sábado, 3 de abril de 2010

TELEVISÃO

Sem direito de exibir a Copa, SBT contrata Pelé como comentarista

Em mais uma de suas jogadas imprevisíveis, Silvio Santos contratou Pelé para comentar os jogos da Copa, apesar de o SBT não ter o direito de transmitir o mundial. O ex-jogador esteve ontem no Museu de Futebol (São Paulo) para falar à imprensa sobre o trabalho.

Além de comentar as partidas nos telejornais, apresentará, a partir do dia 12, 60 programas diários de um minuto cada um com a história das Copas.

Durante o mundial, outros 27 episódios de "Um Minuto Com Pelé" irão ao ar.
Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Pelé ontem, em entrevista no Museu do Futebol, em São Paulo
Pelé ontem, em entrevista no Museu do Futebol, em São Paulo

Pelé lembrou ontem já ter trabalhado em várias outras emissoras como comentarista, entre elas Globo, Band e até a árabe Al Jazira, mas ressaltou ser essa a primeira vez que atuará como apresentador. Bem-humorado, fez piada ao responder que programas vê no SBT. "Jornais, o da Hebe e tem que falar o do nosso patrão".

Mas ficou sem graça quando a Folha lhe perguntou em que emissora pretendia assistir aos jogos que vai comentar no SBT (na TV aberta, só Globo e Band transmitirão). "O quê? Não entendi", respondeu, sorrindo. A pergunta foi repetida, e ele olhou para os lados, onde estavam sentados executivos da emissora. "Vou ver no SBT."

Passou então a bola, no caso o microfone, para o diretor comercial, Henrique Casciota: "Pelé vai ver onde quiser".











Carla Vilhena troca tarde pela manhã e vai comandar "Bom Dia Brasil" de SP

A jornalista Carla Vilhena, que há oito anos estava à frente da primeira edição do "SPTV", apresentou nesta quinta-feira (1º) o noticioso local da Globo em São Paulo pela última vez.

Ao final do programa desta tarde, ela se despediu dos espectadores.

A partir de amanhã, a jornalista vai comandar o "Bom Dia São Paulo".

Com isso, também acumula a função de ancorar o bloco de notícias de São Paulo que são inseridas no "Bom Dia Brasil".
Reprodução
Chico Pinheiro e Carla Vilhena na bancada do "SPTV - 1ª Edição"; após separação, ela vai deixar a bancada do programa
Chico Pinheiro e Carla Vilhena na bancada do "SPTV - 1ª Edição"; após separação, ela vai deixar o programa

Já a apresentadora Mariana Godoy, que estava no "Bom Dia São Paulo" e "Bom Dia Brasil", assume o lugar de Carla Vilhena no "SPTV".

Ela vai trabalhar ao lado do ex-marido de Carla, Chico Pinheiro.

A Globo nega que a separação dos dois âncoras tenha a ver com a saída de Carla da bancada do jornal e diz que trata-se de um rodízio natural de apresentadores, que ocorre de tempos em tempos.

Os dois jornalistas foram casados por cerca de 17 anos e se separaram há quase dois anos. Eles têm três filhos.

A segunda edição do "SPTV" segue sendo apresentada por Carlos Tramontina.










Band anuncia novidades

Séries e reality show que dará prêmio de um milhão de reais estão na programação 2010

A Band já começou a anunciar as novidades da sua programação para o ano de 2010. Os fãs de seriados e telespectadores fiéis dos produtos da tv americana terão mais um canal aberto que reservará um espaço do seu horário nobre para estas atrações. A Band firmou parceria com distribuidoras como Paramount, Universal Studios, Fox Films, HBO, MGM e Sony Entertainment para a exibição de suas produções.
Entre as estreias, produções da HBO que ganharam prêmios reconhecidos como Globo de Ouro e Emmy - as minisséries Band of Brothers, Generation Kill e Tsunami. Entre as séries, o canal promete estrear a inédita Burn Notice, adquirida pela Rede Globo em 2008. A emissora acabou não exibindo a série, que foi passada pela Fox à Band. Quem também muda de casa é Bones, que também vem para a Band. A série investigativa era exibida até o primeiro semestre deste ano nas madrugadas da Globo.
Enquanto isso, a Band exibirá simultaneamente com o SBT a premiada série sobre o mundo da máfia, Família Soprano. A atração da HBO terá sua sexta e última temporada exibida nas madrugadas do SBT e as cinco primeiras, pela Band, que terá a leva de episódios finais disponíveis quando forem exibidos na emissora concorrente.
Da Sony Entertainment a Band leva às telinhas a série VIP, a série policial que marcou o segundo sucesso de Pamela Anderson, depois de Baywatch. Na lista de inéditas em tv aberta, a Band traz Leverage, série focada em golpistas que tiram pertences dos ricos para dar aos pobres, numa espécie de Robin Hood moderna. Na tv paga, a atração estreou em março pelo canal Space, que já confirmou a exibição da segunda temporada em 2010.
Quando o assunto é comédia, a Band traz Modern Family, uma das melhores séries da década, segundo o The Hollywood Reporter. Por fim, a Band pretende exibir também as séries Dharma & Greg, o suspense Dark Angel e The Unit.
A Bandeirantes, em parceria com a Endemol, lançou também o reality show "Busão do Brasil". O programa vai ao ar em julho, com episódios diários com duração de 10 a 15 minutos. Nas noites de domingo, a atração terá uma hora de duração. O programa vai confinar 12 pessoas dentro de um ônibus que vai viajar pelo País. Os participantes participarão de provas e o vencedor vai ganhar R$ 1 milhão. O Busão do Brasil é inspirado no formato The Bus, já exibido na Espanha, Bélgica e Holanda. As inscrições para participar do reality serão abertas no dia 03/05, pelo site da emissora.






TV Brasil estreia Hora da Criança

Nova programação para o público infantil começa na segunda (12)


A partir da próxima segunda-feira, dia 12 de abril, a TV Brasil lançará a nova e inédita programação dedicada exclusivamente ao público infantil: a faixa Hora da Criança.
São onze novos programas que, junto aos outros dez já existentes na programação atual, vão formar uma rede exclusiva para o público infantil jamais vista em nenhuma televisão brasileira. Ao todo são mais de 35 horas semanais com produções nacionais e internacionais, que divertem, informam e educam as crianças e adolescentes com inteligência, criatividade e cidadania.
Para começar, a TV Brasil estreia a segunda temporada da Turma do Pererê, uma produção infantil já consagrada, que tem as digitais de Ziraldo. Com esse programa, ainda inédito, o cartunista e escritor reforça sua participação na emissora pública, onde já comanda o ABZ do Ziraldo, aos domingos. Sem contar que Um menino Maluquinho, também de sua autoria, é exibido de segunda a sexta-feira.
O segmento Hora da Criança incluirá ainda com mais dois programas nacionais. O Dango Balango, uma produção da Rede Minas, na sua primeira temporada; e Catalendas, produzido pela TV Pará.
A seleção de programas infantis internacionais também reflete o pensamento da TV Pública: o de trazer para as crianças brasileiras, uma grande quantidade de programas que traduzem as preocupações do mundo atual. Questões como meio ambiente, violência urbana, amizade, entre outros, além naturalmente do lúdico, do visual colorido e da fantasia, são abordados nessa nova programação da Hora da Criança.

"Cada vez mais a TV aberta é um deserto de programas infantis e, enquanto isso a acontece, a TV Brasil reforça e embala sua nova faixa - Hora da Criança", afirmou o diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), jornalista Tereza Cruvinel.

"Precisamos abordar estes temas com clareza, alegria e humor, fazendo com que as crianças simpatizem e se identifiquem com as situações vividas pelos personagens", emendou o superintendente de programação da TV Brasil, Rogério Brandão.


Abaixo, a síntese dos novos programas:

PRODUÇÕES NACIONAIS

A Turma do Pererê

Um dos grandes sucessos do cartunista Ziraldo, A Turma do Pererê volta à tela da TV Brasil no dia 12 de abril com uma série inédita, dividida em 26 episódios. Ambientada na Ilha do Fundão, o espaço mágico encontrado pelo autor para reproduzir o próprio Brasil, A Turma do Pererê tem a mesma equipe, estética e formato da antiga. Porém, conta com os avanços tecnológicos da última década, o que torna a nova série muito mais atraente para o público infantil. As novas aventuras do Pererê e sua turma têm episódios cheios de humor, riquezas nas tramas e nos diálogos. A combinação desses fatores faz o público jovem se divertir, se emocionar e refletir sobre a realidade da cultura brasileira. O Saci conta sempre com a ajuda de seus grandes amigos: Alan, o macaco; o coelho Geraldino, o caçula da turma; o jabuti Moacir, digno carteiro e o tatu Pedro Viera, construtor habilidoso. Com essa ajuda, ele mantém a salvo a floresta e vive emocionantes aventuras. Os personagens Compadre Tonico, rico fazendeiro da mata do Fundão e seu fiel escudeiro, seu Neném, continuam traçando planos mirabolantes para caçar a onça Galileu. Mas Pererê está sempre a postos para defender o amigo.
Nesse mundo de faz de conta dedicado a cultura folclórica brasileira, participam personagens cheio de alegria e amizade como: a Boneca de Piche e a índia Tuiuiú, entre outros. A Saga da brasileiríssima Turma do Pererê começa na década de 1960 no momento social, cultural e político em que tudo era novo no Brasil - bossa nova, cinema novo, nova imprensa, toda uma geração de novos artistas revisitando e redescobrindo as questões nacionais com talento e independência. A convivência sistemática desses personagens de Ziraldo com a televisão se dá nos fins dos anos 90. Ele busca recursos de dramaturgia televisiva e suporte de cinema para reproduzir com fidelidade a mesma linguagem dos gibis. Com o formato cortado e o tom narrativo humorístico e satírico próprio dos quadrinhos, o seriado Turma do Pererê pesquisou e aproveitou o desenho gráfico original, para inserir na TV Brasil o mesmo visual rico e colorido que Ziraldo inaugurara na revista. A riqueza das locações propostas tiradas da memória sensorial e afetiva do autor, possibilita trazer de volta a Mata do Fundão, espaço mágico onde transita o Saci e sua Turma.
Horário: De segunda a sexta às 10h e reprises às 12:30h.

Dango Balango

Dango Balango é mais um dos programas infantis da Hora da Criança. Os personagens centrais são Joduca, Sdruvs e Druzila - bonecos criados especialmente pelo Grupo Giramundo. Dango Balango tem diversos quadros que se alternam, de programa a programa, de acordo com a temática desenvolvida em cada um deles. Desta maneira as crianças podem acompanhar o tema sentindo-se protagonistas da narrativa infantil. Sem pretensões didáticas, "Dango Balango" é composto por atrativos diversificados, criando na tela um mundo inteiro de diversões e estímulos à criatividade. Em sua terceira temporada, o programa promete aventuras divertidas e inacreditáveis surpresas. Apertem o cinto que a fantástica viagem vai começar.
Horário: De segunda a sexta, 14h00.

Catalendas

Os contos fantásticos e as narrativas populares do folclore brasileiro são resgatadas no programa infantil Catalendas. Os apresentadores são dois bonecos de teatro que representam animais da floresta amazônica: a sábia Dona Preguiça, uma contadora nata de histórias; e Preguinho, um curioso macaquinho com o qual as crianças vão poder se identificar.
Educativo e divertido ao mesmo tempo, Catalendas desperta a criatividade e imaginação das crianças através da valorização da cultura nacional. Com o apoio de um consultor, escritores recriam histórias famosas na voz do povo. Para criar a estética do programa, foram utilizados materiais naturais da Amazônia.
Catalendas é produzido pela TV Cultura do Pará, em uma parceria com a Companhia In Bust Teatro com Bonecos.
Horário: De segunda a sexta, às 13h30.


PRODUÇÕES INTERNACIONAIS

A Princesa Sherazade

Entre os novos programas internacionais da faixa Hora da Criança da TV Brasil está a produção francesa A Princesa Sherazade, que conta uma história das mil e uma noites. Numa noite estranha e estrelada, a princesa Sherazade liberta Till, o gênio brincalhão, aprisionado em uma cela de vidro. Inseparáveis, eles viajam pelo planeta. As aventuras que esses personagens dividem são inspiradas nos contos orientais e em lendas onde o fantástico e os contos de fadas aparecem com uma visão moderna, irreal e bem humorada.
Horário: Sextas-feiras, às 10h30.

As aventuras de Bill Tampinha e Sua Melhor Amiga Corky

Respeito ao meio ambiente é uma das mais importantes lições que as crianças vão aprender com o desenho animado As aventuras de Bill Tampinha e Sua Melhor Amiga Corky, que estreia na programação infantil Hora da Criança, da TV Brasil, no dia 12 de abril. A começar pela própria realização: os personagens foram todos criados com material reciclado. Bill Tampinha, por exemplo, é feito com uma garrafa de refrigerante, o que explica o seu nome. Já a sua inseparável amiga, a égua Corky, é resultado do reaproveitamento de uma latinha de metal. Sempre unidos, os dois vão viver inúmeras aventuras nesse mundo produzido através da mistura de diversas técnicas de animação, uma mistura das tradicionais 2D e stop-motion (feita com a montagem de fotogramas) com a moderna CGI, que gera imagens através da computação gráfica. As histórias se passam cada dia em um novo cenário, desde espaços históricos como o Velho Oeste, o Antigo Egito ou a Grécia Mitológica até lugares inusitados como o fundo do mar ou o espaço sideral. Os pequenos terão sua curiosidade e criatividade atiçadas pelas possibilidades das maravilhas que podem ser construídas com materiais e objetos que na maioria dos casos são jogados ao lixo. Vencedor do prêmio AFI (Australian Film Institute) de 2007, na categoria Best Children´s Television Drama, o desenho As Aventuras de Bill Tampinha e sua Melhor Amiga Corky já foi exibido nos canais ABC Australia e TV Escola.
Horário: Segundas -feiras, às 10h30.


A Cidade do Futuro

O cenário desta animação é de uma cidade multiétnica e rococó que se estende até onde os olhos alcançam. Este labirinto urbano é o meio ambiente natural para seis adolescentes, "The Wombat Kids". Eles falam sobre o mundo que os rodeia filosoficamente e suas opiniões são maduras, ainda que ingênuas. As suas preocupações são parecidas com as da época em que os adultos de hoje imaginavam como seria a sociedade dali a 50 anos. A Cidade do Futuro é uma produção francesa, uma fábula romântica, com toques de poesia e inocência. Desses contos da vida urbana, uma série de vinhetas surgem através do ponto de vista determinadamente individual através dos olhos dos protagonistas. A Cidade do Futuro é um seriado irônico, cosmopolita, surreal e autocrítico. O resultado é uma caricatura um pouco exagerada, uma acusação da aflição de uma sociedade consumista ocidental, exemplificada através do testemunho e opinião dos atores. Horário: Quarta-feira, às 10h30.


Connie, a vaquinha

Crianças entre um e cinco anos de idade poderão aprender mais sobre a vida das plantas e dos animais com Connie, a vaquinha, desenho que estreia na programação da TV Brasil, no dia 13 de abril, às 9 horas. A protagonista é uma jovem vaquinha azul e branca que vive com seus pais em uma fazenda. Cheia de vontade de descobrir mais sobre o mundo em que vive, ela se aventura em seus passeios por lugares então desconhecidos, fazendo novos amigos e vivendo situações divertidíssimas. Além de Connie, outros animais participam do programa, cada um com uma característica marcante. Entre eles estão o grilo cantor, a formiga trabalhadora, o cachorrinho brincalhão, o passarinho gordo, o porco-espinho friorento, o pássaro aprendiz, a raposa mal-humorada, o esquilo esperto e o porquinho filhote. Com eles, Connie vai aprender a lidar com diferentes personalidades. As crianças em fase pré-escolar vão se encantar com o visual e o colorido do desenho, enquanto adquirem habilidades como escutar, denominar e diferenciar de forma lúdica. Assim como Connie, elas terão a curiosidade despertada por esse fascinante universo que é a natureza. Connie, a vaquinha é uma produção do estúdio Neptuno Films, com direção e roteiro de Josep Luís Viciana. A série conquistou o Silver Honor nos Parent´s Choice Awards de 2005 e já foi exibida nos EUA, Austrália e Reino Unido.
Horário: Terças-feiras, às 9h.

Esquadrão sobre Rodas

Estreia na TV Brasil a série Esquadrão sobre Rodas. O desenho é ambientado em uma grande e colorida metrópole, cheia de arranha-céus, que abriga diversas culturas e tem uma imensa variedade de ritmos musicais. Quatro genais jovens vivem a bordo de rodas e entram em fabulosas aventuras para salvar as pessoas e tentar manter vivo o espírito da cidade. O lançamento na grade está marcado para o dia 12 de abril, às 9 horas. A animação, produzida na França, conta a história de um grupo de jovens esforçados em trazer momentos de alegria a seus vizinhos. Todos são comprometidos com a comunidade: Akim, o mais velho; Jéssica, a única garota do quarteto; Bob, o mais sério e John, um jovem artista . O quarteto é amante de música e especialista em rodas. Eles atuam em cima de patins, patinetes, skates e bicicletas.
Horário: Segundas -feiras, 9H00.

O pequeno Vampiro

Na onda da ficção dos vampiros, a animação traz as histórias da amizade de um pequeno vampiro com um garoto comum. Não um vampiro de mentira, mas um vampirinho com dentes afiados de verdade e um coração enorme, que vive aventuras extraordinárias todas as noites. E o garoto Micichel, seu melhor amigo, o acompanha sem ter medo de nada.
Horário: Quartas-feiras, às 9h.

Os pezinhos mágicos de Franny

Aonde será que Franny será levada pelos seus pezinhos mágicos? Franny é uma garotinha de cinco anos que vive experiências encantadas quando calça seus sapatos que estão na loja do seu avó sapateiro. Seus pezinhos mágicos podem levá-la ao Atlântico ou até mesmo à África. Seja qual for o destino, ela certamente conhecerá muitas pessoas interessantes no caminho.
Horário: Terças-feiras, às 10h30.

Thomas e seus amigos

A nova temporada da Locomotiva Thomas entra nos trilhos da TV Brasil, trazendo mais animação, conhecimento e diversão para as crianças. Há mais de 60 anos, Thomas é um dos personagens mais conhecidos no mundo. Ele e seus amigos, um trem, um trator e um helicóptero,além de Sir Topham Hatt, presidente da ferrovia e responsável por seu bom funcionamento. Eles exploram as mais incríveis aventuras mexendo com a imaginação dos baixinhos de diversos lugares do planeta. Um dos melhores companheiros das crianças, o trenzinho dotado de uma personalidade espertinha, trafega na ferrovia da Ilha Sodor. Ele leva seus amigos e crianças para toda a parte em busca de aventuras que ensinam lições valiosas sobre descobertas, amizade e cooperação. Thomas é uma reestreia e o público infantil poderá assistir ao desenho às 9 horas de toda sexta-feira.
Horário: Sextas-feiras, às 9h00.


Louie
Um dos novos desenhos da Hora da Criança, da TV Brasil, Louie brinca com o mundo da imaginação e faz uma viagem a esse mundo com sua amiga Yoko.
As crianças podem descobrir ilhas desertas, viajar para a lua ou mesmo pilotar carros, pois Louie as acompanha por todas as aventuras. Usando papel e lápis, Louie segue as crianças por ilhas desertas, viagens para a lua e para onde mais elas desejarem.
Para aprender como ele faz um foguete ou avião numa folha de papel e só observar e dar asas à imaginação.
Horário: Quintas-feiras, às 9h00.

Nenhum comentário: