terça-feira, 6 de abril de 2010

MÚSICA

"Délibáb", a novidade de Vitor Ramil

A palavra húngara délibáb vem de déli (do sul) + báb (de bába: ilusão). Seu significado é miragem. Vitor tirou a expressão de seu romance Satolep, em que o personagem Selbor volta para sua cidade natal trazendo na bagagem a imagem de um délibáb.

O délibáb é um fenômeno extraordinário da planície húngara, tão semelhante às planícies do sul do nosso continente. Único em seu gênero, este tipo de espelhismo transporta paisagens muito distantes a horizontes quase desérticos, reproduzindo ante os olhos maravilhados do observador, em dias de calor, o desenvolvimento de cenas distantes. Quadros curiosíssimos que cobrem o horizonte em enormes projeções. E suas imagens são planas, nunca invertidas, nítidas, claríssimas. Este fenômeno ótico é devido à refração desigual dos raios solares nas camadas de ar, de temperatura e rarefação diferentes. A imagem passa por diversas regiões de atmosfera de diferente densidade, até projetar-se sobre o horizonte da planície.

Um trem corre a toda velocidade, mas não se percebem ruídos da máquina, nem se escutam os apitos. Em realidade, tal cousa sucede porque o trem não está ali; talvez se encontre a mais de 100 km de distância. Mas o délibáb o atrai ao horizonte... (Sábato, Ernesto. Nosso Universo Maravilhoso. Rio de Janeiro: El Ateneo do Brasil, 1960)

O disco é a reunião de milongas compostas por Vitor para os poemas do livro Para las Seis Cuerdas, do poeta argentino Jorge Luis Borges, e para os versos do alegretense João da Cunha Vargas. Borges e Vargas estariam completando 110 anos em 2009 e 2010, respectivamente. O disco é uma homenagem a esses poetas tão diferentes entre si, mas ao mesmo tempo tão representativos do imaginário do Rio Grande do Sul. O disco foi gravado em Buenos Aires, em junho de 2009. Foram mais de dez horas de trabalho por dia, durante dez dias, no estúdio Circo Beat, com a participação do violonista argentino Carlos Moscardini. A mixagem foi feita durante uma semana, no estúdio Papet Groove. As sessões foram documentadas em vídeo pelo argentino César Custodio. No Rio de Janeiro, registrou-se, a media luz, a participação de Caetano Veloso. Caetano dividiu com Vitor os vocais de Milonga De Los Morenos.










Som Livre lança CD e DVD ao vivo de Ray Charles

Lançamentos trazem clássicos do artista como “Georgia On My Mind”, “What´d I Say” e “The Way You Look Tonight”

Ray Charles DVD p.JPGRay Charles, o lendário cantor americano de rhythm and blues, protagonizou um show histórico em 22 de novembro de 2000, em Paris, ano em que completava 70 anos de vida. Por conta de uma greve no aeroporto de Lisboa, sua grande banda e vocalistas, as famosas Raelettes, não conseguiram chegar a tempo para o show. Ray cantou, então, apenas com um trio de baixo, guitarra e bateria. A apresentação, que aconteceu no Olympia – palco em Paris que o consagrou na década de 60, em sua primeira passagem pela Europa – foi gravada ao vivo. Este show, assistido por cerca de duas mil pessoas, é editado agora pela primeira vez no Brasil pelo selo Lab 344 com distribuição Som Livre, em CD e DVD: Ray Charles – Live At The Olympia. A performance inclui clássicos de Ray como “Georgia on My Mind”, “What´d I Say” e “The Way You Look Tonight” (Jerome Kern / Dorothy Fields).

O álbum e o DVD contêm as mesmas 14 faixas de sucessos do músico. Entre elas, “Blues for Big Scotia” (Oscar Peterson), “Route 66” (Bobby Troup) e “Georgia On My Mind”. Esta última, composta por Hoagy Carmichael em 1931 e imortalizada na voz de Ray Charles, se tornou a canção oficial do Estado da Georgia em 1979, quando Charles já tinha se transformado em um verdadeiro astro.

Três músicas de autoria do cantor estão presentes no show: “Hallelujah I Love Her”, “What´d I Say” e “I Got a Woman”, em parceria com o compositor Renald Richard. Além delas, canções compostas por grandes artistas também fazem parte do CD e DVD, como “Hey Girl”, da cantora americana Carole King, e “Just For A Thrill”, do grande cantor de jazz Louis Armstrong, em parceria com D Rave.

O álbum e o DVD contêm as mesmas 14 faixas de sucessos do músico. Entre elas, “Blues for Big Scotia” (Oscar Peterson), “Route 66” (Bobby Troup) e “Georgia On My Mind”. Esta última, composta por Hoagy Carmichael em 1931 e imortalizada na voz de Ray Charles, se tornou a canção oficial do Estado da Georgia em 1979, quando Charles já tinha se transformado em um verdadeiro astro.

Três músicas de autoria do cantor estão presentes no show: “Hallelujah I Love Her”, “What´d I Say” e “I Got a Woman”, em parceria com o compositor Renald Richard. Além delas, canções compostas por grandes artistas também fazem parte do CD e DVD, como “Hey Girl”, da cantora americana Carole King, e “Just For A Thrill”, do grande cantor de jazz Louis Armstrong, em parceria com D Rave.

Sobre Ray Charles:


Grande inovador do ritmo R&B, Ray Charles foi um dos músicos mais importantes da década de 50. Muito talentoso, tocou piano e saxofone, e passeou por diferentes ritmos, como a música country, jazz, big band e o blues. Dotado de uma voz profunda, marcante e enrouquecida, superou os tempos difíceis que passou durante sua infância no Sul dos Estados Unidos, ainda dividido pela segregação racial, e atingiu o estrelato em todo o mundo. Apesar de ter perdido a visão ainda criança, ele nunca deixou que essa deficiência o impedisse de fazer um grande sucesso e de emplacar diversos hits de R&B no início dos anos 50 – incluindo “It Should Have Been Me”, “Mess Around”, “I Got a Woman” e “Lonely Avenue” – todas gravadas no lendário estúdio Atlantic Records. Essas músicas foram precursoras para o soul music e abriram caminho para artistas como James Brown e Sam Cooke. Em 1959, Charles experimentou seu primeiro grande momento de sucesso, quando “What I’d Say” ficou no topo da parada de R&B e atingiu a sexta posição na lista dos singles em geral.

Seu talento conquistou várias gerações e fez com que gravasse músicas com muitos artistas diferentes entre si, como Willie Nelson, Chaka Khan e Eric Clapton, e atuou em filmes como The Blues Brothers. Charles conquistou um total de 12 prêmios Grammy, nove deles entre 1960 e 1966.










Estão terminando as inscrições para os shows da IX Feira da Música de Fortaleza

O prazo final aos artistas interessados do interior do Ceará e de outros estados é sexta agora, 9 de Abril. Para Fortaleza, 16 de abril. A diferença é que os músicos de Fortaleza terão de passar pela III Mostra de Música Petrúcio Maia

A IX Feira da Música de Fortaleza se aproxima do fim das inscrições para os artistas que queiram se apresentar na edição deste ano. Até a próxima sexta, dia 9 de Abril, a secretaria geral recebe material de qualquer lugar do Brasil e de outros países. No entanto, os músicos da capital cearense devem ficar atentos: o material inscrito fará parte da seleção da III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia, com inscrições até 16 de abril, que este ano acontece como prévia da Feira e julgará – entre 54 artistas/grupos fortalezenses – 12 que terão vaga garantida nos palcos da nona edição do maior encontro de música e negócios do Nordeste. Em 2010, a Feira da Música acontecerá entre os dias 18 e 21 agosto.

1) Grupos e artistas solo de todo o Ceará (com exceção de Fortaleza), dos demais Estados do Brasil, de países da América Latina e do mundo: Até 9 de Abril.

Os grupos e artistas solo interessados podem participar da seleção reunindo os documentos necessários da seguinte forma:

- Preencher a ficha de inscrição - disponível para baixar no site oficial da Feira (www.feiradamusica.com.br) – e imprimir;

- Incluir mapa de palco e uma ficha técnica com o nome dos integrantes e respectivas funções, incluindo produtor, se houver;

- CD de áudio – contendo mínimo de três faixas autorais;

- CD-R com breve release do grupo (ou artista solo) e fotos de divulgação (em alta resolução) ambos em formato digital;

- Reunir todos os itens e enviar para a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc), no endereço Rua Engenheiro Plácido Coelho Júnior, 180A, Vicente Pinzón, Fortaleza (CE) – Cep 60181-055. Outras informações sobre o envio: (85) 3262.5011 ou secretaria@feiradamusica.com.br

Os selecionados serão contemplados com a seguinte oportunidade para participar da Feira:

- Direito à hospedagem e alimentação durante os 4 dias do evento;
- Transporte local;
- Infra-estrutura para realização dos shows;
- Apoio de equipe técnica profissional.

2) Grupos e artistas solo de Fortaleza: Até 16 de abril.

A confirmação da participação na 9º Feira da Música será através da III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia – realizada em parceria pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc). Podem se inscrever músicos ou grupos musicais residentes em Fortaleza de qualquer gênero ou estilo musical. Basta preencher uma ficha de inscrição e apresentar o material exigido no regulamento da Mostra. A ficha de inscrição está disponibilizada no portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br), da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura) e no site da Feira da Música (www.feiradamusica.com.br). As inscrições podem ser feitas até 16 de abril, de 9h às 17h, na Secultfor e na Prodisc.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma Comissão de Seleção que irá escolher 54 músicos e/ou grupos musicais para se apresentar na Mostra. Cada selecionado receberá um cachê de R$ 1 mil. Dos 54 selecionados, 12 serão escolhidos para participar da IX Feira da Música de Fortaleza.

O evento será realizado em três edições, em importantes equipamentos culturais, contribuindo para a recuperação da função social dos espaços públicos da cidade. A primeira etapa será de 14 a 16 de maio, a segunda de 21 a 23 de maio e a terceira de 28 a 30 de maio.

Serviço - Inscrições para a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. De 10 de março a 9 de abril. Local: Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro) ou Prodisc (Rua Engenheiro Plácido Coelho Junior, 180 – Vicente Pinzon). Mais informações: (85) 3262.5011

IX Feira da Música de Fortaleza - Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, apresentou resultados mais concretos e conseguiu estabelecer um padrão elevado.

Ano passado, o evento reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB), implantou a moeda complementar “Patativa” na recepção dos convidados – sinalizando com a forte tendência de se trabalhar a cadeia produtiva da música à base da economia solidária.

Para 2010, a organização da Feira da Música sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente.









Trilha sonora da novela TEMPOS MODERNOS

Novo CD tem de Caetano Veloso a Wanderléa

A Som Livre lança este mês a primeira trilha da novela Tempos Modernos. A história, que se desenvolve em São Paulo, entre os corredores do prédio fictício Titã, é embalada por muito samba, pop, rock e axé. O repertório vai de Caetano Veloso – que interpreta em espanhol a canção “Vete De Mi” (Homero Aldo Exposito / Virgilio Hugo Exposito) – e o grupo da década de 1940 Demônios da Garoa, com “Amores do Metrô” (Canhotinho); até chegar a nomes de uma nova safra de cantoras, como Myllena – a mineira que foi descoberta no quadro Garagem do Faustão empresta a sua voz para o tema de abertura, “Cérebro Eletrônico” (Gilberto Gil) – e a sambista Dhi Ribeiro, com uma versão para “Aula de Matemática” (Tom Jobim/ Marino Pinto), de seu álbum de estreia Manual de Mulher (2009).

Um dos principais romances da trama, do jovem e conturbado casal Nelinha (Fernanda Vasconcelos) e Zeca (Thiago Rodrigues), aparece ao som de “O Segundo Sol” (Nando Reis), sucesso na voz de Cássia Eller e faixa do álbum Com você Meu Mundo Ficaria Completo (1999). Enquanto “Vete De Mi”, com Caetano Veloso, do disco Fina Estampa (1994), é a música dos namorados Leal (Antônio Fagundes) e Hélia (Eliane Giardine). A baiana Claudia Leitte entra na trilha com “Paixão” (Kledir Ramil) – originalmente gravada pela dupla Kleiton e Kledir em 1981 – tema de um casal que não se entende na história: o roqueiro Rámon (Leonardo Medeiros) e a cantora de ópera Ditta (Alessandra Maestrini).

Até os vilões Albano (Gulherme Weber) e Deodora (Grazi Massafera) ganham música para embalar suas armações: “10 Minutos” (Ana Carolina/ Chiara), de Ana Carolina, é parte de Nove, novo CD da cantora. Os jovens Jannis (Aline Peixoto) e Túlio (João Baldasseirini) mantêm seus encontros e desencontros ao som de “Magrelinha”, de Luiz Melodia.

E os casais não param por aí. Wanderléa – com “Se Tudo Pode Acontecer” (Arnaldo Antunes/ Alice Ruiz/ João Bandeira/ Paulo Tatit) – é a voz da canção dos excêntricos Goretti (Regiane Alves) e Bodanski (Otávio Müller). E a trilha ainda traz Maria Rita interpretando uma versão de Bewitched (Lorenz Hart / Richard Rodgers) – já gravada por Frank Sinatra, Barbra Streisand e outros – com título “Inquieta, Tonta e Encantada” na versão de Carlos Rennó – para os apaixonados Regeane (Viviane Pasmanter) e Portinho (Felipe Camargo).

Outros nomes de peso compõem o disco: Ney Matogrosso em “Segredo” (Herivelto Martins / Marino Pinto); Arnaldo Antunes cantando “Invejoso” (Arnaldo Antunes / Liminha); Mart’Nália em canção de Billy Branco, “Capital do Tempo”; Zélia Duncan em “Tudo Sobre Você” (John Ulhoa / Zélia Duncan); Zé Ramalho com “A Última Nau” (Fernando Pessoa / André Luis de Oliveira), entre outros.








REGIS DANESE, o cantor gospel de maior sucesso da atualidade

Álbum reúne os maiores sucessos do artista, como “Amor Incondicional”, “O Melhor Que Eu Tenho”, “Quero Te Adorar” e “Faz Um Milagre Em Mim”



Régis Danese.JPGLançamento da Som Livre, o CD O Melhor de Regis Danese chega em forma de presente para os fãs do cantor. O disco traz os grandes sucessos da trajetória de um dos mais importantes nomes da música gospel nacional. Canções como “Amor Incondicional” (Régis Danese / Joselito), “O Melhor Que Eu Tenho” (Kelly Danese / Joselito) e “Quero Te Adorar” estão reunidas nesta compilação.

Das 14 faixas do álbum, cinco são de autoria do artista. Entre elas, “O Meu Deus É Forte” e “Entregue Sua Vida”, ambas em parceria com o compositor Joselito. Ex-integrante do grupo de pagode Só Pra Contrariar, Regis hoje é dono dos troféus Intérprete Masculino, Destaque, Cantor do Ano e Música do Ano, no Troféu Talento 2009, o maior prêmio de música cristã do Brasil.

A faixa que abre o CD é a premiada “Faz Um Milagre em Mim”, composta por Joselito e Kelly Danase, mulher de Regis. A canção está presente ainda na coletânea Promessas, lançada pela Som Livre, que reuniu os melhores do gospel brasileiro e ficou em quinto lugar na lista dos discos mais vendidos do ano passado, alcançando a marca de 205 mil cópias, de acordo com a ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos). Em O Melhor de Regis Danese, “Faz Um Milagre em Mim” aparece em versão ao vivo, assim como “Aliança” (Joselito/ Kelly Danese).

Além delas, outras canções que traduzem o melhor do louvor de Regis Danese estão presentes na coletânea, como “Tuas Primícias” (Kelly Danese / Ricardo Leite), “Me Ensina a Te Adorar” (Kelly Danese) e “Meu Melhor Amigo” (Kelly Danese / Joselito), esta com participação especial do filho do cantor, Brunno Danese, e do Coral Infantil de Uberlândia.









Álbum traz grandes sucessos do pop internacional em ritmo de bossa lounge

Lançamento da gravadora Som Livre, o CD Bossa Lounge reúne alguns dos maiores sucessos do pop mundial interpretados em forma de bossa nova por talentosos cantores brasileiros, como Georgeana Bonow, Monique Kessous, Cris Delanno e Barbara Mendes. Hits como “I Say a Little Prayer” (Hal David / Burt Bacharach) e “Isn´t She Lovely”, de Stevie Wonder, além de sucessos dos Beatles, como “She Loves You”, ganham nova versão. A compilação homenageia clássicos da música internacional de diferentes gêneros, que, unidos pela bossa, se encontram.

Vocalista da “Rio Jazz Orchestra”, Taryn Szpilman foi um dos grandes destaques da edição de 2008 do Festival de Jazz & Blues de Rio das Ostras e fez regravações de artistas como Etta James, Aretha Franklin e Jimmi Hendrix. No álbum, ele interpreta “I Say a Little Prayer”. Já Cris Delanno, nascida no Texas, Estados Unidos, tem formação erudita e abriu shows de Djavan e Pepino di Capri, além de ter participado do projeto Grandes Canções, com o disco Clássicos de Tom Jobim, produzido por Roberto Menescal. Em Bossa Lounge, Cris canta “True Colors” (T Kelly / B Steinberg) e “Isn’t She Lovely” (Stevie Wonder).

Um dos maiores fenômenos da música mundial, os Beatles estão presentes na coletânea com três famosas canções. “Hey Jude” e “She Loves You”, ambas compostas pela dupla John Lennon e Paul Mccartney, são interpretadas por Monique Kessous – a cantora, compositora e multi-instrumentista é umas das novas vozes da MPB que vêm se destacando no cenário nacional. Outra composição famosa dos ingleses, “Here Cames The Sun” (George Harrison), aparece na voz de Marcela Mangabeira, intérprete de cinco das 20 faixas do disco Bossa Lounge. Marcela foi responsável por abrir shows de Paulinho Moska, Zélia Duncan e Zé Ramalho, participou da primeira turnê européia do grupo Bossacucanova em 2001 e dos discos Ipanema Lounge e Copa Bossa, ambos lançados mundialmente.

A coletânea Bossa Lounge traz ainda os clássicos “Killing Me Softly With His Song” (N Gimbel / Charles Fox) na voz de Georgeana Bonow e “Can´t Take My Eyes Off You” (B Crewe / B Gaudio), interpretada por Barbara Mendes, que também canta a mais atual “Because of You” (Kelly Clarkson / David Hodges / Ben Moody). Com carreira musical iniciada em 1996, em Nova York, shows por diversos clubes de jazz americanos e tributos a Elis Regina e Nana Caymmi, Barbara Mendes representa hoje um dos grandes nomes da bossa lounge com tempero brasileiro. Responsável pela trilha de abertura do filme Bossa Nova, do diretor Bruno Barreto, a cantora já participou de festivais nacionais como Free Jazz e Skol Beats, e do Festival de Sanary, no sul da França, junto com Milton Nascimento, Lenine e Daniela Mercury. O sucesso de Phill Collins “Against All Odds (Take a Look at Me Now)” também faz parte do CD Bossa Lounge e é cantado por ela.










Pingo de Fortaleza faz CD com a Orquestra de Camara do SESI

Foi lançado mês passado o CD “Ressonâncias Instrumentais” do cantor, compositor e instrumentista Pingo de Fortaleza (violonista) com a Orquestra de Câmara do SESI, sob a regência do maestro Vasken Fermanian, interpretando composições deste artista cearense, que chega ao terceiro disco instrumental, sendo o primeiro “Instrumental Pingo de Fortaleza” lançado em 2000, apenas com a sonoridade de violões, e o segundo, “Zoeira” com violões e percussão (2004).

Neste terceiro trabalho instrumental, realizado através da Lei Rouanet, com o apoio do BNB e Aço Cearense, Pingo de Fortaleza traz ao público 12 composições de sua autoria com arranjos para arcos concebidos por Tarcísio José de Lima, e interpretadas por violões e orquestra de câmara.

No repertório, canções clássicas de Pingo de Fortaleza – Belo Monte, Boas Festas e Marcha Clássica; versões instrumentais de canções letradas em seus diversos CDs, tais como, Boqueirão, Solo Feminino, Veredas e Sertões, Terceira Missa pelos Mártires de Canudos, além das inéditas, Baião de Cordas, Felicidades e a releitura da clássica Maculelê, um maracutu tocado de forma inusitada pela Orquestra com a participação do violonista Paulo Góes.






Coletânea reúne hits da música pop atual


O que a banda Maroon 5, Katy Perry, James Blunt e Lily Allen têm em comum?! Além de alguns dos nomes mais conhecidos da música pop internacional, todos estouraram na primeira década dos anos 2000, assumindo o topo das paradas com hits que caíram nas graças do público do mundo inteiro. Agora, a Som Livre reúne esses e outros artistas, como Colbie Caillat e Chris Brown, em um mesmo CD: a compilação É Pop!.

O britânico James Blunt sai na frente e emplaca na coletânea dois de seus maiores sucessos. Blunt, que despontou em 2005 com o hit “You’re Beautiful”, do seu álbum de estreia Back to Bedlam, aparece com duas músicas do seu segundo disco, All the lost souls (2008): “Same Mistake” (James Blunt) e “Carry You Home” (James Blunt / Max Martin), que ficaram conhecidas por aqui após serem incluídas nas trilhas internacionais de Duas Caras (2007) e A Favorita (2008), respectivamente.

Conterrânea do cantor, a espevitada Lily Allen não podia ficar de fora. A jovem, que conquistou seu espaço na cena musical através do site MySpace, quando disponibilizou demos de suas canções no fim de 2005, contribui para É Pop! com “The Fear” (Lily Allen / Gregory Kurstin), do seu mais recente CD, It’s Not Me, It’s You, lançado no começo de 2009.

Do outro lado do Atlântico, a – dizem por aí – arqui-inimiga de Lily, Katy Perry, também tomou de assalto a cena pop internacional. Desde 2008, quando surgiu e dominou as paradas do mundo inteiro com o hit “I Kissed a Girl”, Katy não parou mais. Dos sucessos que lançou em seguida, É Pop! traz a balada “Thinking of You” (Katy Perry), do álbum One Of The Boys (2008). Ainda antes da cantora, duas outras cantoras norte-americanas conquistaram os ouvidos dos seus conterrâneos, dos brasileiros, japoneses, ingleses, e por aí vai... Em 2007, a californiana Colbie Caillat estourou com “Bubbly”, do seu disco de estreia Coco, lançado no mesmo ano, enquanto Sara Bareilles emplacou nas rádios “Love Song”, que compôs em resposta à solicitação de uma música romântica e comercial feita por sua antiga gravadora.

Nem só de artistas solo é feito o mundo pop. Entre as bandas que despontaram na primeira década do novo milênio, vale destacar o Maroon 5, que pouco a pouco se tornou um dos grupos de maior sucesso nos mais diferentes países, com um hit atrás do outro. Seu álbum de estreia, Songs About Jane (2002), vendeu mais de dez milhões de cópias, e trazia canções como “Sunday Morning” (A Levine / J Carmichael / M Madden / R Dusik / J Valentine), também no CD É Pop!. Ainda dos Estados Unidos, a coletânea traz a banda The Fray, responsável por “Over My Head (Cable Car)” (King / Slade), além de ter o Ben’s Brother como representante da Inglaterra, com “Let Me Out” (Jamie Hartman / Rosi Golan).

De volta ao território norte-americano, É Pop! inclui dois nomes que deram o que falar nos anos 2000: Chris Brown e Timbaland. Brown surgiu no fim de 2005, quando, com apenas 16 anos, assumiu a posição número um da parada americana com a canção “Run It”, a primeira de uma série de sucessos que lançaria nos anos seguintes – entre eles “With You” (M Eriksen / Espen Lind / Tor Erik Hermansen / A Bjorklund / Johnta Austin), presente na compilação. Já o rapper e produtor musical Timbaland, que tem no currículo trabalhos ao lado de nomes como Justin Timberlake, Jay-Z, Elton John, Missy Elliot e Nelly Furtado, aparece na coletânea com o remix que fez em 2007 para “Apologize” (Ryan Tedder), da banda OneRepublic. “Tattoo” (M Eriksen / T Hermansen / Amanda Ghost / I Dench), de Jordin Sparks, “Before He Cheats” (Josh Kear / Chris Tompkins), de Carrie Underwood, e “One Of Those Nights” (Heath Brandon), de heath Brandon, completam a seleção.





Lançamento traz sucessos da banda Babado Novo


“Canudinho”, “Amor Perfeito”, “Cai Fora” e “Lirirrixa” estão no CD


Grupo que revelou para o Brasil a cantora Cláudia Leitte, o Babado Novo é dono de alguns dos maiores hits da axé music na primeira década dos anos 2000. Agora, a Som Livre reúne sucessos da discografia da banda, como “Amor Perfeito”, “Cai Fora”, “Canudinho” e “Bola de Sabão”, em uma mesma coletânea: o CD Babado Novo – Essencial.

Fundado em Salvador, em 2001, a formação original do Babado Novo trazia Cláudia Leitte (vocais), Luciano Pinto (teclados e coro), Sérgio Rocha (guitarra, direção musical, violões e coro), Alan Moraes (baixo e coro), Buguelo (bateria), Nino Bala e Durval Luz (percussão). Não demorou muito para que o grupo estourasse nos trios elétricos de Carnaval, nas micaretas e nas rádios da Bahia e do resto do Brasil com “Amor Perfeito” (Michael Sullivan / Paulo Massadas / Miguel / Lincoln Olivetti / Robson Jorge), regravação de um antigo sucesso de Roberto Carlos, presente no CD de estreia, o homônimo Babado Novo (2003), e nesta coletânea. Também do primeiro disco, Babado Novo – Essencial traz “Cai Fora” (Adson Tapajós / Sergio Rocha / Zeca Brasileiro), “Canudinho” (Cau Adan / Adson Tapajós / Sergio Rocha / Zeca Brasileiro) e “D'yer Mak'er” (Robert Plant / John Paul Jones / John Bonham / Jimmy Page), versão para a música dos britânicos do Led Zeppelin.

O sucesso do début garantiu um segundo álbum ainda no mesmo ano: o CD Sem vergonha (2003), que vendeu mais de 100 mil cópias e ganhou Disco de Ouro. Do trabalho, entram em Babado Novo – Essencial os hits "Safado, cachorro, sem vergonha" (Luciano Pinto / Nino Balla / Durval Luz / Alan Moraes / Cristiane Teles / Alex Napolitano / Luizinho / Junior Seixas) – uma das músicas mais executadas no carnaval baiano do ano seguinte –, “Eu Fico” (Cláudia Leitte / Sergio Rocha / Luciano Pinto) e “Lirirrixa” (Luciano Pinto / Sérgio Rocha / Cláudia Leitte).

Em 2004, veio o primeiro DVD e terceiro CD, Uau! Babado Novo Ao Vivo em Salvador, que ganhou Disco de Platina em ambas as categorias. No repertório, canções como “Caranguejo (Cata Caranguejo)” (Luciano Pinto / Durval Luz / Nino Balla / Alan Moraes), “Me Chama de Amor” (Beto Garrido / Alexandre Peixe), “Falando Sério” (Maurício Duboc / Carlos Colla) e “Babado Novo” (Beto Garrido / Alexandre Peixe / Cau Adan), todas na coletânea.

Babado Novo – Essencial traz ainda faixas dos dois últimos trabalhos do Babado Novo como banda (os músicos seguiram a cantora Cláudia Leitte em sua carreira solo). Do CD O Diário de Claudinha (2005), entram o megassucesso "Bola de Sabão" (Ramon Cruz), “Piriripiti” (Augusto Conceição / Fábio Alcântara / Elivandro Cuca / Pio Medrado) e “A Camisa e o Botão” (Jauperí / Tenison Del Rei), enquanto as músicas “Doce Paixão” (Ramon Cruz) e “Insolação do Coração” (Michael Sullivan / Carlinhos Brown), do álbum Ver-te Mar (2007), completam a seleção.

Nenhum comentário: