quinta-feira, 5 de julho de 2012

GASTRONOMIA

As chefs Morena Leite e Otávia Sommavilla lançam livro "Doce Brasil Bem Bolado" 

Livro traz receitas de bolos decorados com ingredientes inspirados na cultura e história brasileira

As chefs Morena Leite e Otávia Sommavilla apresentam o resultado de uma forte parceria: Doce Brasil bem bolado, um livro totalmente brasileiro, lançado pelas Editoras Boccato e Gaia. Ao todo, são 32 receitas de deliciosos bolos, com modo de preparo, de montagem e de decoração, que levam ingredientes tipicamente brasileiros como goiaba, cachaça, aipim e caju. O final do livro traz, ainda, dicas e técnicas para quem quer se aventurar no mundo da confeitaria. Esse é o quarto livro lançado por Morena Leite.

Com nomes inspirados na cultura e história brasileiras, traz desde receitas simples, como o Bolo Futebol (feito de chocolate), até as mais sofisticadas, como o Bolo Chita, que leva hibisco na massa e no recheio. Todas as receitas são acompanhadas de uma pesquisa histórica, é o caso do Bolo Frevo, de pitanga, que conta sobre o surgimento desse ritmo carna-valesco; do Bolo Trancoso, de capim-santo com brigadeiro de capim-santo, com a história dessa cidade; e do Bolo Flores da Amazônia, de castanha-do-pará com recheio de açaí, uma homenagem a essa região.

“Nosso primeiro registro de um livro desse tipo é o Açúcar, de Gilberto Freyre (Global Editora, 2007). Apesar de não ter citações à pasta americana ou à decoração nos moldes de hoje, lá estava o alfenim, uma pasta feita de açúcar e moldável a ponto de fazer esculturas. Agora, de forma superatualizada e detalhada, fizemos um livro que agrada tanto aos amantes de bolo como a quem adora novas técnicas e adora arriscar. Para melhor compreensão, contamos também com o trabalho do historiador Sandro Ferrari, que faz uma ligação com o livro de Gilberto Freyre, contextualizando as receitas e destacando as inovações”, conta Otávia.

A ideia surgiu há cinco anos, quando Otávia e Morena foram apresentadas por uma amiga em comum. “Montamos um curso de bolos no Capim Santo. No meio de uma aula, pensamos ‘nossa, esse projeto daria um livro!’. E começamos. Eu sou responsável pelos bolos e Otávia pelas coberturas”, explica Morena.

Serviço
Título: Doce Brasil Bem Bolado
Autoras: MORENA LEITE e OTÁVIA SOMMAVILLA
Fotografias: Cristiano Lopes – Estúdio Boccato
Editoras: GAIA e BOCCATO
Páginas/Preço: 128 / R$ 89,00
Gênero: Gastronomia


Nenhum comentário: