domingo, 6 de dezembro de 2009

DESTAQUES

Os shows de janeiro

Comece a se programar com nossas opções de artistas nacionais e internacionais


Ano começa com The Wailers, Lulu Santos e Claudia Leitte

Para quem gosta de um bom show, seja ele nacional ou internacional, janeiro de 2010 irá trazer boas opções, e o DIVIRTA-CE decidiu citar algumas delas para você começar a se programar. No Ceará, a animação nas férias está garantida, com shows gratuitos promovidos pelo Governo do Estado: de 7 de janeiro até 7 de fevereiro, os cearenses e visitantes poderão conferir apresentações de bandas nacionais na capital e em diversos municípios cearenses. Uma pena que a seleção de atrações é mal feita –chamam os mesmos artistas que estão sempre por aqui, em casas de show ou festivais como o “Ceará Music”, ou mesmo no projeto “Férias no Ceará” – os produtores poderiam diversificar. Um total de seis bandas animarão as férias em 16 municípios, são eles: Jota Quest (dia 7 Itapipoca, dia 8 Quixeramobim, dia 9 Fortaleza e dia 10 Juazeiro) ,Skank (21/01 Iguatu, 22/01 Sobral, 23/01 Fortaleza e 24/01 Cascavel) Lulu Santos (28/01 Tauá, 29/01 Aracati, 30/01 Fortaleza, 31/01 Barbalha), Nando Reis (dia 14 Crateús, 15/01 Guaramiranga, 16/01 Fortaleza, 17/01 Crato) e Biquini Cavadão (4/02 São Benedito, 5/2 Camocim, 6/2 Fortaleza e 7/2 Limoeiro do Norte). Os shows estão marcados para acontecer sempre a partir das 20h, e em Fortaleza acontecerão no Parque do Cocó.

Outra opção, só que paga, será o II Verão Fortaleza Festival: todos os finais de semana de Janeiro, o Forró no Sítio e o Mucuripe Club receberão as atrações que irão agitar as férias na cidade. Dia 2 de janeiro terá Banda Eva no Mucuripe. Já no dia 9 de janeiro, o festival contará com as bandas Monobloco, Timbalada, Solteiroes, Forró dos Plays, Ventilador no 3 no Forró no Sítio. A festa começa a partir das 19h, e ainda vai contar com três horas de de caipiroska liberada. Dia 16 de janeiro será a vez do Aviões do Forró no Mucuripe Club e no dia 30, no encerramento, Forró do Muído Eletrico no Forró no Sítio.



Outras atrações: dia 02/01 acontecerá o Feijão Folia, no Hotel Oásis Atlântico; dia 09/01 a cantora Claudia Leitte fará show na casa de shows Siará Hall, na Água Fria; dia 16/01 tem Oz Bambaz e Psirico no Parque do Vaqueiro; o melhor do samba será a noite do dia 15/01, com Arlindo Cruz e Revelação, no Siará Hall, mesma casa que irá trazer no dia 22/01 a banda de pagode Inimigos da HP; e no dia 15/01 tem show internacional de reggae com a banda The Wailers, na barraca Biruta, na Praia do Futuro.
Para quem não se contém e até viaja para ver seu ídolo internacional, DIVIRTA-CE também dá dicas para janeiro. Depois de confirmar presença no Festival de Verão de Salvador (BA), em 23 de janeiro, Akon anunciou mais dois shows no Brasil. O cantor americano passa pela capital paulista, no dia 26, e pelo Rio de Janeiro, no dia 28. Com três discos lançados, Akon deve apresentar mais músicas de seu último trabalho, "Freedom", lançado em 2008.
Sucesso nos anos 90, os irlandeses do The Cranberries retornam aos palcos. O Brasil está nos planos da volta, com quatro shows marcados para janeiro de 2010. Rio de Janeiro (28) é a primeira cidade parada, seguida de São Paulo (29), Belo Horizonte (30) e Porto Alegre. A turnê brasileira também coincide com o lançamento do novo disco solo da vocalista, "No Baggage".
O sueco-americano Eagle-Eye Cherry se apresenta em 21 de janeiro em São Paulo. O mês fecha com a banda Metallica, 28/01 em Porto Alegre, e dias 30 e 31 de janeiro em São Paulo. E que venha fevereiro, com Beyoncé, carnaval e muito mais!









LADY GAGA
A ARTISTA DO ANO

A nova rainha da música pop

Conheça um pouco mais sobre a cantora de apenas 23 anos que conquistou o mundo


Atitude, moda e música. Parceria com estilista fez Lady Gaga ficar mais famosa

Ela se chama Stefani Joanne Angelina Germanotta, nasceu em Nova Iorque, Manhattan, em 28 de março de 1986, e é a atual rainha da música pop mundial. Mais conhecida pelo seu nome artístico Lady Gaga, ela é inspirada por cantores e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, mas há quem diga que ela lembre Grace Jones, ou seja a sucessora de Madonna – afinal, essa mulher diferente, performática, de apenas 23 anos e com um talento incrível para causar um frisson em suas apresentações tem mesmo o potencial para fazer o sucesso que Madonna fez – vai depender da trajetória da carreira dessa nova popstar que brilhou mais do que qualquer outro artista em 2009.

Filha mais nova do casal ítalo-americano Joseph e Cynthia Germanotta, com 11 anos de idade, Gaga preferiu sair da escola e ir para um convento: ela foi mandada para a Juilliard School em Manhattan, mas ao invés disto foi para o Convent of the Sacred Heart. Aprendeu a tocar piano aos 4 anos de idade, sendo que compôs sua primeira balada aos 13 e mais tarde já fazia apresentações. Aos 17 anos de idade ganhou admissão na escola de artes da Universidade de Nova Iorque Tisch. Lá, ela estudou música e aperfeiçoou sua habilidades de compor ao escrever dissertações e papéis analíticos focando em assuntos como arte, religião, e organização sócio-política.
Gaga assinou um contrato com a Def Jam aos 19 anos de idade, depois do produtor musical L. A. Reid ouvi-la cantar abaixo da entrada de seu escritório. Entretanto, ela diz que Reid jamais a conheceu, e depois de três meses, ela foi despedida da gravadora. Ela mudou-se para a casa de seus pais e começou a fazer apresentações no centro musical do sudeste de Nova Iorque, acompanhada dos grupos Mackin Pulsifer e SGBand.

Naquele período, começou a usar drogas e apresentar-se em clubes burlesque. Gaga disse que seu pai “apenas não entendia” aquilo, e que não conseguia olhar para ela durante alguns meses. O produtor musical Rob Fusari, quem ajudou Gaga a compor uma de suas primeiras canções, comparou seu estilo vocálico com o de Freddie Mercury. Ele apelidou-a de Gaga por causa da canção “Radio Ga Ga”, do grupo de rock Queen. Ela começou a usar este apelido como seu nome artístico e a partir daí ficou conhecida como Lady Gaga.
A partir de 2007, Gaga passou a trabalhar com Lady Starlight, quem ajudou-a a criar seus figurinos a serem usados em apresentações, como a do festival de música Lollapalooza, onde ela foi aclamada e recebeu muitas críticas positivas. Durante este período, ela passou a compor para artistas contratados da gravadora de Akon, assim como Fergie, Pussycat Dolls, Britney Spears, e New Kids on the Block. Depois de ouvi-la cantar em uma referência vocal para uma de suas faixas, Akon concluiu que ela também era uma boa cantora, e finalmente convenceu o presidente da Interscope Records, Jimmy Iovine para contratá-la e fazer um acordo com sua própria gravadora.

Lady Gaga com a Rainha Elisabeth da Inglaterra>>>>>

Em 2008, Gaga mudou-se para Los Angeles, e passou a trabalhar proximamente da sua gravadora para finalizar seu álbum de estreia The Fame. Gaga disse que combinou vários gêneros diferentes no álbum, “dos tambores e bate-palmas de Def Leppard até tambores de metal em canções urbanas”. Em julho de 2009 as vendas mundias do álbum foram contabilizadas em 3 milhões de cópias. O primeiro single do álbum, “Just Dance”, foi lançado em 8 de abril de 2008, e foi número um em seis países – Austrália, Canadá, Holanda, Irlanda, Reino Unido, e Estados Unidos. Este recebeu uma indicação ao Grammy na categoria “Melhor Canção Dançante”, mas perdeu para “Harder, Better, Faster, Stronger”, de Daft Punk. O segundo single, “Poker Face”, foi lançado em 3 de setembro de 2008, e assim como seu antecessor atingiu o número um, em quase vinte países, incluindo a maioria do comércio musical no mundo.

A primeira turnê oficial da cantora, a The Fame Ball Tour, começou em 12 de março de 2009 e foi muito elogiada pela crítica. Ela também disse ser bissexual e que é inspirada por lindas mulheres, o que ela afirma deixar seus namorados “desconfortáveis.” Sobre sua orientação sexual, Gaga afirmou não querer ser vista como alguém que quer usar a comunidade gay para ser atrativa. Antes desta entrevista ela disse à uma multidão em um dos seus concertos que a sua canção “Poker Face” fala em suas letras sobre fantasiar com uma mulher enquanto estar na cama com um homem. Gaga também apareceu no single do rapper Wale, “Chillin”.

Gaga foi indicada com um total de nove prêmios no MTV Video Music Awards de 2009. Em outubro, Gaga recebeu o prêmio da Billboard “Estrela em Ascenção de 2009”.
Com videoclipe de sucesso, e uma crítica feroz ao difícil mundo das celebridades, “Paparazzi” alcançou também incrível sucesso, assim como hit atual, “Bad Romance”.

Em Outubro de 2009 foi anunciada a segunda turnê da cantora, chamada "The Monster Ball Tour", que teria como base o novo trabalho musical, que seria um digno relançamento do "The Fame", intitulado "The Fame Monster", um belo trabalho, considerado pela crítica como um álbum totalmente independente do The Fame e de maior nível. A nova turnê irá passar por paises como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, por enquanto. Gaga, em uma entrevista a um jornal carioca, afirmou que também passaria pelo Brasil com a "The Monster Ball Tour".



TV DIVIRTA-CE

Confira shows e entrevista com Lady Gaga para o Fantástico







































______________________________________________






LIVROS - NÃO FICÇÃO


GUINNESS WORLD RECORDS 2010

Edição especial do GWR traz os maiores e os melhores da primeira década do Terceiro Milênio



A nova edição do Guinness World Records, que chega ao Brasil pela Ediouro, selecionou os feitos mais significativos, curiosos e impressionantes alcançados pela humanidade nestes dez primeiros anos do século XXI e que marcaram a passagem para o terceiro Milênio.


Assim, no Guinness World Records 2010 pode se conhecer a mais demorada transmissão ininterrupta de um seriado de TV, a pessoa que passou mais tempo em contato corporal direto com o gelo, a mais numerosa rede de relacionamento online ou ainda o homem que segurou a maior quantidade de cascavéis com a boca.

Mantendo a tradição de sempre inovar, nesta edição o leitor encontrará uma senha para entrar no site www.guinnessworldrecords.com/2010 e ter acesso a conteúdos exclusivos, como entrevistas com recordistas, vídeos, fotos para download, além escolher por votação seus preferidos entre os TOP 100.

Também traz os capítulos inéditos: Os inquebráveis – com os recordes mais duradouros da história, Os Primeiros - composto por feitos que inauguraram categorias e ainda um recorde para cada dia do ano, permitindo ao leitor descobrir, por exemplo, o recorde do dia de seu aniversário.

Recordes brasileiros também ganham destaque na edição

Tiago Della Vega, o guitarrista mais rápido do mundo (foto acima), Rosilda Ferreira (foto ao lado), a caixa de supermercado que conseguiu registrar e empacotar mais mercadorias em menos tempo, Joaquim Gonçalves, o paranaense responsável por assar o maior pão de todos os tempos e Felipe Nascimento que encheu 320 bexigas em uma hora estão entre os brasileiros que conquistaram vaga no Guinness World Records 2010, sem falar da proeza das 15 pessoas que entraram juntas em um fusca.

Sobre o Guinness

Publicado no Brasil pela Ediouro, o Guinness World Records é a autoridade mundial em quebra de recordes. Editado pela primeira vez em 1955, o livro é renovado todo ano em mais de 100 países e 25 línguas, com vendas superiores a 4 milhões de exemplares, já ultrapassando o total de 100 milhões de unidades vendidas, tornando-se o segundo livro mais vendido do mundo, ficando abaixo somente da Bíblia Sagrada. Desde 2008, o Guinness World Records também publica anualmente uma edição Games, voltada exclusivamente ao mundo dos jogos eletrônicos e seus recordes. O site www.guinnessworldrecords.com recebe mais de 11 milhões de visitantes ao ano.

Ficha Técnica:
Livro: Guinness World Records 2010 – O livro da década
Editora: Ediouro
Nº de páginas: 288
Preço Sugerido: R$ 74,90







ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

Instituto da Fotografia - IFOTO abre inscrições para o deVERcidade 2010

A quarta edição da mostra de fotografia e artes visuais está aberta a ensaios e instalações de fotógrafos e coletivos de todo o Brasil

Neste momento milhões de imagens são criadas, produzidas coletivamente e compartilhadas em redes de escala mundial. Que imagens são essas? Quem são seus autores? O que dessa produção permanecerá como memória e corpo do nosso tempo? Estas são algumas questões levantadas pelo Instituto da Fotografia – IFOTO com a quarta edição do deVERcidade, mostra de fotografia e artes visuais que acontecerá de 24 a 28 de fevereiro no entorno do Mercado dos Pinhões, em Fortaleza, Ceará. As inscrições para o deVERcidade 2010 estão abertas a partir desta terça-feira, 24 de novembro, e podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2009. A realização é do IFOTO, com patrocinio da Oi Futuro, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza.


deVERcidade – Dentro e Fora do Olhar


A quarta edição do deVERcidade apresenta uma investigação dentro e fora do olhar, propondo uma reflexão sobre os rumos que a fotografia contemporânea vem seguindo, abrindo a possibilidade para que os mais diversos segmentos possam colaborar na ampliação deste debate.

Em uma sociedade hiper-imagética o olhar experimenta a cegueira do excesso e a exaustão da repetição, que esvazia e dessignifica sentidos e compreensões. Ao mesmo tempo, transbordamentos e contaminações são incorporados ao processo de construção de imagens. Fotografia, Artes Visuais e Audiovisual trocam entre si signos e possibilidades de criação, instituindo novas formas de vivenciar o olhar. O Autor se multiplica em coletivos e situações e, no limite, se esvai. O Observador também compartilha da autoria. O processo de criação é Obra. O espaço expositivo pode ser o Corpo, o Ar ou uma Sensação.


Olhares de todo o Brasil na quarta edição
Quem produz, pensa ou vive imagens pode participar do deVERcidade, que é um espaço para compartilhamento de idéias, olhares e inquietações. A quarta edição vem com uma novidade: é nacional. Fotógrafos e coletivos atuantes no Brasil podem inscrever até duas propostas por inscrição, mas somente uma poderá vir a ser selecionada. Os coletivos selecionados correspondem a uma única inscrição. A inscrição deve ser feita por meio do link presente do site do IFOTO (www.ifoto.org.br) anexando um ensaio fotográfico com até 10 imagens ou, quando for o caso, a proposta de instalação fotográfica. O regulamento também está disponível no site do Instituto da Fotografia. As propostas selecionadas serão anunciadas no dia 12 de janeiro de 2010.

SERVIÇO
deVERcidade 2010 – Inscrições abertas até 31 de dezembro de 2009 para a quarta edição do evento de fotografia, que acontecerá de 24 a 28 de fevereiro de 2010 no entorno do Mercado dos Pinhões, em Fortaleza - Ceará. Aberta a qualquer pessoa residente no Brasil ou coletivos atuantes no país. As inscrições serão feitas unicamente através do link apropriado no site www.ifoto.org.br. Só serão considerados inscritos aqueles que receberem a confirmação que será enviada por email para o endereço fornecido no ato de inscrição. Informações na sede do ifoto: Rua Gonçalves Lêdo, 307 – Praia de Iracema, Fortaleza – Ceará. Tel: 85-3254.6385 - ifoto@gmail.com – www.ifoto.org.br.







RESTAURANTES


O castelo das delícias Vojnilô


O restaurante Vojnilô, situado no bairro Varjota, principal bairro gastronômico de Fortaleza, é um referência na gastronomia nacional, oferecendo um dos melhores pescados do mundo. Pela arquitetura da casa, que lembra um castelo medieval, você percebe o requinte e o glamour do local, que já recebeu celebridades, atores, atrizes, empresários e grandes personalidades das mais diferentes esferas da sociedade.
Comandado pelo chef mineiro Lúcio Figueiredo, um verdadeiro gentleman na arte de receber as pessoas, o Vojnilô foi aberto em abril de 2006. A história de nascimento do restaurante é curiosa: Lúcio conheceu em Guarapari, no Espírito Santo, o macedônio Vicente Bojovski, artista, poeta e mestre da culinária de crustáceos, dono do restaurante Guaramare naquela cidade. Vicente despertou a paixão pela culinária em Lúcio, que decidiu abraçar sua verdadeira vocação. Lúcio largou tudo em São Paulo, onde morava na época, e mudou-se para Fortaleza, terra que oferece farta e ótima matéria-prima para sua arte. O acerto de sua decisão é comprovado pela clientela fixa que o Vojnilô conquistou em tão pouco tempo.
O nome do restaurante, que na Macedônia quer dizer Vicente, é uma homenagem ao seu amigo e mestre, responsável também pela inspiração de todos os pratos do cardápio da casa. Especializada em frutos do mar, com destaque para os pescados assados na brasa e paellas, “Também não podemos esquecer da nossa costela suína caramelada, que faz muito sucesso entre os clientes”, diz Lúcio.

O Vojnilô tem como proposta oferecer um lugar onde a decoração remeta os clientes aos tempos medievais, com iluminação indireta, velas nas mesas e ambiente climatizado. Na decoração da casa são encontradas várias peças antigas, a exemplo de um móvel de madeira de 80 anos, trazido de Caxambu, rodas de carros de boi de 200 anos, que fizeram parte da abertura da estrada de Ilhabela, litoral paulista, panelas de cobre antigo, lampiões suecos, pratarias francesas, cálices antigos de estanho. Isso sem contar que o molde do tijolo da fachada foi trazido de Minas Gerais e feito em Fortaleza, os lustres foram trazidos de fazendas mineiras e que o bar é um barco de 25 anos, retirado da Praia do Mucuripe após um naufrágio. Peças que certamente vale a pena o cliente descobri-las em um passeio pela casa.
Lúcio Figueiredo recomenda de entrada o Espetinho de Vieira e as Ostras Frescas. De prato principal, o Peixe à Moda da casa, que vem assado na brasa, com alcaparra, arroz à grega e batata sautée. Outras boas pedidas são o Misto de Pescados (lagosta, camarões e peixe assado na brasa) e a Paella de Carne. DIVIRTA-CE recomenda também indica bons vinhos do Vojnilô, caso do sul-africano Raka, feito da uva sauvignon blanc (safra 2007) e o tinto chileno Estampa Gold Assemblage 2004, da uva syrah. Para arrematar, a carta de cachaças lista 150 rótulos, a exemplo das mineiras Seleta e Boazinha.
O Restaurante Vojnilô funciona diariamente a partir das 19h, abrindo também de sexta a domingo para almoço, e fica situado na Rua Frederico Borges, 413, Varjota. Informações e reservas: (85) 3267-3081

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

Bia Duarte leva artistas plásticos brasileiros para expor no Salon National Des Beaux-Arts 2009 no Louvre

A exposição acontece entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2009, em Paris, no Salon National Des Beaux-Arts 2009, no Museu do Louvre. Fundado em 1861, há 148 anos, o salão expõe peças de arte com caráter liberal reunindo obras de novos e velhos artistas de todo o mundo. Após o sucesso do SNBA de 2008, a empresária Bia Duarte, que é representante da Delegação Brasileira no Salon National Des Beaux-Arts e Diretora Executiva da B Licenças Poéticas, apresentará no Carrousel Du Louvre - Musée du Louvre em Paris um novo recorte da produção artística brasileira, com temas e técnicas variadas que representam a multidisciplinaridade artística de um povo, cujas obras se destacam pela ousadia e por sua capacidade criativa. O grande valor da seleção está no conjunto e na inquestionável qualidade dos escolhidos.

Serão 15 artistas a expor, que foram cuidadosamente selecionados, dentre aqueles cuja produção marca e representa as significativas diversidades de produção da arte no cenário artístico brasileiro, contemplando um mix de técnicas e linguagens que ora se aproximam ou ora se opõem, nomes como Daniel Azulay, Margot Monteiro, Eduardo Kobra, Kika Goldstein, André Crespo, Susy Magalhães e Marcelo Neves fazem parte do grupo aprovado pelo SNBA. Além de Victor Brecheret, homenageado póstumo da delegação brasileira, que terá uma escultura de bronze exposta.

A seleção de obras que representam o Brasil no SNBA 2009 - Salon National Des Beaux-Arts vai além do estudo da arte e sim da ciência social, sob a aceitação dos desequilíbrios e desigualdades estéticos, o que permitirá aos visitantes conhecer a rica tendência criativa dos artistas brasileiros no campo da arte contemporânea. “Esta mostra é de grande importância para o nosso país, pois é mais um meio para divulgarmos a arte criada e produzida aqui, mostrando ao mundo que temos um modo único para expressarmos nossa inventividade”, conta Bia também pré-curadora dos expositores brasileiros.

As obras brasileiras serão expostas em um espaço de 18m² lineares, disponíveis para apreciação de especialistas e interessados em arte que passarem pelo Salon National Des Beaux-Arts 2009. O grupo brasileiro se completa com as presenças de Alessandro Jordão e Kiko Sobrino, Anna Guerra, Charles Chaim, Gabriel Nehemy, Lilian Bomeny e Gustavo Rosa.

Entre os brasileiros um artista plástico espanhol também terá seu espaço. Convidado especial, David Dalmau é artista plástico, fotógrafo e cenógrafo, na década de 90 visitou o Brasil, quando foi curador assistente, da 21ª Bienal Internacional de São Paulo e se apaixonou pelo país. Essa experiência representou um estímulo adicional para que este artista sempre em busca do novo decidisse residir no Brasil, abrindo seu ateliê e galeria de arte na capital paulista.

Segundo Bia, essa segunda participação brasileira só fortalece a divulgação da arte de nossos pintores e escultores dentro de um dos mais conceituados museus, além de solidificar as relações culturais com um dos maiores mercados consumidores de artes plásticas do mundo, o mercado europeu.

Após o sucesso do SNBA de 2008, a empresária Bia Duarte, que é representante da Delegação Brasileira no Salon National Des Beaux-Arts e Diretora Executiva da B Licenças Poéticas, apresentará no Carrousel Du Louvre - Musée du Louvre em Paris um novo recorte da produção artística brasileira, com temas e técnicas variadas que representam a multidisciplinaridade artística de um povo cujas obras se destacam pela ousadia e por sua capacidade criativa.



ARTISTAS


ALESSANDRO JORDÃO E KIKO SOBRINO

Formados em artes plásticas, Jordão e Sobrino começaram a trabalhar desenvolvendo quadros e participando de exposições em São Paulo. Em 2000, com a participação na exposição Mídia e Loucura, realizada em Milão, Roma e São Paulo, a dupla ganhou o primeiro prêmio de melhor trabalho da América Latina em Roma. O trabalho da dupla evoluiu para o trabalho de design, e ingressaram na Domus Academy. Lá permaneceram por dois anos aprendendo com ícones da área como Karim Rashid, Phillipe Starck e Moroso.



ANDRÉ CRESPO

André Crespo cursou artes plásticas pela FAAP. Antes de assumir a pintura em tempo integral, trabalhou com publicidade, jornal e cinema, que contribuíram nas áreas de stop-motion, cenários, animação digital, edição e direção de arte. No ano de 2001, foi assistente do mestre em artes plásticas Newton Mesquita, que também foi o responsável pela transformação do artista.



ANNA GUERRA

Nascida no Recife, em 25 de julho, mas cresceu em Carpina, Cidade da Zona da Mata de Pernambuco. Formada em arquitetura pela FAUPE- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Pernambuco. O aprendizado veio através de estudos, aulas e leituras, mas veio também por meio da observação do trabalho de outros artistas. Sua maior inspiração é o artista Caribé.



CHARLES CHAIM

O mineiro Charles Chaim começou sua carreira no teatro como ator, depois estudou jornalismo, mas no meio do caminho descobriu as artes plásticas. Desde criança já demonstrava interesse pela arte. Autodidata, Charles Chaim fez sua primeira exposição utilizando materiais recicláveis. Influenciado, principalmente por Andy Warhol, o artista trabalha no estilo pop art. Os retratos estilizados são os preferidos do artista.



DANIEL AZULAY

Nascido no Rio de Janeiro, em 1947, formou-se em Direito enquanto fazia desenhos de humor e histórias em quadrinhos para revistas e jornais. Autodidata, em 1970, expôs no Museu de Arte Moderna do Rio Janeiro suas primeiras experiências gráficas e visuais em caleidoscópios de acrílico. Aos 62 anos, Azulay viaja pelo mundo realizando exposições, palestras e workshops de arte-educação nos Estados Unidos, Israel, Finlândia, Suécia e Portugal. Em 2007, seu trabalho como voluntário e criador do Projeto Social “Crescer com Arte” para crianças e jovens de comunidades carentes foi premiado e reconhecido pela ICAF - International Child Art Foundation em Washington, DC.



DAVID DALMAU

O artista plástico, fotógrafo e cenógrafo David Dalmau nasceu no dia 4 de dezembro de 1962 na Espanha, e desde a infância viajou pelo mundo visitando galerias e museus com seu pai, um colecionador de arte e homem de negócios. Suas pinturas têm a tradição do expressionismo figurativo europeu, destacando os temas urbanos; sua técnica combina simplicidade e sofisticação com brilhante uso de cores, em imagem de festas, multidões anônimas e a tão almejada e utópica felicidade eterna.



EDUARDO KOBRA

Por volta de 1987, Eduardo Kobra se destaca com seus graffitis e do movimento Hip Hop, que se espalhava pela cidade. Com os desdobramentos, que a arte urbana ganhou na Capital, o artista criou o Studio Kobra nos anos 90 - para um muralismo original - inspirado em muitos artistas, especialmente nos pintores mexicanos, beneficiando-se das características de artista experimentador, bom desenhista e hábil pintor realista. Suas criações são ricas em detalhes, que mesclam realidade e um certo “transformismo” grafiteiro.



GABRIEL NEHEMY

Formado pela FAAP em publicidade e propaganda, Gabriel Nehemy, nasceu em 1979, em São Paulo. Em 2001, começou a desenvolver suas primeiras pinturas no Atelier Eny Aliperti Ferreira, em Ribeirão Preto. Mas, foi em 2003, quando mudou para Londres, que decidiu levar a carreira de artista como profissão. Em seus trabalhos atuais o uso dos materiais como lona desgastada pelo tempo, a tinta acrílica e a possibilidade de trabalhar com camadas são características marcantes do artista, além da finalização com bastão a óleo.



GUSTAVO ROSA

Nascido em São Paulo, em dezembro de 1946. Gustavo Rosa é pintor e desenhista considerado um dos mais criativos artistas de sua geração. Não pertence a uma escola específica nem segue nenhuma tendência ou modismo. Criou uma obra pessoal com linguagem própria e personagens de um inesgotável humor caricatural. Artista prestigiado entre personalidades e famosos no Brasil e no exterior, tendo inclusive sua Grife Gustavo Rosa, lançada na Bloominngdale’s em Nova York, em 94.



KIKA GOLDSTEIN

Maria Julia Goldstein Abujamra, mais conhecida como Kika Goldstein, nasceu em 28 de setembro de 1984. A poética do seu trabalho sempre esteve relacionada à figura humana e à personificação das cores numa alquimia mágica de tons vibrantes e únicos. Inspirada fortemente pelas influências do Cubismo e do Surrealismo, sua carreira teve inicio em 2000 com a série: Pedestres, onde personagens caricatos e estilizados, retratam com humor cenas do nosso cotidiano.



LILIAN BOMENY

Nascida no Rio de Janeiro, teve a paisagem da cidade maravilhosa como influência de estética. Autodidata, a artista não tem um estilo definido em suas obras, apenas deixa que o sentimento flua e o transporta para as obras. Atualmente, se dedica às pinturas de pratos, painéis e telas. A artista já participou de mais de 20 exposições no Brasil e no exterior, onde tem várias obras comercializadas.



MARCELO NEVES

Jovem talento no mundo das artes, sua sensibilidade ao observar a anatomia humana, a forma dos objetos e a sua ocupação no espaço, fez com que ele desenvolvesse esculturas exuberantes. A anatomia surpreendente, os volumes impressionantes e a leveza dos gestos, tudo muito sutil. A matéria é o bronze; a elaboração parte de seus desenhos a carvão e evoluem para seu manuseio com a argila onde a figura toma suas formas. Todos os cuidados são importantes até a finalização com a fundição e os acabamentos das texturas e pátinas. As personagens são figuras gordas que dançam ou um tango argentino ou um frevo. Outras praticam esportes com bambolê, fitas ou pulando corda. Tudo com leveza e graciosidade.




MARGOT MONTEIRO

Arquiteta formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou-se nas artes plásticas em 1973, quando freqüentou, além da Escola de Arquitetura, o Atelier da Escola de Belas Artes do Recife e no MAC. No seu currículo, inúmeras exposições coletivas e individuais no País e no exterior. Atual diretora do Museu do Estado de Pernambuco recebeu o diploma Lula Cardoso Ayres do Conselho Estadual de Cultura como Artista Plástica- Ano 2000 e participou da Bienal de Cerveira, em Portugal.





SUSY MAGALHÃES

Nascida em Ipojuca, município de Arcoverde, em Pernambuco e desde 2000 vem atuando de forma profissional no cenário artístico, realizando exposições no Brasil e no exterior. A Natureza é a principal fonte de referência para a concepção de seu trabalho onde a flora é eleita como meio de resgate e recuperação da visualidade regional e do clima do Estado de Pernambuco, em uma profunda identificação com suas próprias experiências de vida.



VICTOR BRECHERET

Foi um artista que viveu até meados do século XX. Clássico na sua formação, na sua técnica extremamente apurada de profundo conhecedor do seu "metier" fundem-se no artista o artesão e o criador de obras monumentais. Brecheret viveu o "art-déco" e "noveau", mas manteve acima de tudo um estilo próprio, visto que para aqueles que conhecem seu trabalho as obras desse período são inconfundíveis, possuidoras de um traço pessoal. Nesse período expôs constantemente em todos os salões que se realizava como o "Salon d'Automne", "Salon de la Société des Artistes Français - Section de Sculpture et Gravure sur Pierre" e "Salon des lndépendents".



Sobre Bia Duarte

Após viver 14 anos em Miami, nos Estados Unidos, Bia Duarte voltou ao Brasil em 1999, trazendo a marca Britto do artista pop Romero Britto, reconhecido internacionalmente. Marca essa, que representa com exclusividade há mais de nove anos no País.

Bia Duarte é especializada em licenciamento e uso de imagem de obras de artistas plásticos. Preside, atualmente, a empresa B Licenças Poéticas, empresa dedicada à difusão da cultura brasileira por meio do licenciamento de imagens e projetos especiais de artistas para empresas de diversos setores e de qualquer parte do mundo.













Um novo jeito de vender arquitetura

Arquitetos, artistas gráficos e cineastas da Neorama trabalham imagens, sons e até cheiros imaginários para viabilizar grandes empreendimentos imobiliários


Arquitetura, cinema e música para levar os espectadores a experimentar - cada um com suas próprias expectativas - a vida futura em um edifício ou uma cidade. Este é o trabalho desenvolvido pela equipe de arquitetos e artistas da Neorama - butique especializada em animações e filmes de realidade virtual - para empreendedores de todas as partes do mundo, na concepção de apresentações de projetos, desde residências a grandes empreendimentos urbanísticos.

O resultado é bem mais do que um simples realismo de computação. "O objetivo é inspirar visões. Procuramos fazer com que cada pessoa se construa dentro dos ambientes de nossos filmes e possa vivenciar esse futuro lugar com suas próprias memórias pessoais: perfumes, sabores, sons, filmes, discos e livros", explica Márcio Carvalho, diretor da Neorama.

Em 2008, por exemplo, a empresa desenvolveu um filme de apresentação da Transbay Transit Center, terminal do trem rápido que chegará a São Francisco - EUA, e será um novo marco na paisagem urbana da cidade.

O filme foi realizado em ambientes 3D, com a maior precisão e riqueza de detalhes possível, para mostrar a arquitetura da cidade existente, a nova torre projetada e os benefícios que ela trará à cidade e seus habitantes. A filmagem foi realizada com voluntários convocados pela mídia, numa manhã de domingo, estratégia que atraiu milhares de pessoas de todas as idades, classes sociais e também etnias que compõem a população de São Francisco. Com a divulgação das imagens foi possível reduzir as resistências que parte da população tinha com relação ao edifício e ganhar a simpatia dos formadores de opinião.

Em 2009, a Neorama preparou um filme para a apresentação dos empreendimentos MaxHaus - apartamentos com planta livre, customizáveis por cada morador, realizados com a tecnologia de construção mais contemporânea. Sem uma palavra, apenas com imagens, música e a interação de atores, o filme consegue passar em quatro minutos o que antes os agentes imobiliários levavam uma hora para explicar a seus clientes. "Hoje nossos principais clientes são incorporadoras que desenvolvem produtos inovadores, e temos parcerias com grandes escritórios ao redor do mundo. Somos apaixonados por arquitetura e acreditamos que nossos filmes são ferramentas para difundir seu valor como arte", diz Carvalho.

Coerentemente, agora, ainda em 2009, a Neorama mostrará suas construções digitais para milhões de pessoas na TV. A equipe realizou a cenografia de um especial de final de ano que se passa num reino imaginário, com seu castelo, jardins, campos e estradas, tudo concebido em absoluta coerência com a história da arquitetura. Em breve, esse sonho estará na telinha...

O que é a Neorama
Com escritórios no Brasil e nos EUA, a Neorama é uma butique criativa multidisciplinar, capaz de elaborar cenários digitais e peças promocionais em 3D de produtos ou conceitos, especialmente na área imobiliária. A equipe tem uma forte pegada de arquitetura, embora seja composta por especialistas em cinema, música e publicidade. O segredo do sucesso é o trabalho meticuloso e multidisciplinar. "Trabalhamos com ferramental de software e hardware padrão no mercado. Nosso diferencial é a competência do time e a obsessão por qualidade em todos os detalhes no produto final", explica Carvalho.

A Neorama já desenvolveu filmes de apresentação para os empreendimentos The 88, em San Jose; Nurai Nurai Island, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes; Rocha Vera Corporate, Castelo Branco Office Park, e Espaço Empresarial Nações Unidas, em São Paulo, entre vários outros projetos residenciais, corporativos e urbanísticos.

Confira alguns trabalhos elaborados pela Neorama em http://neorama.com/blog/.

BARES, CAFÉS, SANDUÍCHES

BASTIDORES - CELEBRIDADES

Leia trechos de cartas deixada pela atriz Leila Lopes antes de se suicidar

O assessor de imprensa da atriz Leila Lopes acaba de enviar para a imprensa nota da família da atriz, convidando para a missa de sétimo dia que acontecerá dia 9. A nota traz trechos da carta deixada pela atriz, se explicando para a família.

A atriz Leila Lopes, de 50 anos, que morreu na última quinta-feira, 03, foi enterrada no final da tarde desta sexta-feira, 04, em Esteio, no Rio Grande do Sul. De acordo com o Cemitério Municipal 2 de Novembro, cerca de mil pessoas estiveram no local para dar o último adeus à atriz.

O velório de Leila sofreu um atraso de algumas horas por causa de um congestionamento ainda em São Paulo. A previsão inicial era de que começasse às 3h, mas o corpo só chegou em Esteio às 11h da manhã.

A atriz foi encontrada morta em sua casa, que fica no bairro do Morumbi, na zona sul de São Paulo, por uma amiga na madrugada de quinta-feira. De acordo com os Bombeiros que atenderam a ocorrência, a causa da morte seria uma parada cardiorrespiratória.

Segundo a Polícia, há indícios de que Leila tenha cometido suicídio, já que ao lado do corpo da atriz foi encontrada uma carta e vários medicamentos. Leila Lopes participou de diversas novelas globais, entre elas ‘Renascer’, ‘Tropicaliente’ e ‘Rei do Gado’.

Nota da família sobre o falecimento da atriz Leila Lopes

Ao segundo dia de dezembro de 2009 veio a falecer Leila Gomes Lopes, mulher, esposa, irmã, tia e atriz. Esta notícia abalou a todos da família, nos deixando pasmos e sem rumo... O que aconteceu? ... O que vamos fazer? ... E nesse momento em que estávamos sem ação, encontramos as últimas palavras de nossa amada, que serviram para nos acalmar e nos orientar.

“Não chorem, não sofram, eu estou ABSOLUTAMENTE FELIZ!!! Era tudo o que eu queria: ter paz eterna com meu Deus e, se possível, com minha mãe.”

Pensamos então: Ela se suicidou! Mas por quê? ... Então continuamos a escutá-la:

“Eu não me suicidei, eu parti para junto de Deus. Fiquem cientes que não bebo e não uso drogas, eu decidi que já fiz tudo que podia fazer nessa vida. Tive uma vida linda, conheci o mundo, vivi em cidades maravilhosas, tive uma família digna e conceituada em Esteio, brilhei na minha carreira, ganhei muito dinheiro e ajudei muita gente com ele. Realmente não soube administrá-lo e fui iludibriada por pessoas de má fé várias vezes, mas sempre renasci como uma fênix que sou e sempre fiquei bem de novo. Aliás, eu nunca me importei com o ter. Bom, tem muito mais sobre a minha vida, isso é só para verem como não sou covarde não, fui uma guerreira, mas cansei. É preciso coragem para deixar esta vida. Saibam todos que tiverem conhecimento desse documento que não estou desistindo da vida, estou em busca de Deus. Não é por falta de dinheiro, pois com o que tenho posso morar aqui, em Floripa ou no Sul. Mas acontece que eu não quero mais morar em lugar nenhum. Eu não quero envelhecer e sofrer. Eu vi minha mãe sofrer até a morte e não quero isso para mim. Eu quero paz! Estou cansada, cansada de cabeça! Não agüento mais pensar, pagar contas, resolver problemas... Vocês dirão: Todos vivem!!! Mas eu decidi que posso parar com isso, ser feliz, porque sei que Deus me perdoará e me aceitará como uma filha bondosa e generosa que sempre fui.”

Ë difícil para nós, familiares, aceitar ou entender a decisão dela, mas precisamos apoiá-la, como sempre o fizemos nesses anos de vida. Até para isso ela nos ajudou, deixando recados aos membros da família. Estes, por serem mais íntimos, não serão divulgados. Pedimos que nos compreendam.

Ao final de suas palavras ela, como sempre, teve a humildade e o reconhecimento aos amigos que sempre a ajudaram ao longo de sua vida.

“Aos meus fãs verdadeiros; aos jornalistas imparciais; ao Walter Negrão e sua esposa Orphilia; a LBV; ao Eduardo Gomes; ao prefeito de Itu, Herculano Neto e toda a sua equipe e ao meu amigo Zé meu muito obrigado. Às emissoras que trabalhei, obrigada. E aos colegas maravilhosos, muita luz! A todos os sites dignos que acompanharam a minha vida, SUCESSO!!! Ego, Esther Rocha, Thiago, Odair Del Pozzo, Felipe Campos, não se sintam esquecidos. Não posso citar nomes de amigas, pois aí seria um livro, mas Sueli você é a irmã que eu não tive. Márcia, seja sempre feliz amiga. Magrid, obrigada por tudo! Andréia, do TV Fama, beijo amiga. Tadeu (di Pietro) cadê você??? Desculpe a quem eu esqueci, a vida foi muito mais maravilhosa do que sofrida para mim. Obrigado Jesus, Nossa Senhora e meu Deus, perdoem-me e recebem-me como a filha honesta e bondosa que sempre procurei ser! Fiquem com Deus, todos! Leila Lopes.”

Para quem não a conhecia, essa era a nossa Leila, uma mulher que vivia suas emoções intensamente, sem limites; uma mulher que conhecia a gratidão; uma guerreira da família, do amor, da honestidade e da justiça!

“Se existe sentimento maior que o amor, eu desconheço!”

Guardaremos esta frase para sempre em nossos corações.

Para nós, nos resta agradecer a todos pelas orações, pelo carinho e pelo apoio que recebemos nestes dias tão sofridos. Em especial a nossa amiga-irmã Liliana Nieto Alonso; Fábio da Conceição Franco; aos funcionários e moradores Condomínio Edifício Alto do Morumbi; ao Delegado Dr. Mauricio José da Silva Pinto; Investigador Ivanildo R. Lima; à Polícia Militar de São Paulo; a Empresa de Luto “Amigos” de São Paulo, representados pelos srs. Glaucio e André Thiago; à GolLog, à Prefeitura de Esteio, representada pelo prefeito Gilmar Rinaldi; à Diretora do Cemitério 2 de Julho, sra. Jacira; à Funerária Weber de Esteio, representado pelo sr. Cláudio; à Guarda Municipal de Esteio e a todas as pessoas que compareceram ao velório e sepultamento de nossa amada.

Para aqueles que a amaram, pedimos que nos ajudem, em orações, para que ela tenha encontrado a sua paz e a sua alegria. Realizaremos missa de sétimo dia nesta quarta-feira, dia 09/12/2009, nas seguintes igrejas:

São Paulo – SP: Igreja Nossa Senhora da Aparecida, no bairro Moema, às 18:30hs.

Esteio – RS: Igreja Coração de Maria, às 19hs.

Florianópolis – SC: Igreja Da Santíssima Trindade, no bairro Trindade, às 19:30hs.

Obrigado.

Familiares de Leila Lopes.







Lançamento da minissérie "Dalva e Herivelto": uma viagem no tempo

Logo na entrada, a autora Maria Adelaide Amaral, o diretor de núcleo Dennis Carvalho, elenco e a equipe de produção de ‘Dalva e Herivelto, uma canção de amor’ foram recebidos por jovens caracterizadas com roupas dos anos 50. Pelo ambiente, cortinas vermelhas e mobiliário seguindo o design das décadas de 30, 40 e 50, já davam o clima da fase em que brilharam Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. A viagem no tempo continuou com a exposição de quadros com uma retrospectiva do que aconteceu no Brasil e no mundo de 1910 até 1970. E para remeter ainda ao período da história dos dois ícones do samba-canção brasileiro, objetos originais da época foram resgatados em parceira com o Instituto Cravo Albin, como vitrolas, gramofones, rádios e discos, para compor o cenário que criado no Espaço Franklin, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, dia 07, no evento de lançamento da minissérie. O prédio, que abrigou a coletiva e, logo em seguida, um coquetel para os convidados, foi construído em 1911 e a arquitetura traduz o momento histórico de sua concepção. A fachada é associada ao esquema simétrico do neoclassicismo e a decoração tem tema, linha e cores do Art Nouveau. Há ainda vitrais franceses em forma de leque, representando uma cauda de pavão, e uma imponente águia de bronze na parte superior.

Neste ambiente, Dennis Carvalho apresentou o clipe da minissérie para a imprensa. “O trabalho do elenco é primoroso e contamos com as lembranças da família, o que enriqueceu muito a minissérie”, declarou o diretor. Após a exibição do clipe, Dennis Carvalho convidou a autora Maria Adelaide Amaral e os atores Fabio Assunção, Adriana Esteves e Maria Fernanda Cândido e os diretores teatrais Charles Möeller e Cláudio Botelho para subir ao palco e falar sobre o trabalho desenvolvido. “Essa é uma história de amor, um grande drama e não podemos esquecer que é uma história real. Espero que emocione as pessoas tanto quanto emocionou a gente. Essa minissérie é, acima de tudo, um resgate da grande música popular brasileira e da era do rádio”.



Adriana Esteves, que protagoniza a minissérie no papel de Dalva de Oliveira, comentou sobre sua entrega para este trabalho e do orgulho de ter participado deste projeto. “Toda equipe estava muito compromissada e o elenco teve uma entrega encantadora. Me entreguei não só à história de Dalva, mas também às histórias dos personagens com quem estava contracenando. Foi enriquecedor mergulhar nesta trama”. Fabio Assunção também não economizou elogios ao enredo e, principalmente, a seu personagem. “O Herivelto é como um parque de diversões para um ator, já que ele era sambista, palhaço, cantor, letrista e agente. Todo trabalho foi complexo, porém muito divertido e prazeroso”, contou. Maria Fernanda Cândido, sentada ao lado do ator, completou, contando um pouco sobre a relação que Herivelto teve com Lurdes. “A Lurdes deu um equilíbrio para o Herivelto, eles tiveram um casamento bem sucedido e foi um prazer conhecer a vida desta mulher. Foi maravilhoso entrar em seu universo e conhecer sua família”, finalizou.

Após a coletiva de imprensa, elenco, direção, autores e convidados se reuniram para um coquetel. No cardápio, mousse de gorgonzola, confit de laranja em pão com especiarias, parma, boursin e pêras aromatizadas em wonton, salmão defumado, chantilly de limão em blinis, cubos de foie grãs com coulis de framboesa e amêndoas, croquete de carne com geléia de pimenta, gratin de cebola sablé com brie e physalis, pizzeta de cogumelo paris, folheado de bacalhau, ceviche de linguado e ravióli com três sabores diferentes: pêra ao molho de gorgonzola, funghi e abóbora picadinha com farofa crocante e chips de banana.

O menu de doces tinha quindim, olho de sogra, canudinhos de doce de leite, docinhos de nozes, bala de ovo, trufas de chocolate, amêndoas dragées e brigadeiro com cinco sabores diferentes.

Dalva de Oliveira e Herivelto Martins marcaram a época de ouro da rádio. A minissérie, da autora Maria Adelaide Amaral, com direção de núcleo de Dennis Carvalho, conta a história destes dois nomes do samba-canção brasileiro, com suas trajetórias de grandes conquistas e perdas significativas. A minissérie, que terá cinco capítulos, estreia dia 04 janeiro de 2010, após a novela ‘Viver a Vida’.











Programa Silvio Santos atinge sua maior média e garante vice-liderança absoluta

Neste domingo, 6 de dezembro, o Programa Silvio Santos (19h45 às 23h53) atingiu sua maior média desde que passou a ser exibido na faixa das 20h. A atração chegou a 15 pontos de pico e obteve média de 12 pontos, contra 11 da terceira colocada. No confronto direto, Silvio Santos atingiu 12 pontos contra 10 de “Programa do Gugu”, da terceira, entre 19h45 e 22h33.