quinta-feira, 5 de julho de 2012

CINEMA DE ARTE

Mostra "A vida e a morte de Peter Sellers" na Vila das Artes

Relembrando filmes marcantes do artor das mil caras

“A vida e a morte de Peter Sellers” é mostra que começa nesta sexta-feira (13) na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, e traz alguns dos filmes mais marcantes da carreira do ator. Mesmo depois de 32 anos após sua morte, Peter Sellers continua sendo assistido e lembrado. O ator das mil caras, famoso pela caracterização de  múltiplos personagens no mesmo filme adquiriu notoriedade mundial com o papel do Inspetor Clouseau em A Pantera Cor de Rosa (1963). Teve uma vida tumultuada e morreu aos 55 anos após uma série de ataques cardíacos quando atuava em “Beija-me Estúpido”, de Billy Wilder.

Na mostra, organizada pelo grupo 24 Quadros (formado por alunos e ex-alunos de cursos da Vila das Artes) serão apresentados os filmes:"A pantera cor de rosa", "Assassinato por Morte" e o documentário biográfico "A Vida e a Morte de Peter Sellers". As sessões acontecem na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), sempre às 18h30, nas sextas-feiras. A entrada é gratuita. Informações pelo 3252-1444 ou no viladasartes.fortaleza.ce.gov.br

Programação


Dia 13
A Pantera Cor de Rosa
(Direção de Blake Edwards, EUA | Reino Unido - 1963)
O hilariante Inspetor Clouseau (Peter Sellers), da polícia de Paris, precisa encontrar um ladrão de jóias que está mais perto do que ele imagina: O perigoso assaltante é amante de sua esposa.

Dia 20
Assassinato por Morte
(Direção de Robert Moore | Estados Unidos - 1976)
Nesta divertida comédia, que satiriza filmes de investigação policial, cinco detetives são convidados pelo milionário Lionel Twain para jantarem em sua mansão. Twain os desafia a desvendar um crime que irá acontecer à meia-noite. Entretanto, quando o tal crime acontece, todos passam a suspeitar uns dos outros.

Dia 27

A vida e a Morte de Peter Sellers
(Direção de Stephen Hopkins | Biografia, EUA - 2004)
O famoso ator inglês Peter Sellers (Geoffrey Rush) foi criado por sua mãe dominadora, Peg (Miriam Margolyes), e por seu submisso pai, Bill (Peter Vaughan). Ainda jovem descobriu que gostava de atuar. Com o tempo utiliza este dom para se tornar ator e descobre que tem um grande jeito para comédia. No final dos anos 50, alcança fama numa popular série de rádio, "Goon Show", ao lado de Spike Milligan (Edward Tudor-Pole) e Harry Secombe (Steve Pemberton). O que lhe abriu as portas para o estrelato no cinema.

Nenhum comentário: