terça-feira, 6 de abril de 2010

CINEMA CEARÁ

FestCine Maracanaú

FESTIVAL DE CINEMA DIGITAL E NOVAS MÍDIAS


Com o objetivo de fomentar, reconhecer e contemplar os novos talentos e futuros profissionais da área do audiovisual na era digital é que nasce o I FESTCINE MARACANAÚ - FESTIVAL DE CINEMA DIGITAL E NOVAS MÍDIAS.

Assim, pela primeira vez na história do nosso estado, será realizado um festival voltado às novas tecnologias e novas mídias, gerando a esses novos realizadores a oportunidade de expor seus trabalhos, oferecendo à população de menor poder aquisitivo produções de melhor qualidade oriundas de todo o território nacional.

Por conta da ênfase as novas mídias, teremos uma mostra exclusiva e pioneira em nosso estado. Portanto, esta mostra aceitará produtos audiovisuais captados em qualquer tipo de dispositivo, tais como: webcam, câmeras fotográficas digitais, celulares e etc.

Além desta mostra, teremos mostra Longas e Curtas Metragens Digitais Nacionais, inéditos ou não, e a Mostra Rodolfo Teófilo, exclusivamente para vídeos da Região Metropolitana.

Durante o festival ocorrerão seminários, oficinas, debates e palestras totalmente gratuitos, beneficiando assim toda a população de Maracanaú, zona metropolitana de Fortaleza e adjacências.

Através desses benefícios o festival estará proporcionando à população o acesso a bens e serviços culturais, estimulando a produção e a difusão das manifestações culturais e artísticas no âmbito do audiovisual e instigando ainda a produção audiovisual no interior do Estado do Ceará, bem como o intercâmbio cultural entre os estados brasileiros e municípios cearenses.









Inscrições para o 20º Cine Ceará terminam no dia 30 de abril

Entre os dias 16 de março e 30 de abril acontecem às inscrições para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem e para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem do XX CINE CEARÁ – Festival Ibero-Americano de Cinema, um dos principais festivais de cinema do Brasil, que acontece de 24 de junho a 01 de julho de 2010.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.cineceara.com.br. O resultado da seleção será divulgado pela organização do Cine Ceará até o dia 15 de maio.

Para a Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, podem concorrer filmes em formatos profissionais (16mm, 35mm, ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), com duração mínima de 70 minutos, devem ter sido concluídos a partir de junho 2008 por produtores e/ou diretores ibero-americanos (países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha). O vencedor na categoria de melhor longa-metragem receberá o troféu Mucuripe e prêmio de US$ 10 mil (dez mil dólares). Também receberão troféu os vencedores de longa-metragem nas categorias: direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz e prêmio da critica ao melhor filme.

Para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem podem concorrer trabalhos de produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de três anos. Os filmes devem ter duração máxima de 20 minutos e em qualquer formato (16 mm, 35mm ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), nos gêneros animação, ficção, documentário ou experimental. Os trabalhos enviados devem ter sido concluídos a partir de junho de 2008 e não terem participado de processos seletivos nas edições anteriores deste Festival. Serão premiados com o troféu Mucuripe os melhores nas categorias: melhor curta, direção, fotografia, edição, roteiro, som, direção de arte, ator e atriz.

O XX Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Desporto, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A Realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Nenhum comentário: