domingo, 9 de agosto de 2009

PELO INTERIOR

FESTA DO ESCARGOT E FRUTOS DO MAR FORTALECE O TURISMO E A CULTURA CEARENSE

Cortejos pelas ruas, shows, concurso de redação, torneios esportivos e feira de gastronomia e artesanato. É o que prepara a XI Festa do Escargot e Frutos do Mar, de 28 a 30 de agosto na praia da Taíba, distrito de São Gonçalo do Amarante, distante 75 km da capital do Ceará. Receita simples, mas de sucesso, que une a boa cozinha com bons shows e programação esportiva, a festa já possui sua marca própria pelos investimentos que proporciona para a região ao promover a geração de emprego e renda e ao provocar a formação com sucesso de uma rede que une donos de pousadas, proprietários de casa de veraneio, restaurantes, hotéis e comunidade.
A praia da Taíba, bem conhecida do trade turístico, conta com uma confortável rede hoteleira com bons restaurantes que oferecem o melhor da culinária internacional e regional. Por ser um local aconchegante e manter viva a sua raiz cultural, foi criada na Taíba a Festa do Escargot e Frutos do Mar, hoje principal evento cultural do local, revivendo e redesenhando a história dessa vila de pescadores que tão bem sabe receber os apreciadores do festival.

A diversidade cultural é uma característica marcante da praia da Taíba. Visando o reconhecimento e a valorização das várias manifestações que compõem os aspectos culturais da região, a Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante realiza mais uma vez o Baú Literário. O concurso de redação surgiu como meio de incentivo a leitura e produção literária, tomando como tema as influências de diversas culturas predominantes na comunidade taibense.

O concurso é exclusivo para alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio das seguintes escolas públicas: Manoel Pereira Barros (Taíba), Odete Sampaio de Azevedo (Taibinha) e Fernando Alcântara Mota (Tabuba). Os critérios avaliados, além da gramática e ortografia, serão pertinência ao tema proposto e originalidade. Como premiação, bicicletas e MP3 serão distribuídos.

A programação da festa
Este ano a Festa do Escargot e Frutos do Mar começa no dia 28 de agosto, sexta-feira, a partir das 16h30, com cortejos pelas ruas da cidade com a Banda Municipal, cujo percurso será do Porto das Jangadas até a Praça Principal. Na praça, uma estrutura montada vai contar com recreação (a partir das 15h), feira de artesanato e gastronomia (a partir das 17h), leitura e premiação do concurso de redação (às 18h30) e, fechando as atividades do dia, shows com as bandas Aquarela, G4, Groovytown e DJ Guga de Castro, a partir das 21h.

No sábado, dia 29, às 8 horas, começam as atividades esportivas da festa. Na Taibinha acontecem torneios de vôlei, futsal e futebol society, enquanto no Porto das Jangadas o campeonato é de Bodyboard. À tarde, às 16 horas, as pranchas são guardadas e a música toma conta do Porto das Jangadas, com apresentação de forró pé de serra com Danado de Bom, Tradicional Assado do Peixe e roda de capoeira com o grupo Cordão de Ouro. Às 16h30 sai de lá o cortejo para a Praça Principal. No mesmo horário, no Mirante, começa o show instrumental de Adriano Azevedo.

Recreação, feira de Artesanato e gastronomia e Baú Literário marcam a programação da tarde na Praça Principal. À noite, às 21 horas, começa a programação musical com o DJ Guga de Castro, seguido da dupla Ítalo & Renno, Geraldo Azevedo e, fechando a noite, o grupo Baby Dolls.
A XI Festa do Escargot termina no domingo, com show da banda Diamante Cor de Rosa, a partir das 11 horas na barraca Brilho da Lua.

Quem faz a Festa
A XI Festa do Escargot e Frutos do Mar é uma realização da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, com apoio do SEBRAE/CE, SESC e SENAC. A organização é da Via de Comunicação e Cultura.


CINEMA CEARÁ


Festival Curta Canoa divulga selecionados 2009

O V Festival Latinoamericano de Curta Metragem divulga a lista de selecionados da edição de 2009, que acontece entre os dias 02 e 09 de setembro, na praia de Canoa Quebrada, Aracati/CE. Dos 351 trabalhos inscritos, sendo 271 vídeos e 80 filmes, foram selecionados 18 vídeos e 13 filmes, nos gêneros ficção, documentário e animação. Dez estados mais o Distrito Federal estarão representados durante o festival, sendo quatro do Nordeste (Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte); três do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro); e três do Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).
Na categoria vídeo, três (03) trabalhos cearenses foram selecionados: O sacrifício do jegue (ficção), de José Bob; Invenção do Sertão (documentário), de José Pimentel e Armando Praça; e Alfarrábio (ficção), de Sabina Colares. São Paulo e Rio de Janeiro concorrem com quatro (04) trabalhos cada, o Distrito Federal com dois (02) e os estados Rio Grande do Norte, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais concorrem com um (01) trabalho cada.

Na categoria filmes, o Ceará concorre com quatro (04) trabalhos: Torpedo (ficção), de Márcio Câmara; A Mulher Biônica (ficção), de Armando Praça; Pode me chamar de Nadí (ficção), de Déo Cardoso; e A Montanha Mágica, documentário de Petrus Cariri. De São Paulo foram selecionados três (03); do Rio de Janeiro, dois (02); e dos estados Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco, um (01).
Os selecionados serão exibidos na praça principal de Canoa Quebrada durante o festival, concorrendo ao Troféu Lua Estrela, para as mostras de Cinema e Vídeo Brasileiro nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha original, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz e melhor montagem e ao Troféu Zé Melancia para a mostra regional. Além dos filmes, consta na programação oficinas, palestras e debates tendo como principal bandeira a consciência em defesa ao meio ambiente.
Em 2009, o Festival Curta Canoa completa cinco anos e sempre preservou seu formato original ao homenagear personalidades do município de Aracati que estão em destaque local ou nacional. Dentre os convidados especiais está o ator Emiliano Queiroz que vai lançar um documentário de sua biografia. Natural de Aracati, Emiliano esteve no Curta Canoa 2008 e utilizou imagens do festival no seu filme.
Na programação do evento, o público vai poder conferir, além da exibição de vídeos de animação, ficção e documentários, a apresentação de longas: “Patativa Ave Poesia”; “Bezerra de Menezes”; “Abelardo Barbosa, Chacrinha” e outros filmes com temas ligados ao festival. Para a criançada, o Curta vai oferecer a Mostra Infantil (não é competitiva), que conta com a parceria do Instituto Marlin Azul (Vitória-ES), responsável pelo programa de TV Revelando Brasis.


TEATRO

Os 28 espetáculos que estarão no Festival Nordestino de Teatro em Guaramiranga

>>Cena de "Ikebana"

Um total de 28 espetáculos do Ceará será apresentado nas Mostras Paralelas do XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga - FNT, que acontece de 04 a 12 de setembro em Guaramiranga e cidades vizinhas no Maciço de Baturité. Desse total, 27 foram selecionados para compor as mostras Maciço (08 peças), Infantil (09), Palco Ceará (06) e Te-Ato a Meia Noite (04) e um grupo participa como convidado.

De Fortaleza, integram as mostras 19 companhias. As demais selecionadas são de Tauá, Maracanaú, Icapuí, Boa Viagem, Itapipoca, Aquiraz, Crato e Juazeiro do Norte. É também de Juazeiro a companhia convidada, Carroça de Mamulengo, que leverá ao FNT suas “Histórias de Teatro e Circo”. A comissão de seleção dos espetáculos cearenses das Mostras Paralelas foi composta por Dane de Jade (atriz / gerente do programa Cultura Sesc Ceará), Gil Brandão (professor / ator) e Walden Luiz/ (professor / diretor), que selecionou os espetáculos dentre os 57 inscritos de todo o estado.

Foram inscritos 57 espetáculos de todo o estado, sendo 41 de Fortaleza e 16 peças de grupos de teatro de 11 municípios do interior. Desse total, serão escolhidos até 20 espetáculos. A seleção será feita por uma comissão composta por três integrantes de notório conhecimento da área teatral e dois integrantes da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). O resultado será divulgado no dia 30 de julho, com prazo até 20 de agosto para os grupos selecionados confirmarem participação.

O XVI FNT é uma realização da AGUA com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. Mais informações: (85)3246.5555 e 3246.1242.

ESPETÁCULOS DAS MOSTRAS PARALELAS

MOSTRA MACIÇO
A Farsa do Panelada - Cia Artes Cínicas de Teatro (Tauá)
A Triste História de Catarina e Billy Macarrão - Epidemia de Bonecos (Maracanaú)
As Prosopopéias de Casimiro Coco - Cia Camarim de Teatro (Fortaleza)
Cabeça de Papelão - Cervantes do Brasil (Icapuí)
Circolando - Cia Mais Caras (Fortaleza)
Dr. Qorpo – Imagens (Fortaleza)
O Maligno Baal o Associal - Experimental de Teatro (Fortaleza)
Pratativando - Cia Mais Caras (Fortaleza)

MOSTRA INFANTIL
A Menina dos Brincos de Ouro - Edvaldo e Paula Yemanjá (Fortaleza)
As Fadas - Edvaldo e Paula Yemanjá (Fortaleza)
Blá – Pantim (Boa Viagem)
Brincando de Brincar - Pavilhão da Magnólia (Fortaleza)
Developar - Núcleo Húmus de Pesquisas (Itapipoca)
Faz de Conta: Quem tem medo do escuro? – Cambada (Fortaleza)
João e Maria – Mirante (Fortaleza)
Mamulengo é Terno Divino - Cia Carroça de Mamulengo (Juazeiro do Norte)
O Pássaro Azul - Pavilhão da Magnólia (Fortaleza)

MOSTRA PALCO CEARÁ
Avental Todo Sujo de Ovo - Ninho de Teatro (Crato)
CircoLar - Princípios Básicos de Teatro (Fortaleza)
Controle – Cambada (Fortaleza)
Curtas N° 1 - 3x4 de Teatro (Fortaleza)
Ikebana – IFCE (Fortaleza)
Respiro – Fuzuê (Fortaleza)

TE-ATO A MEIA NOITE
Cabaré da Dama - Parque de Teatro (Aquiraz)
Majestic Bar – Majestic (Fortaleza)
O Abajur Lilás – Imagens (Fortaleza)
Rãmlet Soul - Tembiú Produções (Fortaleza)

GRUPO CONVIDADO
Histórias de Teatro e Circo - Cia Carroça de Mamulengo (Juazeiro do Norte)


TV DIVIRTA-CE

Confira reportagem feita por Dan Viana para TV DIVIRTA-CE no Festival de Teatro de Guaramiranga no ano passado.





_____________________________________________________


Sete espetáculos vão compor a MOSTRA NORDESTE do XVI Festival de Teatro de Guaramiranga

Espetáculos da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte vão compor a MOSTRA NORDESTE do XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontece de 04 a 12 de setembro na cidade serrana do Ceará. Ao todo serão sete os espetáculos desta mostra, sendo dois do Ceará, dois de Pernambuco e os outros três estados serão representados por uma montagem cada.

Os espetáculos da Mostra Nordeste são encenados à noite e, na manhã seguinte a cada apresentação, é realizado um debate aberto, que conta com a participação de debatedores convidados. O melhor espetáculo desta mostra, eleito pelo júri popular, é agraciado com o troféu Beija-Flor. O XVI FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi.

São estes os espetáculos da Mostra Nordeste do XVI FNT:

Quebra-Quilos - Coletivo de Teatro Alfenim (PB)
A Mar Aberto – Grupo Atores a Deriva (RN)
Encruzilhada Hamlet - Companhia do Ator Nu (PE)
Ato – Grupo Magiluth (PE)
Grand Thèatre: Pão e Circo - Manada Confraria de Criação e Arte (BA)
Em Passant - Procult (CE)
Encantrago – Grupo Expressões Humanas (CE)

Mostras Paralelas
Além da Mostra Nordeste, o FNT conta com mostras paralelas reúnem 28 espetáculos do Ceará, das cidades de Tauá, Maracanaú, Icapuí, Boa Viagem, Itapipoca, Aquiraz, Crato e Juazeiro do Norte. Dos 28, 27 foram selecionados para compor as mostras Maciço (08 peças), Infantil (09), Palco Ceará (06) e Te-Ato a Meia Noite (04) e um espetáculo convidado, “Histórias de Teatro e Circo”, do grupo Carroça de Mamulengo, de Juazeiro do Norte, que também está na Mostra Infantil com outra peça. Mais informações: (85)3246.5555 e 3246.1242.

SOBRE OS ESPETÁCULOS

QUEBRA-QUILOS

Coletivo de Teatro Alfenim (PB)

Narra a história de duas mulheres que são tangidas do campo e obrigadas a procurar abrigo numa vila do sertão paraibano, nas proximidades de Campina Grande, em fins de 1874. Existem rumores de que os quebra-quilos, sediciosos que se opõem à implantação do sistema métrico decimal, preparam-se para invadir a feira da localidade com o intuito de destruir os padrões de aferição. Tropas da Guarda Nacional estão de prontidão. Mãe e filha serão testemunhas e vítimas da violência das autoridades locais contra os matutos revoltosos, que tentam comerciar na feira o produto de suas pequenas lavouras.

Elenco: Daniel Araújo, Daniel Porpino, Fernanda Ferreira, Sebastião Formiga, Sôia Lira, Verônica Souza, Zezita Matos. Texto e direção: Márcio Marciano. Direção musical: Marco França. Cenário: Márcio Marciano. Figurinos: Maurício Germano. Iluminação: Márcio Marciano. Consultoria de encenação: Fernando Yamamoto. Produção executiva: Humberto Dias. Duração: 80 minutos. Recomendação: Maiores de 14 anos.


A MAR ABERTO

Atores a Deriva (RN)

A Mar Aberto conta a história de um velho lobo do mar, seu José Hermílio. Homem sábio que há mais de 30 anos tira do mar o sustento e a própria razão de existir. Todos os dias (que não são santos) ele e seus companheiros de bargaça tentam a sorte contra a correnteza e possíveis tormentas. Em um desses dias seu Hermílio se viu, em plena pescaria, traído pelo coração. Segundo ele, foram as ‘artimanhas do tinhoso’ que lhe trouxeram o sobrinho de Rita, Júlio de Joana, estudante de medicina que aos 19 anos abandonou a faculdade para ser pescador. O dia dessa pescaria e de resistência contra esse desejo ‘vestido de maldade e com feições tão bonitas...’; a luta contra a tormenta interna e externa formam o conflito central dessa história.

A Mar Aberto é um projeto independente criado pelo Coletivo Artístico Atores à Deriva. O novo texto de Henrique Fontes tem por inspiração ‘Grande Sertão...’, o protagonista, Teobaldo, se vê apaixonado por outro homem – Diadorim, que ele descobre só no final da história, ser mulher. O conflito com o próprio desejo, o preconceito, a rudeza e a paixão, a religiosidade e a culpa são alguns dos temas expostos em A Mar Aberto.

Texto e encenação: Henrique Fontes. Direção e preparação musical: Danúbio Gomes. Elenco: Alex Cordeiro, Bruno Coringa, Doc Câmara, João Victor e Paulo Lima. Produção: Henrique Fontes. Cenário e figurino: Thiago Vieira. Iluminação: Daniel Rocha. Pilates: Lycia Dias. Arte Gráfica e design: Daniel Souto.


ENCRUZILHADA HAMLET

Companhia do Ator Nu (PE)

No texto Encruzilhada Hamlet, os personagens Hamlet e o Coveiro removem a cova onde foram enterrados há cinco séculos, ressurgindo no ano em que a peça está sendo encenada. Trata do patriarcalismo, do sonho, da vida e da morte, da luta de classes, da impossível conciliação plena dos opostos, da idéia e do êxtase de ser criado como personagem e adquirir autonomia como criatura da artificialidade física verdadeira e do sonho permanente nas promessas impossíveis.

Encenação, Cenografia, Figurinos e Dramaturgia: João Denys. Ator e Coordenação de Produção: Edjalma Freitas. Ator e Produção Executiva: Henrique Ponzi. Trilha Sonora: Naná Vasconcelos. Iluminação: Saulo Uchoa. Maquiagem: Marcondes Lima. Preparação de Voz: Rose Mary Martins. Preparação de Corpo: Miriam Asfóra.


ATO

Grupo Magiluth (PE)

O encontro de quatro personagens num universo inóspito onde as boas condições de vida e a esperança em dias melhores estão escassas, na busca por “sombra e água” o jogo de poder e o sadismo entram em cena, por estes homens aprisionados no tempo, amarelados, esquecidos. Lançando mão de uma linguagem gestual e unindo conceito, técnica e poesia, ATO busca um trabalho de interpretação baseado na arte do clown aliado a influências visuais expressionistas de desenho animado e quadrinhos, construindo assim a ótica do palhaço que brinca com suas próprias mazelas dando-lhes um corpo lúdico e poético.

Roteiro: Grupo Magiluth. Encenação: Júlia Fontes e Thiago Liberdade. Elenco: Giordano Castro, Marcelo Oliveira, Lucas Torres e Thiago Liberdade. Direção de Arte: Júlia Fontes. Desenho de Som: Hugo Souza. Desenho de Luz: Pedro Vilela. Direção de Produção: Pedro Vilela. Gênero: Comédia sombria. Duração: 45min. Faixa Etária: Livre.


GRAND THÈATRE: PÃO E CIRCO

Manada Confraria de Criação e Arte (BA)

Ganhador do Prêmio Braskem de Teatro, categoria melhor atriz do ano, o espetáculo teatral Grand Thèatre: Pão e Circo, segundo espetáculo solo da atriz Carolina Kahro Ribeiro, estabelece a analogia entre os antigos “Anfiteatros: Pão e Circo”, arenas romanas onde o sangue de gladiadores e cristãos era derramado para entreter o Cezar e seu povo, e a mídia atual – nossos modernos ‘Freak-Shows’.

Mais uma tragédia na vida de um desconhecido a preencher displicentemente os jornais matinais, mais um jornal vendido e mais uma manhã na vida de homens e mulheres. É nessa linha tênue entre o horror e o espetáculo, entre a dor e o espetáculo, entre o medo e o espetáculo que diferentes histórias de diferentes personagens se confundirão em série de eventos desencadeados a partir da leitura de uma notícia. Sem início e sem fim, de um acontecimento trágico uma nova história se desenrola até um novo desfecho trágico de onde uma nova história nascerá. Ao fim, todas as tragédias que se encerram nos shows cotidianos em nossas salas de estar.

Direção, atuação e roteiro: Carolina Kahro Ribeiro. Trilha original: Leonardo Bittencourt. Audiovisual: Clara Ribeiro e Carolina Kahro Ribeiro. Projeto de Iluminação: Eduardo Tudella. Produção: Clara Ribeiro.


EM PASSANT

Procult (CE)

En Passant retrata um homem e uma mulher que se conhecem em uns balanços de praça, na madrugada. O diálogo entre eles é dificultoso, jamais conseguem se explicar, um ao outro. Atrapalham-se com os próprios pensamentos e com a linguagem. Possuem enorme fluxo interior, mas não conseguem externar senão o caos. Um texto fragmentado em diversas elipses que vão se distanciando do real para dar vazão às sensações. O vazio é a principal matéria, a qual o espetáculo tenta dar forma.

Autor: Rafael Martins. Direção: Jadeilson Feitosa. Assistente de Direção: Rafael Martins. Elenco: Jadeilson Feitosa e Milena Pitombeira. Iluminação: Walter Façanha. Trilha Sonora: Rafael Martins. Cenografia e figurino: Yuri Yamamoto. Fotografia: Rafael Martins. Contra-regra: Ale Rubim. Produção: Mário Alves. Assistente de produção: Ale Rubim. Realização: PROCULT - Produtora de Arte e Eventos Culturais. Faixa Etária: adulto (livre). Duração: 60 minutos. Gênero: drama.


ENCANTRAGO

Expressões Humanas (CE)

O espetáculo é um mergulho no coração intratável e miraculoso do Brasil e uma aventura onde os contrastes e as ambivalências consagram o paradoxal mundo sertanejo e a encantada vastidão do homem. A forte presença do universo fantástico, da riqueza do imaginário popular e o resgate dos rituais humanos têm o intuito de aproximar atores e público numa grande vivência integradora que nos remeta a origem do teatro. Essa provocação perpassa metaforicamente vários ritos de passagens, tempos, espaços e mitos que se reafirmam e se embaralham nesse mundo real e simbólico. Mundos estes que, no sertão, se configuram onde a vida é quase uma impossibilidade.

Texto, Direção e produção: Herê Aquino. Elenco: Marina Brito, João Paulo Pinho, Annalies Borges, Paulo Botafogo, Natali Rocha, Liliana Brizeno e Miguel Cairo. Stand by: Kantiana Monteiro e Monique Cardoso. Figurino: Marina Brizeno. Cenário: Herê Aquino e Marina Brizeno. Direção Musical: Orlângelo Leal. Iluminação: Wallace Rios.


SERVIÇO
XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 04 a 12 de setembro em Guaramiranga-Ceará. Informações: (85)3246.5555. www.agua.art.br/fnt2009.



Nenhum comentário: