quinta-feira, 5 de julho de 2012

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Pluralidade filosófica movimenta debates no “Café e Filosofia”

Nesta quinta com o Francisco Lisboa Magalhães

Durante as quintas-feiras de julho, o SESC realiza o projeto “Café e Filosofia” com o objetivo de despertar nos participantes uma consciência filosófica sobre os fatos da vida e do cotidiano. Com programação mista de palestras e contrapontos de ideias entre os ministradores e a plateia, os encontros acontecem das 18h às 21h, no SESC Centro. A entrada é gratuita.

No dia 19/7, o mestre em filosofia Francisco Lisboa Magalhães irá ministrar o tema “Felicidade em Epicuro - Experiências Contemporâneas”. O professor fará um paralelo entre a concepção de felicidade para Epicuro e sua condução e abordagem pela sociedade de consumo.

O último encontro do mês, dia 26/7, discutirá “A Moral do Gozo e da Pseudoliberdade -  Uma Reflexão Sobre ‘A Era do Vazio’ de Gilles Lipovetsky”, com a participação do mestre em filosofia Antônio Luis Cardoso de Figueiredo. A partir da obra, “A era do vazio”, de Lipovetsky, a atividade avaliará o modo atual de agendamento das subjetividades, quando os indivíduos são imperceptivelmente conduzidos a fruir maximamente sua individualidade neutralizando-se desse modo qualquer proposta de projeto sócio-existencial de natureza coletiva.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19/7

Felicidade em Epicuro - Experiências Contemporâneas
Palestrante: Francisco Lisboa Magalhães - Mestre em Filosofia.

Dia 26/7

A Moral do Gozo e da Pseudoliberdade - Uma Reflexão Sobre "A Era do Vazio" de Gilles Lipovetsky
Palestrante: Antonio Luis Cardoso de Figueiredo (Mestre em Filosofia e Professor do Curso de Filosofia da UVA/ Sobral)






Serviços:
Local: Sala Cine Vídeo – SESC Centro
Horário: 18h às 21h                
Informações: 3455-2118
:::Gratuito:::


 




Senac promove curso de Visagismo e Imagem

O evento será ministrado pela visagista de Minas Gerais, Lígia Lima, e pela maquiadora visagista, Heloísa Lima

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE promove, entre os dias 16 e 19 de julho , no Senac Centro, o curso Visagismo & Imagem. Ministrado pela visagista de Minas Gerais, formada pelo conceituado Philip Hallawell, Lígia Lima, e pela maquiadora visagista Heloísa Lima, o curso tem o objetivo de proporcionar aos profissionais que trabalham com imagem, beleza e comunicação, o conhecimento para analisar a imagem de uma pessoa e propor a construção de uma nova imagem com harmonia e estética.

O curso vai abordar o conceito, histórico, surgimento, princípios e fundamentos do visagismo, bem como a prática de consultorias aplicadas nos dias atuais.

De acordo com Eveline Costa, Consultora Técnica do Segmento de Beleza do Senac/CE, “para os profissionais que trabalham com imagem, é um curso que traz um diferencial por estar ligado às relações interpessoais,  partindo do princípio de que uma pessoa que não expressa sua identidade terá problemas com os outros e consigo mesma. O visagismo promove o encontro da beleza interior com a beleza exterior, e  produz na pessoa autoconfiança, autoestima, credibilidade e, principalmente, o que naquele momento de sua vida precisa expressar com sua imagem.“

As inscrições para o curso, que ao todo oferta 30 vagas, podem ser feitas no Senac Centro.
Informações: 3452.7065
Site: www.senacmodace.wordpress.com

Serviço
Curso Visagismo & Imagem
Data: 16 a 19/julho
Horário: 09h às 18h30m (com uma hora de intervalo)
Local: Senac Centro – Av. Tristão Gonçalves, 1245, Centro
Investimento: 10x R$ 85,00 ou R$850,00 à vista.









Curso sobre Mapeamento Cultural Colaborativo


A Secretaria de Cultura e Fortaleza (SECULTFOR) abre, até o dia 27 de julho, inscrições para o curso Mapeamento Cultural Colaborativo, uma das atividades de formação da Oficina de Cultura Digital/Laboratório de Mídias Interativas, da Prefeitura de Fortaleza. O curso, de curta duração, tem como objetivo incentivar o levantamento e georreferenciamento de trabalhos de audiovisual, música, dança e demais linguagens que se integrem a cultura digital e na divulgação dos conteúdos técnicos e artísticos mapeados.

As aulas são gratuitas e acontecerão de 06 a 10 de Agosto de 2012, das 18h30 às 21h45, na Vila das Artes. O curso recebe orientação do professor Miguel Peixe, que abordará os aspectos técnicos de instalação e customização de ferramenta tecnológica que permita o cadastro, a atualização e a divulgação de trabalhos técnicos e artísticos de forma colaborativa. Na conclusão o aluno poderá criar seu próprio mapa ou contribuir para o desenvolvimento do Mapa da Cultura de Fortaleza.

Para participar o interessado deve preencher uma ficha online aqui ou no site viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/editais e apresentar , dentro do período de inscrição, os documentos solicitados em edital na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221), das 9h às 12h e das 13h às 18h. È imprescindível que o candidato tenha um notebook para participar do curso. Mias informações pelo 3252-1444.

Sobre Miguel Peixe -  trabalha com desenvolvimento web especializado em WordPress desde 2006. Focando seu desenvolvimento com tecnologias livres, trabalha com HTML5, CSS3, JavaScript e PHP para realização de seus trabalhos. Entre outros projetos, participou do desenvolvimento do projeto Mapeamento Fortaleza, um mapeamento de equipamentos, agentes, patrimônios e instituições culturais utilizando o WordPress e o Mapas de Vista. Atualmente foca grande parte do seu trabalho em tecnologia de mapas, lançou recentemente em parceria com a Agência Pública de Jornalismo Investigativo o infográfico interativo sobre irregularidades na educação da Amazônia "Os Caminhos da Corrupção" http://goo.gl/HpA2z








III Seminário Internacional História e Historiografia inscreve

Alunos de graduação e pós-graduação, além de mestres, doutores e professores da rede pública podem se inscrever

Estão abertas, até 3 de agosto de 2012, as inscrições para o III Seminário Internacional História e Historiografia e o X Seminário de Pesquisa do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, que acontecem nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, no Campus do Benfica. Alunos de graduação e pós-graduação, além de mestres, doutores e professores da rede pública podem inscrever-se, através do site dos eventos (www.iiisihh.ufc.br), para apresentação oral de trabalhos e exposição de pôsteres. Também é possível participar como ouvinte.

Os trabalhos inscritos farão parte de simpósios temáticos, agrupando-se em temas como “Dinâmicas Identitárias e Étnicas”, “História e Literatura”, “História e Leitura”, “História Visual”, “Gênero, Ensino e Escrita da História” e “Ensino de História”, dentre outros. Os principais conferencistas convidados são Fernando Catroga (Universidade de Coimbra – Portugal), José Luis Peinado (Universidade de Barcelona), Richard Marin (Universidade de Toulouse II – França), Temístocles Américo Corrêa Cezar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Também estão previstas oito mesas-redondas, que contemplam temáticas como “Temporalidades na história”, “Migrações”, “Escritas da história”, “Natureza e história”, “Rotas e redes do Mundo Atlântico”, “Metodologias da História” e “Ensino de História e Memória”. Todas ocorrem durante o período da tarde, das 16h30min às 18h30min.

Os eventos são uma realização conjunta dos Programas de Pós-Graduação em História da UFC, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Mais informações com a comissão de divulgação, através do telefone 3366.7746, pelo e-mail infoiiisihh@ufc.br ou pelo próprio site dos simpósios.







Oficina "Garimpo de talentos - Iniciação Teatral"

Serão 30 vagas, com idade mínima de 15 anos

O INDICA - Instituto de Difusão da Cultura Afro-brasileira em parceria com a SECULFOR promoverá esta oficina durante 3 meses, é totalmente gratuíta.

Data de início: 14/07/2012
Horário: 9 às 11hrs
Local: Teatro Antonieta Noronha
Rua Pereira Filgueiras, 04
Ministrantes: Walden Luiz e Wagner Pereira
Informações e Inscrições: 3105-1292 ( Pela manhã)








SESC Centro promove debates filosóficos

Com o objetivo de debater cinema e filosofia

O SESC realiza durante o mês de julho o Projeto Movie-Mento de Idéias, com debates que envolvem questionamentos sociais e reflexões filosóficas. A programação acontece nos dias 4, 11, 18 e 25/7, na Sala Cine Vídeo do SESC Centro, com entrada gratuita.

O objetivo é proporcionar ao público um espaço de diálogo entre o cinema e a filosofia, através da exibição de filmes e a exposição de idéias sob perspectiva filosófica.

Programação: 
Projeto Movie-Mento de Idéias

Dia 11/7
A história negra dos brancos
Palestrante: Marcos Ricarte

Dia 18/7
O ordinário e o extraordinário
Palestrante: Marcus Markans

Dia 25/7
Luxo e Lixo
Palestrante: Marcus Markans

Local: Sala Cine Vídeo SESC Centro
Horário: 18h às 21h
:::Gratuito:::

Nenhum comentário: