terça-feira, 7 de janeiro de 2014

MÚSICA

Grammy 2014: confira os vencedores da 56ª edição da maior premiação da música mundial

Os ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr, para alegria dos fãs, tocaram juntos na cerimônia

> Paul e Ringo aplaudindo Yoko Ono, aos 80 anos

Músicos, produtores, compositores e demais artistas que fazem parte da indústria da música se reuniram na noite deste domingo (26) em Los Angeles, Califórnia, para a entrega da 56ª edição do Grammy Awards.
Em mais de 5 horas de transmissão, conhecemos os vencedores nas 82 categorias deste ano e que incluem Rihanna, Justin Timberlake, Alicia Keys, Bruno Mars e Lorde. Macklemore & Ryan Lewis e Daft Punk foram destaques da noite.
 Os ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr, para alegria dos fãs, tocaram juntos na cerimônia do Grammy a canção "Queenie Eye". A música faz parte do álbum "New", lançado por McCartney em outubro de 2013.

> Beyoncé faz performance com o marido, Jay Z

McCartney cantou e tocou piano —o instrumento colorido usado em "Magical Mystery Tour"— enquanto Starr o acompanhava na bateria. Ao final da canção, os dois foram à frente do palco e deram as mãos durante o agradecimento à plateia. Enquanto a apresentação acontecia, foi possível ver Yoko Ono, viúva de John Lennon, dançando na plateia ao lado do filho Sean. Antes, nesta noite de premiação, Ringo Starr já havia tocado, sozinho, a canção "Photograph". A apresentação foi a primeira dos dois ex-Beatles juntos desde 2010. Em julho daquele ano, McCartney fez uma participação surpresa no show de aniversário de 70 anos do baterista. Sua apresentação conjunta anterior foi em abril de 2009. Tocaram no evento beneficente Change Begins Within, em Nova York, organizado pela fundação do diretor de cinema David Lynch.

> Katy Perry decepcionou

A participação de Starr em "Queenie Eye" foi anunciada como "surpresa" pela atriz Julia Roberts.
Apesar das expectativas dos fãs por um encontro entre os dois no palco, na última semana, Starr havia dito em entrevista ao site "Access Hollywood" que eles não tocariam juntos na festa do Grammy, somente se reuniriam na gravação de um programa especial nesta segunda (27).
O presidente da Academia do Grammy, Neil Portnow, também havia dito que os ex-Beatles não tocariam juntos, durante entrevista coletiva a jornalistas
Nesta premiação, McCartney venceu com "Cut me Some Slack" a categoria de melhor canção de rock. A música é uma parceria com os ex-Nirvana Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear. McCartney venceu também a categoria de melhor DVD musical, por "Live Kisses" -o prêmio foi entregue em cerimônia realizada horas antes da festa principal, na qual se entregam especialmente os gramofones dourados das categorias técnicas.

> Apresentação de Pink surpreende

Em nome do quarteto de Liverpool, McCartney e Starr recebem neste Grammy a distinção Recording Academy Lifetime Achievement, uma homenagem ao conjunto da obra da banda.
Nesta segunda-feira (27), será gravado "The Night that Changed America" (a noite que mudou a América), um programa de televisão pela comemoração do aniversário de 50 anos da primeira aparição dos Beatles na TV americana, no "The Ed Sullivan Show". O tributo, no qual McCartney e Starr, aí sim, devem aparecer tocando juntos, terá também show do duo britânico Eurythmics, que se reunirá pela primeira vez em quase 10 anos. A homenagem deve contar ainda com Maroon 5, Alicia Keys, John Legend, John Mayer e Keith Urban. O especial irá ao ar no dia 9 de fevereiro no canal americano CBS.


Aos 17 anos, Lorde vence Grammys de melhor canção e performance pop solo

A neozelandesa Lorde, de apenas 17 anos, levou para casa os Grammys de melhor canção e de melhor performance pop solo, pela faixa "Royals". "Isso é uma coisa que eu não esperava esta noite", foi sua primeira declaração com o troféu de melhor performance nas mãos, o primeiro que recebeu na noite. Em um curto discurso, a garota agradeceu aos concorrentes da categoria, que eram Bruno Mars, Sara Bareilles, Justin Timberlake e Katy Perry. "Vocês me inspiraram muito", disse. Quando voltou ao palco para receber o prêmio de melhor canção, ao lado do também compositor Joel Little, a garota agradeceu "a todos que fizeram essa canção explodir". Na categoria de melhor canção, Lorde superou "Just Give Me A Reason" (cantada por Pink com Nate Ruess), "Locked Out Of Heaven" (Bruno Mars), "Roar" (Katy Perry) e "Same Love" (Macklemore & Ryan Lewis com Mary Lambert). No início da cerimônia desta 56ª edição do Grammy, a maior festa fonográfica americana, Lorde cantou o hit "Royals" no palco na premiação.

Grammy celebra 34 casamentos na plateia com Madonna no palco

O momento mais inovador da 56ª edição do Grammy foi na apresentação da música "Same Love", da dupla Macklemore & Ryan Lewis, vencedora de quatro prêmios na noite.
Eles cantaram com Mary Lambert e Queen Latifah e, durante a apresentação, 34 casais de várias idades e raças, alguns gays, se casaram no meio da plateia do Grammy.
Uma empresa de seleção procurou os casais que foram avisados apenas que a cerimônia aconteceria ao vivo na televisão. Eles só souberam que seria na premiação nos últimos dias e tiveram que assinar acordos de confidencialidade.
Para Macklemore & Ryan Lewis, o evento também foi pessoal. A irmã de Lewis se casou com o namorado durante a cerimônia. Depois de Queen Latifah "oficializar" os votos, Madonna entrou no palco e cantou o refrão de uma de suas canções dos anos 1980, "Open Your Heart". Ela usava uma bengala. Segundo declarou antes da cerimônia, ele machucou o pé dançando.


Confira os ganhadores do Grammy 2014:
 
Record Of The Year: “Get Lucky” – Daft Punk
Song Of The Year: “Royals” – Lorde
Best New Artist: Macklemore & Ryan Lewis
Best Pop Vocal Album: “Unorthodox Jukebox” – Bruno Mars
Best Pop Solo Performance: “Royals” – Lorde
Best Pop Duo/Group Performance: “Get Lucky” – Daft Punk
Best Traditional Pop Vocal Album: Michael Bublé
Best R&B Performance: “Something” – Snarky Puppy With Lalah Hathaway
Best R&B Album: “Girl On Fire” – Alicia Keys
Best R&B Song: “Pucher Love Girl” – Justin Timberlake
Best Urban Contemporary Album: “Unapologetic” – Rihanna
Best Rap Performance: “Thrift Shop” – Macklemore & Ryan Lewis
Best Rap Song: “Thrift Shop” – Macklemore & Ryan Lewis
Best Rap/Sung Collaboration: “Holy Grail” – Jay Z Feat. Justin Timberlake
Best Rap Album: “The Heist” – Macklemore & Ryan Lewis
Best Dance/Electronica Album: “Random Access Memories”, Daft Punk
Best Dance Recording: “Clarity” – Zedd feat. Foxes
Best Country Song: “Merry Go ‘Round” – Kacey Musgraves
Best Country Duo/Group Performance: “From This Valley” – The Civil Wars
Best Country Solo Performance: “Wagon Wheel” – Darius Rucker
Best Remixed Recording Non-Classical: “Summertime Sadness (Cedric Gervais Remix)” – Lana Del Rey
Best Engineered Album – Non-Classical: “Random Access Memories” – Daft Punk
Best Music Video: “Suit & Tie” – Justin Timberlake & Jay Z
Best Producer Of The Year, Non Classical: Pharrell Williams


CLIQUE E VEJA COBERTURA DO GRAMMY 2014 NA PÁGINA DO DIVIRTA-CE NO FACEBOOK  
 








A trilha sonora que é uma verdadeira “Joia Rara”
 
Som Livre lança CD com consagrados artistas da música brasileira
 

A Som Livre lança, este mês, a trilha sonora nacional de Joia Rara, nova novela das 19h da Rede Globo. O repertório composto por 14 faixas acompanha o clima de romance da trama e reúne grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil e Chico Buarque, além de jovens músicos de sucesso, como Ana Cañas e Filipe Catto.
A faixa de abertura, que recebeu o mesmo nome do folhetim, foi composta por Gilberto Gil, que também aparece com intérprete. Outro importante nome da música brasileira que entra no disco é Caetano Veloso com “Gayana”. Já Maria Bethânia revisita faixa de Tom Jobim e Vinícius de Moraes em “Eu não existo sem você”, que embala as cenas de Toni (Thiago Lacerda) e Gaia (Ana Cecília Costa).
Gal Costa canta “Folhetim”, canção de Chico Buarque. O compositor também está presente em mais três faixas do álbum: “Acalanto para Helena”, que vem na voz de Ana Cañas; “Ai se eles me pegam agora”, pelo grupo As Frenéticas; e “Beatriz”, interpretada por Zizi Possi. Como cantor, Chico contribui com “Valsinha”.
“Eu amo você”, tema de Iolanda (Carolina Dieckmann) e Mundo (Domingos Montagner), aparece na voz de Tim Maia. Milton Nascimento canta “Nascente”, tema de Amélia (Bianca Bin) e Franz (Bruno Gagliasso). A versão conta com a participação especial de Flávio Venturini.
Completam o disco as faixas “Flor da Idade”, “Não tem solução”, “Aprendendo a Jogar” e “A Menina dança”, clássicas canções da música brasileira.
 








Grupo Conexão Baixada, revelação do rap nacional

Álbum traz a participação de DJ Negralha e dos rappers brasileiros Dexter e Rappin’Hood

Mistura de rap, rock, hip hop, reggae e ragamuffin: uma musicalidade livre de rótulos é o que busca o grupo Conexão Baixada. O resultado da aposta dá origem ao álbum Para que lutar em vão, que a Som Livre lança este mês. “Buscamos conquistar nosso espaço e reconhecimento. Nos inspiramos em nossas vivências e realidades, trabalhamos diariamente em cima de nossa sonoridade e musicalidade”, afirma o vocalista Tubarão, que assina todas as faixas do disco.
Antes mesmo do lançamento do CD, o trabalho já ganhou destaque com a faixa “Selva de Pedra”, presente na trilha sonora da novela Amor à Vida. Outra que merece atenção é “Querubim”, sucesso nas rádios nacionais. No trabalho, composto por 13 faixas, o Conexão traz a participação de DJ Negralha (O Rappa) e do rapper brasileiro Dexter em “Os Verdadeiros”. Já Rappin’Hood divide o microfone com o grupo em “Rolê na Baixada”.
Criada em 2002 pelo vocalista e compositor Tubarão e pelo saxofonista Edson, conhecido como Índio, apenas com a intenção de participar de um festival no litoral paulista, a banda ganhou destaque após vencer a competição, que contou com mais de 500 inscritos. Completam o grupo os músicos Leandro Ramajo (guitarra) e Ícaro Dreux (baixo). Além das parcerias do novo trabalho, a banda já gravou com Charlie Brown Jr., Seu Jorge e Black Alien, além de participar da abertura de shows de Marcelo D2, Planta e Raiz e do americano Ja Rule.

Nenhum comentário: