segunda-feira, 3 de junho de 2013

MÚSICA

Charles Bradley traz de volta os bons tempos do funk, soul e R&B
 

Deckdisc lança “Victim of Love”, segundo álbum deste cantor e compositor americano que é revelação segunda a crítica 

O cantor e compositor Charles Bradley tem chamado atenção da crítica pela sua voz poderosa e por resgatar o melhor do soul, do R&B e do funk. A Deck lança seu segundo álbum, “Victim of Love”. O disco foi produzido por Thomas Brenneck, guitarrista da banda que o acompanha, a Menahan Street Band.
Nascido em Gainesville na Florida, Charles mudou-se para Nova York ainda criança. Os dois lugares o influenciaram na sua produção musical: sua cidade natal através dos hinos que ele ouvia na igreja e em Nova York, aos 14 anos, ele foi pela primeira a um show de James Brown, sua maior inspiração e quem Charles por muitos anos interpretou.
A vida de Charles Bradley teve muitos momentos difíceis, como o assassinato de seu irmão e o fato de ter morado na rua por vários anos. Somente em 2011, aos 62 anos de idade, ele conheceu alguém que acreditasse em seu trabalho e pode, assim, lançar seu primeiro álbum, “No Time for Dreamming”. Nesse disco ele cantava o sofrimento e a dor que passou até chegar àquele momento. Em “Victim of Love” ele continua essa história, mas agora a mensagem é de esperança. Como ele mesmo diz: “É como se eu estivesse saindo da escuridão e indo para a luz”.
O novo álbum tem 11 faixas, todas assinadas por ele e Thomas, algumas com a colaboração do restante da banda. “Nós só queríamos fazer música, boa música. Música de amor, que as pessoas pudessem sentir” – diz Charles. E sentimento é o que não falta em “Victim of Love”, principalmente o amor, é claro. Forte exemplo disso são faixas como “Love Bug Blues”, “You Put the Flame on It”, “Strictly Reserved for You”, “Crying in the Chapel” e “Let Love Stand a Chance”. O disco passa também por um som mais psicodélico em “Confusion”, “Where do We Go From Here” e “Hurricane”, e tem uma faixa instrumental, “Dusty Blues”. Ele termina com um agradecimento sincero de Charles a todos que o ajudaram a superar os momentos difíceis pelos quais ele passou, na música “Through the Storm”. Charles traz de volta os bons tempos do funk, soul e R&B em grande estilo.

 






Banda All You Need Is Love lança novo DVD em Fortaleza

O maior grupo cover dos Beatles volta a capital cearense para apresentação no Siará Hall


Depois de receber Paul McCartney no novo estádio Arena Castelão, Fortaleza contará com nova apresentação da principal banda cover dos Beatles, All You Need Is Love, que está lançando um box, “Ao Vivo na Inglaterra” para comemorar os 50 anos do clássico álbum “Please Please Me”. Em três DVDs, o quarteto se apresenta no Cavern e mostram um set qual os Fab Four faziam à época – músicas de começo de carreira e covers, como “Ain´t She Sweet”, “Ask Me Why”, “Money”, “Boys”, “Roll Over Beethoven” e “Long Tall Sally”. Trajados em coletes, franjas e rock´n´roll em dosagem cavalar. O registro foi o único permitido desde que Paul McCartney gravou lá, e também o único no mundo com comercialização permitida.

Os rapazes de São Paulo foram até o lendário estúdio imortalizado pelos Beatles, Abbey Road (batiza, inclusive, o penúltimo disco do grupo. Aquele com a capa da foto clássica batida em frente à instalação, da travessia da faixa) e (re)vivenciaram a música que John, George, Paul e Ringo criaram ali. Timbres, instrumentos, arranjos vocais, no mesmo lugar onde tantas vezes vimos os quatro de Liverpool gravando, depois da decisão de seguirem carreira em estúdio, logo após o lançamento do disco que é considerado por muitos o melhor deles, “Revolver”.
Há ainda no novo box de DVDs um documentário gravado na Londres onde primeiro explodiu a Beatlemania, há meio século e em Liverpool. Com o lançamento, eles trazem para Fortaleza o pacote todo no palco. O cenário do show remonta o Cavern e eles tocam músicas como “Money”, “Long Tall Sally” e “Some Other Guy”. Já a segunda parte explora a Beatlemania, a fase de 1963 a 65, quando explodiram com canções do nível de “I Want To Hold Yor Hand”, “All My Loving” e “Help!”. Logo após, se transforma nos estúdios de Abbey Road e chega a chamada fase madura do grupo, com músicas como “Come Together” e “Let it Be”.
Formado por Sandro Peretto (John Lennon), César Kiles (Paul McCartney), Thomas Arques (George Harrison), Renato Almeida (Ringo Starr) e Anselmo Ubiratan (George Martin, produtor considerado o quinto beatle), o grupo já tocou no encerramento oficial do Annual Beatles Convention, em Liverpool, para mais de 100 mil pessoas. Cada músico possui a mesma altura do beatle que representa e algunsaté fizeram adaptações forçadas para ficar ainda mais parecido. César aprendeu a ser canhoto para tocar com o instrumento invertido, assim como Paul McCartney. Sandro, por sua vez, fez cirurgia nas cordas vocais para conseguir atingir os tons mais parecidos o possível de John Lennon.
A apresentação do grupo All You Need Is Love em Fortaleza acontece nesta sexta-feira, na casa de shows Siará Hall.









Walmir Borges lança o primeiro CD

Multi-instrumentista já tocou com grandes feras da MPB

Walmir Borges é há tempos conhecido por músicos nacionais e internacionais, seja como  cantor, compositor, produtor e diretor musical, multi-instrumentista, arranjador, entre tantos outros títulos que a música pode trazer, já tendo tocado com nomes como: Seu Jorge, Jorge Ben Jor, Philip Bailey, do Earth, Wind & Fire (dois shows no Brasil e gravação de bossa-nova ainda inédita), Marti`nália, Paula Lima, Guilherme Arantes, ExaltaSamba, Fernanda Porto, entre muitos outros. Portanto, é com muita propriedade que lança seu primeiro álbum solo, ao vivo “SalaDaMúsica”, gravado recentemente no Estúdio NaCena, em São Paulo, com as participações especiais de Rappin Hood, Márcio Bradock, Max de Castro e Wilson Simoninha.
Embora grande parte das músicas tenha sido feita um mês antes do registro ao vivo. “Foi à pressão pela data da gravação”, brinca Walmir. Tal tarefa em nenhum momento foi tratada em tom de obrigação. Os bons compositores sabem que as idéias estão por aí e somente é necessário captá-las. “As músicas do CD foram um presente, elas simplesmente fluíram, estavam em algum lugar e caíram no meu colo”, explica sobre o seu processo criativo. Ainda falando no pouco tempo para a maioria das composições não se pode deixar transparecer a idéia de que as músicas estão lá a esmo, cada arranjo, cada letra, está onde exatamente deveria estar, onde o Walmir queria que estivesse. O disco é composto por fases, tem a fase política em canções como “Favelas do Brasil”, “Corre Atrás” e “Deixa Cair”, tem a fase romântica “Eu, Você e Mais Ninguém”, “Morada do Sol” e “Cadê Você Nega?”, há até uma homenagem ao filho Lucas em “Trate de Ser Feliz”, que acompanhou tudo de dentro da barriga da mamãe.

Algumas pérolas da música nacional também integram o repertório como “Circo Marimbondo”, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, e “Zazueira”, de Jorge Ben Jor. Algumas das canções estavam na gaveta esperando a oportunidade certa, a carro-chefe “Joia Rara” é de 2004, “Infinito” de 2007, “Totalmente Diferente” foi criada em parceria com Mattoli, do Clube do Balanço, também em 2007.
Walmir esperou tanto por um trabalho solo que para que tudo ficasse como queria procurou acompanhar e comandar tudo de perto, até mesmo as questões técnicas. A masterização, por exemplo, foi feita no Sterling Sound Studios (NY), com Tom Quaine. “Queria uma sonoridade, mais pesada, mais grave e o escolhi devido a alguns trabalhos que já conhecia como o da Erica Badu, por exemplo.” Já a mixagem foi feita no Brasil por Luis Paulo Serafim, pois Walmir não queria que o som daquela noite fosse alterado e Serafim tem respeito a isso. “Ele interpreta cada música e faz uma a uma, veste todas com a melhor roupa.”
A captação do som ficou por conta do americano George Pets, especialista em mesa de dois canais o que possibilitou unir todo o som da banda para que o show ocorrido naquela noite fosse eternizado.
Não se pode dizer se Walmir encontrou a música ou se a música o encontrou o que se sabe é que ela vem de berço, com mãe cantora, pai contra-baixista e avó compositora, a família chegou a montar uma banda de baile, um belo trio, pai, mãe e filho, logo não podia dar em outra coisa. Na hora de compor procura se inspirar no balaço e requinte das letras e acordes do Djavan, na brasilidade de Jorge Benjor e, até mesmo, nas batidas sul africanas de  Salif Kator. Mas, com certeza, criou um estilo próprio, um mix de muitos ritmos, algo eclético e inominável, afinal boa música não tem rótulos, melhor definir simplesmente como “música Brasileira’, mas, se é para nomear o estilo é melhor que o próprio faça isso.”Por onde passo o que fica é o balanço, dizem que tenho a melhor mão direita do mundo, pois é a mão da batida”, finaliza.











Matheus Fernandes grava o primeiro DVD da carreira no Beach Park
A dupla Humberto & Ronaldo, Israel Novais e os cantores da banda baiana Oito7 Nove4 fazem participação no show do jovem cantor cearense, que tem a presença de famosos
O paradisíaco bosque do Beach Park serviu de cenário para o cantor de sertanejo Matheus Fernandes gravar seu DVD, ontem, o primeiro desde o início de sua prospera carreira musical. Com participações especiais já confirmadas, entre elas a dupla Humberto & Ronaldo, assim como Israel Novais e os cantores da banda baiana Oito7 Nove4 (Rafa e Pipo Marques), o evento eterniza o belo momento vivido pelo carismático jovem, que desde seu hit de lançamento no mercado, ainda na internet, dominou as festas cearenses, além das rodas de conversas, que comentavam a irreverência, a novidade e a energia exposta por Matheus Fernandes na música "Mete Ficha".
Passados quase dois anos desde quando o solista cearense teve seu começo, já são mais de cento e oitenta mil visualizações deste clipe, publicado no site YouTube. Mas, este foi apenas um belíssimo start, pois, algum tempo depois, Matheus Fernandes lançava sua segunda música, nomeado de "Modo Avião", chegando a alcançar a extraordinária marca de trezentos mil views também na rede social de compartilhamento de vídeos.
Demais singles trilharam a ascensão do caminho artístico do cantor, mas um deles projetou Matheus Fernandes para o Brasil, quebrando barreiras regionais. "Mulherada na Lancha" fez sucesso desde sua estreia, perdurando até os dias de hoje, onde é frequentemente destaque nos portais, jornais e programas televisivos em geral, assim como em repertórios de outras tantas bandas com projeção nacional, nos mais diversos estilos musicais.
Muitos outros detalhes estão sendo produzidos pela Social Music para "A Maior Gravação Sertaneja do Nordeste". Um palco já está projetado especialmente para esta noite, assim como um figurino ultramoderno e novas músicas. Tudo isso para animar os convidados, que logo mais chegam de diversos estados brasileiros, assim como de várias cidades cearenses.
No Beach Park, durante a gravação do DVD de Matheus Fernandes, estiveram circulando famosos como Ana Mara, Fani Pacheco, Flávia Viana e Thiago Gagliasso.


Nenhum comentário: