segunda-feira, 3 de junho de 2013

LIVROS - FICÇÃO

Uma metáfora de um país à beira da revolução

Editora Bertrand lança "Puro", romance vencedor do Costa Book Prize‏

Vencedor do Costa Book Prize e considerado pelo The Guardian um dos dez melhores romances históricos de todos os tempos, “Puro”, de Andrew Miller, acaba de chegar nas livrarias do Brasil, lançado pela Editora Bertrand. O livro analisa de maneira inteligente, por meio de fatos, a sociedade francesa quatro anos antes da Revolução. “Miller escreve como um poeta, com uma simplicidade enganosa. Suas frases e imagens são destilações intensas, evocando com clareza os detalhes fugazes da existência”, definiu o jornal inglês The Guardian.
A história se passa em 1785. Jean-Baptiste Baratte, um jovem engenheiro iluminista, tido como amante de Voltaire, recebe uma missão desafiadora do rei Luís XVI: livrar-se da igreja e do cemitério de Les Innocents. No início, o protagonista percebe nessa empreitada uma chance de limpar o fardo da história, a tarefa perfeita para um homem moderno, do futuro, da razão. Ele logo sente, porém, que a igreja e o cemitério são apenas prenúncios de uma queda maior que ainda está por vir. Miller utiliza seu herói, Jean-Baptiste, e a destruição da igreja e do cemitério como formas de dramatizar uma das grandes questões do Iluminismo: qual é a situação do passado? É algo a ser valorizado e preservado ou deveria ser simplesmente esquecido? Esse aniquilamento é utilizado pelo autor como uma metáfora do progresso e da disposição de deixar o passado corrupto e tirânico para trás.
“Sua recriação da Paris pré-Revolução é extremamente vívida e imaginativa, e a história é tão emocionante que você não vai parar de ler”, disse o The Times sobre o livro. “Puro” possui um estilo elegante, é primorosamente escrito e tem um final diferente do que o leitor possa imaginar. Um livro sobre a impureza da sociedade da época, o que o protagonista reconhece como a sujeira do mundo. Uma trama que se resume a favor da bagunça, do enfrentamento. “Poderoso e surpreendente. Ao concentrar-se nos personagens e atalhos da história, Miller evoca de forma estranhamente tangível um mundo que já não existe”, criticou o importante jornal Financial Times.
O autor de “Puro”, Andrew Miller nasceu em Bristol, Inglaterra, em 1960. Seus romances anteriores foram sucesso de crítica e ganharam prêmios literários importantes, como o James Tait Black Memorial Prize, o International IMPAC Dublin Literary Award e o Grinzane Cavour Prize. É considerado um dos escritores mais importantes da língua inglesa. Com Puro, seu livro de estreia no Brasil, além de ganhar o Costa Book Prize, foi finalista do Walter Scott Prize e do South Bank Award. Já viveu na Espanha, no Japão, na França, na Irlanda e, atualmente, vive em Somerset, Inglaterra.

Nenhum comentário: