quinta-feira, 5 de julho de 2012

CINEMA CEARÁ

SEST SENAT realiza sessão de cinema gratuita

O Projeto “Cinecidadania” apresenta o filme o filme “Caminho das Nuvens”

Por meio do Projeto “Cinecidadania”, criado com o objetivo de oferecer a arte de forma gratuita às pessoas que não têm acesso à mesma, bem como promover debates  e reflexões em torno de temas sociais de grande relevância,  o Sest Senat exibe gratuitamente em julho nos dias 16 (às 8h30min.) e 20 (às  14h), em seu Espaço Cultural, o filme “Caminho das Nuvens”. O evento é aberto ao público.

Inspirado em fatos reais, o filme conta a história de Romão, um caminhoneiro desempregado que decide partir em busca de um local onde possa conseguir o tão sonhado emprego com o salário de R$ 1.000, para sustentar sua mulher Rose e seus cinco filhos. Com isso, Romão e sua família partem numa jornada de 3200 km, saindo de Santa Rita, interior da Paraíba, até o Rio de Janeiro de bicicleta, enfrentando sede e fome e contando com a solidariedade das pessoas no caminho da viagem.

Após a exibição do filme, haverá debate com os participantes, conduzido pelo instrutor de treinamento e desenvolvimento do Sest Senat, André Albuquerque.

SERVIÇO:
Sest/Senat                                                   
Rua Dona Leopoldina, 1050 - Centro
Informações: (85) 3304-4118 ou 3304-4111

 






Vila das Artes traz Mostra Recente Cinema Cearense

A Mostra exibirá obras realizadas nos dois últimos anos no estado

No mês de julho, o Cineclube Vila das Artes apresenta a Mostra Recente
Cinema Cearense. As exibições acontecerão sempre às quartas-feiras,a partir das 18h30, na Vila das Artes. A entrada é gratuita e ao final da exibição tem bate papo com realizadores ou pesquisadores convidados.

O cinema cearense tem se construído por realizadores de diversas
trajetórias, alguns de fora, erradicados na cidade, e outros que já começaram dentro de espaços de formação mais recentes como a própria Vila das Artes, o Alpendre, e em cursos de graduação como os da Unifor e da Universidade Federal do Ceará.

Programação

Dia 11
Os Monstros - foto (2011 | Ficção)
Realizado por Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti

Dia 18

Epifânio (2012| Documentário realizado como trabalho de conclusão do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes)
Direção: Glaucia Barbosa

Roberto Cabeção (2011| Ficção– experimental)
Direção: Salomão Santana

É PROIBIDO PULAR (2012| vídeo ensaio)
Direção: Lucas Coelho

Ladyjane (2012| Vídeo ensaio)
Direção: Samuel Brasileiro

Raimundo dos Queijos (2010| Documentário)
Direção: Victor Furtado

Dia 25
Charizard (2012| Ficção)
Direção: Leonardo Mouramateus

Elefante Invisível (2012| Ficção realizada como trabalho de conclusão do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes)
Direção: Elisa Ratts

O Silêncio do Mundo (2010| Ficção)
Direção: Bárbara Cariry

Não vá se Perder (2012| Ficção)
Direção: Vanessa Pinheiro

Jus (2012| Documentário)
Direção: Marcelo Dídimo





Inicia segunda etapa do Circuito Cine Invazão

O Coletivo Pode Crer inicia o Circuito nesse sábado (07) 

Um cineclube itinerante e gratuito que percorre espaços na comunidade das Goiabeiras, na Barra do Ceará. Serão exibidos quatro filmes em locais onde atuam grupos representativos na cultura da comunidade como o Campo do Grêmio, Capoeira Arte Brasil, Dona Maria e no Amanhecer.O projeto está contando com o apoio dos empreendimentos da região como a Pizzaria 3 Estrelas.

A primeira edição do circuito foi realizada durante o mês de abril e financiada pelo edital Ação Jovem do Instituto Cuca Che Guevara. Foram realizadas exibições com o intuito de promover uma discussão e reflexão sobre as temáticas apresentadas tanto pelos produtos audiovisuais quanto pelo próprio cotidiano dos moradores da região. No dia 10 de maio, aconteceu o lançamento do documentário “Resumo de uma nova Invasão”, que retrata como foi o circuito cineclubista e quais assuntos foram levantados pelos participantes. O evento reuniu mais de 150 pessoas no Cineteatro do Cuca Che Guevara.

O Coletivo Pode Crer é formado por jovens moradores da comunidade das Goiabeiras (Barra do Ceará) que atuam na criação e fomento de bens simbólicos (como textos, fotografias, pesquisas e vídeos) para o fortalecimento da identidade sociocultural dos moradores da região.

Programação:


7 de Julho as 19h:30 - Frequentadores do Campo do Grêmio
FILME: “2 COELHOS ”
Direção: Afonso Poyart

14 de Julho às 14h30min – Grupo de Mulheres do Amanhecer
FILME: “O Veneno esta na mesa”
Direção: Silvio Tendler

15 de Julho às 11h00 – Brincante de Capoeira da rede Arte Brasil
FILME: “Madame Satã”
Direção: Karim Ainouz

27 de Julho ás 19h00 – Dona Maria e Vizinhos
FILME: “Documentário Leva”
Produção do Canal Cultura com a Preta Porte Filmes

Nenhum comentário: