terça-feira, 6 de abril de 2010

LIVROS - FICÇÃO

Elogiado suspense da nova literatura policial italiana chega ao Brasil

Com seu primeiro romance, O aliciador, Donato Carrisi é apontado como grande promessa do noir europeu

Em seu romance de estréia, o escritor italiano Donato Carrisi surpreendeu e arrebatou a crítica e o público ao embrenhar-se por um gênero até então fortemente atribuído aos grandes escritores americanos. Presente nas listas de best sellers dos principais jornais da Itália logo em seu lançamento, com mais de 180 mil exemplares vendidos e publicado em nove países, O ALICIADOR é mais que um thriller de um autor estreante que reinventa as regras do jogo: é uma história que não dá trégua, que explora a zona nebulosa entre o bem e o mal até descobrir seu último segredo, seu menor sussurro.

O criminologista Goran Gavila e a equipe de homicídios enfrentam um caso perturbador, que exige toda a habilidade dos policiais do Esquadrão Especial: seis braços direitos são desenterrados em um bosque, cinco meninas entre 9 e 13 anos estão desaparecidas. Liderada por Gavila e pelo Capitão Roche, a equipe segue as pistas do caso e, um a um, os corpos das garotinhas emergem, deixando evidente que o culpado é um serial killer cuja frieza e ferocidade não têm limites.

As esperanças de que uma sexta menina esteja viva provocam uma corrida contra o tempo, mas as pistas, em vez de levarem a equipe ao culpado, revelam-se parte de um plano friamente arquitetado pela mente cruel e brilhante do assassino, que parece estar sempre um passo à frente. Em cada cena de crime, novas evidências levam os detetives a acreditar que não se trata de apenas um, mas de vários assassinos, agindo em conjunto. É quando se junta a eles a investigadora Mila Vasquez, especialista em casos de sequestro.

Aos poucos a polícia descobre que seu alvo é capaz de assumir as aparências mais variadas, colocando-os à prova incessantemente. Nesse caso, cada vez que o mal vem à luz, traz consigo um agouro, obrigando os detetives a enfrentar sobretudo a escuridão que carregam dentro de si. A investigação se transforma em um jogo de pesadelos habilmente velados, um desafio contínuo.

Donato Carrisi nasceu em 1973. Formou-se em Direito e especializou-se posteriormente em criminologia e ciências do comportamento. Em 1999, deu início à atividade de roteirista de cinema e televisão. O aliciador, seu primeiro romance, alcançou as listas de best sellers dos principais jornais da Itália e teve os direitos de publicação vendidos para mais de oito países em seu primeiro ano. Atualmente, o autor vive em Roma.









Contos autobiográficos revelam amadurecimento de John Fante

Autor apresenta um novo alter ego e fala de sua vida em família e iniciação sexual


Em O vinho da juventude, de John Fante(1919-1983)., um novo alter ego do autor aparece: Jimmy Toscana. Nestes 13 contos, ele transpõe as pequenas epifanias do Dublinenses de James Joyce para a comunidade italiana do Norte de Denver. O autor revisita a sua infância ao dar voz a um menino e segue revelando acontecimentos de sua adolescência.

Um dos contos mais pungentes do livro é Um de nós, por seu vínculo autobiográfico, enfocando a amizade dos primos Johnnie Fante e Mario Campiglia. Ainda na infância, Fante sofreu a dupla perda da mudança do primo para outra cidade e, logo a seguir, de sua morte prematura. O amadurecimento do autor aparece em contos que falam de sua vida em uma família católica italiana, abordam sua iniciação sexual e apresentam uma reflexão sobre o papel do artista na sociedade. A vida dos imigrantes nas décadas de 30 e 40 também aparece nas histórias.

Raros autores foram tão obcecados por seu alter ego como o norte-americano John Fante. O (anti)herói autobiográfico Arturo Bandini aparece em O caminho de Los Angeles, Espere a primavera, Bandini e Pergunte ao Pó, todos publicados pela José Olympio.

Os contos de O vinho da juventude foram publicados em Dago Red. O livro foi saudado pela revista Time como “talvez o melhor livro de contos de 1940.” Para o New York Times, o talento de Fante surgia “em cada página, brilhante como a luz do sol no gramado verde fresco.” E o romancista John Steinbeck, já famoso, rompeu sua regra de não promover outros autores ao escrever sobre a obra de Fante: “Este é um belo livro caloroso que encerra várias coisas esquecidas que jamais deveriam ter sido esquecidas.”

John Fante nasceu no Colorado, em 1909. Frequentou a escola paroquial em Boulder, e o Ginásio Regis, um internato jesuíta. Frequentou também a Universidade do Colorado e o Long Beach City College. Fante começou a escrever em 1929 e publicou seu primeiro conto em The American Mercury em 1932. O autor publicou inúmeros contos em The Atlantic Monthly, The American Mercury, The Saturday Evening Post, Collier’s, Esquire e Harper’s Bazaar. Seu primeiro romance, Espere a primavera, Bandini, saiu em 1938. No ano seguinte, lançou Pergunte ao pó.

Nesse meio tempo, ocupou-se amplamente em escrever roteiros de cinema. Alguns de seus créditos incluem Full of Life (Um casal em apuros), Jeanne Eagels (Lágrimas de triunfo), My Man and I (Sem pudor), The Reluctant Saint (O santo relutante, Something for a Lonely Man, My Six Loves (Meus seis amores) e Walk on the Wild Side (Pelos bairros do vício). John Fante foi acometido de diabetes em 1955 e as complicações da doença provocaram a sua cegueira em 1978. Ele ainda continuou a escrever ditando os textos à sua mulher, Joyce, e o resultado foi Sonhos de Bunker Hill. O autor morreu aos 74 anos, em 8 de maio de 1983.











Livro que deu origem ao filme "Amor sem escalas"

Há ocasiões em que quanto mais lugares conhecemos, mais vazios nos sentimos. Apontado como um dos mais importantes cronistas da realidade americana, Walter Kirn cria uma saga emocionante sobre a existência sem raízes. A ausência de vínculos. Em AMOR SEM ESCALAS, livro que deu origem ao filme estrelado por George Clooney e dirigido por Jason Reitman (Juno e Obrigado por fumar), Kirn combina brilhante observação social com diálogos irônicos para penetrar no asséptico universo corporativo, desnudando os maiores temores, e as maiores neuroses, de empregados e empregadores.

Com um emprego que o obriga a viajar pelo mundo demitindo funcionários para cortar gastos das empresas, Ryan Bingham leva uma existência em exílio. De aeroporto em aeroporto, sempre com um cartão de embarque em mãos, ele despreza sua linha de trabalho. Mas ama a cultura que chama de o mundo aéreo e se diverte em cabines pressurizadas e em quartos de hotéis totalmente impessoais.

Mas Ryan tem um plano: abandonar o emprego atual e trabalhar numa misteriosa firma de consultoria. No entanto, enquanto não se demite, busca o Santo Graal do mundo aéreo... um milhão de milhas pessoais acumuladas. A moeda corrente de seu universo paralelo. Mas antes de conseguir sua tão sonhada liberdade, as coisas começam a se deteriorar. Alguém se apoderou de sua identidade e de seus cartões de crédito. E, tragédia, de suas tão sonhadas milhas.

Ironizando a retórica empresarial e expondo o lado místico e paranóico dos grandes executivos — a busca pelo aperfeiçoamento pessoal, os gurus de auto-ajuda —, Kirn emite um bilhete de primeira classe rumo à diversão. Com percepção, sagacidade e inteligência AMOR SEM ESCALAS é uma obra que traz o olhar impassível de um observador. Uma crítica contundente ao universo empresarial. Uma história sobre a procura da felicidade, que não esbarra na pieguice e esbanja humor cáustico.

Walter Kirn é escritor, crítico literário e ensaísta. Já trabalhou para New York Magazine, The New York Times Book Review e New York Times Sunday Magazine, além de colaborar para a Time e para a BBC. Amor sem escalas deu origem ao premiado filme, dirigido por Jason Reitman (Juno e Obrigado por Fumar), estrelado por George Clooney, Vera Farmiga e Anna Kendrick, indicado a seis Critics Choice Award e vencedor do Globo de Ouro de melhor roteiro.










"Preciosa" também está nas livrarias

Aguardado primeiro romance da americana Sapphire — autora da coletânea de poesia American dreams, recebida pela crítica com uma das melhores estréias literárias da década de 1990 —, PRECIOSA conta a história da adolescente Precious Jones. Aos 16 anos e grávida do próprio pai pela segunda vez (a primeira foi aos 12 anos), ela conhece uma professora singular, sua guia numa jornada de transformação. Uma narrativa intensa sobre adversidades e os mecanismos para lidar com elas.

Aclamado pela critica, PRECIOSA alçancou o primeiro lugar nas principais listas de mais vendidos nos Estados Unidos, incluindo do New York Times. Foi traduzido para mais de 10 idiomas e deu origem a um filme homônimo, com participações de Mariah Carey e Lenny Kravitz. O filme, produzido por Oprah Winfrey, recebeu os prêmios de júri e público do Festival de Sundance, além de ter conquistado menção honrosa para a atriz Mo'Nique, que ganhou o Globo de Ouro por melhor atriz coadjuvante. Tem seis indicações ao Critics Choice Award e é apontado como um dos grandes favoritos ao Oscar 2010.

Claireece Precious Jones suportou inimagináveis dificuldades em sua curta trajetória. Abusada pela mãe, estuprada pelo pai, ela cresce pobre, obesa, embrutecida, analfabeta, desprezada e, no geral, ignorada. Em seu próprio dialeto, ela se revela para os leitores: as humilhações constantes, os sonhos desfeitos e a resignação com que enfrenta a própria vida.

No Harlem, mora com a mãe, mulher solitária e cruel que assiste a TV incessantemente, devora toda a comida que Precious prepara e a submete à sua fúria constante. Apesar de tudo, a adolescente suporta a mãe com paciência surpreendente e segue em frente, tentando contornar os problemas do dia a dia com a cabeça erguida. E sonha com uma vida de celebridade, coberta de jóias, vestidos de luxo e um namorado bonito.

Mas por causa da gravidez é forçada a abandonar a escola — o último e precário vínculo que a ligava ao restante do mundo — e é convidada a frequentar um centro de aprendizado alternativo. Ali, no fim da linha, está a senhorita Rain, uma jovem professora, radical e batalhadora por meio da qual Preciosa terá a possibilidade de recuperar sua voz e sua dignidade, descobrindo um mundo novo no qual poderá finalmente entender os próprios sentimentos e se expressar de uma maneira que nunca antes havia imaginado.

Ramona Lofton, também conhecida pelo pseudônimo Sapphire, é uma poetisa e artista performática nascida na Califórnia. Sapphire ensinou ficção e poesia na MFA, e redação em diversas universidades americanas. Atualmente mora e trabalha em Nova York. Preciosa é seu único livro de ficção, a versão criativa de sua experiência como atendente em um abrigo para mulheres do Harlem. Aclamado pela critica, o premiado romance alçancou o primeiro lugar nas principais listas de mais vendidos nos Estados Unidos, incluindo do New York Times. Foi traduzido para mais de 11 idiomas e deu origem a um filme homônimo. Sensação do Festival de Sundance de 2009, o filme, foi produzido por Oprah Winfrey e dirigido por Lee Daniels, aclamado produtor de A última ceia. Recebeu três indicações ao Globo de Ouro e seis ao Critics Choice Award, e é apontado como um dos grandes favoritos ao Oscar 2010.










CORAGEM PARA SE TORNAR UM HERÓI

Romance de estreia do renomado ilustrador Ian Beck em breve chegará às telas de cinema

Uma fascinante aventura de coragem e superação, A HISTÓRIA SECRETA DE TOM CORAÇÃO LEAL é o primeiro romance do renomado ilustrador inglês Ian Beck, que em breve também será adaptado às telas de cinema.

Tom sempre quis ter um espírito aventureiro, como os seis irmãos mais velhos. Ele era o caçula da família Coração Leal e o único que não trabalhava para a Agência de Histórias - ou tinha o nome derivado de João. João Sortudo, João o Matador de Gigantes, Joãozinho, Juca, Juan... Os irmãos de Tom Coração Leal eram conhecidos em toda parte por sua coragem, bravura e atos heroicos.
Diferentemente de Tom, eles eram convocados a todo instante para assumir suas funções nas mais fantásticas histórias - eram príncipes que resgatavam princesas, príncipes que enfrentavam feiticeiros maldosos, príncipes que encontravam tesouros e, às vezes, apenas lenhadores destemidos. Enquanto isso, Tom ficava em casa com a mãe, e acabou se tornando um menino carinhoso e tranquilo e não muito valente.
Até que, às vésperas do aniversário de Tom, todos são chamados para um trabalho, mas as aventuras não terminam e seus irmãos mais velhos não voltam para casa! O menino reúne toda a coragem que encontra e parte em direção à Terra das Histórias para descobrir o que está acontecendo e salvar seus irmãos. Chegou a hora de mostrar que ele também pode ser um herói e tornar-se, enfim, um aventureiro.

Nenhum comentário: