terça-feira, 6 de abril de 2010

CINEMA DE ARTE

Clássicos do Cinema na Vila das Artes

> "Casablanca" é um dos filmes que serão exibidos

Em abril o cineclube Vila das Artes apresenta quatro clássicos do cinema: Relíquia Macabra, de John Huston, Casablanca, de Michael Curtiz, Amor à Terra, de Jean Renoir e Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder. A cada sessão um pesquisador, cineasta ou professor é convidado para conduzir o debate. As sessões são gratuitas e têm início às 18h30 no auditório da Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro.

O Cineclube Vila das Artes é uma forma democrática de acesso as produções audiovisuais. Reúne apreciadores de cinema, estudantes do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes e interessados que se encontram para estudos e debates sobre o filme exibido.

Nesta primeira quarta (7) do mês tem Relíquia Macabra, de John Huston (1941), um dos melhores filmes de mistério já feitos e um dos principais representantes do estilo “noir”. Escrito e dirigido por Huston, o filme é uma mistura de mistério, romance e suspense. No dia 14 será exibido o clássico Casablanca, de Michael Curtiz (1942). A obra se passa no famoso bar localizado em Casablanca, no Marrocos Francês, durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade é rota de fuga para quem deseja evitar os nazistas. Neste caótico ambiente, Rick encontra Ilsa, um amor do passado.

Excepcionalmente, devido ao feriado de Tiradentes, na quarta (21) a sessão será na terça (20) com Amor à Terra, de Jean Renoir (1945), cineasta escolhido como sendo o 12º diretor mais importante de todos os tempos pela revista Entertainment Weekly. O filme conta a história da família Tucker - pobres coletores de algodão que decidem comprar seu próprio pedaço de terra, mas, para isso têm de enfrentar a natureza. Encerrando o mês, dia 28, Crepúsculo dos Deuses do cineasta Billy Wilder (1950). O filme mistura fatos reais e ficção e é considerado um dos mais negro dos filmes “noir”. No início um crime é cometido e uma voz em off narra que tudo começou quando Gillis (William Holden), um roteirista fugindo de representantes de uma financeira se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma (Glória Swanson), era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. No entanto, o que o destino lhe reserva não será nada agradável. O longa recebeu três Oscar.

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, é espaço de formação, pesquisa, produção e difusão em artes. Oferece gratuitamente diversos formatos de cursos. Informações pelo telefone 3252-1444.

Programação:

Dia 7
Relíquia Macabra, de John Huston (1941),

Dia 14
Casablanca, de Michael Curtiz (1942)

Dia 20 (excepcionalmente terça)
Amor à Terra, de Jean Renoir (1945)

Dia 28
Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder (1950)

Serviço: Cineclube Vila das Artes, ás 18h30 na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone 3252.1444. Grátis.













Mostra reúne filmes de Akira Kurosawa

Para homenagear o centenário de nascimento do mestre do cinema japonês, Akira Kurosawa, que nasceu em Tóquio em 1910, o cineclube Vila das Artes apresenta durante o mês de Abril a mostra “Cinema do Sol Nascente”.

Kurosawa é considerado o grande mestre do cinema que influenciou cineastas no mundo todo. Em 1989 ganhou o Oscar pelo conjunto de sua obra. A mostra é composta por oito filmes que serão exibidos as quintas e sextas - feiras na Vila das Artes, sempre às 18h30. A entrada é gratuita.

A Vila das Artes é equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza destinado a formação artística, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone 3252.1444.

Programação

Dia 08 | quinta-feira
“Cão Danado” (1949)
Dia 09 | sexta-feira
“Rashomon” (1950)
Dia 15 | quinta – feira
“Os 7 Samurais” (1954)
Dia 16 | sexta-feira
“Sanjuro” (1962)
Dia 22 | quinta-feira
“Dodes'kaden – O Caminho da Vida” (1970)
Dia 23 | sexta-feira
“Dersu Uzala”(1975)
Dia 29 | quinta-feira
“Kagemusha- A Sombra do Samurai” (1980)
Dia 30 | sexta-feira
“Sonhos” (1990)

Nenhum comentário: