Os hábitos de beleza das brasileiras no verão
Pesquisa inédita demonstra os anseios e desejos em beleza das consumidoras na estação
O verão é a cara do Brasil. Nossos mais de oito mil quilômetros de litoral são um convite aos banhos de mar, sol e piscina, à contemplação da natureza e, consequentemente, à exposição do corpo. Isso é um problema para as mulheres. Em recente pesquisa encomendada pela P&G sobre os hábitos de verão das brasileiras, surpreendentes 62% das entrevistadas afirmaram se sentir feias na estação mais quente do ano, 34% se sentem cansadas e 42% indispostas.
Num país de tanta beleza, diversidade e cada vez mais entendimento sobre o cuidado com o corpo, a estética e a saúde, mais da metade das entrevistadas ainda sofre com a baixa autoestima. Um fato que reforça a importância de disponibilizar as mulheres ainda mais informações e ferramentas relevantes para que possam se sentir bem, todos os dias.
O estudo inédito, conduzido em parceria com o Instituto Ilumeo, foi realizado com 1.179 mulheres pertencente à classe C (50%), B (44%) e A (6%), de 25 a 32 anos de idade e das principais praças do Brasil (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), para identificar os principais hábitos das consumidoras brasileiras nessa época do ano e entender suas reais necessidades em beleza.
Para Gabriela Onofre, diretora de Comunicação e Marketing da P&G, os resultados confirmam o interesse das mulheres em ter uma imagem bonita aos olhos dos outros, mas, sobretudo diante do espelho. Estar bem consigo mesma é o fator mais importante para elas. Para arrasar nesse verão, as entrevistadas tem uma lista grande de exigências: 33% querem pernas poderosas, 24% buscam cabelos saudáveis, 17% querem bumbum sem celulite e 14% barriga sarada.
Confira mais resultados da pesquisa por categoria:
DEPILAÇÃO
A maioria das entrevistadas (54%) sente mais necessidade em se depilar no verão. Algumas dizem que sentem essa necessidade porque é uma época em que usam roupas mais curtas (35%), outras afirmam doer menos (31%) e 27% afirmam que depilar as deixa mais felizes.
A maioria das mulheres associa diferentes métodos, de acordo com a região do corpo a ser depilada. E, independentemente da frequência, a lâmina é o método mais utilizado por 62% das entrevistadas devido à praticidade, agilidade e por ser indolor. Podendo indicar mais de um método, 83% das participantes indicaram utilizar também a lâmina. Apenas 8% das entrevistadas apontaram escolher a lâmina por ser um método mais barato. Confira as demais razões motivacionais:
As entrevistadas foram questionadas sobre a aparência das pernas frente à depilação e 60% delas disseram que “É muito importante mostrar pernas poderosas no verão” e 11% afirmaram que “A depilação me dá mais confiança”.
Quando questionadas sobre expressão “Pernas poderosas fazem com que eu me sinta”, os resultados foram os seguintes:
Sobre o incremento no uso da lâmina como depilação no verão, 52% das entrevistadas afirmaram se depilar uma vez a mais por semana e 37% de duas a três vezes a mais no mesmo período.
Axila é a região do corpo mais depilada e com maior frequência, sendo que 16% das entrevistadas fazem uso da depilação nessa região diariamente. Em até sete dias:
- 60% das entrevistadas depilam as pernas
- 79% das mulheres depilam as axilas
- 58%, a virilha.
PROTETOR DIÁRIO
Em relação aos hábitos com o protetor diário, os maiores influenciadores das mulheres para adotarem seu uso são os ginecologistas (36%), a mãe e outros familiares (19%) e as amigas (16%).
A maior parte das mulheres entrevistadas (42%) utiliza protetor diário eventualmente; 26% usam diariamente, 17% quase todos os dias e apenas 14% afirmam nunca usar. As razões para utilizar são bem distribuídas:
Dentre as mulheres que não utilizam protetor diário, 22% das entrevistadas afirmaram acreditar que o produto abafa a região íntima. Outras 29% das participantes afirmaram não usar protetor diário porque não têm o hábito e 17% se esquecem de usar. As razões que levariam as mulheres a adotar o uso diário do protetor são:
- se ele favorecer a saúde da região íntima (70%);
- se ele tiver uma tecnologia respirável (66%);
- se ele proporcionar maior conforto na região íntima (59%);
- se ele tiver um aroma que ajudasse a controlar o odor (49%).
Sobre os benefícios mais importantes do protetor diário, as entrevistadas responderam da seguinte forma: ser discreto e confortável (49%); controlar o odor (44%); deixar a pele respirar (29%); proteger a lingerie (28%) e hidratar a pele íntima (15%).
Sobre o uso do protetor diário no verão, 57% afirmaram manter os cuidados com a região íntima independente da estação. Entre as mulheres que aumentam esses cuidados, as principais razões são maior umidade decorrente do calor ou transpiração (57%) e devido à maior exposição à piscina/mar (42%).
CABELOS
Em se tratando de cabelos, do universo pesquisado, 38% dedicam de 30 minutos à uma hora a mais de tempo por semana nos cuidados com os fios no verão. Os produtos para os cabelos estão entre os top três itens de beleza de que a brasileira não abre mão nesta estação: desodorantes (71%), produtos para o cabelo (63%) e protetor solar (63%).
Mais dados sobre os hábitos das mulheres relacionados aos cabelos no verão:
Produtos mais usados
- Shampoo (82%)
- Condicionador (74%)
- Máscara de cabelo (42%)
- Creme de pentear (41%)
- Reparador/selador de pontas duplas (38%)
Os produtos pós-lavagem mais utilizados pelas entrevistadas são:
Os temores femininos
No verão, o maior medo das mulheres em relação aos cabelos é:
- 42% ter fios quebradiços
- 13% ficar com caspa
- 11% ficar com os fios ressecados
Com relação à mudança de rotina nos cuidados com os cabelos, 49% das entrevistadas afirmaram colorir e lavar os fios com mais frequência e apenas 17% hidratam mais os cabelos. Outros dados interessantes sobre os cuidados com os cabelos:
- 26% lavam o cabelo todos os dias
- 26% usam cremes hidratantes mais de uma vez por semana
- 15% usam o secador sempre
- 11% fazem chapinha
Tendência
Quando perguntadas em relação às nuances de cabelo que consideram como tendência para o verão, a maioria das entrevistadas (47%) considera os cabelos com luzes (loiras ou mel) a cara da estação. Surpreendentemente, o cabelo preto vem em segundo lugar com 22%, seguido do cabelo totalmente loiro com 14%. Mais da metade das entrevistadas (66%) declararam ter colorido os fios no último ano. Dessas, 31% afirmam que a durabilidade da cor é inferior durante o verão. Os fatores que mais afetam a intensidade e durabilidade da cor, na opinião das entrevistadas são: exposição ao sol (65%), cloro (57%) e água do mar (46%). Além disso, a maioria (67%) das mulheres afirma que daria preferência para uma coloração resistente à água no verão.
Quando cuidam e quanto gastam
Finais de semana são os dias prediletos para o cuidado com os cabelos. 53% reserva o sábado para essa finalidade porque é o dia que, geralmente, é quando se tem compromissos sociais. O domingo foi escolhido por 20% das entrevistadas e a sexta-feira por 16%.
O gasto mensal médio com beleza é bastante semelhante tanto no verão quanto no inverno: até R$ 30 para 12%, R$ 50 para 20% das entrevistadas, R$ 100 para 32%, R$ 200 para 23% e mais de R$ 300 para 14% das mulheres.
Pesquisa inédita demonstra os anseios e desejos em beleza das consumidoras na estação
O verão é a cara do Brasil. Nossos mais de oito mil quilômetros de litoral são um convite aos banhos de mar, sol e piscina, à contemplação da natureza e, consequentemente, à exposição do corpo. Isso é um problema para as mulheres. Em recente pesquisa encomendada pela P&G sobre os hábitos de verão das brasileiras, surpreendentes 62% das entrevistadas afirmaram se sentir feias na estação mais quente do ano, 34% se sentem cansadas e 42% indispostas.
Num país de tanta beleza, diversidade e cada vez mais entendimento sobre o cuidado com o corpo, a estética e a saúde, mais da metade das entrevistadas ainda sofre com a baixa autoestima. Um fato que reforça a importância de disponibilizar as mulheres ainda mais informações e ferramentas relevantes para que possam se sentir bem, todos os dias.
O estudo inédito, conduzido em parceria com o Instituto Ilumeo, foi realizado com 1.179 mulheres pertencente à classe C (50%), B (44%) e A (6%), de 25 a 32 anos de idade e das principais praças do Brasil (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), para identificar os principais hábitos das consumidoras brasileiras nessa época do ano e entender suas reais necessidades em beleza.
Para Gabriela Onofre, diretora de Comunicação e Marketing da P&G, os resultados confirmam o interesse das mulheres em ter uma imagem bonita aos olhos dos outros, mas, sobretudo diante do espelho. Estar bem consigo mesma é o fator mais importante para elas. Para arrasar nesse verão, as entrevistadas tem uma lista grande de exigências: 33% querem pernas poderosas, 24% buscam cabelos saudáveis, 17% querem bumbum sem celulite e 14% barriga sarada.
Confira mais resultados da pesquisa por categoria:
DEPILAÇÃO
A maioria das entrevistadas (54%) sente mais necessidade em se depilar no verão. Algumas dizem que sentem essa necessidade porque é uma época em que usam roupas mais curtas (35%), outras afirmam doer menos (31%) e 27% afirmam que depilar as deixa mais felizes.
A maioria das mulheres associa diferentes métodos, de acordo com a região do corpo a ser depilada. E, independentemente da frequência, a lâmina é o método mais utilizado por 62% das entrevistadas devido à praticidade, agilidade e por ser indolor. Podendo indicar mais de um método, 83% das participantes indicaram utilizar também a lâmina. Apenas 8% das entrevistadas apontaram escolher a lâmina por ser um método mais barato. Confira as demais razões motivacionais:
As entrevistadas foram questionadas sobre a aparência das pernas frente à depilação e 60% delas disseram que “É muito importante mostrar pernas poderosas no verão” e 11% afirmaram que “A depilação me dá mais confiança”.
Quando questionadas sobre expressão “Pernas poderosas fazem com que eu me sinta”, os resultados foram os seguintes:
Sobre o incremento no uso da lâmina como depilação no verão, 52% das entrevistadas afirmaram se depilar uma vez a mais por semana e 37% de duas a três vezes a mais no mesmo período.
Axila é a região do corpo mais depilada e com maior frequência, sendo que 16% das entrevistadas fazem uso da depilação nessa região diariamente. Em até sete dias:
- 60% das entrevistadas depilam as pernas
- 79% das mulheres depilam as axilas
- 58%, a virilha.
PROTETOR DIÁRIO
Em relação aos hábitos com o protetor diário, os maiores influenciadores das mulheres para adotarem seu uso são os ginecologistas (36%), a mãe e outros familiares (19%) e as amigas (16%).
A maior parte das mulheres entrevistadas (42%) utiliza protetor diário eventualmente; 26% usam diariamente, 17% quase todos os dias e apenas 14% afirmam nunca usar. As razões para utilizar são bem distribuídas:
Dentre as mulheres que não utilizam protetor diário, 22% das entrevistadas afirmaram acreditar que o produto abafa a região íntima. Outras 29% das participantes afirmaram não usar protetor diário porque não têm o hábito e 17% se esquecem de usar. As razões que levariam as mulheres a adotar o uso diário do protetor são:
- se ele favorecer a saúde da região íntima (70%);
- se ele tiver uma tecnologia respirável (66%);
- se ele proporcionar maior conforto na região íntima (59%);
- se ele tiver um aroma que ajudasse a controlar o odor (49%).
Sobre os benefícios mais importantes do protetor diário, as entrevistadas responderam da seguinte forma: ser discreto e confortável (49%); controlar o odor (44%); deixar a pele respirar (29%); proteger a lingerie (28%) e hidratar a pele íntima (15%).
Sobre o uso do protetor diário no verão, 57% afirmaram manter os cuidados com a região íntima independente da estação. Entre as mulheres que aumentam esses cuidados, as principais razões são maior umidade decorrente do calor ou transpiração (57%) e devido à maior exposição à piscina/mar (42%).
CABELOS
Em se tratando de cabelos, do universo pesquisado, 38% dedicam de 30 minutos à uma hora a mais de tempo por semana nos cuidados com os fios no verão. Os produtos para os cabelos estão entre os top três itens de beleza de que a brasileira não abre mão nesta estação: desodorantes (71%), produtos para o cabelo (63%) e protetor solar (63%).
Mais dados sobre os hábitos das mulheres relacionados aos cabelos no verão:
Produtos mais usados
- Shampoo (82%)
- Condicionador (74%)
- Máscara de cabelo (42%)
- Creme de pentear (41%)
- Reparador/selador de pontas duplas (38%)
Os produtos pós-lavagem mais utilizados pelas entrevistadas são:
Os temores femininos
No verão, o maior medo das mulheres em relação aos cabelos é:
- 42% ter fios quebradiços
- 13% ficar com caspa
- 11% ficar com os fios ressecados
Com relação à mudança de rotina nos cuidados com os cabelos, 49% das entrevistadas afirmaram colorir e lavar os fios com mais frequência e apenas 17% hidratam mais os cabelos. Outros dados interessantes sobre os cuidados com os cabelos:
- 26% lavam o cabelo todos os dias
- 26% usam cremes hidratantes mais de uma vez por semana
- 15% usam o secador sempre
- 11% fazem chapinha
Tendência
Quando perguntadas em relação às nuances de cabelo que consideram como tendência para o verão, a maioria das entrevistadas (47%) considera os cabelos com luzes (loiras ou mel) a cara da estação. Surpreendentemente, o cabelo preto vem em segundo lugar com 22%, seguido do cabelo totalmente loiro com 14%. Mais da metade das entrevistadas (66%) declararam ter colorido os fios no último ano. Dessas, 31% afirmam que a durabilidade da cor é inferior durante o verão. Os fatores que mais afetam a intensidade e durabilidade da cor, na opinião das entrevistadas são: exposição ao sol (65%), cloro (57%) e água do mar (46%). Além disso, a maioria (67%) das mulheres afirma que daria preferência para uma coloração resistente à água no verão.
Quando cuidam e quanto gastam
Finais de semana são os dias prediletos para o cuidado com os cabelos. 53% reserva o sábado para essa finalidade porque é o dia que, geralmente, é quando se tem compromissos sociais. O domingo foi escolhido por 20% das entrevistadas e a sexta-feira por 16%.
O gasto mensal médio com beleza é bastante semelhante tanto no verão quanto no inverno: até R$ 30 para 12%, R$ 50 para 20% das entrevistadas, R$ 100 para 32%, R$ 200 para 23% e mais de R$ 300 para 14% das mulheres.
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