segunda-feira, 3 de junho de 2013

GASTRONOMIA

Vice-presidente da vinícola Altos Las Hormigas conduz degustação em Fortaleza

Antonio Morescalchi estará nesta quinta na capital cearense para apresentar alguns rótulos da vinícola argentina

Altos Las Hormigas é uma das principais referências em Malbec argentino. Uma das primeiras vinícolas a apostar nessa casta e a estudar cientificamente seu comportamento nos diferentes tipos de solo e altitudes, foi fundada em 1995.
Contando com mais de 206 hectares, a vinícola possui 40 hectares plantados exclusivamente com a variedade Malbec, plantadas entre 1996 e 1999, com densidade superior a 4.000 plantas por hectares, o que garante maior estrutura e complexidade a seus vinhos. Italiano, nascido em Florença, Antonio Morescalchi é um dos fundadores e atual vice-presidente. Formado em Engenharia, sua carreira no mundo do vinho começou aos 22 anos, em 1992, trabalhando ao lado do seu Pai na Toscana. Em 1995 deixou a Itália para se aventurar no Novo Mundo e, imediatamente, se apaixonou pelas videiras mais antigas encontradas em Mendoza e a uva emblemática Malbec. Antonio é totalmente dedicado à vinícola Altos Las Hormigas e tem contribuído e muito nesse autêntico projeto. Criador do nome e da marca, ele é embaixador mais atuante de Altos Las Hormigas, disseminando a filosofia do projeto no mercado global, e estará hoje em Fortaleza, fazendo palestra e apresentando alguns rótulos da vinícola em noite para convidados no restaurante Sah. Na capital cearense, os vinhos de Altos Las Hormigas são distribuídos pela Opção Distribuidora.
O nome da vinícola provém do fato de que quando iniciaram o cultivo das vinhas encontraram próximo a elas colônias de formigas, que se alimentavam dos brotos das vinhas recém-plantadas. Decidiram não envenenar as formigas, já que elas eram as “verdadeiras” donas da terra, que com o crescimento das vinhas não mais se alimentaram delas. Além disso, para os argentinos “trabalho de formiga” é um trabalho humilde, paciente e prolongado, um provérbio que vem sendo usado até os dias de hoje.

Nenhum comentário: