terça-feira, 6 de abril de 2010

CINEMA

Química entre protagonistas favorece a comédia 'Uma Noite Fora de Série'

Uma das coisas que ajudam Uma Noite Fora de Série é que seus astros, Tina Fey e Steve Carell, realmente parecem casados. Os dois têm mais ou menos a mesma idade, os dois são igualmente bonitos. Têm uma aura benigna, mas também ostentam um senso de humor sorrateiro e capaz de cutucar sem que as vítimas nem mesmo percebam. E os dois parecem confortáveis juntos, como velhos amigos ¿ou pessoas casadas há muito, muito tempo.

Ainda que Uma Noite Fora de Série não aspire a muito mais que provocar riso e oferecer boas oportunidades cômicas aos dois humoristas que o estrelam, faz uma coisa muito importante logo na abertura: deixa claros os termos específicos daquele casamento. Os Foster vivem bem, mas ambos têm empregos cansativos e não lhes resta muita energia para investir no relacionamento. Porque ambos são boas pessoas, sentem que deveriam investir mais, e por isso são amáveis um para com o outro de modos tanto divertidos quanto reconhecíveis.

Uma viagem de férias (sem as crianças) talvez sirva para redespertar o romantismo, mas o que eles realmente precisam é de uma aventura - que lhes mostre aspectos diferentes de seus parceiros e demonstre que seu casamento é capaz de resistir a desafios maiores do que decidir quem levará os filhos à escola. Acreditar em Fey e Carell como casal casado serve como contexto para toda a história. O filme os envolve em um programa infernal, mas é exatamente o fiasco do evento que serve ao verdadeiro propósito de seu esforço para redespertar o romantismo - e muito melhor que um bom jantar em restaurante serviria.

Mas existem outras formas paralelas de diversão, para além dessa história. O filme exibe a competência de Fey e Carell para os números cômicos e permite que os dois somem e contrastem seus talentos e suas imagens públicas. O roteiro é de Josh Klausner, de Shrek Terceiro, mas a verdade é que alguns dos diálogos mais engraçados parecem improvisados.

Ou isso ou o roteirista merece crédito por adaptar com tamanha perfeição o roteiro aos seus atores que eles mesmos parecem tê-lo escrito. O filme toma de empréstimo um truque usado por Alfred Hitchcock em Intriga Internacional.

Os Foster, um casal de Nova Jersey que deseja sair para uma noite sofisticada, vão a Manhattan na esperança de conseguir mesa em um restaurante fino e procurado. Mas eles não têm reserva e são tratados como caipiras pelo maitre. Determinados a entrar de qualquer jeito, eles se apropriam da reserva de um casal que não comparece e desfrutam de um grande jantar - que quase se torna sua última ceia.



O casal ausente, os Tripplehorn, é alvo de ameaças de morte da máfia e de policiais corruptos. E todo mundo acha que os Foster são na verdade os Tripplehorn. O espectador sabe que a situação virou quando dois valentões aparecem perguntando se "vocês realmente achavam que podiam roubar Joe Miletto?" E as coisas ficam ainda mais assustadoras: Joe Miletto é interpretado por Ray Liotta.

Boa parte do humor deriva do contraste entre o casal suburbano e são e a loucura e violência dos marginais e dos antenados urbanos. Há momentos de diálogo engraçados envolvendo a confusão dos Foster quanto a gírias urbanas, e momentos divertidos de comédia física, como quando os dois são forçados a posar como dançarinos eróticos em uma boate de strip-tease.

Mark Wahlberg tem uma divertida participação especial como um agente do governo, que leva jeito de modelo de roupas de baixo e nunca usa camisa.

O melhor é que os responsáveis pelo filme sabem exatamente o melhor momento de parar: Uma Noite Fora de Série tem 88 minutos de duração, e não pareceria tão engraçado com 89.










Travolta aparece careca e violento em 'Dupla Implacável'

Ator veterano, consagrado e premiado John Travolta parece empenhado num esforço para reinventar a própria imagem, arriscando todo seu carisma em papeis que não costumava fazer. É o que acontece em Dupla Implacável, aventura de ação francesa que entra em cartaz em circuito nacional, em cópias dubladas e legendadas.

Travolta, 56 anos, interpreta Charlie Wax, um agente secreto totalmente careca, de barbicha, violento e politicamente incorreto. Especialista em armas de todos os calibres e missões de alto risco, Wax é enviado para Paris. Lá, o embaixador norte-americano (Richard Durden) lhe designa como auxiliar, motorista e eventualmente saco de pancadas o mais educado e sutil de seus assessores, James Reece (Jonathan Rhys Meyers, de Match Point). O contraste gera conflitos em que Reece, invariavelmente, leva a pior.

Reece só aguenta todo esse tranco porque botou na cabeça que quer tornar-se agente secreto. Ele só não contava que o amigo norte-americano fosse dar-lhe tanto trabalho e virar até sua vida pessoal de ponta-cabeça. Nesse tópico, quem sabe, Charlie tenha um pouco de razão. Essa linda namorada de Reece, Caroline (Kasia Smutniak), parece boa demais para ser de verdade.



Nascido de uma ideia original do produtor e diretor francês Luc Besson, o roteiro (de Adi Hasak) desenvolve uma aventura cheia de adrenalina, destinada a divertir um público disposto a rir de piadas carregadas de preconceitos contra chineses, paquistaneses e outros imigrantes, sem contar uma enorme quantidade de socos, tiros e cadáveres pelo caminho. Estômagos delicados podem ressentir-se do cardápio.

O mesmo Luc Besson e o diretor Pierre Morel fizeram um trabalho melhor no suspense Busca Implacável (2008). Em Dupla Implacável, apesar do título semelhante em português, quase nada deu certo.

A trama principal, envolvendo um complô terrorista para abalar a iminente visita de autoridades dos EUA, parece forçada demais. Nem mesmo as lendárias belas paisagens de Paris são mostradas como merecem.









NOVO FILME DE LUC BESSON ESTREOU EM PRIMEIRO LUGAR NA FRANÇA

Les Aventures Extraordinaires d´Adèlec Blanc-Sec alcançou o primeiro lugar nas bilheterias, com mais de 650.000 espectadores.


O cineasta francês de maior destaque na atualidade, Luc Besson (O Quinto Elemento), acaba de lançar seu mais recente trabalho em sua terra natal. Les Aventures Extraordinaires d´Adèlec Blanc-Sec (título original) chegou rapidamente ao primeiro lugar nas bilheterias, levando mais de 650.000 espectadores e arrecadando € 4.225.000.

Baseado numa série de histórias em quadrinhos do cartunista conterrâneo Jacques Tardi, Adèle Blanc-Sec é seu personagem mais famoso e ganhou a primeira adaptação para as telas do cinema pelas mãos de Besson que, além da direção, é responsável também pelo roteiro e produção.

“Uma verdadeira festa à fantasia, com impressionantes efeitos especiais! Luc Besson dirige com um senso de estilo e humor atraentes, prestando uma homenagem aos personagens e historias de Jacques Tardi.”, é o que publicou o Screen International.

A Imagem Filmes lançará Les Aventures Extraordinaires d´Adèlec Blanc-Sec em breve nos cinemas brasileiros.

Nenhum comentário: