segunda-feira, 3 de junho de 2013

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

“Pontos de Corte” recebe inscrições até a próxima segunda 

Dois cursos de audiovisual serão ofertados na Vila das Artes: “Conceitos Básicos em video mapping” e “Cinema Expandido e novas mídias”

Com prazo de inscrição até 24 de junho, o Pontos de Corte aposta na capacitação de jovens e adultos para atuarem como “provocadores culturais”, trazendo exercícios teórico- práticos sobre planejamento de ações culturais e inserções artísticas, levando em conta a realidade de cada local.
O foco é a formação de “coletivos” que trabalhem com intervenções audiovisuais na cidade, estimulando a atuação em comunidades, realizando ocupações em espaços públicos, fomentando a circulação da produção audiovisual local e proporcionando um maior acesso da população a conteúdos audiovisuais diversos.
Em 2013, o Curso complementa a grade com as disciplinas de “Cinema Expandido e novas mídias” e “Conceitos Básicos em video mapping”. As disciplinas propõem uma nova forma de pensar a exibição dos conteúdos audiovisuais.
Em “Cinema Expandido e novas mídias” apresenta-se  a relação do cinema com as novas tecnologias a partir dos conceitos de Cinema ao Vivo, como um conjunto de práticas de expressão audiovisual eletrônica, as quais acontecem em tempo real e na presença do público, sob a direção de um criador–exibidor.
Em “Conceitos Básicos em video mapping” serão abordadas de maneira teórico-prática, as técnicas de projeção de imagens de vídeo dinâmicas sobre superfícies irregulares, possibilitando a criação de novos ambientes “projetados” em espaços públicos ou privados.
Ao todo, serão selecionados 44 alunos, pessoas físicas, maiores de 16 anos, de diferentes faixas etárias e grupos sociais, que tenham interesse por ações de cunho cultural, ligadas às linguagens audiovisuais.




Debate sobre música e fotografia na Livraria Cultura

Programa Papo XXI, do Centro Cultural BNB, acontece nesta quinta, 13, com o tema “Da Cena Instrumental Cearense ao Registro Fotográfico de Shows Musicais"

O Programa gratuito Papo XXI, do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, debaterá o tema "Música e Fotografia – da Cena Instrumental Cearense ao Registro Fotográfico de Shows Musicais", no auditório da Livraria Cultura (Shopping Varanda Mall – Av. Dom Luís, 1010, Meireles), nesta quinta-feira, 13 de junho, às 19 horas.
O debate será pautado por dois temas: a realidade da música instrumental no Estado do Ceará e o desafio do registro fotográfico de apresentações musicais, como expressão artística e gênero editorial. Os temas se encontram no livro "Nos Acordes do Jazz & Blues – Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga", publicação que inclui um registro jornalístico e fotográfico da música instrumental cearense, e de grandes nomes nacionais e internacionais que se apresentaram no Ceará, nos últimos 13 anos, nas sucessivas edições do Festival Jazz & Blues.
O livro, de autoria do jornalista e crítico musical Dalwton Moura, traz 297 fotografias, produzidas ao longo de 13 edições do evento pelo fotógrafo Chico Gadelha. Além de Dalwton Moura e Chico Gadelha, participa do debate a antropóloga e produtora cultural Rachel Gadelha, sócia-diretora da empresa Via de Comunicação, idealizadora e realizadora do festival. A mediação será do jornalista e compositor Fábio Marques.
A discussão sobre a cena da música instrumental cearense abordará pontos como o que mudou, em termos estéticos, de produção e de visibilidade, nestes 13 anos de festival; quais nomes se mantiveram atuantes nesse cenário, quais novos artistas surgiram; quais desafios permanecem e quais perspectivas surgiram para a música instrumental aqui produzida.
A linguagem fotográfica no registro de shows também contará com diversas abordagens: o desafio da produção de imagens de artistas no palco, sob condições peculiares; a busca de uma linguagem própria para essas imagens; o registro de artistas que já se despediram; a escassez de trabalhos com esse tema e de publicações com esse recorte no mercado local, em contraponto aos numerosos livros de fotografias de músicos nacionais e internacionais.
O debate abordará ainda referências estéticas e questões de mercado: o que falta para termos mais fotógrafos dedicados a essa atividade e mais trabalhos publicados, em meio físico ou eletrônico, com fotografias de músicos no palco, ajudando também a impulsionar nossa cena instrumental e a gerar registros de nossa música e de nossa história?
Os dois eixos temáticos - música e fotografia - se unem no debate , promovendo um diálogo entre duas linguagens, possibilitando tanto contribuições estéticas e historiográficas, quanto questões relacionadas à valorização e à divulgação de nossos músicos e fotógrafos, à afirmação e ao desenvolvimento de nossa cena artística, ao registro de nossa produção musical, por meio da fotografia e do suporte livro.
SERVIÇO
Papo XXI, do Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza. Debate "Música e Fotografia -  da Cena Instrumental Cearense ao Registro Fotográfico de Shows Musicais". Com Dalwton Moura, Chico Gadelha, Rachel Gadelha e Fábio Marques. No auditório da Livraria Cultura (Shopping Varanda Mall – Av. Dom Luís, 1010, Meireles), nesta quinta-feira, 13 de junho, às 19 horas. Entrada franca.



Nenhum comentário: