segunda-feira, 3 de junho de 2013

POLÍTICA CULTURAL

Secretaria de Cultura de Fortaleza lança edital para ocupação do Estoril
 
Interessados deverão entregar envelopes com documentos no dia 22 de julho de 2013

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, lançou ontem concorrência pública de ocupação da área gastronômica do Estoril. A concorrência, prevista em Edital, visa à instalação e realização de serviços comerciais como bar, café e restaurante, por empresa especializada no ramo da arte culinária e da gastronomia, pelo período de cinco anos (a contar da assinatura do instrumento do contrato a ser firmado entre as partes).
Espaço público localizado à rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema, o Estoril é um equipamento tombado pelo Município por meio da Lei No 6.119, de 19 de setembro de 1986. Atualmente, está adaptado para acessibilidade universal, com rampas, plataforma para acesso à parte superior do prédio, elevador para deficientes físicos e usuários de cadeira de rodas, além de banheiros adaptados.
O Estoril manteve-se fechado nos últimos anos e nos meses de junho e julho de 2013 está reaberto, recebendo a programação Fortaleza Junina - Uma homenagem a Elzenir Colares, que conta com a exposição São João da Memória e, na área gastronômica, recebe um carápio montado pelo restaurante Colher de Pau.
Interessados deverão entregar envelopes contendo a documentação de habilitação, propostas técnicas e propostas de preços na Central de Licitações da Prefeitura Municipal de Fortaleza, situada na Rua do Rosário, 77 - Ed. Comandante Vital Rolim (sobreloja e terraço) – Centro, no dia 22 de julho de 2013, das 9 horas às 9h15min. A abertura dos envelopes será realizada na mesma data e local, a partir das 9h15min.
O julgamento analisará qual a proposta mais vantajosa, contemplando a maior oferta pela concessão do espaço público, de acordo com a Lei Complementar Nº 127, de 21 de dezembro de 2012. Poderão participar da licitação pessoas jurídicas que satisfaçam a todas as condições de uso discriminadas pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, previstas no Edital. O Edital de concorrência pública de ocupação da área gastronômica do Estoril foi adaptado de acordo com sugestões recebidas durante os meses de março e abril de 2013, quando foi lançado o Edital de Consulta Pública para a área gastronômica do equipamento.
Para maiores detalhes acerca da concorrência pública de ocupação da área gastronômica do Estoril, como especificações do imóvel e documentação necessária para habilitação, acessar Edital na íntegra, disponível no portal da Prefeitura Municipal de Fortaleza: www.fortaleza.ce.gov.br













PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Estoril volta a funcionar com Praia de Iracema abandonada
 
Administração do restaurante ficará a cargo da Chef Ana Negona, do Colher de Pau, e contará com shows musicais e exposições de artes plásticas em sua programação
 

Estoril: após sete anos o ponto turístico reabre com os festejos juninos de Fortaleza

O festejo junino promovido pela Prefeitura de Fortaleza na abandonada Praia de Iracema serviu de cenário para a reinauguração do restaurante Estoril, um dos mais antigos e tradicional reduto de intelectuais e artistas de Fortaleza, além de importante ponto turístico da cidade. A administração do novo local será de outro restaurante querido pelos cearenses: o Colher de Pau.
 

A construção do prédio do Estoril, inicialmente chamado Vila Morena, aconteceu pelos idos de 1920 e representou a conclusão do sonho do coronel pernambucano José Magalhães Porto. Décadas depois, durante a Segunda Guerra Mundial, os oficiais americanos transformaram o casarão num cassino. Com o fim da guerra, já com o nome de Estoril, recebido após a primeira reforma em 1948, o local passou a ser ponto de encontro de representantes de diversas correntes ideológicas. Em 1952, passou para as mãos de Zé Pequeno, que durante 40 anos foi anfitrião da intelectualidade cearense. Devido a essa característica, foi alvo de diversas "batidas" policiais durante o período de ditadura militar.
Patrimônio afetivo da cidade, foi comprado da família Porto em 1992 pela Prefeitura de Fortaleza, reformado e transformado em Centro Cultural da Praia. Nos anos 90, época efervescente da Praia de Iracema, aconteceram no Estoril seminários, oficinas, cursos, exposições, shows e lançamentos literários. Hoje, com a crescente criminalidade no bairro e a mudança dos bares e restaurantes para o entorno do Centro Dragão do Mar, a reabertura deste importante ponto turístico deverá “oxigenar” o local, que sufocava com a quantidade enorme de assaltos, o fechamento de quase todos os estabelecimentos comerciais, a proliferação de casas noturnas com temática sexual- o  total abandono de um dos cenários naturais mais bonitos de Fortaleza.
Outro local que fica bem próximo ao Estoril e também é ponto turístico da capital cearense, a Ponte Metálica ou Ponto dos Ingleses, continua “esquecida”: os moradores reclamam da falta de policiamento, os quiosques continuam vazios, sem atrações ou serviços para os turistas, os banheiros públicos fechados, e sua estrutura está, aos poucos, sendo deteriorada pela ação do tempo, da maresia, e pela falta de manutenção.



COLHER DE PAU - Fundado em 1991 por dona Vilmar Borges Campos, o restaurante Colher de Pau, que irá administrar o Estoril a partir de hoje, vem de uma trajetória premiada e reconhecida. Atualmente é comandado pela filha Ana Maria Campos, a conhecida “Negona”. O restaurante é uma das referências  da comida regional e o preferido por turistas, artistas, celebridades que se deliciam com as maravilhas da culinária cearense.
Viagens, cursos, pesquisas fizeram de Ana “Negona” uma das mais respeitadas experts em cozinha regional e particularmente da culinária do Ceará. “Os ingredientes são conhecidos, mas a receita é única”, costuma dizer com sua simpatia. Além da Varjota, o restaurante Colher de Pau tem uma filial em São Paulo, no bairro do Itaim Bibi.
Dentro do projeto de requalificação e recuperação da Praia de Iracema, a Prefeitura de Fortaleza, o secretário de cultura Magela Lima convidou Ana para assumir o restaurante do tradicional Estoril, que depois de sete anos desativado volta durante o “Arraiá da Cidade” que acontecerá  de 13 de junho a 31 de julho. O evento acontecerá entre a Ponte Metálica e o Largo do Mincharia. Haverá Festival de Quadrilhas e shows de forró.
Na programação cultural do novo Colher de Pau, está o show de chorinho ao vivo às sextas, o pôr do sol com “Dj, Ostras & Champagne “ aos sábados, além de forró pé de serra, MPB, samba e pagode, que darão o tom das noites de segunda a quinta. O local voltará também a abrigar exposições de artes plásticas.

Nenhum comentário: