terça-feira, 6 de abril de 2010

MODA

Disputa na moda cearense

Os dois principais eventos de moda do estado acontecerão simultâneamente pela primeira vez

Cláudio Silveira. Dragão Fashion Brasil mudou a data por causa da Bienal do Livro

(Fotos: Felipe Muniz Palhano)

Pela primeira vez os dois principais eventos de moda do Ceará acontecerão ao mesmo tempo: de 25 a 28 de abril acontece no Centro de Convenções o Dragão Fashion Brasil (DFB), e de 26 a 30 de abril, um dos mais tradicionais eventos de moda do Nordeste, o Festival de Moda de Fortaleza (FMF 2010) chega à sua 30ª edição.
A 11ª edição do Dragão Fashion Brasil volta às origens de seu nome e elege como tema: Dragão do Mar - Chico da Matilde, Cearense, Jangadeiro e Abolicionista, conhecido por sua luta pela libertação dos escravos no Ceará. Na verdade nasceu no Centro Dragão do Mar, sendo transferido depois para o Centro de Convenções.
Com a realização de 33 desfiles assinados por designers de moda em ascensão de todo o País, ao lado de outros já reconhecidos, como Lino Villaventura e Mario Queiroz, que participam das principais passarelas do Brasil, o evento propõe intercâmbio de diversas culturas. Para 2010, o DFB traz pela primeira vez o projeto Ceará Business, bolsa de negócios que pretende gerar mais oportunidades de comercialização a indústria de moda local.

Além de ser palco de estilistas e marcas, o Dragão Fashion Brasil é reconhecido nacionalmente como incentivador dos novos talentos da moda brasileira. O evento conta com mais uma edição do Concurso de Novos, dando oportunidade a oito instituições de ensino de moda. Cada grupo selecionado desfilará sua coleção durante a 11ª edição do Dragão Fashion Brasil, integrando o line-up do evento e concorrendo ao prêmio definido pela comissão organizadora.
Fortalecendo sua parceria com o ensino de moda, o DFB promove ainda, em parceria com o SENAC, o Dragão Pensando Moda. Ação voltada para alunos, professores, empresários e profissionais de moda, direcionando o olhar para as questões do conhecimento na atualidade, com palestras e mesas redondas para dividir experiências, discutir novas abordagens para a moda e abrir o contato direto com os principais profissionais do trade de todo o Brasil.
O DFB participa também de uma parceria exclusiva com a ESTETHICA – uma promoção da Moda Sustentável e ecologicamente correta do The British Fashion Council. Essa é outra novidade que possibilitará ao DFB presença garantida no London Fashion Week na edição de setembro para lançar o Dragão Fashion Brasil 2011 com o tema Eco Design.
O Centro de Convenções de Fortaleza, local onde é realizado o DFB 2010, conta com fachada assinada pelo arquiteto Muniz Deusdará. Concebido pela empresa de eventos Equipe de Produção, com Helena e Cláudio Silveira na direção, o Dragão Fashion Brasil sempre se preocupou desde suas primeiras edições a propor o diálogo da moda com a arte e cultura, realizando intercâmbio entre estilistas de todo o País, shows musicais, além de outras múltiplas linguagens. Em conversa com O Estado, Claudio Silveira lamentou a troca de datas que acabou ocasionando a coincidência com o Festival de Moda de Fortaleza. “Trocaram nossa data no Centro de Convenções por causa da Bienal do Livro. Fui até conversar com a organização do Festival de Moda de Fortaleza. Houve até uma preocupação com o público que irá nos desfiles e a cobertura jornalísticas, mas os dois eventos têm públicos distintos”, disse Claudio, durante lançamento do 11º Dragão Fashion, que aconteceu no Shopping Del Paseo, com desfiles e exposição de roupas de grandes estilistas que fizeram os dez anos do evento.


11º Dragão Fashion Brasil
Confira a programação 2010:

Dia 25 de abril – Domingo

14:00 - Abertura do Centro de Convenções
16h – Conexão Solidária – Sala do Barro
17h – Jolie!Jolie! por Andrea Cerqueira – Salão das Marés
18h - Iury Costa - Sala do Barro
18h30min - Mark Greiner - Sala do Fogo
19h – Vitorino Campos - Sala do Barro
19h30min – Mario Queiroz – Sala do Fogo
20h – Handara – Salão das Marés
20h30min – Ivanildo Nunes – Sala do Barro
21h – Mar Del Castro - Sala do Fogo


Dia 26 de abril – Segunda-feira
09:30 - Dragão Pensando Moda
14:00 - Abertura Centro de Convenções
17h30 – Madame Surtô – Salão das Marés
18h – Francisco Matias - Sala do Barro
18h30min – MarcusSoon – Sala do Fogo
19h - Piorski – Salão das Marés
19h30min – Sá.Maria – Sala do Barro
20h – Pré lançamento Rommanel por Ana Hickmann- Auditório Principal
20h – Skyler – Salão das Marés
20h30min – Weider Silveiro – Sala do Barro
21h – Lindebergue Fernandes – Sala do Fogo


Dia 27 de abril – Terça-feira
09:30 Dragão Pensando Moda
14:00 Abertura Centro de Convenções
16h30min - Concurso de Novos – 1ª seleção – Sala do Barro
Universidade Vale do Acaraú/CE
Universidade Estácio de Sá/RJ
Universidade Federal de Goiás/GO
Faculdade Católica do Ceará/CE
18h – Tarcísio Almeida - Sala do Barro
18h30min – Kalil Nepomuceno – Sala do Fogo
19h – SiS Couture – Salão das Marés
19h30 – Tiana Moscoso - Sala do Barro
20h – João Pimenta – Sala do Fogo
20h30 – Thais Gusmão – Salão das Marés
21h – Walério Araújo – Sala do Fogo

Dia 28 de abril – Quarta-feira
09:30 Dragão Pensando Moda
14:00 Abertura Centro de Convenções
16h30min - Concurso de Novos – 2ª seleção – Sala do Barro
Fadesne/CE
Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG,
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio/ SP
Universidade Federal do Ceará/CE
18h – Melk Zda – Salão das Marés
18h30min – Cristiane Gomes – Sala do Barro
19h – Dona Florinda - Sala do Fogo
19h30 – Ronaldo Silvestre – Salão das Marés
20h – Gustavo Silvestre – Sala do Barro
21h – Lino Villaventura – Sala do Fogo








FMF comemora 30 anos

Festival de Moda de Fortaleza chama famosos como os ex-BBBs Cadu e Eliezer
para aumentar vendas no Maraponga Mart

Um dos mais tradicionais eventos de moda do Nordeste, o Festival de Moda de Fortaleza (FMF 2010) chega à sua 30ª edição. Com uma temática especial, focando a ligação da moda com o Teatro e a Literatura, em uma releitura da índia tabajara Iracema, personagem do escritor José de Alencar, o FMF 2010 irá fazer uma viagem mística e mágica até o século XXI e ao mundo da moda. Na ocasião, será celebrado também o centenário do Teatro José de Alencar, maior espaço de artes cênicas do Ceará.
O FMF 2010 será aberto no dia 26 de abril e segue até a sexta-feira (30), no Maraponga Mart Moda, em Fortaleza (CE), tendo a jornalista especializada em moda Cristina Franco como consultora do Festival. Recentemente, o FMF foi incluído no Texbrasil – Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira, criado em 2001 pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) juntamente com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A programação deste ano contempla a realização de desfiles diários de marcas regionais, apresentando lançamentos de moda. Serão realizadas também palestras e rodadas de negócios. Paralelamente, as lojas do shopping realizam ações promocionais diretas de marketing para atrair clientes e aumentar as vendas do período.
O evento é conhecido em trazer famosos para o shopping da Maraponga. Os nomes confirmados para este ano são Guilhemina Guinle, Isabelle Drummond, Adriana Birolli, Rodrigo Phavanello, Jonatas Faro, Eliéser Ambrósio, Carlos Casagrande, Thierry Figueira, Marco Antônio Gimenez, Marcelo Dourado, Henri Castelli e Carlos Kadu.

Programação de Desfiles do FMF 2010 (*)
* Dia 26 de abril (Segunda-feira):
14h30 FAMEL – Guilhemina Guinle
15h30 GOGH JEANS
17h CHICA FULÔ E CHIQUINHA FULÔ – Isabelle Drummond
18h R VINTE
19h CARDIGAN
20h30 KOKID - Adriana Birolli

* Dia 27 de abril (Terça-feira):
14h30 VIOLET / NICE BRAZIL / TAYA - Rodrigo Phavanello
17h BLINCLASS
18h ZIGNUM - Jonatas Faro
19h M4 FASHION – Eliéser Ambrósio
20h30 FILL SETE - Carlos Casagrande

* Dia 28 de abril (Quarta-feira):
15h30 KIEV JEANS - Thierry Figueira
17h PAHILLY - Marco Antônio Gimenez
18h LINHAS E FORMAS – Marcelo Dourado
19h GATA ENXERIDA – Henri Castelli
20h VAKKO - Carlos Kadu
(*) Programação sujeita a alterações.


















Cecília Prado - Inverno 2010


Cecília Prado evoca uma mulher ousada, de personalidade forte e ao mesmo tempo feminina em seu Outono Inverno 2010.



O shape aparece redefinido por uma vontade do novo. Os casacos e cardigans são mais amplos e soltos. Já os vestidos refletem toda a ousadia da coleção.


Aparecem ora minis e justos e ora mais evases. A forma tulipa também tem seu espaço. Ombros e mangas volumosos pontuam uma sofisticação descompromissada.



Crochês com enfeites de metal retratam perfeitamente a coleção – carregam a leveza e o hand made característicos da marca com uma pitada de rock and roll.


Os bordados usuais são substituídos por metais, medalhas e cristais com muito brilho.



Os tecidos primam pela simplicidade. O carro chefe é o algodão, presente em diversas formas: estonado, devore, jacquard do avesso e estampados.

Lurex e viscose surgem para abrilhantar e colorir a coleção.



Preto, cinza, uva e o clássico nude aparecem estonados em diversas variações e misturados a fios de várias cores, formando assim uma colorida palheta.



São ao todo 110 modelos. Os protagonistas da estação são os casaquetos com tranças e babados, estilo tailleur e os minis vestidos com aplicação de metais e detalhes nos ombros.

Destacam-se ainda as peças de malharia mais grossa, confeccionadas com fio leve, mas com volume e tranças.








Del Paseo Fashion Day

O evento apresenta desfiles das coleções outono-inverno de cinco lojas do Shopping e parceria com a 11ª edição do Dragão Fashion Brasil

Moda, cultura, arte e gastronomia estarão em evidência no Mall do Shopping Del Paseo. No dia 14 de abril acontece no shopping a 2ª edição do Del Paseo Fashion Day, com programação feita com estilo e produção que leva a assinatura de Cláudio Silveira. Desfiles com marcas presentes no shopping, Exposição Dragão Fashion 2010 e música aquecem o dia no Shopping, com início às 10h. A novidade dessa edição é a parceria com o 11º Dragão Fashion Brasil (DFB), que conta com ação exclusiva dentro do Del Paseo.

A participação do Dragão Fashion Brasil nessa edição acontece com a exposição de peças confeccionadas por dois estilistas cearenses que são a cara do DFB: Mark Greiner e Lindebergue Fernandes. 24 manequins com criações dos dois designers serão exibidas ao público no piso L1. O horário de visitação é das 10h às 22h e segue até o dia 28 de abril. Além disso, haverá uma pré-estreia exclusiva do evento com coquetel para convidados logo após o último desfile. A ação utiliza o respaldo e a imagem positiva do evento na sociedade como elemento impulsionador do Del Paseo Fashion Day.

As coleções de Outono/Inverno de moda adulto, infantil, praia e acessórios estarão na passarela do Del Paseo Fashion Day. As marcas Dili Bili, Bloom, Meio Tom, Lis e Jef exibem suas apostas para a estação a partir das 19h, em espaço montado no Piso L1, com entrada gratuita. O DJ Gilvan Magno faz a trilha sonora dos desfiles.

Confira a programação do 2º Del Paseo Fashion Day:

19h – Dili Bili (moda infantil)

19h15 – Bloom (acessórios)

19h30 – Meio Tom (moda praia)

19h45 – Lis (moda feminina)

20h – Jef (moda masculina)










DRAGÃO FASHION BRASIL apresenta edição ampliada
De 25 a 28 de abril acontece na capital cearense o Dragão Fashion Brasil (DFB), o mais expressivo evento da indústria da moda do Nordeste e um dos principais representantes do cenário conceitual brasileiro. A 11ª edição do DFB volta às origens de seu nome e elege como tema: Dragão do Mar - Chico da Matilde, Cearense, Jangadeiro e Abolicionista, conhecido por sua luta pela libertação dos escravos no Ceará.

Com a realização de 33 desfiles assinados por designers de moda em ascensão de todo o País, ao lado de outros já reconhecidos, como Lino Villaventura e Mario Queiroz, que participam das principais passarelas do Brasil, o evento propõe intercâmbio de diversas culturas. O DFB é a união de marcas, empresas e artistas, uma verdadeira usina de conectividade e ponto de convergência de um vasto mercado criativo, dando corpo e força para que a moda local seja uma realidade econômica, cultural e social.

Para 2010, diversas ações fortalecem a proposta do evento. A programação paralela e os lounges prometem agitar os corredores e salas do evento. O DFB traz pela primeira vez o projeto Ceará Business, bolsa de negócios que pretende gerar mais oportunidades de comercialização a indústria de moda local. Destaque também para os espaços: Casa do Dragão, com área destinada à exposição e comercialização de produtos de estilistas, etno designers e artesões cearenses; Ilha Digital, área destinada a acesso a internet com visualização e participação interativa no portal e site do Dragão Fashion; os lançamentos do portal do Dragão Fashion – o dfhouse.com.br, e do primeiro canal de TV de moda online - o noar.tv/dragaofashion.

O DFB mais uma vez estabelece o diálogo entre artesanato, design e sustentabilidade. Além dos artigos da Casa do Dragão, destaque também para a abertura do evento, que acontece com desfile Conexão Solidária, projeto da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), que apresenta na passarela o resultado de um trabalho de artesanato aplicado ao produto de moda, desenvolvido junto às comunidades cearenses em estado de risco.

Além de ser palco de estilistas e marcas, o Dragão Fashion Brasil é reconhecido nacionalmente como incentivador dos novos talentos da moda brasileira. O evento conta com mais uma edição do Concurso de Novos, dando oportunidade a oito instituições de ensino de moda. Cada grupo selecionado desfilará sua coleção durante a 11ª edição do Dragão Fashion Brasil, integrando o line-up do evento e concorrendo ao prêmio definido pela comissão organizadora.

Fortalecendo sua parceria com o ensino de moda, o DFB promove ainda, em parceria com o SENAC, o Dragão Pensando Moda. Ação voltada para alunos, professores, empresários e profissionais de moda, direcionando o olhar para as questões do conhecimento na atualidade, com palestras e mesas redondas para dividir experiências, discutir novas abordagens para a moda e abrir o contato direto com os principais profissionais do trade de todo o Brasil.

O DFB participa também de uma parceria exclusiva com a ESTETHICA – uma promoção da Moda Sustentável e ecologicamente correta do The British Fashion Council. Essa é outra novidade que possibilitará ao DFB presença garantida no London Fashion Week na edição de setembro para lançar o Dragão Fashion Brasil 2011 com o tema Eco Design.

O Centro de Convenções de Fortaleza, local onde é realizado o DFB 2010, conta com fachada assinada pelo arquiteto Muniz Deusdará. O projeto celebra a retomada do seu símbolo ícone, o jangadeiro Francisco José do Nascimento – Chico da Matilde, mais conhecido como Dragão do Mar e que no século XIX se ergueu contra o desembarque de escravos africanos no Ceará. Para homenagear o personagem acontece uma exposição de fotografias de Chico Albuquerque, que reveste as paredes na entrada do Centro de Convenções.

Concebido pela empresa de eventos Equipe de Produção, com Helena e Cláudio Silveira na direção, o Dragão Fashion Brasil sempre se preocupou desde suas primeiras edições a propor o diálogo da moda com a arte e cultura, realizando intercâmbio entre estilistas de todo o País, aproximando outras artes como cinema e música, apoiando e estimulando ações em benefício de comunidades que trabalham o design e o artesanato voltado para a moda.

Confira o line-up oficial do DFB 2010:

Dia 25 de abril – Domingo
14:00 - Abertura do Centro de Convenções
16h – Conexão Solidária – Sala do Barro
17h – Jolie!Jolie! por Andrea Cerqueira – Salão das Marés
18h - Iury Costa - Sala do Barro
18h30min - Mark Greiner - Sala do Fogo
19h – Vitorino Campos - Sala do Barro
19h30min – Mario Queiroz – Sala do Fogo
20h – Handara – Salão das Marés
20h30min – Ivanildo Nunes – Sala do Barro
21h – Mar Del Castro - Sala do Fogo


Dia 26 de abril – Segunda-feira
09:30 - Dragão Pensando Moda
14:00 - Abertura Centro de Convenções
17h30 – Madame Surtô – Salão das Marés
18h – Francisco Matias - Sala do Barro
18h30min – MarcusSoon – Sala do Fogo
19h - Piorski – Salão das Marés
19h30min – Sá.Maria – Sala do Barro
20h – Pré lançamento Rommanel por Ana Hickmann- Auditório Principal
20h – Skyler – Salão das Marés
20h30min – Weider Silveiro – Sala do Barro
21h – Lindebergue Fernandes – Sala do Fogo


Dia 27 de abril – Terça-feira
09:30 Dragão Pensando Moda
14:00 Abertura Centro de Convenções
16h30min - Concurso de Novos – 1ª seleção – Sala do Barro
Universidade Vale do Acaraú/CE
Universidade Estácio de Sá/RJ
Universidade Federal de Goiás/GO
Faculdade Católica do Ceará/CE
18h – Tarcísio Almeida - Sala do Barro
18h30min – Kalil Nepomuceno – Sala do Fogo
19h – SiS Couture – Salão das Marés
19h30 – Tiana Moscoso - Sala do Barro
20h – João Pimenta – Sala do Fogo
20h30 – Thais Gusmão – Salão das Marés
21h – Walério Araújo – Sala do Fogo


Dia 28 de abril – Quarta-feira
09:30 Dragão Pensando Moda
14:00 Abertura Centro de Convenções
16h30min - Concurso de Novos – 2ª seleção – Sala do Barro
Fadesne/CE
Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG,
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio/ SP
Universidade Federal do Ceará/CE
18h – Melk Zda – Salão das Marés
18h30min – Cristiane Gomes – Sala do Barro
19h – Dona Florinda - Sala do Fogo
19h30 – Ronaldo Silvestre – Salão das Marés
20h – Gustavo Silvestre – Sala do Barro
21h – Lino Villaventura – Sala do Fogo

Serviço:
Dragão Fashion Brasil 2010
Data: 25 a 28 de abril
Local: Centro de Convenções de Fortaleza
Informações: + 55 (85) 3261.3656
www.dragaofashion.com.br





Nenhum comentário: