domingo, 9 de agosto de 2009

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Prefeitura lança edital para nova turma do audiovisual da Vila das Artes

A Prefeitura Municipal de Fortaleza torna público, a partir desta segunda-feira, dia 10 de agosto, o edital de seleção para a segunda turma do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, oferecido em parceria com a Universidade Federal do Ceará, através do Departamento de Comunicação Social. O edital está disponível no site www.fortaleza.ce.gov.br.

O Curso de Realização em Audiovisual tem por objetivo fomentar um espaço para o surgimento de novas gerações de realizadores capazes de desenvolver parâmetros artísticos e organizacionais próprios para realizar projetos autorais que tenham como suporte os meios audiovisuais. O público alvo são pessoas sensíveis às linguagens artísticas, que revelem vocação para a produção autoral e que desejem mergulhar, ao longo de dois anos (1.700 horas/aula), nos estudos teóricos e técnicos, produzindo e criando um pensamento crítico e intelectual sobre o fazer audiovisual.

Realizado em parceria com o Departamento de Comunicação Social da UFC, responsável pela certificação, o curso é gratuito e terá início em 2010 no período da manhã (8h às 12h). São oferecidas 40 vagas, das quais 50% são destinadas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública. Os alunos que concluíram o último ano do ensino médio em escola pública poderão solicitar isenção na taxa de inscrição (R$ 20,00) nos dias 10 e 11 de setembro. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet através do site www.ccv.ufc.br, de 23 a 27 de setembro.

O curso reflete sobre o audiovisual e suas inovações estéticas, dialogando com a contemporaneidade, com as artes e a cidade. O diferencial do II Curso é um maior diálogo com a cidade, fruto de uma reflexão crítica feita por alunos da primeira turma, conselheiros e coordenação do curso.

Além das disciplinas práticas e teóricas, o aluno terá atividades opcionais de formação como Cineclube (exibição de filmes de arte) e Debates Incalculáveis (debates mensais sobre questões da arte contemporânea).

A primeira turma: colhendo frutos
Em janeiro de 2009, a Prefeitura comemorou a conclusão das aulas da primeira turma do curso de realização - formando 23 alunos. O curso, coordenado pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, teve início em 2006 e recebeu 63 professores e pesquisadores, entre os quais estão André Parente, João Luiz Vieira, Felipe Bragança, Hernani Heffner, Joel Pizzini, Karim Ainouz, Antônio Luís Mendes e Philippe Dubois.

Durante os dois anos foram produzidos 21 exercícios práticos em vídeo e ministradas 73 disciplinas. A qualidade dessa formação vem gerando visibilidade e reconhecimento. Como exemplo, dos 27 projetos aprovados no 6º Edital Ceará de Cinema e Vídeo, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, seis (6) foram de alunos do curso. E mais: 13 vídeos realizados como exercícios práticos foram selecionados para festivais distintos em todo o País e cinco receberam premiação. Na edição mais recente do Cine Ceará, o trabalho de conclusão de curso, "Selos", dirigido por Gracielly Dias (ficção, em 35mm), participou da Mostra Competitiva Brasileira de Curta Metragem.

Os alunos da primeira turma atuam hoje em diversas atividades do audiovisual. Vide a produtora independente Alumbramento, formada em sua maioria por ex-alunos, e o coletivo SOBRE CINEMA (www.sobrecinema.com.br), que gera conteúdos literários sobre o cinema e filmes cearenses. Individualmente, eles têm produzido e dirigido curtas como “Fulô de Kuroyama” e “Uma Sexta no Bar do Chaguinha", de Victor Furtado. Victor de Melo trabalha com direção de fotografia e dirigiu os curtas "Casa da Vovó" e "Rua Governador Sampaio". Pedro Diógenes é diretor e técnico de som em diversas produções. Recentemente, dirigiu "Ficamos Felizes..." e "Miúdos". Guto Parente participou, com o seu filme "Passos no Silêncio", fruto do edital da Funcet 2007, da Mostra Competitiva de Curtas no 19º Cine Ceará. Fred Benevides dirigiu "As Corujas", transcrição do conto homônimo de Moreira Campos. Rúbia Mércia foi responsável pela produção de "Espelho Nativo", selecionado pelo Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV. A maioria ministra aulas e oficinas sobre audiovisual.

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza. Lugar de encontro, formação, pesquisa, reflexão e apoio a produção.

O Curso de Realização em Audiovisual tem como parceiros o Departamento de Comunicação Social da UFC e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura. Também conta com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura, e tem patrocínio do Banco do Nordeste.

Serviço:
Inscrições para o II Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, somente pelo site www.ccv.ufc.br. Edital disponível no site www.fortaleza.ce.gov.br. Taxa de R$ 20,00 para inscrição - isenção para alunos da rede pública de ensino. Informações na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) ou pelos telefones (85) 3252-1444 e 3105-1404. Curso gratuito.



Curso aborda Cinematografia Digital. Inscrições até dia 31 de agosto na secretaria da Vila das Artes

Cinematografia Digital é curso que acontece de 8 a 12 de setembro e recebe o oficineiro Lúcio Kodato. O curso é oferecido através da parceria Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, o CANNE, Centro Audiovisual Norte Nordeste, a Faculdades Nordeste Fanor e a Panasonic. As aulas são gratuitas e acontecem das 14h às 22h na Fanor, (Av. Santos Dumont, 7800 – Dunas). O curso pretende analisar os diversos ajustes e possibilidades da câmera HPX 500 Panasonic, além de refletir sobre a ética profissional. Podem participar pessoas que tenham curso de nível intermediário de câmera de vídeo digital, trabalhar ou ter trabalhado operando equipamento digital. As inscrições vão até dia 31 de agosto e devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, centro) das 9h às 20h. São necessários currículo com comprovação profissional (declaração ou certificado) e uma foto 3x4. Kodato é paulista e iniciou sua carreira como fotógrafo em jornais como O estado de São Paulo e Jornal da Tarde. Fotografou diversos longas, curtas, comerciais e documentários, entre os quais “O Beijo da Mulher Aranha” de Hector Babenco e Xingu / Terra”, de Maureen Bisilliat, que recebeu prêmio de melhor fotografia no XIV Festival de Cinema de Brasília.

Nenhum comentário: