sexta-feira, 6 de junho de 2014

ECOLOGIA

CPFL Renováveis promove Semana do Meio Ambiente em praias do Ceará

Marcadas pelo vento forte e pelas belezas naturais as comunidades Cumbe e Canavieira, no município de Aracati;  Moitas, em Amontada, e Xavier, em Camocim, participam de um conjunto de atividades voltadas à comemoração da Semana do  Meio Ambiente, promovidas pela CPFL Renováveis, maior empresa brasileira no segmento de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, que mantem parque nos citados municípios.
São diversas atividades de conscientização ambiental e práticas relativas ao meio ambiente como mutirões de limpeza, debates, mostras fotográficas, apresentações culturais, campanha de proteção a fauna que acontecem entre os  dias 04 a 08 de junho.
Em Cumbe e Canavieira, Aracati, será exibido um vídeo, seguido de debate e oficina sobre consciência ambiental. Para as mulheres, será realizada uma tarde com ginástica laboral, nas dunas e os jovens realizam uma roda de capoeira. Ainda acontecerá uma trilha ecológica no mangue, um mutirão de limpeza e oficinas de reciclagem onde serão confeccionados um painel de mosaico com revistas sobre o tema da Copa, um jogo de futebol (com campo, jogadores e bola) usando plásticos e garrafas pets, e ainda instrumentos musicais que serão utilizados para fazer a animação das torcidas durante o Mundial.
Em Moitas, Amontada,  acontece uma oficina de papel reciclado para confecção de molduras de fotos realizadas por jovens da comunidade que comporão a Mostra Fotográfica ¨O rio, o mar e o mangue: o olhar da juventude de Moitas para sua comunidade”. A exposição traz olhares e expressões de jovens da Praia de Moitas sobre a comunidade e o ambiente em que vivem.
 As fotos são produto de uma oficina de Fotografia de Celular, que despertou o olhar da juventude para o potencial da linguagem fotográfica por meio da acessibilidade de mídias móveis, como forma de expressão documental e artística. A mostra reúne a sensibilidade do olhar desses jovens para as belezas da sua comunidade, através do registro da fauna e da flora, do mangue, da praia e do rio Aracatiaçu.
Ainda será realizada uma palestra sobre os 5 R´s que discutirá com a comunidade local a importância de repensar hábitos de consumo e destinação do lixo. No dia (06/05)seguinte será realizado o mutirão de limpeza em toda a comunidade e praia.  
Completando a programação, acontecem a “Pedalada Ecológica: campanha de proteção ao cavalo marinho”, que reunirá jovens ciclistas que percorrerão as ruas da comunidade até o mangue para sensibilizar e divulgar o trabalho de preservação do referido peixe.
O fechamento das atividades acontecerá com a apresentação de reisado e de crianças cordelistas que recitarão versos criados por elas mesmas falando sobre o amor à sua comunidade e a importância da amizade.
Em Xavier, Camocim, destaca-se a oficina sobre como construir fossas sépticas, realizada em duas etapas, teórica e prática. Também acontecerá a palestra sobre os 5 R’s, seguida do Mutirão de Limpeza. E para finalizar, será exibido, para crianças e adultos, um filme sobre meio ambiente.


Programação
Em Cumbe e Canaveira (Aracati)
Dia 04/06 
13:30h às 15:00h - vídeo-debate e oficina sobre consciência ambiental.  Local: Escola Municipal Silvério Filho.
16:30h às 18:30h - Ginástica Laboral nas dunas - Projeto Mulheres em Movimento. 
18:00h às 20:30h - Roda de Capoeira da fauna brasileira. Local: Escola de Canavieira.
Dia 05/06
 07:00h às 10:00h - Trilha Ecológica no mangue
13:30h às 15:00h - Oficina de reciclagem - Local: Escola Municipal Silvério Filho.
Dia 06/06
 07:00h às 11:00h - Mutirão de limpeza do Cumbe e Canavieira.

Moitas (Amontada)
Dia 05/06
8h  -  Oficina de Papel  Reciclado – confecção de molduras para mostra fotográfica.Local: Casa do prof. Gedeías.
 19h -  Palestra: Lixo  e Politica dos 5 R’s  (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recusar e Repensar). Local: Quadra da Escola Jonas Pereira de Azevedo.
Dia 06/06
16h – Pedalada Ecológica: campanha de proteção ao  cavalo marinho. Local de saída: Escola  Jonas Pereira de Azevedo.
Dia 07/06
7h – Mutirão de limpeza na comunidade e praia de Moitas.Local de saída: Escola Jonas Pereira de Azevedo.
15h  - Mostra Fotográfica: "O Rio, o Mar e o Mangue: o olhar da juventude de Moitas para a sua comunidade". Local: Pátio da Escola Jonas Pereira de Azevedo.
 17h - Apresentações culturais: Reisado e Cordelistas. Local: Quadra da Escola Jonas Pereira de Azevedo.
 Dia 12/06
15h -  Feira de Gastronomia. Local: Quadra de esporte da Escola Jonas Pereira de Azevedo
Xavier

Dia 13/06
15h -  Palestra -: Lixo  e Politica dos 5 R’s  (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recusar e Repensar)
19h – Cinema – Um plano para salva o Planeta.
Dia 14/06
8h - Palestra sobre fossas sépticas.
9h - Oficina como construir fossas sépticas
14h - Continuação da oficina de construção de fossas sépticas.
Dia 15/06
7h - Mutirão de limpeza da comunidade.

Nenhum comentário: