quinta-feira, 5 de julho de 2012

CINEMA NACIONAL


Cine SESC apresenta série “O melhor do Brasil”

Nesta quarta com o filme "Dona Flor e seus dois maridos"

Durante as quartas-feiras do mês de julho, o Cine SESC apresenta a mostra “O melhor do Brasil”, com a exibição de importantes filmes para o cenário cinematográfico brasileiro. Os encontros acontecem sempre às 18h30, na Sala de Vídeo do SESC Fortaleza, com entrada gratuita.

No dia 11/7, o projeto exibe o filme “Dona Flor e seus dois maridos”, do diretor Bruno Barreto. Um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema brasileiro, o longa-metragem conta a história da professora de culinária Dona Flor e seu marido Vadinho, um desocupado mulherengo viciado em farras e jogatinas. A vida de abusos acarreta a morte precoce do malandro e Dona Flor acaba casando-se novamente. Atiçada pelo espírito do falecido esposo, Dona Flor fica em dúvida sobre o que fazer com dois maridos que passam a dividir a sua casa.

O cineasta Fábio Barreto tem seu filme “O Quatrilho” exibido no dia 18/7. Baseado no livro de José Clemente Pozenato, o drama conta a história de dois casais em uma colônia de italianos no sul do Brasil, no começo do século 20. Um conturbado relacionamento se estabelece quando os quatros passam a morar juntos e uma inesperada e proibida paixão acontece entre a esposa de um e o marido da outra.

A programação é encerrada, no dia 25/7, com a exibição do filme “O Beijo no Asfalto”, de Bruno Barreto. A projeção narra o atropelamento de um desconhecido que, agonizante, pede ao bancário Aprígio que lhe dê um beijo na boca. O fato vira notícia na imprensa sensacionalista e o homem que deu o beijo passa a ser alvo de preconceitos populares. A polícia, por sua vez, começa a investigá-lo suspeitando que o acidente tenha sido um assassinato.


PROGRAMAÇÃO
Cine SESC - “O melhor do Brasil”

Dia 11/7
Dona Flor e seus dois maridos
Dir. Bruno Barreto
Classificação: 14 anos

Dia 18/7
O Quatrilho
Dir. Fábio Barreto
Classificação: 14 anos

Dia 25/7
O Beijo no Asfalto
Dir. Bruno Barreto
Classificação: 16 anos

Local: Sala de Vídeo SESC Fortaleza
Horário: 18h30
:::Gratuito:::








Aberta a convocatória 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Expondo temas como direitos da mulher, homofobia e luta contra o trabalho infantil,  a Mostra quebra paradigmas

Evento que celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem temas atuais de Direitos Humanos no nosso continente.

Realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, desde 2011, a Mostra é apresentada em 26 capitais e no Distrito Federal: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Com curadoria de Francisco Cesar Filho, a programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que desde 2008 são também selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais. A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul promoveu homenagens ao projeto brasileiro Vídeo nas Aldeias e aos argentinos Cine Ojo (produtora) e Ricardo Darín (ator) e suas recentes retrospectivas históricas tiveram por tema "infância e juventude", "iguais na diferença" e "direito à memória e à verdade".

Prevista para os meses de outubro a dezembro de 2012, a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul abre chamada para receber trabalhos audiovisuais para análise de sua curadoria. O evento é voltado a obras realizadas em países da América do Sul finalizadas a partir de 2010 cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos Direitos Humanos, tais como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças e adolescentes; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; combate à tortura; democracia e Direitos Humanos; situação prisional.

Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização. As exibições serão em suporte digital. A Mostra não é competitiva, no entanto as obras mais votadas pelo público serão contempladas com o Prêmio Exibição TV Brasil nas categorias curta, média e longa-metragem.

A ficha de inscrição deve ser baixada no site da Mostra, preenchida, assinada e enviada por e-mail para: contato@cinedireitoshumanos.org.br. O DVD deverá ser enviado até 27 de julho de 2012 para:

7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso nº 207
São Paulo - S.P. - Brasil
C.E.P. 04021-070

Mais informações:
(11) 3512.6111 / (11) 3512.6111

Nenhum comentário: