quinta-feira, 5 de julho de 2012

PELO INTERIOR


Projeto “Caridade das Tradições” incentiva a valorização da riqueza artística do sertão cearense
 

“Dramas de Caridade” junta o passado ao presente, perpetuando a cultura de um povo


Caridade, uma cidade localizada em pleno sertão cearense, fazendo parte da macro região do Sertão de Canindé, será palco de uma riquíssima expressão cultural, realizada pelos moradores locais que propagam a história cultural do Ceará, mantendo vivos registros de seu povo no projeto “Caridade das Tradições”, no dia 6 de agosto, que tem o objetivo de preservar os costumes da região, através de apresentações artísticas e oficinas de capacitação teatral, musical, coreográfica, preservação e educação patrimonial.

A cidade possui um grande acervo de obras sacras que necessitam de cuidados específicos quanto à preservação, manutenção e restauro através de mão de obra qualificada e específica. Pensando nisto a Fundação Cultural Francisco Fonseca Lopes, que vem desenvolvendo atividades em prol da cultura de Caridade, sem fins lucrativos, buscando a preservação cultural material e imaterial da população caridadense, promove a primeira edição do Caridade das Tradições.
O objetivo do projeto é garantir a perpetuação da cultura local entre os jovens, com a finalidade de que não se esqueçam da imagem de si mesmos no futuro. O projeto viabiliza cursos de restauração e preservação do acervo sacro e histórico da cidade, capacitando jovens de 17 a 25 anos para tal atividade, a fim de preservar fotos e documentos históricos da região. O projeto “Caridade das Tradições” viabiliza também cursos de teatro, dança e música (coral) para a nova geração de propagadores da cultura, descobrindo novos talentos, abrindo portas e oportunidades que os façam seguir uma carreira artística ao invés da condição rural em que muitos destes jovens se achavam pré-destinados, porém sem deixar de lado suas verdadeiras raízes sertanejas.

 A terceira idade também tem a oportunidade de reavivar suas memórias com a montagem dos “Dramas”, interagindo com a nova geração, compartilhando experiências de vida, para que mantenham firme o traço mais original do seu povo. Os “Dramas” são realizados desde 1926 através de cantorias, danças e recitações de situações cotidianas de um tema específico. O principal objetivo deste projeto é desenvolver ações de valorização e preservação dos “Dramas” na cidade de Caridade, envolvendo cerca de 50 (cinquenta) adolescentes e jovens na faixa etária de 17 a 29 anos, na montagem do espetáculo “Dramas de Caridade”.

O espetáculo “Dramas de Caridade” é um material elaborado pelos idosos, chamados de “dramistas” que resguardam a tradição popular da região ao dividir recordações e sabedorias com os mais jovens, dando vazão às novas possibilidades, modificando, alterando e criando novas histórias que certamente serão passadas para a geração seguinte carregando uma bagagem cheia de conhecimentos e exemplos de vida - homenageando os “Mestres do Drama de Caridade” além da trajetória de suas vidas.

Além do “Drama”, também será realizada montagens de espetáculos da cultura popular como: Pastoril, Bumba-meu-boi e a Coração de Nossa Senhora. O projeto prevê ainda apresentações artísticas e circulação dos espetáculos nas cidades de Canindé, Madalena, Choró, Pacoti, Palmácia e Fortaleza, além de participação em mostras e festivais de cultura popular realizados no Estado.

     




 DIVIRTA-CE DENÚNCIA: A SUJEIRA DE JERICOACOARA

 Blog flagrou na famosa praia de Jiijoca, no interior cearense, até um menino dirigindo um veículo - veja as fotos e o vídeo












Nenhum comentário: