terça-feira, 6 de abril de 2010

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Seminário debate, no Centro Cultural BNB, deslocamentos da arte atual

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) realiza nas próximas terça e quarta-feira (dias 13 e 14) o seminário avançado “Arte atual: deslocamentos, encontros e desencontros”.

Gratuito ao público, o seminário acontece de 14h às 17h, na terça-feira (13), e de 18h30 às 21h30, na quarta-feira (14). Antes, na terça-feira (13), de 10h às 12h, será apresentada a performance “Razão de dois”, do desenhista e performer mineiro Wilson de Avellar, nas imediações da Praça da Estação (Praça Castro Carrera), no centro de Fortaleza. As inscrições para o Seminário são gratuitas e prosseguem até a terça-feira (13) na recepção do CCBNB-Fortaleza.

A lista de palestrantes do seminário abrange nomes como: Beatriz de Almeida Magalhães (doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), Wilson de Avellar (desenhista e performer, formado em Artes Visuais pela UFMG), Cinara de Araújo (doutora em Estudos Literários pela UFMG), Brígida Campbell (mestre em Artes Visuais pela UFMG e professora de Desenho da Escola de Belas Artes da mesma universidade), Júlio Lira (graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza, especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Ceará – UFC e especializando em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela UFC) e Fátima de Souza (mestre em Literatura Brasileira pela UFC).



Performance “Razão de dois”, com Wilson de Avellar

“Razão de dois”, performance concebida por Wilson de Avellar, faz parte de um projeto do artista premiado pelo Ministério da Cultura (MinC), através do Programa Rede da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em 2009.

O performer, durante algumas horas, em praças, ruas ou avenidas de cidades que ele elege, senta-se em um objeto semelhante a uma conversadeira: cadeira dupla, com dois assentos opostos – entre os assentos, encontra-se instalado um compartimento, à maneira de uma urna de votação.

Nos locais em que ocorre a apresentação, o artista pede aos passantes para se sentarem num dos assentos e que, em troca de um vale-alimentação, lhe contem um segredo qualquer. O segredo contado pelos passantes é transcrito pelo performer e em seguida depositado na urna. Ao final de cada ação, a urna do compartimento da cadeira é lacrada.

Em cada cidade onde é apresentada a performance, Wilson de Avellar convida um artista local para dela participar. A ele é proposto que se desloque para outra cidade e realize a mesma ação. A primeira convidada é Simone Barreto, desenhista de Fortaleza, cidade eleita pelo performer para receber a primeira apresentação de “Razão de dois”.

A artista fortalezense, no caso, irá se deslocar para Belo Horizonte (MG). A apresentação em Fortaleza e Belo Horizonte acontecerão, simultaneamente, no dia 13 de abril de 2010, terça-feira, entre 10 horas e 12 horas. Em Fortaleza, o local escolhido é a Praça Castro Carrera (Praça da Estação), e em Belo Horizonte, as imediações da Praça Rui Barbosa (Praça da Estação).



PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

Dia 13/04 (terça-feira), de 14h às 17h

Abertura

14h – Palestra "Fechar o livro, abrir o olho e mover as pernas: Belo Horizonte/Nápoles/Fortaleza", por Beatriz de Almeida Magalhães, seguida de conversações entre os convidados de Belo Horizonte e Fortaleza

Dia 14/04 (quarta-feira), de 18h30 às 21h30

18h30 – Os participantes do seminário serão convidados a trazer, neste segundo dia, idéias, projetos e experiências (sonoras, verbais, visuais, corporais), a partir dos deslocamentos, encontros e desencontros vivenciados em Fortaleza. Esse material será o ponto de partida para conversas.








Bienal do Livro do Ceará realiza seminário sobre socialismo na América Latina e Caribe

A IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará, que será realizada de 9 a 18 de abril, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza (CE), se posiciona não só como um espaço de fomento à leitura, mas também como palco de debates sobre temas relevantes para a sociedade. Prova disso será a realização do Seminário Cultura, Democracia e Socialismo na América Latina e Caribe, que acontecerá de 10 a 13 de abril, sempre das 16 horas às 18 horas, no Auditório B2, com entrada gratuita, dentro da programação oficial da Bienal, com o objetivo de estabelecer discussões sobre integração cultural e regional, comunicação e o futuro do Socialismo na América Latina e Caribe.

A ação contará com a participação de convidados nacionais e internacionais das áreas de Sociologia, Filosofia, Etnologia, Ciências Sociais e Políticas, Economia, História e Cultura. Nomes consagrados como o cientista político Giuseppe Cocco (Brasil-RJ), o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, o sociólogo e cientista político Emir Sader (Brasil-SP), da pesquisadora Aimeé Vega Montiel (México) estão confirmados, além da presença da Ministra do Poder Popular para a Comunicação e a Informação da Venezuela, Blanca Eekhout.

“Um seminário deste porte, com esses pensadores, é um momento privilegiado para pensar o Brasil, a América Latina e o Caribe, naquilo que os povos e os países que os constituem, e é bastante significativo que ele ocorra numa atividade como a Bienal. As perspectivas são da realização de um encontro capaz de trazer para o centro do debate questões fundamentais para pensar os rumos das democracias em nossos países, em especial, as novas experiências de governo de esquerda na América Latina, para que possamos estar conscientes dos rumos desses governos, dos projetos de gestão compartilhada e os laços necessários entre as nações”, destaca Beatriz Furtado, coordenadora do Seminário.

A IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará é uma ação de política pública do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visando o acesso ao livro e debates, numa promoção pelo Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros).

• Seminário Cultura, Democracia e Socialismo na América Latina e Caribe
Data: 10, 11, 12 e 13 de abril
Horário: das 16 às 18 horas
Local: Centro de Convenções do Ceará (auditório B2 - Sala Caminho de Pedras)

Programação


• Dia 10 – Sábado
Tema – Integração Regional.
Debatedores – Giuseppe Cocco (RJ/Brasil) e Pierre Beaudet (Canadá)
Mediação: Inês Vitorino


• Dia 11 – Domingo
Tema – Integração Cultural
Debatedores – Peter Pal Pelbart (SP/Brasil), Eduardo Viveiros de Castro (RJ/Brasil) e Daniel Matto (Argentina)
Mediação: Ana Maria Roland


• Dia 12 – Segunda-feira
Tema – Comunicação.
Debatedores – Aimeé Vega Montiel (México), Beto Almeida (DF/Brasil) e Blanca Eekhout (Ministra do Poder Popular para a Comunicação e a Informação da Venezuela)
Mediação: Alexandre Barbalho


• Dia 13 – Terça-feira
Tema – O Futuro do Socialismo na América Latina e Caribe
Debatedores – Emir Sader (RJ/Brasil) e Justo Pareda Rodriguez (Cuba)
Mediação: Beatriz Furtado

Nenhum comentário: