
16h00 - “A Cadeirinha e Eu” - Silvia Moura
16h40 – “GPS – Grande Percurso Solitário” - Alex Santiago
17h00 – "Cajuína"- Alysson Amancio Cia. de Dança
18h00 - "Dois Pontos" - Paracuru Cia. de Dança
18h30 - “A Cadeirinha e Eu” - Fauller / Cia Dita
19h00 - "Duas Estações" - Edisca
20h00 - Lançamento da revista Olho de Peixe
20h15 – Lançamento de Videoclipe e pocket show de Daniel Peixoto
20h45 - SHOW -  As Gata Pira

30/01 (QUINTA-FEIRA)
15h00 - Aula-Pública com Linhares Junior
16h00 - “A Invenção do Baião Teimoso" - Cia Balé Baião de Dança Contemporânea
17h00 - "Mistura - A dança das coisas" – Grupo N∞
18h15 – “Fonte (Fragmentos)” - Staccato | Paulo Caldas
18h40 - “No Jardim dos Girassóis” – Companhia Vidança
19h00 – "Parabach" - Paracuru Cia. de Dança
19h30 - "Duas Estações" - Edisca
20h00 - SHOW - Felipe Cazaux
21h00 - SHOW - Jardim das Horas
 
31/01 (SEXTA-FEIRA)

16h00 – Aula-Pública - Flávio Sampaio
16h40 - “Fonte (Fragmentos)” - Staccato | Paulo Caldas
17h00 – “No Jardim dos Girassóis” – Companhia Vidança
18h00 - "Mulheres" - Paracuru Cia. de Dança
19h00 - "Bagaceira, cana e engenho" - Coletivo Vatá
20h00 - SHOW - Gustavo Portela
21h00 - SHOW "Tutti-Frutti"- Paula Tesser
 * Programação sujeita a alterações










PELO INTERIOR

Festival de Dança Litoral Oeste 2014 segue para Trairi
 

O Festival de Dança Litoral Oeste 2014 tem continuidade em Trairi (31.jan a 02.fev) e Paracuru (07 a 09.fev) - toda a programação é gratuita

Depois de três dias de atividades em Itapipoca, o Festival de Dança Litoral Oeste 2014 pega a estrada e segue para Trairi, com espetáculos de dança, música e encontro de sexta-feira (31 de janeiro) a domingo (02 de fevereiro). A programação acontecerá nos dois primeiros dias a partir das 20h, em palco montado no CPTA (Centro de Promoções Turísticas Ambientais), com acesso gratuito. No domingo, haverá o Encontro com artistas da dança no mesmo local, a partir das 9 horas.
São atrações em Trairi: Dia 31 - “Sob Pressão” - Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte), “Corpo Divino” - Cia Arreios (Trairi), “Transeuntes” - Cia Flex (Trairi), “À beira de” - Silvia Moura (Fortaleza). Dia 01 - “Suspiros Del Alma” - Grupo Tablado (Fortaleza), “A invenção do Baião Teimoso” - Cia Balé Baião (Itapipoca),  “Mobilis” - Edisca (Fortaleza) e “Dois Pontos” - Paracuru Cia de Dança (Paracuru). A segunda noite do Festival terá, além de espetáculos, homenagens a três importantes nomes da dança no Ceará. São eles: David Linhares, Silvia Moura e Cláudia Pires.
Depois de Trairi, será a vez de Paracuru, com programação de 07 a 09 de fevereiro encerrando esta edição do Festival de Dança Litoral Oeste. Nas duas cidades haverá show da cantora cearense Lídia Maria, com repertório do CD "Alma Leve", lançado em 2013.
O Festival de Dança Litoral Oeste destaca-se como um evento que prioriza, sobretudo, a dança cearense na sua diversidade, apresentando diversas ações gratuitas em amplo alcance, de caráter artístico e formativo. Os três municípios da região do Vale do Curú e Litoral Oeste do Ceará desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança, no âmbito da formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão. Além de se propor como ação descentralizadora e democrática de circulação da dança, o Festival vem se desenhando como um espaço privilegiado para a confluência de troca de experiências, convívio e celebração dos afetos que articulam esta arte no Ceará.

SERVIÇO
Festival de Dança Litoral Oeste 2014 - Trairi (31.jan a 02.fev) e Paracuru (07 a 09.fev). Informações: (85)3046-2744. Facebook: Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará 2014. GRATUITO.

 

PROGRAMAÇÃO*


TRAIRI
Dia 31.Jan (SEXTA)

A partir das 20h - CPTA:
“Sob Pressão” - Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte)
“Corpo Divino” - Cia Arreios (Trairi)
“Transeuntes” - Cia Flex (Trairi)
“À beira de” - Silvia Moura (Fortaleza)
DJs

Dia 01.Fev (SÁBADO)
A partir das 20h - CPTA:
 “A invenção do Baião Teimoso” - Cia Balé Baião (Itapipoca)
“Mobilis” - Edisca (Fortaleza)
“Dois Pontos” - Paracuru Cia de Dança (Paracuru)
“Suspiros Del Alma” - Grupo Tablado (Fortaleza)
Homenagem  a David Linhares, Silvia Moura e Cláudia Pires
Show de Lidia Maria

Dia 02.Fev (DOMINGO)
9h - CPTA:
Encontro com artistas


PARACURU 

Dia 07.Fev (SEXTA)
A partir das 20h - Escola de Dança de Paracuru:
“Sob pressão” - Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte)
“Corpo Divino” - Cia Arreios (Trairi)
“Dança de Salão” - Poros Pesquisa e Produção (Fortaleza)
“A invenção do Baião Teimoso” - Cia Balé Baião (Itapipoca)

Dia 08.Fev (SÁBADO)
A partir das 20h - Praça de Eventos:
"Instantes Cíclicos" - Acto Cia de Dança (Paracuru)
"Verão" - Ballet Hugo Bianchi (Fortaleza)
"Dança de Rua" - Enchame Break (Paracuru)
“Mobilis” - Edisca (Fortaleza)
“Suspiros Del Alma” - Grupo Tablado (Fortaleza)
Homenagem a Valéria Pinheiro, Hugo Bianchi e Graça Martins
Show de Lidia Maria

Dia 09.Fev (DOMINGO)
9h - Escola de Dança de Paracuru:
Encontro com artistas

ENDEREÇOS:
CPTA - Centro de Promoções Turísticas Ambientais - Avenida Cesar Cals - Trairi
Escola de Dança de Paracuru - Rua Pedro Barroso Meireles, 175 - Boca do Poço - Paracuru
Praça de Eventos - Rua Raimundo Moreira Lima - Centro - Paracuru
* Programação sujeita a alterações

 












Convocatória para o VI Festival de Dança Litoral Oeste

As propostas de espetáculos devem ser enviadas até o dia 10 de janeiro de 2014


O mês é de férias, mas para bailarinos e companhias de dança do Ceará é hora de ensaios para a 6ª edição do Festival de Dança Litoral Oeste. O evento, que acontece em Itapipoca, Tairi e Paracuru, lançou convocatória para a edição de 2014, que acontecerá em fevereiro.
Serão selecionadas obras coreográficas exclusivamente de artistas de dança independentes, grupos, companhias e coletivos residentes e atuantes no Ceará há mais de dois anos. Serão contemplados espetáculos estreados ou em processo de estreia, nas áreas de Balé Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Danças Populares Tradicionais, Danças de Salão, Danças afro-brasileiras, Flamenco, Sapateado, Hip Hop e Interferência de Rua.

As obras propostas deverão se alinhar aos espaços cênicos a serem ocupados. Para os espaços abertos (palcos montados, praças e ruas) serão priorizados trabalhos que dialoguem com essas ambiências, portanto de estéticas e dinâmicas expansivas, lúdicas e populares. Para os espaços fechados (teatro, galpão, auditório) serão contempladas propostas coreográficas que exigem olhar mais próximo e interação direta com o público, de cunho minimalista e experimental.

As propostas de espetáculos serão recebidas até hoje, dia 10 Janeiro. A divulgação oficial das obras contempladas se dará até 14 de Janeiro na página do evento no Facebook: "Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará 2014" e no site da Secretária de Cultura do Estado do Ceará (Secult): www.secult.ce.gov.br.
Os interessados devem enviar em envelope lacrado o seguinte material: Ficha de Inscrição preenchida, 02 fotos em alta resolução com os créditos do fotógrafo (em CD), vídeo do trabalho proposto em DVD e/ou link no Youtube/ Vimeo e os currículos dos principais artistas/profissionais envolvidos na proposta. Cada artista, grupo, coletivo ou companhia pode enviar mais de uma proposta. O destinatário é a produtora WM CULTURAL (Rua Ribeiro da Silva, 700 – Bairro Monte Castelo. CEP: 60.325-210/ Fortaleza-CE).

Nesta edição, Paracuru, Itapipoca e Trairi terão suas respectivas programações em praças públicas, espaços alternativos e teatros, com mostras gratuitas e “Encontros-Aconchegos” lançados neste ano, integrando artistas e produtores envolvidos em cada cidade. Além dos grupos selecionados por meio da Convocatória, nas três cidades circularão os trabalhos de suas respectivas companhias: Paracuru Cia de Dança, Cia Balé Baião e Arreios de Trairi.
O Festival de Dança Litoral Oeste destaca-se como um evento que prioriza, sobretudo, a dança cearense na sua diversidade, apresentando diversas ações gratuitas em amplo alcance, de caráter artístico e formativo. Os três municípios da região do Vale do Curú e Litoral Oeste do Ceará desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança, no âmbito da formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão. Além de se propor como ação descentralizadora e democrática de circulação da dança, o Festival vem se desenhando como um espaço privilegiado para a confluência de troca de experiências, convívio e celebração dos afetos que articulam esta arte no Ceará.




Nenhum comentário: