segunda-feira, 3 de junho de 2013

PELO INTERIOR

Exposição e livro sobre a Festa do Pau da Bandeira serão lançados hoje
 

Mostra "Pau de Santo, Festa de Fé" e o livro "Sentidos de Devoção" serão apresentados na Secretaria de Cultura de Barbalha

Nesta quarta-feira, 12/6, às 19h, acontece a abertura da exposição museográfica sobre a Festa de Santo Antônio, fruto de parceria entre a Prefeitura de Barbalha e o Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia do Ministério da Cultura responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. A exposição "Pau de Santo, Festa de Fé" será aberta ao público no Casarão que sedia a Secretaria de Cultura de Barbalha (Rua da Matriz, S/N, Centro).
A exposição foi produzida a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que compõe a instrução de Registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. A mostra retrata como as celebrações de Corte, Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira foram se tornando centrais no calendário de Barbalha, ao mesmo tempo em que passaram a funcionar como elemento identificatório de seus moradores. E como as insinuações em torno do poder milagreiro do mastro da bandeira dão toda uma conotação sensual e brincalhona à Festa de Santo Antônio de Barbalha.
Hoje também será lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", igualmente resultado de trabalho realizado pela equipe do Iphan e um marco importante no registro documental e acadêmico da festa. A publicação, de 260 páginas, tem como organizadores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, historiadores que integram a Superintendência do Iphan no Ceará, e reúne artigos de diversos autores, abordando variadas facetas da festa e de suas múltiplas leituras.
São reflexões tecidas sobre a Festa de Santo Antônio em campos variados, como História, Geografia, Antropologia, Pedagogia, Cinema e Turismo, evidenciando a natureza interdisciplinar da instrução dos processos de reconhecimento das práticas culturais como Patrimônio Cultural Brasileiro.
A seleção de autores e imagens foi fruto das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da celebração, que compõe o dossiê de registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro.







Programação musical gratuita em Barbalha
 
Festa de Santo Antônio promove dez dias de apresentações musicais
 

A Festa de Santo Antônio de Barbalha prossegue até 13 de junho, com a realização, todos os dias, de quermesses na Rua da Matriz e de shows no Parque da Cidade, sempre com entrada franca, mantendo a grande movimentação de público na cidade, que no domingo recebeu 300 mil pessoas para aplaudir o cortejo de grupos folclóricos e o hasteamento do Pau da Bandeira.  As apresentações musicais tiveram início no domingo, com seis atrações nos palcos do Marco Zero e do Largo do Rosário, e continuam nesta segunda-feira, com  o Festival de Quadrilhas, que segue até quinta-feira, 6/6, sempre a partir das 19h, tendo como atrações os grupos Ellus Musical, Sabor da Terra e Forró Caboclo.
Na sexta-feira, 7/6, às 21h, o Parque da Cidade recebe a grande Noite do Forró, com as bandas Forró Real, Dakele Jeito e Forró Incangado. Sábado, 8, é o Dia do Pagode, com os grupos Brega e Vinho, É o Tchan, Pagode lá de Casa e Toque de Humildade se apresentando, também a partir das 21h. Domingo, 9, atrações em dois horários no Parque da Cidade. Às 16h acontece a programação infantil, com apresentações de Carla Perez e da Turma do Algodão Doce. Já às 21h, também no Parque, tem forró com As Coleguinhas, Fivela de Bronze e Segredos da Paixão.
Terça-feira, 11, às 21h, a cantora e compositora Suely Façanha se apresenta na Noite Religiosa da programação da Festa. E na quarta-feira, 12, no mesmo horário, o Dia dos Namorados será celebrado, na cidade que tem por padroeiro Santo Antônio, ao som de Matheus Fernandes, do tradicional grupo Os Águias, referencial para a história musical de Barbalha, e de Renato e seus Blue Caps, eterno ícone da Jovem Guarda.
Além da programação musical, os festejos religiosos, sociais e culturais, com trezenas, missas, quermesses, leilões, apresentações folclóricas, festas populares, se estendem até o dia 13/6, Dia de Santo Antônio. Haverá celebração de missa de encerramento, às 9 horas na Igreja Matriz, e, às 16 horas, um dos momentos mais bonitos e populares da festa: a procissão com o carro-andor com a imagem do santo percorrendo as principais ruas da cidade.





Nenhum comentário: