Projeto vai incrementar cadeia produtiva do livro no Ceará
Nesta terça, 24 de julho, acontece em Fortaleza o lançamento do projeto Escola do Livro do Ceará – curso de formação para a cadeia produtiva do livro - na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a partir das 19h. Na ocasião, será promovido um coquetel para convidados e a apresentação da programação, que começa dia 24 de julho com a realização do curso ‘Como Organizar com Êxito Lançamentos de Livros’ com a Relações Públicas Andrea Nakane, de 8h às 12h, na sala 4 – 4º andar – FIEC. (ver programação geral abaixo).
O projeto “Escola do Livro do Ceará – curso de formação para a cadeia produtiva cearense do livro” é uma realização da Câmara Cearense do Livro (CCL), em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) com os apoios da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Sindigráfica, Sindilivros e Federação das Indíustrias do Estado do Ceará (Fiec), Sebrae/CE e apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).
O projeto acontece de julho até novembro e visa criar uma bateria de nove cursos, todos gratuitos, com o intuito de contribuir com a qualificação dos profissionais das empresas atuantes da cadeia produtiva do livro, dentre os quais empresários, editores, agentes do mercado editorial, livreiros, distribuidores entre outros. Os cursos que serão promovidos pelo projeto são inspirados no modelo que já são realizados pela Câmara Brasileira do Livro em nível nacional. De acordo com o presidente da CCL, Flávio Martins, os cursos trazem valiosas dicas, técnicas e tendências para tornar este mercado mais atrativo e valorizado.
“Com temas atuais, as aulas dos cursos apresentarão conteúdos como o perfil de competência no mercado em transição, perfil atual do editor de livros, a indústria editorial e as mídias digitais. O projeto é muito importante para capacitar o mercado editorial no Ceará”, explica Flávio Martins, presidente da Câmara Cearense do Livro.
Também serão abordados assuntos sobre linhas de financiamento junto ao BNDES (Procult) para a cadeia produtiva do livro, marketing editorial para livros, montagem e administração de sucesso para as editoras, difusão de conteúdo através de Redes Sociais, implantação de Nota Fiscal Eletrônica, o futuro das livrarias num mercado em transição, contratos para livros digitais, dentre outros.
Sobre a Câmara Cearense do Livro
A Câmara Cearense do Livro (CCL) é uma instituição fundada em 2004 com a missão de fortalecer e fomentar a cadeia do livro do Estado do Ceará. Projetando assim, as atividades editoriais regionais para novos patamares na promoção do Estado e de suas potencialidades de produção intelectual.
A CCL busca facilitar e possibilitar a visibilidade do Estado do Ceará nacional e internacionalmente; gerar uma integração em volta do próprio setor, como uma forma do fortalecimento de todos; e promover qualificação, implementando, entre outros instrumentos e atividades, uma escola do livro e de eventos.
Ao fundar a instituição, o bibliófilo e produtor gráfico Peter Röhl, principal articulador da câmara, foi um homem que projetou, de forma visionária, a capacidade criativa ainda não explorada do Ceará. Com isso, num curto período de existência, a entidade foi precursora em diversas ações e parceira em outras entre elas:
Campanhas para doação de livros;
Realização do I Concurso Literário Peter Röhl de contos (2006);
Criação do selo “Publicação do Ceará” (2004);
Programa VIVALEITURA, uma mobilização nacional, iniciado em 2005, que prevê um gigantesco esforço para que o Brasil implemente uma Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas com a dimensão demandada pelo País;
Coordenação da VI Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada em 2004
Serviço:
Escola do Livro do Ceará - Curso de Formação para a Cadeia Produtiva do LivroData: de 24 de julho a novembroLocal: FIEC, Sebrae e Centro de Eventos do Ceará. Informações: www.camaracearensedolivro.com.br ou (85) 3086.7075.
A programação dos cursos
1º CURSO
24 e 25 de julho
Como Organizar com Êxito Lançamentos de Livros
Facilitador: Andrea Nakane
Horário: 8h às 12h
Carga horária: 8h
Local: Sala 4 – 4º andar – FIEC
Descrição do Curso
Os eventos na atualidade são considerados como ações impulsionadoras de relacionamento. No caso específico das empresas de produção editorial está máxima encontra campo fértil para seu desenvolvimento e relevante investimento. Uma das mais requisitadas tipologias de evento nesse segmento são os acontecimentos especiais, com o objetivo de apresentar ao mercado novos títulos com a presença ou não de autores. Buscando apresentar técnicas que maximizem resultados prósperos e incitem o exercício da criatividade, o curso Como Organizar com Êxito Lançamentos de Livros tem entre seus tópicos de abordagem, os seguintes destaques:
Programa/Conteúdo
· Panorama da tipologia de evento - como era/como é, tendências.
· Planejamento e Operação
· Check list - data, local, horário - perfil do publico, atrações, Alimentos e Bebidas.
· Cases de Sucesso
Instrutora/Facilitadora
Andréa Nakane é graduada em Comunicação Social, com especialização em RP, e pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ e em Administração e Gestão de Eventos, pelo SenacSP. Vivência profissional na área de comunicação e hospitalidade, tendo já acumulado experiência de dezenove anos no mercado, destacando sua atuação frente a área de Relações Públicas da Ripasa Celulose e Papel. Mestrado no curso de Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, cujo tema de pesquisa foi: A Valorização do Capital Humano na Gestão de Eventos orientada pelo Estilo Disney– Um estudo de caso no cenário corporativo. Professor titular e convidada de diversas instituições educacionais em cursos de extensão, de graduação e pós-graduação no Brasil. Atualmente coordena o Curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi/SP e é sócia-diretora da Mestres da Hospitalidade – empresa focada em inteligência estrategista em Organização de Eventos, Planejamento de Cerimonial e Protocolo e Capacitação do Talento Humano.
2º CURSO
22 a 24 de agosto (de quarta a sexta-feira)
Diagramação de Livros utilizando o Indesign (básico)
Facilitador: Antonio Celso Collaro
Horário: 08h às 12h e 14 às 18h
Carga horária: 24h
Local: Local: Plaza Praia Suites
Endereço: Rua Barão de aracati, 94 - Praia de Irecema
Descrição do Curso
Habilitar os profissionais das editoras para que possam utilizar as principais ferramentas do software Indesign da Adobe para produção de livros e revistas;
Programa/Conteúdo
Ferramentas de edição do software Indesign;
Ferramentas de texto;
Elementos de justificação;
Escalas de cores;
Uso do Gradiente no Indesign;
Elementos de revisão técnica no software;
Produção de anúncios no Indesign;
Produção de livros no Indesign.
Observação Importante
O curso é baseado em exercícios práticos e exposições teóricas dos conteúdos.
Para participar é necessário que o candidato tenha conhecimentos básicos de informática e traga um notebook com uma versão do software Indesign; Por se tratar de um curso prático, cada turma oferece somente 20 vagas; É necessário que cada aluno traga seu notebook com o programa In Design instalado.
Instrutor/Facilitador
Antonio Celso Collaro: Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing nos cursos de Propaganda e Marketing e Design Gráfico. Autor dos livros Produção Gráfica, Arte e Técnica da Mídia Impressa, Pearson, 2008. Projeto Gráfico, Arte e técnica da Mídia Impressa, Summus Editorial. 2006. Produção Visual e Gráfica, Summus, 2005. Consultor técnico da Confederação Nacional da Indústria para a área de Produção Visula e Gráfica. Pós-graduado em Gestão Estratégica de embalagens pela Escola Superior de Propganda e Marketing/SP.
3º CURSO
25 de agosto (sábado)
Produção Visual e Gráfica para Prod Editoriais
Facilitador: Antonio Celso Collaro
Horário: 08h às 12h e 14 às 18h
Carga horária: 08h
Local: Armazém da Cultura - Rua Jorge da Rocha, 154 – Aldeota - www.armazemcultura.com.br
Descrição do Curso
Mostrar os recursos de produção visual e gráfica na produção de peças editorias (livros, jornais e revistas) envolvendo princípios de disposição e criação de páginas e suas rotinas da reprodução gráfica convencional.
Público Alvo
Produtores visuais, diagramadores, diretores de arte,estudantes de Design Gráfico, de Comunicação Social, desenhista industriais, assistentes de arte,compradore de serviços gráficos e todos aqueles que tem interesse na arte de produzir e publicar livros e outras produtos editoriais.
Programa/Conteúdo
Estética: princípios básicos de percepção da forma, como o ser humano recebe produtos impressos;
Tipologia/tipografia: tipos de letras usados e seu comportamento na mídia impressa;
Princípios básicos da diagramação, tipos de disposição de textos;
Psicologia das cores: a influência da cor no ser humano e respectiva atuação sobre produtos no PDV.
Produção Gráfica de Produtos editoriais: características dos arquivos para uma boa produção;
Criação de livros revistas e jornais: Elementos de design, inovação, marketing e sua relação com a web;
Os sistemas de impressão, convencional e digital;
O papel e suas características para um bom aproveitamento gráfico;
Exercícios práticos com uso de conhecimentos ministrados.
Instrutor/Facilitador
Antonio Celso Collaro é Consultor técnico da Confederação Nacional da Indústria para as áreas de Artes Gráficas e Produção Visual Gráfica; Pós-graduado em gestão estratética de embalagens pela ESPM; Produtor Gráfico; Professor dos cursos de graduação de Comunicação Social e Design Gráfico da ESPM; Autor dos livros Produção Gráfica, arte e técnica da mídia impressa, Pearson, 2008; Produção Visual Gráfica, Summus, 2006; Projeto Gráfico, teoria e prática da diagramação, Summus, 2005.
Clube do Leitor do CCBNB tematizará o realismo mágico e fantástico nas suas quatro edições de julho
"O mês da leitura mágica"
O Clube do Leitor do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza tematizará em julho "O MÊS DA LEITURA MÁGICA". Nas reuniões gratuitas que acontecerão nos dias 10 e 24 (terça-feira), de 12h às 13h, e nos dias 14 e 28 (sábado), de 16h às 17h, serão abordadas as obras de escritores que se enredaram por um caminho de um realismo mágico e fantástico.
Os cearenses José Alcides Pinto e Moreira Campos, o mineiro Murilo Rubião e o goiano José J. Veiga comporão este painel do inusitado de outra realidade paralela, onde o sobrenatural é convidado a conviver com o cotidiano.
Quem não se lembra de Alice no País das Maravilhas onde a personagem-título vive experiências malucas? Nestas quatro edições do Clube do Leitor, os participantes vão vivenciar experiências fantásticas, onde a magia, o absurdo e a estranheza nos surpreendem e ao mesmo tempo nos encantam.
A biblioteca do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza disponibiliza gratuitamente o acervo para empréstimo domiciliar. Os participantes do Clube do Leitor podem pegar até dois livros para empréstimo. Os documentos necessários para o cadastro são: cópias do RG-Carteira de Identidade e comprovante de residência atual e a apresentação dos documentos originais.
Nesta terça, 24 de julho, acontece em Fortaleza o lançamento do projeto Escola do Livro do Ceará – curso de formação para a cadeia produtiva do livro - na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a partir das 19h. Na ocasião, será promovido um coquetel para convidados e a apresentação da programação, que começa dia 24 de julho com a realização do curso ‘Como Organizar com Êxito Lançamentos de Livros’ com a Relações Públicas Andrea Nakane, de 8h às 12h, na sala 4 – 4º andar – FIEC. (ver programação geral abaixo).
O projeto “Escola do Livro do Ceará – curso de formação para a cadeia produtiva cearense do livro” é uma realização da Câmara Cearense do Livro (CCL), em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) com os apoios da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Sindigráfica, Sindilivros e Federação das Indíustrias do Estado do Ceará (Fiec), Sebrae/CE e apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).
O projeto acontece de julho até novembro e visa criar uma bateria de nove cursos, todos gratuitos, com o intuito de contribuir com a qualificação dos profissionais das empresas atuantes da cadeia produtiva do livro, dentre os quais empresários, editores, agentes do mercado editorial, livreiros, distribuidores entre outros. Os cursos que serão promovidos pelo projeto são inspirados no modelo que já são realizados pela Câmara Brasileira do Livro em nível nacional. De acordo com o presidente da CCL, Flávio Martins, os cursos trazem valiosas dicas, técnicas e tendências para tornar este mercado mais atrativo e valorizado.
“Com temas atuais, as aulas dos cursos apresentarão conteúdos como o perfil de competência no mercado em transição, perfil atual do editor de livros, a indústria editorial e as mídias digitais. O projeto é muito importante para capacitar o mercado editorial no Ceará”, explica Flávio Martins, presidente da Câmara Cearense do Livro.
Também serão abordados assuntos sobre linhas de financiamento junto ao BNDES (Procult) para a cadeia produtiva do livro, marketing editorial para livros, montagem e administração de sucesso para as editoras, difusão de conteúdo através de Redes Sociais, implantação de Nota Fiscal Eletrônica, o futuro das livrarias num mercado em transição, contratos para livros digitais, dentre outros.
Sobre a Câmara Cearense do Livro
A Câmara Cearense do Livro (CCL) é uma instituição fundada em 2004 com a missão de fortalecer e fomentar a cadeia do livro do Estado do Ceará. Projetando assim, as atividades editoriais regionais para novos patamares na promoção do Estado e de suas potencialidades de produção intelectual.
A CCL busca facilitar e possibilitar a visibilidade do Estado do Ceará nacional e internacionalmente; gerar uma integração em volta do próprio setor, como uma forma do fortalecimento de todos; e promover qualificação, implementando, entre outros instrumentos e atividades, uma escola do livro e de eventos.
Ao fundar a instituição, o bibliófilo e produtor gráfico Peter Röhl, principal articulador da câmara, foi um homem que projetou, de forma visionária, a capacidade criativa ainda não explorada do Ceará. Com isso, num curto período de existência, a entidade foi precursora em diversas ações e parceira em outras entre elas:
Campanhas para doação de livros;
Realização do I Concurso Literário Peter Röhl de contos (2006);
Criação do selo “Publicação do Ceará” (2004);
Programa VIVALEITURA, uma mobilização nacional, iniciado em 2005, que prevê um gigantesco esforço para que o Brasil implemente uma Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas com a dimensão demandada pelo País;
Coordenação da VI Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada em 2004
Serviço:
Escola do Livro do Ceará - Curso de Formação para a Cadeia Produtiva do LivroData: de 24 de julho a novembroLocal: FIEC, Sebrae e Centro de Eventos do Ceará. Informações: www.camaracearensedolivro.com.br ou (85) 3086.7075.
A programação dos cursos
1º CURSO
24 e 25 de julho
Como Organizar com Êxito Lançamentos de Livros
Facilitador: Andrea Nakane
Horário: 8h às 12h
Carga horária: 8h
Local: Sala 4 – 4º andar – FIEC
Descrição do Curso
Os eventos na atualidade são considerados como ações impulsionadoras de relacionamento. No caso específico das empresas de produção editorial está máxima encontra campo fértil para seu desenvolvimento e relevante investimento. Uma das mais requisitadas tipologias de evento nesse segmento são os acontecimentos especiais, com o objetivo de apresentar ao mercado novos títulos com a presença ou não de autores. Buscando apresentar técnicas que maximizem resultados prósperos e incitem o exercício da criatividade, o curso Como Organizar com Êxito Lançamentos de Livros tem entre seus tópicos de abordagem, os seguintes destaques:
Programa/Conteúdo
· Panorama da tipologia de evento - como era/como é, tendências.
· Planejamento e Operação
· Check list - data, local, horário - perfil do publico, atrações, Alimentos e Bebidas.
· Cases de Sucesso
Instrutora/Facilitadora
Andréa Nakane é graduada em Comunicação Social, com especialização em RP, e pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ e em Administração e Gestão de Eventos, pelo SenacSP. Vivência profissional na área de comunicação e hospitalidade, tendo já acumulado experiência de dezenove anos no mercado, destacando sua atuação frente a área de Relações Públicas da Ripasa Celulose e Papel. Mestrado no curso de Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, cujo tema de pesquisa foi: A Valorização do Capital Humano na Gestão de Eventos orientada pelo Estilo Disney– Um estudo de caso no cenário corporativo. Professor titular e convidada de diversas instituições educacionais em cursos de extensão, de graduação e pós-graduação no Brasil. Atualmente coordena o Curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi/SP e é sócia-diretora da Mestres da Hospitalidade – empresa focada em inteligência estrategista em Organização de Eventos, Planejamento de Cerimonial e Protocolo e Capacitação do Talento Humano.
2º CURSO
22 a 24 de agosto (de quarta a sexta-feira)
Diagramação de Livros utilizando o Indesign (básico)
Facilitador: Antonio Celso Collaro
Horário: 08h às 12h e 14 às 18h
Carga horária: 24h
Local: Local: Plaza Praia Suites
Endereço: Rua Barão de aracati, 94 - Praia de Irecema
Descrição do Curso
Habilitar os profissionais das editoras para que possam utilizar as principais ferramentas do software Indesign da Adobe para produção de livros e revistas;
Programa/Conteúdo
Ferramentas de edição do software Indesign;
Ferramentas de texto;
Elementos de justificação;
Escalas de cores;
Uso do Gradiente no Indesign;
Elementos de revisão técnica no software;
Produção de anúncios no Indesign;
Produção de livros no Indesign.
Observação Importante
O curso é baseado em exercícios práticos e exposições teóricas dos conteúdos.
Para participar é necessário que o candidato tenha conhecimentos básicos de informática e traga um notebook com uma versão do software Indesign; Por se tratar de um curso prático, cada turma oferece somente 20 vagas; É necessário que cada aluno traga seu notebook com o programa In Design instalado.
Instrutor/Facilitador
Antonio Celso Collaro: Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing nos cursos de Propaganda e Marketing e Design Gráfico. Autor dos livros Produção Gráfica, Arte e Técnica da Mídia Impressa, Pearson, 2008. Projeto Gráfico, Arte e técnica da Mídia Impressa, Summus Editorial. 2006. Produção Visual e Gráfica, Summus, 2005. Consultor técnico da Confederação Nacional da Indústria para a área de Produção Visula e Gráfica. Pós-graduado em Gestão Estratégica de embalagens pela Escola Superior de Propganda e Marketing/SP.
3º CURSO
25 de agosto (sábado)
Produção Visual e Gráfica para Prod Editoriais
Facilitador: Antonio Celso Collaro
Horário: 08h às 12h e 14 às 18h
Carga horária: 08h
Local: Armazém da Cultura - Rua Jorge da Rocha, 154 – Aldeota - www.armazemcultura.com.br
Descrição do Curso
Mostrar os recursos de produção visual e gráfica na produção de peças editorias (livros, jornais e revistas) envolvendo princípios de disposição e criação de páginas e suas rotinas da reprodução gráfica convencional.
Público Alvo
Produtores visuais, diagramadores, diretores de arte,estudantes de Design Gráfico, de Comunicação Social, desenhista industriais, assistentes de arte,compradore de serviços gráficos e todos aqueles que tem interesse na arte de produzir e publicar livros e outras produtos editoriais.
Programa/Conteúdo
Estética: princípios básicos de percepção da forma, como o ser humano recebe produtos impressos;
Tipologia/tipografia: tipos de letras usados e seu comportamento na mídia impressa;
Princípios básicos da diagramação, tipos de disposição de textos;
Psicologia das cores: a influência da cor no ser humano e respectiva atuação sobre produtos no PDV.
Produção Gráfica de Produtos editoriais: características dos arquivos para uma boa produção;
Criação de livros revistas e jornais: Elementos de design, inovação, marketing e sua relação com a web;
Os sistemas de impressão, convencional e digital;
O papel e suas características para um bom aproveitamento gráfico;
Exercícios práticos com uso de conhecimentos ministrados.
Instrutor/Facilitador
Antonio Celso Collaro é Consultor técnico da Confederação Nacional da Indústria para as áreas de Artes Gráficas e Produção Visual Gráfica; Pós-graduado em gestão estratética de embalagens pela ESPM; Produtor Gráfico; Professor dos cursos de graduação de Comunicação Social e Design Gráfico da ESPM; Autor dos livros Produção Gráfica, arte e técnica da mídia impressa, Pearson, 2008; Produção Visual Gráfica, Summus, 2006; Projeto Gráfico, teoria e prática da diagramação, Summus, 2005.
Clube do Leitor do CCBNB tematizará o realismo mágico e fantástico nas suas quatro edições de julho
"O mês da leitura mágica"
O Clube do Leitor do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza tematizará em julho "O MÊS DA LEITURA MÁGICA". Nas reuniões gratuitas que acontecerão nos dias 10 e 24 (terça-feira), de 12h às 13h, e nos dias 14 e 28 (sábado), de 16h às 17h, serão abordadas as obras de escritores que se enredaram por um caminho de um realismo mágico e fantástico.
Os cearenses José Alcides Pinto e Moreira Campos, o mineiro Murilo Rubião e o goiano José J. Veiga comporão este painel do inusitado de outra realidade paralela, onde o sobrenatural é convidado a conviver com o cotidiano.
Quem não se lembra de Alice no País das Maravilhas onde a personagem-título vive experiências malucas? Nestas quatro edições do Clube do Leitor, os participantes vão vivenciar experiências fantásticas, onde a magia, o absurdo e a estranheza nos surpreendem e ao mesmo tempo nos encantam.
A biblioteca do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza disponibiliza gratuitamente o acervo para empréstimo domiciliar. Os participantes do Clube do Leitor podem pegar até dois livros para empréstimo. Os documentos necessários para o cadastro são: cópias do RG-Carteira de Identidade e comprovante de residência atual e a apresentação dos documentos originais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário