quinta-feira, 5 de julho de 2012

MÚSICA


Prévia da Feira da Música 2012 acontece neste sábado, dia 28

A abertura do evento será no Estoril, trazendo tambores, cinema e várias expressões musicais

Os tambores da Crioula Filhos do Sol começarão convocando o público para o início do evento logo no final da tarde de sábado.  Na sequência, a prévia continua com o lançamento do catálogo EntrePontos e a Mostra de filmes da SEDA (Semana do Audiovisual). A programação com acesso gratuito começa às 17h.

O evento reúne um grupo de artistas, que estão preparando um repertório especial para o evento. A banda formada por artistas cearenses conhecidos do cenário independente será o grande apoio das várias participações especiais que irão se revezar nos vocais. O palco musical da prévia ficará por conta de Gustavo Portela, Carlos Gadelha (Jardim das Horas), Pepeu, Danilo Guilherme, Juçara Abé, Daniel Gadelha (Os Ultraleves), Ravel Holanda (Sátiros), Vitoriano e Angelo Márcio (Dona Zefinha).

A programação encerra com a Fertinha. A festa que acontece mensalmente sempre em bares da Praia de Iracema, buscando a revitalização da área, neste sábado terá uma edição extraordinária, com a participação dos Dj’s Erick Zuite, Estácio Facó e Darwin Marinho.

Mostra de filmes
Na mostra serão apresentados os trabalhos dos participantes da SEDA (Semana do Audiovisual), evento organizado pelo Clube de Cinema do Circuito Fora do Eixo, que ocorreu durante esta semana na Vila das Artes (Centro). Além dos trabalhos do SEDA serão exibidos vídeos que têm como temática a Praia de Iracema.

Catálogo EntrePontos
A publicação é o resultado concreto do Programa  EntrePontos, um relato da experiência de Formação Livre para agentes culturais do interior e da capital realizada em 2010 e 2011 pela Prodisc/ RedeCem ( Rede Ceará de Música). No catálogo, é mostrada toda a vivência e aprendizado do grupo, além de apresentar os resultados da experiência.

Oficinas Preparatórias
Inicia-se no sábado a grade de formação do Programa de Formação Livre Compacto EntrePontos 2012, atendendo agentes culturais de Quixadá, Guaramiranga, Canindé e Juazeiro do Norte e também Fortaleza. Neste sábado acontecem as oficinas de Técnicas Básicas de Palco e de Confecção de Fanzine.

Café Cultural
Bar experimental aberto com tortas, bolos, sanduiches e bebidas geladas.

Intervenção Criativa de Arte e Cultura Digital (Fortaleza Digital)
Paralelamente a toda a programação da prévia, o programa Fortaleza Digital acontece no Estoril, na Praia de Iracema com computadores para livre acesso do público e a oficina Pixel Arte com Onofre Paiva. O pixel arte é um processo de criação de imagem digital pixel a pixel, onde Paiva utiliza o GIMP, que é um software livre.

Para encerrar, a apresentação e o debate sobre o game Trajes Fatais, projeto do próprio Onofre em fase de finalização, e sobre a criação digital para games. Além disso, a PosTV vai transmitir toda a programação da  Intervenção Criativa de Arte e Cultura Digital e depois contará com a participação de pessoas e temas relacionados a Prévia da Feira da Música.

Programação:

17h - Tambor de Crioula Filhos do Sol
18h30 - Lançamento Catálogo Entrepontos
19h - Mostra de filmes SEDA
20h - Programação Musical : Gustavo Portela, Carlos Gadelha (Jardim das Horas), Pepeu, Danilo Guilherme, Juçara Abé, Daniel Gadelha (Os Ultraleves), Ravel Holanda (Sátiros), Vitoriano e Angelo Márcio (Dona Zefinha)
22h - Fertinha - Line up: Erick Zuite, Estácio Facó e Darwin Marinho

Local: Estoril da Praia de Iracema
Data: 28/07/2012
Horário: a partir das 17h

Programação da Intervenção Criativa de Arte e Cultura Digital (Fortaleza Digital):

15h - Se joga na rede (espaço com computadores para livre acesso)
16h - Oficina Pixel Arte com Onofre Paiva
17h - Apresentação / Debate Game Trajes Fatais e criação digital para games

Serviço 
XI Feira da Música de Fortaleza
Datas: 22 a 25 de agosto,
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
(Praia de Iracema).
Entrada Franca
Info.: (85) 3262.5011
Site: www.feiradamusica.com.br






Novo CD de Patti Smith mistura rock e poesia

“Banga” conta com a participação do ator Johnny Depp na faixa título

Com um repertório cheio de significados e homenagens, Patti Smith volta com seu 11º disco. Banga traz a mistura de rock e poesia que Patti sabe fazer tão bem. Contando com a participação do ator Johnny Depp na faixa título, fazendo referências nomes importantes da arte e utilizando-se de um lirismo característico em suas obras, a cantora e compositora surpreendeu dentro de seu próprio nicho.

A cantora e compositora homenageia desde Américo Vespucio, descobridor da América, na faixa “Amerigo”, até Amy Winehouse em “This Is The Girl”, faixa que diz ter surgido de um poema após receber a notícia da morte da cantora soul. “Banga”, por exemplo, é uma referência ao cachorro fiel da novela “O mestre e Margarida”, obra da literatura russa, escrita por Mikhail Bulgákov. A respeito da participação de Johnny Depp, Patti declarou ter mandado uma versão a capela da música para o ator e recebido de volta a faixa pronta, com guitarra, bateria e todos os arranjos prontos.

Mas as homenagens não param por aí, a sétima faixa é dedicada ao cineasta russo levando seu nome: “Tarkovski”; a faixa “Maria” também seguiu essa linha levando o nome da atriz francesa Maria Schneider, que Patti conheceu quando fazia a turnê de seu álbum de estreia, “Horses” (1975). As vítimas de terremotos e desastres nucleares no Japão também receberam uma homenagem na faixa “Fugi-San”. Além disso, o álbum conta com uma regravação de “After de Gold Rush” de Neil Young, com vozes de crianças encerrando a faixa e o álbum.

Uma faixa muito interessante é “Constantine Dream”, que apresenta uma simulação do apocalipse, originada de um sonho de Patti, relacionando Cristóvão Colombo, o pinto Piero della Francesca, Constantine e São Francisco de Assis. Essa viagem louca foi fruto de um estudo de imagens que a cantora observou em uma capela, procurando decifrar o sonho. No que diz respeito à sonoridade, merece crédito a banda italiana de folk-rock Casa Del Vento, acrescentando violinos que incrementaram o clima intenso da música.

O livro escrito pela cantora “Just Kids” (2010), que narra a fase em que Patti e o fotógrafo Robert Mapplethorpe moravam juntos em Nova York, ganha uma versão sonorizada no disco como faixa bônus.

Rico em sua carga poética, “Banga” não fica atrás em sua musicalidade, porém não é um álbum de refrões para serem cantados, isso pode ser encontrado no máximo na canção “April Fool”, que se aproxima do indie. De resto é um disco para se ouvir sozinho no escuro.  *** 3 ESTRELAS /BOM









Pequeno grande astro: Justin Bieber a caminho da idade adulta e da maturidade musical?

Cantor canadense acaba de lançar seu quarto álbum, "Believe", e bate recorde de vendas de Madonna

O astro pop canadense Justin Bieber conseguiu a maior estreia do ano até agora com seu mais recente álbum "Believe", que vendeu 374.000 cópias na primeira semana, de acordo com números do Nielsen SoundScan. "Believe" vai garantir para o cantor de 18 anos seu quarto álbum em primeiro lugar na lista Billboard 200, quando a lista for oficialmente publicada nesta quarta-feira. O álbum segue "Never Say Never: The Remixes" (2011), "My World" (2009) e o especial de natal "Under The Mistletoe". O novo álbum derrubou o líder da semana passada,"Looking 4 Myself", do mentor de Bieber, Usher.
"Believe" superou as vendas de "MDNA", de Madonna, que em seu lançamento teve 359 mil cópias vendidas este ano. Mas não foi capaz de superar a melhor venda semanal de um álbum no ano, que foi para "21", de Adele, vendendo mais de 730.000 cópias na semana após ter vencido seis prêmios Grammy, em fevereiro. Bieber embarcou em uma turnê mundial e gravou seu primeiro especial para a TV para promover "Believe". Mas o especial para TV chamado "All Around The World", que foi ao ar por duas noites no canal NBC na semana passada, teve uma audiência menor que a esperada e atraiu menos de 3,5 milhões de espectadores cada noite.
"All Around the World", a primeira faixa do novo álbum de Justin Bieber, "Believe", engana e faz o ouvinte temer o pior. Quando se revelou ao mundo, o canadense provou ser uma das mais promissoras estrelas pop dos nossos dias, capaz de desenhar belíssimas canções do pop, puramente adolescentes, com uma inocência que limpava quaisquer pretensões. "All Around the World" faz temer o pior, pois vai contra tudo isto - acompanhado pelo rapper Ludacris, Justin Bieber segue a ditadura estética que tem vindo a ser "imposta" por uma série de produtores da música dançante europeia, de David Guetta a Benny Benassi, Martin Solveig ou Swedish House Mafia. "All Around the World" caracteriza-se pela sua produção pop/house exageradamente ostensiva que não só abafa as valências interpretativas de Bieber, como se rege por fórmulas da música de dança tão formatadas que tornam a canção incrivelmente pobre.



Felizmente, o caso muda de figura ao longo do disco. A surpresa surge logo na terceira faixa, "As Long As You Love Me", um dos raros exemplos que ainda se sabe utilizar o registro mainstream da produção dubstep sem ofuscar a interpretação. Aliás, esta é uma das canções em que Justin Bieber revela os seus melhores trunfos enquanto intérprete, não se regendo por acrobacias vocais desnecessárias.
Tal como já acontecia no primeiro álbum, "My World 2.0", são os momentos em que Justin Bieber se afasta de imposições estéticas em seguir modas que revelam o seu verdadeiro talento pop. Citemos, por exemplo, "Die in Your Arms", que olha para os Jackson 5 no retrovisor, dando origem a uma excelente canção pop sem bilhete de identidade, ou a interessante sobriedade de "One Love". Já a festa épica que é "Thought of You" é o exemplo perfeito de como é possível aliar uma produção mais ostensiva sem fazer da interpretação um refém sem voz. As baladas continuam a ser um dos pontos fracos de Bieber, que nestes momentos dificilmente se descola do comum. No final, "Believe" mostra um cantor bem consciente do fenômeno que é, gerando o pop adolescente. *** 3 ESTRELAS / BOM









Banda de atores do seriado "Julie e os Fantasmas" lança CD

Mesclando músicas dançantes e românticas, no estilo pop rock, a série Julie e os Fantasmas - exibida na Band e no canal da Tv a cabo Nickelodeon - acaba de lançar CD com 15 músicas produzidas por Rick Bonadio (jurado do reality Ídolos). O disco traz canções compostas por grandes ídolos teens, como o vocalista e o guitarrista da banda NXZero, Di Ferrero e Gee Rocha, e a estrela pop Manu Gavassi. Entre as canções estão “Invisível”, primeiro single do seriado, e Essa Noite Somos um Só, a preferida do elenco. E quem acompanha a aventura pode ficar animado; dependendo do sucesso do álbum, é possível que o grupo, formado por Mariana Lessa (Julie), Marcelo Ferrari (Martim), Bruno Sigrist (Daniel) e Fabio Rabello (Félix), faça shows. "A gente torce para que isso aconteça", afirma Marcelo Ferrari, que interpreta Martim. Também há esperança de que a série ganhe segunda temporada, mas nada foi confirmado.

Após sete meses de gravações, a turma está de férias e já sente saudade do trabalho. "A gente ria, se divertia e até brigava. Éramos como uma família", diz Mariana Lessa, a protagonista Julie. Apesar da folga, os fãs não dão descanso. Samya Pascotto, a Bia, conta que eles os encontram nas redes sociais. "Alguns acham que sou a personagem. Realmente tenho um pouco dela, então, pedem conselhos."

Bruno Sigrist, que dá vida a Daniel, gosta desse contato. Certa vez, um garoto mandou para ele a foto do violão que ganhou do pai. "Disse que se inspirou no personagem para pedir o instrumento. É muito legal conhecer essas histórias."

 O seriado Julie e os Fantasmas conquistou o público adolescente em sua primeira temporada com a história de Julie (Mariana Lessa), uma garota de 15 anos bastante talentosa, mas extremamente tímida. Apaixonada pelo colega de classe, Nicolas (Michel Joelsas), ela vive as inseguranças da adolescência.Julie adora cantar, mas não consegue soltar a voz em público. Isso até o dia em que acidentalmente liberta de um disco de vinil os fantasmas de uma banda que desapareceu misteriosamente nos anos 80. A partir da relação que estabelece com os músicos fantasmas – Martim (Marcelo Ferrari), Daniel (Bruno Sigrist) e Felix (Fabio Rabello) – sua vida dá uma guinada. Os fãs da série poderão curtir toda a trilha sonora que embalou as aventuras de Julie e seus amigos, inclusive a música “Invisível” que foi o primeiro single a ganhar um vídeo clipe que obteve mais de 250 mil visualizações no Youtube. As canções também estão disponíveis para compra no iTunes Store.  ** 2 ESTRELAS / RAZOÁVEL






Pitty larga o rock e se dedica exclusivamente ao “Agridoce”
 

Cantora lançou o DVD “Multishow Registro Agridoce – 20 Passos”
 

Para gravar o álbum de estreia, o duo Agridoce se mudou para uma casa na Serra da Cantareira, e durante 22 dias ficaram em um ambiente agradável, perto da natureza. Os bastidores da gravação, curiosidades de making of do projeto e músicas inéditas estão no DVD “Multishow Registro Agridoce – 20 Passos”, que já está nas lojas. Os fãs de Pitty e Martin ainda poderão ver detalhes, que vão da criação e composição até o registro final de 17 músicas. Tudo isso registrado pelas lentes de Otávio Sousa.
O público também poderá assistir a cenas do dia a dia de Pitty e Martin, momentos descontraídos, clipes e músicas exclusivas, como “La Javanaise”, de Serge Gainsbourg, “Alvorada”, “Bday” e “Beethoven Blues”, compostas por eles mesmos, a última em homenagem a Beethoven, o cachorro da casa. O DVD “Multishow Registro Agridoce” ainda tem clipes inéditos das músicas “130 anos” e “Beethoven Blues”; mini filmes; galeria de fotos e comentários do duo.
Foi anunciado oficialmente pela cantora Pitty através do seu blog que a cantora deve se afastar definitivamente do seu grupo de rock. O motivo seria que agora Pitty deverá se dedicar exclusivamente ao seu projeto Agridoce que surgiu em 2011 em parceria com o guitarrista Martin Mendezz.
Pitty revelou que no projeto Agridoce consegue expressar melhor sua arte e por isso estaria se afastando do seu antigo grupo.  ***


Veja a nota oficial na íntegra:

“Tudo bem quando dizem que o tempo é relativo, eles estão certos. Especialmente quando se referem ao tempo das artes: esse é relativíssimo, e aprendi isso na prática.
Estava aqui pensando sobre o tempo ao meu redor. Tudo tem acontecido aos montes e freneticamente, e confesso que me agrada esse turbilhão. Tenho feito mil coisas ao mesmo tempo e no fim do dia sempre restam algumas por fazer. O Agridoce que começou tão paralelo, tão distração, se tornou a totalidade desses meus dias por conta das circunstâncias. O disco cresceu e ganhou vida própria, e foram aparecendo muitas coisas boas pelo caminho. Shows. Especiais pra TV. Oportunidades artísticas instigantes.
O recesso em que minha banda de rock entrou no fim do ano passado abriu espaço para que eu pudesse me dedicar mais a esse projeto. Um recesso que foi necessário por diversas questões, algumas alheias a minha vontade. Eu tinha duas opções: continuar do jeito que estava, com tudo internamente bagunçado, fim de semana após fim de semana movida por expectativas externas e correr o sério risco de transformar minha obra num arremedo, num mero “bater de cartão”. Ou arrumar a casa, se renovar, se afastar e olhar de longe para não se perder de si mesmo. Obviamente escolhi a segunda alternativa porque me lembro sempre: desde que resolvi montar banda lá na adolescência, meu único compromisso é com a arte e com a expressão sincera da mesma. Não sei dizer isso em palavras que não soem como uma frase feita, mas é a real.
E é por causa desse compromisso ao qual não sei fugir mesmo que quisesse, que as coisas estão assim. Minha banda de rock está em recesso até a hora em que me aconteça aquela gana de escrever, criar, gravar. Aquela velha fagulha que dá início a tudo. Aquela fagulha que não se provoca nem se comanda; ela é. Isso pode ser amanhã ou daqui a tempos. De novo, o tempo das artes, aquele relativíssimo. E quando ele vem é sempre poderoso e forte, porque é honesto.
Existem outros tipo de funcionamento; tem muita gente que vive bem assim, entregando encomendas, satisfazendo apenas uma demanda de mercado. Eu mesma poderia pegar três ou quatro fórmulas, bolar um hit redondinho com as coisas que eu sei que funcionam e voilá, tem-se um disco. Mas acho triste. Meu âmago grita que isso seria uma traição sem tamanho; comigo mesma, com os outros, com o que a coisa é para ser. E eu me odiaria por isso.
Então é saber respeitar o tempo das coisas e estar de instintos a postos para o chegar da fagulha. E enquanto isso, aproveitar as coisas ótimas que têm acontecido e que têm me alimentado profundamente. Pegar essa onda que cresceu e dropá-la por inteiro sem medo de levar um caldo. Quem tem medo fica deitado agarrado na sua prancha. Ainda que tenha medo, eu sempre tento ficar de pé.”








Instituto Bateras Beat de Fortaleza reinaugura com happy hour nessa sexta-feira (13)

O Instituto Bateras Beat, a única escola exclusiva em baterias do estado do Ceará

Agora, sob nova direção de Giovanni Giandini e Rijarda Aristóteles, o ensino do instrumento será ampliado para várias faixas etárias, inclusive crianças a partir de sete anos. “Hoje, finalmente se percebeu que o estudo de Bateria pode ser indicado para todas as idades e que ele tem inclusive função para o desenvolvimento cognitivo e de concentração. É um estudo metódico, repetitivo, coordenado e que exige do aluno de qualquer idade concentração e disciplina. Além de ser um excelente antídoto contra o stress” ressalta Giovanni.

Os professores PH Barcelos, Hefraim e Lucas continuam e reforçam as iniciativas do Bateras em Fortaleza. Juntamente com Giandini, músico e baterista formado pela Academia de Música Moderna de Milão, na Itália e professor da Escola Bateras Beat desde 2009.

No local, além da escola, também funciona a Drummer`Store, uma loja especializada em produtos específicos para bateristas. “A intenção é que o baterista encontre nela tudo que necessita para seu ofício ou estudo e que o espaço seja um ponto de confluência para os profissionais e estudantes de bateria”, explica Rijarda Aristóteles.

Benefícios de aprender a tocar um instrumento

Além de a música por si só possuir vários benefícios para a saúde mental, aprender a tocar um instrumento também contribui para um desenvolvimento completo e saudável:

1-A música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo;
2-Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;
3-O estudo musical amplia o raciocínio nas crianças na escola;
4-Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares;
5-Pessoas de mais idade envolvidas em fazer música têm melhorias significativas na saúde;
6-O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer;
7-O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;
8-A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico;
9- -Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.


Serviço:
Instituto Bateras Beat
Rua Joaquim Nabuco, 2326 – Dionísio Torres
Informações: (85) 3080 8180







Cícero lança clipe de “Açúcar ou Adoçante?”

O cantor é considerado uma revelação da música brasileira com seus dois primeiros clipes

Desde o lançamento de seu primeiro álbum, “Canções de Apartamento” (Deck), Cícero vem se tornando um dos mais celebrados novos nomes da música brasileira por público e crítica. Do novo trabalho, ele já lançou dois belíssimos clipes, “Tempo de Pipa” e “Ponto Cego”. E estreou essa semana no Youtube o video de “Açúcar ou Adoçante?”.



O vídeo foi gravado no Rio de Janeiro e dirigido por Fabio Adolpho de Sousa. Seguindo a ideia dos primeiros versos da música,“entra pra ver como você deixou o lugar”, no clipe de “Açúcar ou Adoçante?” Cícero canta em um quarto no qual ele se locomove de forma não convencional.













Rodrigo Marim é finalista da ‘Parada da Garagem’ do Faustão

“A Sua Falta” faz parte do “Sertanejo Play”, uma coletânea que reúne canções, inéditas e autorais, de novos talentos do sertanejo

“Gostei do que vi. Ele é profissional, a produção é boa e o clipe é bom. A música está totalmente atual. É um arrocha gostoso, o estilo do momento”, foi assim que P.H Castanheira, o diretor musical do Faustão, definiu o trabalho de Rodrigo Marim, que está entre os finalistas, desta semana, do quadro “Parada da Garagem”, do portal “Domingão do Faustão”.

O vídeoclipe da romântica “A Sua Falta”, composição do próprio artista, concorre ao título de “Melhor da Semana” e está disponível no site para votação até a próxima terça-feira, 10/07.

“Fiquei muito feliz quando recebi a notícia que o vídeo da minha música estava no ‘TV Garagem do Faustão’. Foi demais ver meu trabalho sendo tão bem ‘recebido’ por quem entende do assunto”, comemora Rodrigo Marim.Um projeto de Ivan Miyazato, considerado um dos principais diretores musicais do país.

Animado, por ser um dos ‘garagistas’ desta semana, Rodrigo Marim finaliza:  “Vamos levar a música sertaneja aos quatro cantos do país. Conto com a ajuda de vocês na votação”. Para votar acesse:

http://tvg.globo.com/programas/domingao-do-faustao/Garagem-do-Faustao/noticia/2012/07/parada-da-garagem-cinco-garagistas-saem-do-anonimato-e-apresentam-seus-trabalhos.html

Nenhum comentário: